Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


661Q49306 | Matemática, Professor de Ensino Religioso, SEE MG, IBFC

O metro quadrado (m2 ) de tecido custa R$ 4,50 e uma confecção deve comprar 23000 dm2 (decímetros quadrados) do mesmo para a fabricação de camisas. O valor a ser pago na compra do tecido é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

662Q32128 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, Docas PB, IBFC

Dentre as alternativas, a única correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

663Q17781 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC

O clima, o relevo e a hidrografia determinam a vegetação que se apresenta diferenciada, em toda a extensão do território paraibano. Destacam-se os seguintes tipos de vegetação:

I. Vegetação Litorânea: as espécies dessa formação vegetal apresentam algumas características essenciais para essa adaptação ao meio, por exemplo, raízes suportes e respiratórios.

II. Mata Atlântica: formação vegetal, com espécies arbóreas e arbustivas da caatinga (baraúna, angico, jurema). Ocorrem ainda a tatajuba, violeta, etc.

III. Cerrado: formado por árvores e arbustos. Árvores tortuosas e tufos de capins encontrados nos tabuleiros. Predomina a mangaba, a lixeira, o batiputá entre outros.

IV. Agreste: vegetação intermediaria entre a caatinga e a floresta.

V. Mata Serrana: nessa vegetação, encontram-se árvores altas, copas largas, troncos com grande diâmetro, folhas perenes, muitos cipós, orquídeas e bromélias.

VI. Caatinga: vegetação dominante, formada por xerófilas, cactáceas, caducifólias e aciculifoliadas. Os solos são profundos e arenosos.

Considerando V (verdadeiro) e F (falso), I, II, III, IV, V e VI são respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

664Q805670 | Legislação e Decretos, Decreto n 7508 2011, Advogado, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

O Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde é previsto no decreto presidencial 7508/12. Acerca desse contrato, assinale a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

665Q650334 | Ciências Políticas, Ciência Política, Especialista em Políticas Públicas, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão SE, IBFC, 2018

Desde os primórdios da civilização foi imputada ao gênero feminino, a condição de inferioridade, com o passar dos séculos esta desigualdade, não só se acentuou como se alicerça em submissão. No Brasil, a atual Constituição datada de 1988 dispõe: Artigo 5°. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Assinale a alternativa correta no que diz respeito ao direito à igualdade estabelecido no bojo da Constituição Federal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

666Q217198 | Português, Interpretação de Textos, Papiloscopista Policial, Polícia Civil RJ, IBFC

Texto associado.

                                        Notícia de Jornal
                                                                  (Fernando Sabino)
       Leio no jornal a notícia de que um homem morreu de fome. Um homem de cor branca, 30 anos presumíveis, pobremente vestido, morreu de fome, sem socorros, em pleno centro da cidade, permanecendo deitado na calçada durante 72 horas, para finalmente morrer de fome.
       Morreu de fome. Depois de insistentes pedidos e comentários, uma ambulância do Pronto Socorro e uma radiopatrulha foram ao local, mas regressaram sem prestar auxílio ao homem, que acabou morrendo de fome.
      Um homem que morreu de fome. O comissário de plantão (um homem) afirmou que o caso (morrer de fome) era da alçada da Delegacia de Mendicância, especialista em homens que morrem de fome. E o homem morreu de fome.
      O corpo do homem que morreu de fome foi recolhido ao Instituto Anatômico sem ser identificado. Nada se sabe dele,senão que morreu de fome.
       Um homem morre de fome em plena rua, entre centenas de passantes. Um homem caído na rua. Um bêbado. Um vagabundo. Um mendigo, um anormal, um tarado, um pária,um marginal, um proscrito, um bicho, uma coisa - não é um homem. E os outros homens cumprem seu destino de passantes, que é o de passar. Durante setenta e duas horas todos passam, ao lado do homem que morre de fome, com um olhar de nojo, desdém, inquietação e até mesmo piedade, ou sem olhar nenhum. Passam, e o homem continua morrendo de fome, sozinho, isolado, perdido entre os homens, sem socorro e sem perdão.
       Não é da alçada do comissário, nem do hospital, nem da radiopatrulha, por que haveria de ser da minha alçada? Que é que eu tenho com isso? Deixa o homem morrer de fome.
      E o homem morre de fome. De trinta anos presumíveis. Pobremente vestido. Morreu de fome, diz o jornal. Louve-se a insistência dos comerciantes, que jamais morrerão de fome,pedindo providências às autoridades. As autoridades nada mais puderam fazer senão remover o corpo do homem. Deviam deixar que apodrecesse, para escarmento dos outros homens.Nada mais puderam fazer senão esperar que morresse de fome.
       E ontem, depois de setenta e duas horas de inanição, tombado em plena rua, no centro mais movimentado da cidade do Rio de Janeiro, Estado da Guanabara, um homem morreu de fome.


                     (Disponível em http://www.fotolog.com.br/spokesman_/70276847/: Acesso em 10/09/14)

Em um texto narrativo, as falas dos personagens podem figurar em destaque, marcadas por uma pontuação adequada, ou ser parafraseadas pelo narrador. Há também casos nos quais não é possível delimitar as falas de narrador e personagem. Com base nessas informações, assinale a nativa que apresenta a correta classificação do tipo de discurso utilizado no trecho a seguir:

“Um homem morre de fome em plena rua, entre centenas de passantes. Um homem caído na rua. Um bêbado. Um vagabundo. Um mendigo, um anormal, um tarado, um pária, um marginal, um proscrito, um bicho, uma coisa - não é um homem.” (5º§)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

667Q46733 | Odontologia, Odontologia Pré Clínica, Cirurgião Dentista, EBSERH, IBFC

O cimento ionômero de vidro é utilizado pela odontologia há mais de quarenta anos. A sua utilização é devido à características benéficas ao tratamento restaurador. Assinale a alternativa que indica o motivo pelo qual o cimento ionômero de vidro apresenta um adequado vedamento marginal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

668Q44207 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, HEMOMINAS, IBFC

O profissional de enfermagem deve orientar a mãe sobre alguns cuidados com a criança para evitar a assadura. Deve fazer parte da orientação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

669Q10610 | Matemática, Profissional de Operações de Limpeza e Serviços Urbanos, COMLURB, IBFC

Acasa de Marcos ocupa uma área de 57m2 de um terreno retangular de medidas 18 metros de comprimento por 7 metros de largura. A área do terreno não ocupada pela casa é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

670Q6233 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, EBSERH, IBFC

Em relação aos cuidados de enfermagem para a coleta de urina 24 horas, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que corresponde à resposta correta.

I. Enfatizar que a perda de coleta de urina, mesmo que seja de apenas uma amostra, durante o período programado, invalidará o exame, implicando no recomeço do procedimento.
II. Orientar o paciente para guardar toda a urina no frasco durante o período de coleta.
III É um procedimento importante para avaliação da função renal e evolução do paciente.
IV. Durante o período de coleta, o paciente deve estar com restrição hídrica para facilitar o controle do débito urinário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

671Q45419 | Noções de Saúde, Saúde Pública, Auxiliar de Saúde, ILSL, IBFC

No Brasil, a estratégia prioritária para a organização da Atenção Básica de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

672Q7816 | Farmácia, Perito Criminal, Polícia Civil RJ, IBFC

A dose necessária do fármaco para produzir um efeito específico em 50% da população é conhecida como DE50. Em estudos pré-clínicos de fármacos a dose letal determinada em animais de laboratório é representada pela DL50. A razão entre a DL50 e a DE50 é uma indicação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

673Q6208 | Conhecimentos Específicos, Legislação Aplicada à EBSERH, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC

Considerando a Lei nº 12.550, de 15 de dezembro de 2011, analise os itens abaixo acerca das competências da EBSERH e a seguir assinale a alternativa correta:

I. Administrar unidades hospitalares, bem como prestar serviços de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, no âmbito do SUS.
 II. Prestar às instituições federais de ensino superior e a outras instituições congêneres serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública, mediante as condições que forem fixadas em seu estatuto social.
III. Apoiar a execução de planos de ensino e pesquisa de instituições federais de ensino superior e de outras instituições congêneres, cuja vinculação com o campo da saúde pública ou com outros aspectos da sua atividade torne necessária essa cooperação, em especial na implementação das residências médicas, multiprofissional e em área profissional da saúde, nas especialidades e regiões estratégicas para o SUS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

674Q543815 | Probabilidade e Estatística, Analista Administrativo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

As probabilidades de três jogadores de futebol José, Pedro e Álvaro marcarem um gol cobrando uma falta são 2/3, 4/5 e 7/10, respectivamente. Se cada um dos jogadores cobrar uma única vez, a probabilidade de pelo menos um marcar um gol é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

675Q61188 | Português, Auxiliar Administrativo, MGS, IBFC, 2019

Leia o trecho a seguir para responder a questão.

Trem Bala - Ana Vilela

[...] A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe pra perto de mim [...]
Segura teu filho no colo
Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir [...]

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. A música apresenta uma encadeação de pareceres de como se ter um viver mais jucundo
II. Há a presença de uma indagação sobre os haveres humanos e uma posição convergente ao processo de busca por estes ideais.
III. Amparar os filhos e dar atenção e apreço aos pais é algo vultoso.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

676Q17760 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC

Texto associado.
Texto I
Aí pelas três da tarde
(Raduan Nassar)

Nesta sala atulhada de mesas, máquinas e papéis, onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom-senso do mundo, aplicando-se em ideias claras apesar do ruído e do mormaço, seguros ao se pronunciarem sobre problemas que afligem o homem moderno (espécie da qual você, milenarmente cansado, talvez se sinta um tanto excluído), largue tudo de repente sob os olhares à sua volta, componha uma cara de louco quieto e perigoso, faça os gestos mais calmos quanto os tais escribas mais severos, dê um largo “ciao" ao trabalho do dia, assim como quem se despede da vida, e surpreenda pouco mais tarde, com sua presença em hora tão insólita, os que estiveram em casa ocupados na limpeza dos armários, que você não sabia antes como era conduzida. Convém não responder aos olhares interrogativos, deixando crescer, por instantes, a intensa expectativa que se instala. Mas não exagere na medida e suba sem demora ao quarto, libertando aí os pés das meias e dos sapatos, tirando a roupa do corpo como se retirasse a importância das coisas, pondo-se enfim em vestes mínimas, quem sabe até em pelo, mas sem ferir o pudor (o seu pudor bem entendido), e aceitando ao mesmo tempo, como boa verdade provisória, toda mudança de comportamento. Feito um banhista incerto, assome depois com uma nudez no trampolim do patamar e avance dois passos como se fosse beirar um salto, silenciando de vez, embaixo, o surto abafado dos comentários. Nada de grandes lances. Desça, sem pressa, degrau por degrau, sendo tolerante com o espanto (coitados!) dos pobres familiares, que cobrem a boca com a mão enquanto se comprimem ao pé da escada. Passe por eles calado, circule pela casa toda como se andasse numa praia deserta (mas sempre com a mesma cara de louco ainda não precipitado), e se achegue depois, com cuidado e ternura, junto à rede languidamente envergada entre plantas la no terraço. Largue-se nela como quem se larga na vida, e vá fundo nesse mergulho: cerre as abas da rede sobre os olhos e, com um impulso do pé (já não importa em que apoio), goze a fantasia de se sentir embalado pelo mundo.
No fragmento “onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom-senso do mundo”, o pronome “onde” poderia ser substituído, mantendo-se o sentido original do texto, pela seguinte estrutura:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

677Q672849 | Português, Conjunções, Soldado, SAEB BA, IBFC, 2020

Texto associado.
Leia o texto abaixo para responder às questões
de 1 a 7.
Segurança
O ponto de venda mais forte do condomínio era a
sua segurança. Havia as mais belas casas, os jardins, os
playgrounds, as piscinas, mas havia, acima de tudo,
segurança.Toda a área era cercada por um muro alto. Havia
um portão principal com muitos guardas que controlavam
tudo por um circuito fechado de TV. Só entravam no
condomínio os proprietários e visitantes devidamente
identificados e crachados. Mas os assaltos começaram
assim mesmo. Os ladrões pulavam os muros. Os
condôminos decidiram colocar torres com guardas ao longo
do muro alto. Nos quatro lados. [...] Agora não só os
visitantes eram obrigados a usar crachá. Os proprietários e
seus familiares também. Não passava ninguém pelo portão
sem se identificar para a guarda. Nem as babás. Nem os
bebês. Mas os assaltos continuaram. Decidiram eletrificar os
muros. Houve protestos, mas no fim todos concordaram. O
mais importante era a segurança. Quem tocasse no fio de
alta tensão em cima do muro morreria eletrocutado. Se não
morresse, atrairia para o local um batalhão de guardas com
ordens de atirar para matar. Mas os assaltos continuaram.
Grades nas janelas de todas as casas. Era o jeito.
Mesmo se os ladrões ultrapassassem os altos muros, [...]
não conseguiriam entrar nas casas. Todas as janelas foram
engradadas. Mas os assaltos continuaram. Foi feito um
apelo para que as pessoas saíssem de casa o mínimo
possível. Dois assaltantes tinham entrado no condomínio no
banco de trás do carro de um proprietário, com um revólver
apontado para a suanuca.Assaltaram acasa, depois saíram
no carro roubado, com crachás roubados. [...]
Foi reforçada a guarda. Construíram uma terceira
cerca. As famílias de mais posses, com mais coisas para
serem roubadas, mudaram-se para uma chamada área de
segurança máxima. E foi tomada uma medida extrema.
Ninguém pode entrar no condomínio. Ninguém. Visitas, só
num local predeterminado pela guarda, sob sua severa
vigilância e por curtos períodos. E ninguém pode sair. Agora,
a segurança é completa. Não tem havido mais assaltos.
Ninguém precisa temer pelo seu patrimônio. Os ladrões que
passam pela calçada só conseguem espiar através do
grande portão de ferro e talvez avistar um ou outro
condômino agarrado às grades da sua casa, olhando
melancolicamente para a rua. [...]
Luis Fernando Veríssimo
Observe o enunciado extraído do texto:“Nem as babás.
Nem os bebês”. Assinale a alternativa que apresenta a
correta classificação da conjunção em destaque.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

678Q51646 | Legislação Estadual, Policial Penal Agente Penitenciário, SEAP MG, IBFC

Segundo o Regulamento Disciplinar Prisional da Secretaria de Estado de Defesa Social do Estado de Minas Gerais (REDIPRI), são circunstâncias que agravam a sanção, EXCETO a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

679Q2819 | Português, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Texto associado.
Para as questões de 1 a 5, leia o texto abaixo, de Gilberto Dimenstein.

A lição do menino milionário

Um garoto inglês fez um trabalho escolar para resolver um problema comum: saber quem está tocando a campainha de sua casa mesmo que a pessoa esteja fora. Solução: a campainha aciona o celular (o detalhamento está no www.catracalivre.com.br). A invenção ganhou vida, o produto vai ser comercializado em setembro próximo --e o garoto até o próximo ano, a julgar pelas encomendas, será um dos milionários mais novos do mundo.
Esse é um bom jeito de se encarar o futuro da educação. Há cada vez mais acesso a informação fora da escola, que não consegue acompanhar o ritmo das descobertas. A maioria dos professores se sente intimidada com o ritmo do conhecimento, distanciando-se dos seus alunos.

Além disso, as novas gerações aprendem coisas na base da tentativa e erro. Uma experiência na Índia (também detalhada no Catraca Livre) mostra bem isso: deixaram o computador livre numa área da escola, sem nenhum professor ou tutor. Logo se viu como os meninos e meninas aprendiam sozinhas.
Vejo aqui em Harvard, uma usina de quase adolescentes que viram milionários com seus projetos (pessoal do Facebook, por exemplo). Muita gente nem espera acabar o curso porque já está criando uma empresa. Dois exemplos: Bill Gates e Steve Jobs.

Saber como responder a essa velocidade é um dos maiores desafios da educação. A resposta para mim passa pelo seguinte: a escola é parte da resposta. O essencial é que o jovem viva numa comunidade de aprendizagem em que possa experimentar e aprender em diferentes lugares.
Portanto, um dos mais importantes papéis da escola, além de ajudar o estudante a se guiar pelas possibilidades de aprendizagem nos mais diferentes lugares (a começar dos virtuais) é desenvolver o prazer do empreendedorismo.
No trecho “uma experiência na Índia (também detalhada no Catraca Livre) mostra bem isso” , o pronome destacado refere-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

680Q710988 | Matemática Financeira, Juros Simples, Técnico de Nível Superior Contador, IDAM, IBFC, 2019

O Banco Alfa Beta S/A está oferendo a seus clientes uma taxa de juros compostos de 1,5% ao mês para aplicações no prazo de no mínimo 3 meses e valores superiores a $ 1 milhão. Um determinado cliente, resolveu aplicar $ 1.200.000,00 nesta modalidade de aplicação financeira pelo prazo de 6 meses. Assinale a alternativa correta que corresponde ao valor aproximado dos juros que o banco pagará ao cliente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.