Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


781Q41853 | História e Geografia de Estados e Municípios, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SE, IBFC

A palavra Sergipe vem de ‘Siri-i-pe’, palavra de origem tupi, que significa “curso do rio dos siris”, ou simplesmente “rio dos siris”. Na linguagem do colonizador, Siri-i-pe transformou-se em Sergipe. Sobre alguns pontos da história de Sergipe, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: 

I. Durante uma década o Nordeste brasileiro viveu o clima do cangaço com o surgimento do bando chefiado por Virgolino Ferreira, o Lampião. O grupo percorreu Sergipe e mais alguns estados nordestinos até 1938, ano em que Lampião foi surpreendido pela volante e morto junto com Maria Bonita e mais alguns companheiros em seu esconderijo em Angico, no sertão de Sergipe. 
II. Devido ao sucesso do sistema de capitanias hereditárias, a Coroa portuguesa comprou, em 1549, a capitania da Baía de Todos os Santos, incluindo Sergipe - dos herdeiros do donatário, para sediar o governo-geral e nomeou Tomé de Souza como primeiro governador- geral da Colônia. 

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

782Q23638 | Administração Geral, Assistente Administrativo, CEP 28, IBFC

As sentenças abaixo discorrem sobre a função de Recursos Humanos dentro das organizações. Baseado no tema, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:

I. As funções de recursos humanos objetivam apenas a manutenção das pessoas dentro das organizações, não desenvolvem atividades de prospecção muito menos de desligamento de funcionários.
II. O recrutamento e a seleção de pessoas envolvem atividades de localização e aquisição de pessoas com as habilidades apropriadas às vagas disponíveis dentro da organização.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

783Q672062 | Direito Constitucional, Estado de Defesa e de Sítio, Analista Judiciário Judiciária, TRE PA, IBFC, 2020

Os mecanismos de defesa do Estado e das instituições democráticas estão previstos expressamente na Constituição Federal de 1988 (CF/88). Diante disto, leia o excerto do artigo 136 da CF/88:
"Art. 136. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, _____ para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por _____ ou _____."
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

784Q593811 | Química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC

O fenômeno da inversão térmica encontra-se entre os fenômenos relacionados à poluição atmosférica. Sobre esse fenômeno assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

785Q45317 | Direito Processual Civil, CPC 1973, Advogado, IDECI, IBFC

Assinale a alternativa correta com relação às regras aplicáveis à Fazenda Pública em juízo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

786Q44188 | Noções de Saúde, Saúde Pública, Técnico de enfermagem, HEMOMINAS, IBFC

A política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados rege-se por princípios e diretrizes, dentre os quais não se inclui:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

787Q42127 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, EMDEC SP, IBFC

Texto associado.
Aprendendo a pensar
(Frei Beto)

  Nosso olhar está impregnado de preconceitos. Uma das miopias que carregamos é considerar criança ignorante. Nós, adultos, sabemos; as crianças não sabem.
  O educador e cientista Glenn Doman se colocou a pergunta: em que fase da vida aprendemos as coisas mais importante que sabemos?
  As coisas mais importantes que todos sabemos é falar, andar, movimentar-se, distinguir olfatos, cores, fatores que representam perigo, diferentes sabores etc. Quando aprendemos isso? Ora, 90% de tudo que é importante para fazer de nós seres humanos, aprendemos entre zero e seis anos, período que Doman considera “a idade do gênio”.
  Ocorre que a educação não investe nessa idade. Nascemos com 86 bilhões de neurônios em nosso cérebro. As sinapses, conexões cerebrais, se dão de maneira acelerada nos primeiros anos da vida.
  Glenn Doman tratou crianças com deformações esqueléticas incorrigíveis, porém de cérebro sadio. Hoje são adultos que falam diversos idiomas, dominam música, computação etc. São pessoas felizes, com boa autoestima. Ao conhecer no Japão um professor que adotou o método dele, foi recebido por uma orquestra de crianças; todas tocavam violino. A mais velha tinha quatro anos...
  Ele ensina em seus livros como se faz uma criança, de três ou quatro anos, aprender um instrumento musical ou se autoalfabetizar sem curso específico de alfabetização. Isso foi testado na minha família e deu certo. Tenho um sobrinho- neto alfabetizado através de fichas. A mãe lia para ele histórias infantis e, em seguida, fazia fichas de palavras e as repetia. De repente, o menino começou a ler antes de ir para a escola.
[...]

(Disponível em: http://www.domtotal.com/colunas/detalhes.Dhp?artld=5069. Acesso em 27/12/15, adaptado)
Nós, adultos, sabemos; as crianças não sabem.” (1°§)

Ao empregar o vocábulo “adultos” entre vírgulas no trecho acima, o autor pretende:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

788Q7880 | Regimento Interno, Regimento Interno, Técnico Judiciário, TRE AM, IBFC

Os recursos administrativos e os pedidos de reconsideração de feitos não contenciosos serão interpostos no prazo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

789Q2840 | Português, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Considere o título publicado na Folha de S. Paulo.

FOLHA APONTA FASANO COMO MELHOR RESTAURANTE DA CIDADE; JÚRI ELEGE O D.O.M.

Considere as afirmações que seguem.

I. A palavra “júri” é acentuada porque é uma paroxítona terminada em vogal.
II. No título, “melhor” é um advérbio de modo.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

790Q705201 | Português, Interpretação de Textos, Guarda Municipal, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, IBFC, 2019

Texto associado.
Analise as afirmativas abaixo e dê valores (V) Verdadeiro ou (F) Falso. 
( ) A Tipologia Textual considera a estrutura, o conteúdo e a forma de como um texto se apresenta. 
( ) Considera-se texto injuntivo aquele que apresenta, em sua estrutura, características que indicam uma exposição de um assunto ou tema. 
( ) A dissertação é a tipologia textual em que o escritor disserta sobre algo, ou seja, explica ou apresenta o resultado comprovado de um estudo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

791Q368402 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Enfermeiro, ILSL SP, IBFC

Em relação à prevenção e controle de infecção hospitalar, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde a resposta correta:

I- A lavagem das mãos é a fricção manual vigorosa de toda a superfície das mãos e punhos, utilizando-se sabão/detergente, seguida de enxágue abundante em água corrente, sendo, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares.

II- A lavagem das mãos é realizada sempre antes dos procedimentos cirúrgicos, e está dispensada na utilização de luva antes e após contatos que envolvam mucosas, sangue ou outros fluidos corpóreos, secreções ou excreções.

III- Infecção hospitalar é aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.

IV- Considera-se infecção hospitalar aquela infecção em recém-nascido, cuja aquisição por via transplacentária é conhecida ou foi comprovada e que tornou-se evidente logo após o nascimento (exemplo: herpes simples, toxoplasmose, rubéola, citomegalovirose, sífilis e AIDS), devendo ser controlada vigorosamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

792Q339995 | Raciocínio Lógico, Proposições Equivalentes, Analista de Saúde, FUNED MG, IBFC

Dizer que “Joaquim é músico ou Sheila é médica” é logicamente equivalente a dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

793Q333905 | Matemática, Teoria dos Conjuntos Numéricos, Engenheiro Civil, EMBASA, IBFC

Considerando os conjuntos finitos A = {0,1,2,3,4} e B = {1,2,3,4,5,6}, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

794Q218884 | Biologia, Qualidade de vida das populações humanas, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Na coleta entomológica, na intenção de evitar a contaminação do local de crime e promover a autoproteção, o coletor deve utilizar equipamentos de proteção individual. Assinale o item que não é relacionado como EPI (Equipamento de proteção indivdual) para esse tipo de coleta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

795Q59019 | Serviço Social, Cuidador Social, Prefeitura de Cuiabá MT, IBFC, 2019

A violência contra a pessoa idosa pode ser caracterizada de diferentes maneiras, e em todas elas implica qualquer ação ou omissão praticadas em local público ou privado e que cause morte, dano ou sofrimento físico e/ou psicológico. Em relação aos tipos de violência contra o idoso, analise as afirmativas abaixo.

I. No abuso físico ocorre uso da força que pode resultar em dano, dor, lesão ou morte.
II. Abuso psicológico refere-se a menosprezo, desprezo, preconceito, discriminação e humilhação pelo fato de a pessoa ser idosa.
III. Abuso sexual é o ato ou o jogo em relações hétero ou homossexuais que estimulem ou utilizem a vítima para obter excitação sexual e práticas eróticas e pornográficas, por meio de aliciamento, violência física e ameaças.
IV. Exploração financeira ou material: uso ilegal ou impróprio dos bens e do dinheiro de um idoso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

796Q6231 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, EBSERH, IBFC

As queimaduras são causadas por diferentes agentes etiológicos (térmicos, elétricos, radioativos, químicos e biológicos), nos diferentes ambientes (doméstico e profissional), acidentalmente ou em situações como suicídio e violência. Assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

797Q4295 | Conhecimentos Específicos, Noções Básicas do Direito, Guarda Municipal, Prefeitura de João Pessoa PB, IBFC

Segundo o que está previsto na Lei n.º 4.898/65, o abuso de autoridade sujeitará o seu autor à sanção administrativa, civil e penal. As sanções administrativas serão aplicadas de acordo com a gravidade do abuso cometido e consistirá, entre outras, em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

798Q2842 | Português, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.

I. Ele deveria estar _____ preparado para a prova.
II. Ele foi ______ recebido na cerimônia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

799Q594263 | Química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC

Smog fotoquímico é um dos fenômenos relacionados com a poluição atmosférica. Sobre esse fenômeno, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

800Q386214 | Biologia, Biomedicina, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC

Os sistemas vivos são formados por uma enorme variedade de reações bioquímicas, e quase todas elas são mediadas por uma série de extraordinários catalisadores biológicos conhecidos como enzimas. A respeito das enzimas, analise as afirmativas abaixo.

I. As enzimas diferem dos catalisadores químicos comuns pela velocidade de reação, pelas condições de reação, pela especificidade de reação e pelo controle.

II. As propriedades físicas e químicas do sítio ativo limitam a atividade enzimática a substratos e reações específicas.

III. Algumas enzimas requerem cofatores orgânicos ou íons metálicos.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.