Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


831Q29642 | Português, Técnico de Segurança do Trabalho, COMLURB, IBFC

Leia o poema abaixo e assinale a alternativa que indica a figura de linguagem presente no texto:

Amor é fogo que arde sem se ver
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
(Camões)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

832Q17762 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC

Texto associado.
Texto I
Aí pelas três da tarde
(Raduan Nassar)

Nesta sala atulhada de mesas, máquinas e papéis, onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom-senso do mundo, aplicando-se em ideias claras apesar do ruído e do mormaço, seguros ao se pronunciarem sobre problemas que afligem o homem moderno (espécie da qual você, milenarmente cansado, talvez se sinta um tanto excluído), largue tudo de repente sob os olhares à sua volta, componha uma cara de louco quieto e perigoso, faça os gestos mais calmos quanto os tais escribas mais severos, dê um largo “ciao" ao trabalho do dia, assim como quem se despede da vida, e surpreenda pouco mais tarde, com sua presença em hora tão insólita, os que estiveram em casa ocupados na limpeza dos armários, que você não sabia antes como era conduzida. Convém não responder aos olhares interrogativos, deixando crescer, por instantes, a intensa expectativa que se instala. Mas não exagere na medida e suba sem demora ao quarto, libertando aí os pés das meias e dos sapatos, tirando a roupa do corpo como se retirasse a importância das coisas, pondo-se enfim em vestes mínimas, quem sabe até em pelo, mas sem ferir o pudor (o seu pudor bem entendido), e aceitando ao mesmo tempo, como boa verdade provisória, toda mudança de comportamento. Feito um banhista incerto, assome depois com uma nudez no trampolim do patamar e avance dois passos como se fosse beirar um salto, silenciando de vez, embaixo, o surto abafado dos comentários. Nada de grandes lances. Desça, sem pressa, degrau por degrau, sendo tolerante com o espanto (coitados!) dos pobres familiares, que cobrem a boca com a mão enquanto se comprimem ao pé da escada. Passe por eles calado, circule pela casa toda como se andasse numa praia deserta (mas sempre com a mesma cara de louco ainda não precipitado), e se achegue depois, com cuidado e ternura, junto à rede languidamente envergada entre plantas la no terraço. Largue-se nela como quem se larga na vida, e vá fundo nesse mergulho: cerre as abas da rede sobre os olhos e, com um impulso do pé (já não importa em que apoio), goze a fantasia de se sentir embalado pelo mundo.
Em “Feito um banhista incerto”, percebe-se que se indica, corretamente, a classe gramatical de uma dessas palavras em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

833Q707186 | Contabilidade Geral, Analista Contábil Jr, EMDEC SP, IBFC, 2019

Texto associado.

Para analisar as Demonstrações Contábeis Financeiras, podemos utilizar um conjunto de índices, dentre eles os índices de liquidez. Em relação a este conjunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

834Q657000 | Redes de Computadores, Samba, Técnico Judiciário Operação de Computadores, TRE PA, IBFC, 2020

Quanto ao SAMBA analise as afirmativas abaixo:
I. Samba provê a interoperabilidade entre sistemas Windows e Linux. II. Samba pode fazer parte de um Active Directory Domain. III. Samba pode prover arquivos e serviços de impressão para clientes Windows.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

835Q593974 | Química, Termoquímica, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

Avalie as afirmações que seguem tendo como base o tema ?Propriedades de substâncias puras e a troca de calor?.

I. Calor de fusão é a energia necessária (calor ou pressão) para vaporizar a massa unitária (mol) de um sólido em vapor ou líquido.

II. Nem toda a troca de calor existente na natureza se presta a modificar a temperatura dos corpos. Em alguns casos há mudança de estado físico destes corpos, para a qual chamamos de calor latente a quantidade de calor calculada.

III. Calor sensível é a quantidade de calor necessária para que uma unidade de massa (mol) de uma substância altere sua pressão em 1 atm. Essa denominação só é dada para o caso em que o calor recebido apenas altera a temperatura do material, permanecendo este no mesmo estado de agregação.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

836Q384241 | Biologia, Genética, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

As chamadas impressões digitais do DNA (ácido desoxirribonucleico) são objeto de análise nos estudos forenses. A respeito disso, analise as afirmativas abaixo.

I. A técnica de impressão digital genética, iniciou-se pela descoberta por Kary Mullis, em 1983, da reação em cadeia da polimerase (PCR), juntamente com a descoberta nos finais da década de 80 de repetições pequenas em série (STRs) - sequências repetitivas de 2-9 pb, também designadas por microssatélites.

II. Testagem forense de DNA aproveita as variações de sequência do DNA ou polimorfismos que ocorrem entre indivíduos. Há métodos que examinam sequências de DNA repetitivas não codificantes em amostras que foram ampliadas por PCR (reação em cadeia pela polimerase).

III. Aleatoriamente, sequências de DNA repetitivas ocorrem pelo genoma humano e incluem STR (repetições pequenas em tandem), as quais contêm números variáveis de segmentos de repetição de pares de bases.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

837Q41856 | História e Geografia de Estados e Municípios, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SE, IBFC

Leia as sentenças abaixo que contam um pouco da história do Estado de Sergipe, analise-as, atribua-lhes valores verdadeiro (V) e falso (F) e assinale a alternativa que representa a seqüência correta: 

( ) Assim como em outros Estados nordestinos, Sergipe foi ocupado por colonizadores franceses interessados no escambo de pau-brasil e algodão com os índios. Entretanto, entre o fim do século XVI e as primeiras décadas do século XVII, os franceses colonizaram oficialmente o Estado e passaram a dominar definitivamente a região.
( ) O local onde hoje se encontra o município de Aracaju era a residência oficial do cacique Serigy, que dominava desde as margens do rio Sergipe até as margens do rio Vaza-Barris. Em 1590, Cristóvão de Barros atacou as tribos do cacique Serigy e de seu irmão Siriri, matando e derrotando os índios. Assim, no dia 1 de janeiro de 1590, Cristóvão Barros fundou a cidade de São Cristóvão (mais tarde capital da província) junto à foz do Rio Sergipe e definiu a Capitania de Sergipe.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

838Q593737 | Química, Química Orgânica, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC, 2017

Em relação às moléculas dos hidrocarbonetos metano e etileto, analise as afirmativas:

I. O metano (CH4) tem quatro ligações covalentes C - H. Como todas as quatro ligações têm o mesmo comprimento e todos os ângulos de ligação são os mesmos (109,5º), podemos concluir que as quatro ligações no metano são idênticas.

II. No metano, a ausência de átomos parcialmente carregados pode ser explicada pela eletronegatividade similar do carbono e do hidrogênio, que faz com que tais átomos compartilhem seus elétrons ligantes igualmente.

III. Na molécula de etileno, para se ligar a três átomos, cada carbono hibridiza três orbitais atômicos.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

839Q383092 | Biologia, Biomedicina, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

Em todos os organismos, a fonte original de informação biológica são os ácidos nucleicos. Os ácidos nucleicos podem ser fracionados com base no tamanho, na composição e na sequência, por meio de ____________________. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

840Q320746 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp PE, IBFC, 2017

A gestão pública atravessa mudanças sistemáticas, dentre elas o foco gerencial nos resultados culminando na gestão de pessoas com ênfase nos fins. São muitos os fatores que manifestam uma gestão de pessoas eficaz (SALES Jr./BRASIL ESCOLA). A respeito dos princípios que a iniciativa pública deverá valorizar reconhecendo seus funcionários e tê-los como colaboradores na produção e oferta de seus serviços aos usuáriosclientes, considere as proposições a seguir:

I. Competência, conhecimento, habilidades, atenção na seleção, contratação e treinamento.

II. Capacitação, cooperação, motivação, definição de uma política de cargos e salários.

III. Distribuição funcional bem organizada, uma liderança participativa e flexível por meio de uma administração conjunta e eficaz.

Estão corretas as proposições:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

841Q171196 | Matemática, Porcentagem, Auxiliar de Promotoria Pedreiro, MPE SP, IBFC

Um lojista orientou seus vendedores para que no preço final da mercadoria multiplicasse o valor por 0,8. Isto significa que a mercadoria terá:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

842Q59003 | Português, Cuidador Social, Prefeitura de Cuiabá MT, IBFC, 2019

Leia o texto para responder a questão.

Coisas Antigas

[...] “Depois de cumprir meus afazeres voltei para casa, pendurei o guarda-chuva a um canto e me pus a contemplá-lo. Senti então uma certa simpatia por ele; meu velho rancor contra os guarda-chuvas cedeu lugar a um estranho carinho, e eu mesmo fiquei curioso de saber qual a origem desse carinho.
Pensando bem, ele talvez derive do fato, creio que já notado por outras pessoas, de ser o guarda-chuva o objeto do mundo moderno mais infenso a mudanças. Sou apenas um quarentão, e praticamente nenhum objeto de minha infância existe mais em sua forma primitiva. De máquinas como telefone, automóvel etc., nem é bom falar. Mil pequenos objetos de uso mudaram de forma, de cor, de material; em alguns casos, é verdade, para melhor; mas mudaram. [...]
O guarda-chuva tem resistido. Suas irmãs, as sombrinhas, já se entregaram aos piores desregramentos futuristas e tanto abusaram que até caíram de moda. Ele permaneceu austero, negro, com seu cabo e suas invariáveis varetas. De junco fino ou pinho vulgar, de algodão ou de seda animal, pobre ou rico, ele se tem mantido digno. [...]” Rubem Braga

Analise o trecho: “Suas irmãs, as sombrinhas, já se entregaram aos piores desregramentos futuristas e tanto abusaram que até caíram de moda”. Assinale a alternativa que apresenta a classificação sintática da expressão em destaque.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

843Q44211 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, HEMOMINAS, IBFC

Em relação à aférese, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde a resposta correta:

I- Consiste na retirada do sangue total do indivíduo (neste caso, o doador), separação dos componentes sanguíneos por meio de centrifugação ou filtração, retenção do componente desejado numa bolsa e retorno dos demais componentes do sangue para o doador, sendo esse processo concomitante.
II- Na aférese apenas o concentrado de hemácias pode ser obtido por esse método. 
III- O concentrado de plaquetas por aférese é obtido por coleta em máquina, a partir de doador único. A bolsa tem validade de até 5 dias, a partir da data da coleta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

844Q16078 | Português, Assistente Jurídico, ABDI, IBFC

Considere as orações:

I. Ele aspira a promoção na empresa.

II. Sua atitude implica em punição.

De acordo com a norma culta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

845Q7819 | Farmácia, Perito Criminal, Polícia Civil RJ, IBFC

A maioria das enzimas são proteínas que dependem da integridade de sua conformação nativa para seu desempenho catalítico, possuem um extraordinário poder catalítico e alto grau de especificidade para seus substratos. De acordo com a cinética enzimática, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

846Q2809 | Matemática, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

José possui 2 tamanhos de barbante para medir uma janela de 2m de largura. Se os tamanhos disponíveis são de 6cm e 7cm, então o número mínimo dos dois tipos de barbante para cobrir os 2m da janela é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

847Q816713 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFC

Sobre a educação indígena na LDB (9394/96), considere as afirmações abaixo.

I. Os programas de educação indígena devem focar a relação intercultural, promovendo a superação dos hábitos nativos para que os índios possam efetivamente integrar a sociedade. II. A educação indígena deve se preocupar com a recuperação da memória histórica dessas comunidades e com a reafirmação da identidade étnica. III. A educação indígena deve se preocupar com a substituição das línguas maternas pela Língua Portuguesa. Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

848Q677597 | Português, Farmacêutico, EBSERH, IBFC, 2020

Texto associado.
Hospitalização de adolescentes por transtornos mentais aumenta e preocupa pediatras.
As internações hospitalares de adolescentes
com idade de 10 a 14 anos motivadas por doenças
mentais e comportamentais aumentaram 107% nos
últimos dez anos no Sistema Único de Saúde (SUS),
registrando quase 25 mil casos no período. Na faixa
etária de 15 a 19 anos, foram mais de 130 mil
internações em uma década.
Segundo levantamento da Sociedade
Brasileira de Pediatria (SBP), elaborado com base em
dados do Ministério da Saúde, o aumento das
hospitalizações ± muitas delas motivadas por quadros
graves de transtorno de humor, estresse e outras
doenças ± pode estar relacionado a um aumento da
incidência da chamada doença do século XXI: a
depressão. No entanto, os pediatras não descartam a
possibilidade também de maior procura pela assistência
ou aperfeiçoamento das notificações.
Fonte: http://www.saudebrasilnet.com.br/noticias/hospitalizacao-deadolescentes-por-transtornos-mentais-aumenta-e-preocupa-pediatras
Sobre a interpretação do texto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

849Q336512 | Matemática, Cálculo Aritmético, Operador de Processos de Água, EMBASA, IBFC, 2017

Num cruzeiro marítimo com 1200 pessoas a bordo (incluindo os tripulantes), há comida suficiente para todas durante 18 dias. Caso houvesse 300 pessoas a menos no cruzeiro, então a comida será suficiente para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

850Q158087 | Português, Regência verbal, Assistente Jurídico, ABDI, IBFC

Texto associado.

Para a questões de 1 a 3, leia o texto abaixo, de
Gilberto Dimenstein:


Proponho um brinde à lei seca

Merece um brinde --aliás, vários brindes. Desde que
evidentemente não se volte dirigindo para casa.

Dados colhidos por Mônica Bergamo, da Folha, a partir
de relatórios oficiais, mostram que, desde a implantação
da lei que inibe o motorista de dirigir alcoolizado, a queda
no número de atendimentos nos hospitais especializados
em trauma, na cidade de São Paulo, foi de 55%.
Isso em apenas três semanas. O efeito, de fato, não
é da nova lei --já havia uma legislação que obviamente
proibia a combinação de bebida com direção. Pesaram
aqui a educação e, em especial, a punição.
O fato é que, neste momento, mexer abruptamente na
lei pode significar a tradução de que "liberou geral" e
implicar imediatamente mortes.
É hora, agora, de avançar ainda num esforço de também
impedir a glamourização da bebida feita pelapublicidade.

O verbo "implicar" (3º parágrafo) é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.