Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


841Q51679 | Legislação Estadual, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFC

As decisões proferidas no processo administrativo instaurado contra servidor público do Estado de Minas Gerais serão publicadas dentro do prazo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

842Q44211 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, HEMOMINAS, IBFC

Em relação à aférese, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde a resposta correta:

I- Consiste na retirada do sangue total do indivíduo (neste caso, o doador), separação dos componentes sanguíneos por meio de centrifugação ou filtração, retenção do componente desejado numa bolsa e retorno dos demais componentes do sangue para o doador, sendo esse processo concomitante.
II- Na aférese apenas o concentrado de hemácias pode ser obtido por esse método. 
III- O concentrado de plaquetas por aférese é obtido por coleta em máquina, a partir de doador único. A bolsa tem validade de até 5 dias, a partir da data da coleta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

843Q7846 | Farmácia, Perito Criminal, Policia Civil RJ, IBFC

A cromatografia com fase gasosa acoplada à espectrometria de massas é uma ferramenta importante nas análises toxicológicas. Sobre esta técnica, é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

844Q691862 | Contabilidade Geral, Analista Contábil, CGE RN, IBFC, 2019

A empresa Sonho Tranquilo ao confrontar o extrato bancário e a conta razão no encerramento do mês 11, constatou que havia uma divergência. O livro razão, apresentava o saldo da conta Banco Conta Movimento devedor de $ 25.000,00. Com os saldos divergentes, teve-se a necessidade de realizar uma conciliação. Nesse sentido, as informações a seguir foram levantadas para a conciliação:
I. um cheque de $ 5.000,00, recebido de clientes e depositado em 19 de novembro, foi devolvido por insuficiência de fundos;
II. um cheque de $ 7.000,00, emitido para pagamentos de fornecedor, não foi apresentado;
III. uma cobrança de duplicatas emitidas pela empresa, no valor de $ 3.000,00, foi feita pelo banco, contudo nãohouve aviso à empresa.
IV. um cliente efetuou um pagamento antecipado de $ 2.500,00, e não informou a empresa.
Com base nos dados apresentados de forma hipotética, assinale a alternativa que apresenta o saldo correto que a conta Banco Conta Movimento deve ir a balanço.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

845Q384241 | Biologia, Genética, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC

As chamadas impressões digitais do DNA (ácido desoxirribonucleico) são objeto de análise nos estudos forenses. A respeito disso, analise as afirmativas abaixo.

I. A técnica de impressão digital genética, iniciou-se pela descoberta por Kary Mullis, em 1983, da reação em cadeia da polimerase (PCR), juntamente com a descoberta nos finais da década de 80 de repetições pequenas em série (STRs) - sequências repetitivas de 2-9 pb, também designadas por microssatélites.

II. Testagem forense de DNA aproveita as variações de sequência do DNA ou polimorfismos que ocorrem entre indivíduos. Há métodos que examinam sequências de DNA repetitivas não codificantes em amostras que foram ampliadas por PCR (reação em cadeia pela polimerase).

III. Aleatoriamente, sequências de DNA repetitivas ocorrem pelo genoma humano e incluem STR (repetições pequenas em tandem), as quais contêm números variáveis de segmentos de repetição de pares de bases.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

846Q707186 | Contabilidade Geral, Analista Contábil Jr, EMDEC SP, IBFC, 2019

Texto associado.

Para analisar as Demonstrações Contábeis Financeiras, podemos utilizar um conjunto de índices, dentre eles os índices de liquidez. Em relação a este conjunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

847Q593974 | Química, Termoquímica, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC

Avalie as afirmações que seguem tendo como base o tema ?Propriedades de substâncias puras e a troca de calor?.

I. Calor de fusão é a energia necessária (calor ou pressão) para vaporizar a massa unitária (mol) de um sólido em vapor ou líquido.

II. Nem toda a troca de calor existente na natureza se presta a modificar a temperatura dos corpos. Em alguns casos há mudança de estado físico destes corpos, para a qual chamamos de calor latente a quantidade de calor calculada.

III. Calor sensível é a quantidade de calor necessária para que uma unidade de massa (mol) de uma substância altere sua pressão em 1 atm. Essa denominação só é dada para o caso em que o calor recebido apenas altera a temperatura do material, permanecendo este no mesmo estado de agregação.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

848Q478509 | Farmácia, Toxicologia, Toxicologista, Polícia Civil PR, IBFC

Os rodenticidas são substâncias extremamente tóxicas, utilizadas principalmente como controle de roedores, tanto nas áreas urbanas quanto nas áreas rurais. Referente aos rodenticidas, analise as afirmativas.

I. Os rodenticidas cumarínicos são substâncias com ação anticoagulante.

II. O fluoracetato de sódio tem ação direta no ciclo dos ácidos tricarboxílicos (ciclo de Krebs).

III. São os principais sintomas causados pela intoxicação da estricnina: fadiga, quietação, diminuição da acuidade auditiva e visual.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

849Q386618 | Biologia, Histologia, Biólogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

A sífilis é doença transmitida pela via sexual (sífilis adquirida) e verticalmente (sífilis congênita) pela placenta da mãe para o feto. O diagnóstico laboratorial da sífilis e a escolha dos exames laboratoriais mais adequados deverão considerar a fase evolutiva da doença. Dessa forma analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A imunofluorescência direta é um exame altamente específico, com sensibilidade maior que 90% e indicado na sífilis primária e em algumas lesões da fase secundária.

II. A prova do VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) pode estar negativa na sífilis primária, apresenta sensibilidade baixa na sífilis secundária e nas formas tardias a sensibilidade é alta.

III. O EIA (imunoensaio enzimático treponêmico) é um teste automatizado e tem demonstrando alta sensibilidade e especificidade em todas as fases da sífilis.

IV. O Western-blot identifica anticorpos contra imunodeterminantes IgM e IgG de massas moleculares com alta sensibilidade e especificidade em todas as fases da doença.

V. O teste imunocromatográfico promove a detecção visual e qualitativa de anticorpos (IgG, IgM e IgA) contra um antígeno recombinado de 47-kDa do Treponema pallidum podendo ser usado como critério exclusivo no diagnóstico da infecção pelo Treponema pallidum.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

850Q41826 | Português, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SE, IBFC

Texto associado.
Eficiência militar
(Historieta Chinesa)

LI-HU ANG-PÔ, vice-rei de Cantão, Império da China, Celeste Império, Império do Meio, nome que lhe vai a calhar, notava que o seu exército provincial não apresentava nem garbo marcial, nem tampouco, nas últimas manobras, tinha demonstrado grandes aptidões guerreiras. 

Como toda a gente sabe, o vice-rei da província de Cantão, na China, tem atribuições quase soberanas. Ele governa a província como reino seu que houvesse herdado de seus pais, tendo unicamente por lei a sua vontade. 

Convém não esquecer que isto se passou, durante o antigo regime chinês, na vigência do qual, esse vice-rei tinha todos os poderes de monarca absoluto, obrigando-se unicamente a contribuir com um avultado tributo anual, para o Erário do Filho do Céu, que vivia refestelado em Pequim, na misteriosa cidade imperial, invisível para o grosso do seu povo e cercado por dezenas de mulheres e centenas de concubinas. Bem.

Verificado esse estado miserável do seu exército, o vice- rei Li-Huang-Pô começou a meditar nos remédios que devia aplicar para levantar-lhe o moral e tirar de sua força armada maior rendimento militar. Mandou dobrar a ração de arroz e carne de cachorro, que os soldados venciam. Isto, entretanto, aumentou em muito a despesa feita com a força militar do vice-reinado; e, no intuito de fazer face a esse aumento, ele se lembrou, ou alguém lhe lembrou, o simples alvitre de duplicar os impostos que pagavam os pescadores, os fabricantes de porcelana e os carregadores de adubo humano - tipo dos mais característicos daquela babilônica cidade de Cantão. 

Ao fim de alguns meses, ele tratou de verificar os resultados do remédio que havia aplicado nos seus fiéis soldados, a fim de dar-lhes garbo, entusiasmo e vigor marcial. 

Determinou que se realizassem manobras gerais, na próxima primavera, por ocasião de florirem as cerejeiras, e elas tivessem lugar na planície de Chu-Wei-Hu - o que quer dizer na nossa língua: “planície dos dias felizes”. As suas ordens foram obedecidas e cerca de cinqüenta mil chineses, soldados das três armas, acamparam em Chu-Wei-Hu, debaixo de barracas de seda. Na China, seda é como metim aqui. 

Comandava em chefe esse portentoso exército, o general Fu-Shi-Tô que tinha começado a sua carreira militar como puxador de tílburi* em Hong-Kong. Fizera-se tão destro nesse mister que o governador inglês o tomara para o seu serviço exclusivo. 

Este fato deu-lhe um excepcional prestígio entre os seus patrícios, porque, embora os chineses detestem os estrangeiros, em geral, sobretudo os ingleses, não deixam, entretanto, de ter um respeito temeroso por eles, de sentir o prestígio sobre­ humano dos “diabos vermelhos”, como os chinas chamam os europeus e os de raça europeia.

Deixando a famulagem do governador britânico de Hong- Kong,Fu-Shi-Tô não podia ter outro cargo, na sua própria pátria, senão o de general no exército do vice-rei de Cantão. E assim foi ele feito, mostrando-se desde logo um inovador, introduzindo melhoramentos na tropa e no material bélico, merecendo por isso ser condecorado, com o dragão imperial de ouro maciço. Foi ele quem substituiu, na força armada cantonesa, os canhões de papelão, pelos do Krupp; e, com isto, ganhou de comissão alguns bilhões de taels* que repartiu com o vice-rei. Os franceses do Canet queriam lhe dar um pouco menos, por isso ele julgou mais perfeitos os canhões do Krupp, em comparação com os do Canet. Entendia, a fundo, de artilharia, o ex-fâmulo do governador de Hong-Kong. 

O exército de Li-Huang-Pô estava acampado havia um mês, nas “planícies dos dias felizes”, quando ele se resolveu a ir assistir-lhe as manobras, antes de passar-lhe a revista final. 

O vice-rei, acompanhado do seu séquito, do qual fazia parte o seu exímio cabeleireiro Pi-Nu, lá foi para a linda planície, esperando assistir a manobras de um verdadeiro exército germânico. Antegozava isso como uma vítima sua e, também, como constituindo o penhor de sua eternidade no lugar rendoso de quase rei da rica província de Cantão. Com um forte exército à mão, ninguém se atreveria a demiti-lo dele. Foi. 

Assistiu às evoluções com curiosidade e atenção. A seu lado, Fu-Shi-Pô explicava os temas e os detalhes do respectivo desenvolvimento, com a abundância e o saber de quem havia estudado Arte da Guerra entre os varais de um cabriolet*.

O vice-rei, porém, não parecia satisfeito. Notava hesitações, falta de élan na tropa, rapidez e exatidão nas evoluções e pouca obediência ao comando em chefe e aos comandados particulares; enfim, pouca eficiência militar naquele exército que devia ser uma ameaça à China inteira, caso quisessem retirá-lo do cômodo e rendoso lugar de vice-rei de Cantão. Comunicou isto ao general, que lhe respondeu: 

- É verdade o que Vossa Excelência Reverendíssima, Poderosíssima, Graciosíssima, Altíssima e Celestial diz; mas os defeitos são fáceis de remediar. 
- Como? perguntou o vice-rei.
- É simples. O uniforme atual muito se parece com o alemão: mudemo-lo para uma imitação do francês e tudo estará sanado. 

Li-Huang-Pô pôs-se a pensar, recordando a sua estadia em Berlim, as festas que os grandes dignatários da corte de Potsdam lhe fizeram, o acolhimento do Kaiser e, sobretudo, os taels que recebeu de sociedade com o seu general Fu-ShiPô... Seria uma ingratidão; mas... Pensou ainda um pouco; e, por fim, num repente, disse peremptoriamente: 
- Mudemos o uniforme; e já!

(Lima Barreto)

*tael:unidade monetária e de peso da China; 
*cabriolet:tipo de carruagem; 
*tílburi: carro de duas rodas e dois assentos comandados por um animal. 
*famulagem:grupo de criados
LI-HU ANG-PÔ, vice-rei de Cantão, Império da China, Celeste Império, Império do Meio, nome que lhe vai a calhar, notava que o seu exército provincial não apresentava nem garbo marcial, nem tampouco, nas últimas manobras, tinha demonstrado grandes aptidões guerreiras." (1o §)

Sabendo que a gramática prevê a conjugação verbal nos tempos simples e compostos, assinale a alternativa cuja conjugação, no tempo simples, da forma verbal em destaque eqüivale à que ocorre em “tinha demonstrado grandes aptidões guerreiras.":
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

851Q7819 | Farmácia, Perito Criminal, Polícia Civil RJ, IBFC

A maioria das enzimas são proteínas que dependem da integridade de sua conformação nativa para seu desempenho catalítico, possuem um extraordinário poder catalítico e alto grau de especificidade para seus substratos. De acordo com a cinética enzimática, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

852Q816713 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFC

Sobre a educação indígena na LDB (9394/96), considere as afirmações abaixo.

I. Os programas de educação indígena devem focar a relação intercultural, promovendo a superação dos hábitos nativos para que os índios possam efetivamente integrar a sociedade. II. A educação indígena deve se preocupar com a recuperação da memória histórica dessas comunidades e com a reafirmação da identidade étnica. III. A educação indígena deve se preocupar com a substituição das línguas maternas pela Língua Portuguesa. Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

853Q657000 | Redes de Computadores, Samba, Técnico Judiciário Operação de Computadores, TRE PA, IBFC, 2020

Quanto ao SAMBA analise as afirmativas abaixo:
I. Samba provê a interoperabilidade entre sistemas Windows e Linux. II. Samba pode fazer parte de um Active Directory Domain. III. Samba pode prover arquivos e serviços de impressão para clientes Windows.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

854Q593737 | Química, Química Orgânica, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC

Em relação às moléculas dos hidrocarbonetos metano e etileto, analise as afirmativas:

I. O metano (CH4) tem quatro ligações covalentes C - H. Como todas as quatro ligações têm o mesmo comprimento e todos os ângulos de ligação são os mesmos (109,5º), podemos concluir que as quatro ligações no metano são idênticas.

II. No metano, a ausência de átomos parcialmente carregados pode ser explicada pela eletronegatividade similar do carbono e do hidrogênio, que faz com que tais átomos compartilhem seus elétrons ligantes igualmente.

III. Na molécula de etileno, para se ligar a três átomos, cada carbono hibridiza três orbitais atômicos.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

855Q42134 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, EMDEC SP, IBFC

Texto associado.
Aprendendo a pensar
(Frei Beto)

  Nosso olhar está impregnado de preconceitos. Uma das miopias que carregamos é considerar criança ignorante. Nós, adultos, sabemos; as crianças não sabem.
  O educador e cientista Glenn Doman se colocou a pergunta: em que fase da vida aprendemos as coisas mais importante que sabemos?
  As coisas mais importantes que todos sabemos é falar, andar, movimentar-se, distinguir olfatos, cores, fatores que representam perigo, diferentes sabores etc. Quando aprendemos isso? Ora, 90% de tudo que é importante para fazer de nós seres humanos, aprendemos entre zero e seis anos, período que Doman considera “a idade do gênio”.
  Ocorre que a educação não investe nessa idade. Nascemos com 86 bilhões de neurônios em nosso cérebro. As sinapses, conexões cerebrais, se dão de maneira acelerada nos primeiros anos da vida.
  Glenn Doman tratou crianças com deformações esqueléticas incorrigíveis, porém de cérebro sadio. Hoje são adultos que falam diversos idiomas, dominam música, computação etc. São pessoas felizes, com boa autoestima. Ao conhecer no Japão um professor que adotou o método dele, foi recebido por uma orquestra de crianças; todas tocavam violino. A mais velha tinha quatro anos...
  Ele ensina em seus livros como se faz uma criança, de três ou quatro anos, aprender um instrumento musical ou se autoalfabetizar sem curso específico de alfabetização. Isso foi testado na minha família e deu certo. Tenho um sobrinho- neto alfabetizado através de fichas. A mãe lia para ele histórias infantis e, em seguida, fazia fichas de palavras e as repetia. De repente, o menino começou a ler antes de ir para a escola.
[...]

(Disponível em: http://www.domtotal.com/colunas/detalhes.Dhp?artld=5069. Acesso em 27/12/15, adaptado)
Todas as palavras listadas abaixo são acentuadas em função da mesma regra, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

856Q40623 | Conhecimentos Específicos, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Segurança do Trabalho, EMBASA, IBFC

Responda a próxima questão com base no tema: Normas Regulamentadoras (NR) aprovadas pela Portaria MTB n° 3.214, de 08 de junho de 1978 

Segundo NR-1 (Disposições Gerais) compete à Delegacia Regional do Trabalho - DRT ou à Delegacia do Trabalho Marítimo - DTM, nos limites de sua jurisdição o que se descreve a seguir, exceto pelo que se lê na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

857Q17758 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC

Texto associado.
Texto I
Aí pelas três da tarde
(Raduan Nassar)

Nesta sala atulhada de mesas, máquinas e papéis, onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom-senso do mundo, aplicando-se em ideias claras apesar do ruído e do mormaço, seguros ao se pronunciarem sobre problemas que afligem o homem moderno (espécie da qual você, milenarmente cansado, talvez se sinta um tanto excluído), largue tudo de repente sob os olhares à sua volta, componha uma cara de louco quieto e perigoso, faça os gestos mais calmos quanto os tais escribas mais severos, dê um largo “ciao" ao trabalho do dia, assim como quem se despede da vida, e surpreenda pouco mais tarde, com sua presença em hora tão insólita, os que estiveram em casa ocupados na limpeza dos armários, que você não sabia antes como era conduzida. Convém não responder aos olhares interrogativos, deixando crescer, por instantes, a intensa expectativa que se instala. Mas não exagere na medida e suba sem demora ao quarto, libertando aí os pés das meias e dos sapatos, tirando a roupa do corpo como se retirasse a importância das coisas, pondo-se enfim em vestes mínimas, quem sabe até em pelo, mas sem ferir o pudor (o seu pudor bem entendido), e aceitando ao mesmo tempo, como boa verdade provisória, toda mudança de comportamento. Feito um banhista incerto, assome depois com uma nudez no trampolim do patamar e avance dois passos como se fosse beirar um salto, silenciando de vez, embaixo, o surto abafado dos comentários. Nada de grandes lances. Desça, sem pressa, degrau por degrau, sendo tolerante com o espanto (coitados!) dos pobres familiares, que cobrem a boca com a mão enquanto se comprimem ao pé da escada. Passe por eles calado, circule pela casa toda como se andasse numa praia deserta (mas sempre com a mesma cara de louco ainda não precipitado), e se achegue depois, com cuidado e ternura, junto à rede languidamente envergada entre plantas la no terraço. Largue-se nela como quem se larga na vida, e vá fundo nesse mergulho: cerre as abas da rede sobre os olhos e, com um impulso do pé (já não importa em que apoio), goze a fantasia de se sentir embalado pelo mundo.
É possível perceber que há, no texto, várias referências a um interlocutor ou receptor. Desse modo, indique a opção que não evidencia essa característica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

858Q41856 | História e Geografia de Estados e Municípios, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SE, IBFC

Leia as sentenças abaixo que contam um pouco da história do Estado de Sergipe, analise-as, atribua-lhes valores verdadeiro (V) e falso (F) e assinale a alternativa que representa a seqüência correta: 

( ) Assim como em outros Estados nordestinos, Sergipe foi ocupado por colonizadores franceses interessados no escambo de pau-brasil e algodão com os índios. Entretanto, entre o fim do século XVI e as primeiras décadas do século XVII, os franceses colonizaram oficialmente o Estado e passaram a dominar definitivamente a região.
( ) O local onde hoje se encontra o município de Aracaju era a residência oficial do cacique Serigy, que dominava desde as margens do rio Sergipe até as margens do rio Vaza-Barris. Em 1590, Cristóvão de Barros atacou as tribos do cacique Serigy e de seu irmão Siriri, matando e derrotando os índios. Assim, no dia 1 de janeiro de 1590, Cristóvão Barros fundou a cidade de São Cristóvão (mais tarde capital da província) junto à foz do Rio Sergipe e definiu a Capitania de Sergipe.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

859Q40614 | Conhecimentos Específicos, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Segurança do Trabalho, EMBASA, IBFC

Responda a esta questão com base no tema “Trabalhos a quente”.

I. Para as atividades de forjamento a morno e a quente podem ser utilizadas pinças e tenazes, desde que sejam adotadas medidas de proteção que garantam o distanciamento do trabalhador das zonas de perigo.
II. Caso necessário, as pinças e tenazes devem ser suportadas por dispositivos de alívio de peso, tais como balancins móveis ou tripés, de modo a minimizar a sobrecarga do trabalho
III. O volante vertical e horizontal das forjas de fricção com acionamento por fuso devem ser protegidos, de modo que não sejam tocados em caso de ruptura do fuso.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

860Q2817 | Português, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Texto associado.
Para as questões de 1 a 5, leia o texto abaixo, de Gilberto Dimenstein.

A lição do menino milionário

Um garoto inglês fez um trabalho escolar para resolver um problema comum: saber quem está tocando a campainha de sua casa mesmo que a pessoa esteja fora. Solução: a campainha aciona o celular (o detalhamento está no www.catracalivre.com.br). A invenção ganhou vida, o produto vai ser comercializado em setembro próximo --e o garoto até o próximo ano, a julgar pelas encomendas, será um dos milionários mais novos do mundo.
Esse é um bom jeito de se encarar o futuro da educação. Há cada vez mais acesso a informação fora da escola, que não consegue acompanhar o ritmo das descobertas. A maioria dos professores se sente intimidada com o ritmo do conhecimento, distanciando-se dos seus alunos.

Além disso, as novas gerações aprendem coisas na base da tentativa e erro. Uma experiência na Índia (também detalhada no Catraca Livre) mostra bem isso: deixaram o computador livre numa área da escola, sem nenhum professor ou tutor. Logo se viu como os meninos e meninas aprendiam sozinhas.
Vejo aqui em Harvard, uma usina de quase adolescentes que viram milionários com seus projetos (pessoal do Facebook, por exemplo). Muita gente nem espera acabar o curso porque já está criando uma empresa. Dois exemplos: Bill Gates e Steve Jobs.

Saber como responder a essa velocidade é um dos maiores desafios da educação. A resposta para mim passa pelo seguinte: a escola é parte da resposta. O essencial é que o jovem viva numa comunidade de aprendizagem em que possa experimentar e aprender em diferentes lugares.
Portanto, um dos mais importantes papéis da escola, além de ajudar o estudante a se guiar pelas possibilidades de aprendizagem nos mais diferentes lugares (a começar dos virtuais) é desenvolver o prazer do empreendedorismo.
Considere as afirmações que seguem.

I. O menino inglês a que o título faz referência ficou milionário porque inventou uma nova campainha.

II. De acordo com o autor, muitos professores distanciam- se dos alunos porque não adaptam suficientemente às características da época atual.
Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.