Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


861Q17786 | Direito Constitucional, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC

Ainda que absolvido ou condenado no estrangeiro, ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro e independente do concurso de qualquer condição, os crimes_________________________ . Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

862Q17758 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC

Texto associado.
Texto I
Aí pelas três da tarde
(Raduan Nassar)

Nesta sala atulhada de mesas, máquinas e papéis, onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom-senso do mundo, aplicando-se em ideias claras apesar do ruído e do mormaço, seguros ao se pronunciarem sobre problemas que afligem o homem moderno (espécie da qual você, milenarmente cansado, talvez se sinta um tanto excluído), largue tudo de repente sob os olhares à sua volta, componha uma cara de louco quieto e perigoso, faça os gestos mais calmos quanto os tais escribas mais severos, dê um largo “ciao" ao trabalho do dia, assim como quem se despede da vida, e surpreenda pouco mais tarde, com sua presença em hora tão insólita, os que estiveram em casa ocupados na limpeza dos armários, que você não sabia antes como era conduzida. Convém não responder aos olhares interrogativos, deixando crescer, por instantes, a intensa expectativa que se instala. Mas não exagere na medida e suba sem demora ao quarto, libertando aí os pés das meias e dos sapatos, tirando a roupa do corpo como se retirasse a importância das coisas, pondo-se enfim em vestes mínimas, quem sabe até em pelo, mas sem ferir o pudor (o seu pudor bem entendido), e aceitando ao mesmo tempo, como boa verdade provisória, toda mudança de comportamento. Feito um banhista incerto, assome depois com uma nudez no trampolim do patamar e avance dois passos como se fosse beirar um salto, silenciando de vez, embaixo, o surto abafado dos comentários. Nada de grandes lances. Desça, sem pressa, degrau por degrau, sendo tolerante com o espanto (coitados!) dos pobres familiares, que cobrem a boca com a mão enquanto se comprimem ao pé da escada. Passe por eles calado, circule pela casa toda como se andasse numa praia deserta (mas sempre com a mesma cara de louco ainda não precipitado), e se achegue depois, com cuidado e ternura, junto à rede languidamente envergada entre plantas la no terraço. Largue-se nela como quem se larga na vida, e vá fundo nesse mergulho: cerre as abas da rede sobre os olhos e, com um impulso do pé (já não importa em que apoio), goze a fantasia de se sentir embalado pelo mundo.
É possível perceber que há, no texto, várias referências a um interlocutor ou receptor. Desse modo, indique a opção que não evidencia essa característica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

863Q478509 | Farmácia, Toxicologia, Toxicologista, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

Os rodenticidas são substâncias extremamente tóxicas, utilizadas principalmente como controle de roedores, tanto nas áreas urbanas quanto nas áreas rurais. Referente aos rodenticidas, analise as afirmativas.

I. Os rodenticidas cumarínicos são substâncias com ação anticoagulante.

II. O fluoracetato de sódio tem ação direta no ciclo dos ácidos tricarboxílicos (ciclo de Krebs).

III. São os principais sintomas causados pela intoxicação da estricnina: fadiga, quietação, diminuição da acuidade auditiva e visual.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

864Q158087 | Português, Regência verbal, Assistente Jurídico, ABDI, IBFC

Texto associado.

Para a questões de 1 a 3, leia o texto abaixo, de
Gilberto Dimenstein:


Proponho um brinde à lei seca

Merece um brinde --aliás, vários brindes. Desde que
evidentemente não se volte dirigindo para casa.

Dados colhidos por Mônica Bergamo, da Folha, a partir
de relatórios oficiais, mostram que, desde a implantação
da lei que inibe o motorista de dirigir alcoolizado, a queda
no número de atendimentos nos hospitais especializados
em trauma, na cidade de São Paulo, foi de 55%.
Isso em apenas três semanas. O efeito, de fato, não
é da nova lei --já havia uma legislação que obviamente
proibia a combinação de bebida com direção. Pesaram
aqui a educação e, em especial, a punição.
O fato é que, neste momento, mexer abruptamente na
lei pode significar a tradução de que "liberou geral" e
implicar imediatamente mortes.
É hora, agora, de avançar ainda num esforço de também
impedir a glamourização da bebida feita pelapublicidade.

O verbo "implicar" (3º parágrafo) é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

865Q40611 | Conhecimentos Específicos, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Segurança do Trabalho, EMBASA, IBFC

A questão deve ser respondida de acordo com os bons costumes e normas para instalações elétricas. 

Leia o texto a seguir e indique as alternativas corretas.

As instalações elétricas, quando a natureza do risco exigir e sempre que tecnicamente possível, devem ser providas de proteção complementar, através de:

I. Controle à distância.
II. Controle manual.
III. Controle automático.

Estão corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

866Q2817 | Português, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Texto associado.
Para as questões de 1 a 5, leia o texto abaixo, de Gilberto Dimenstein.

A lição do menino milionário

Um garoto inglês fez um trabalho escolar para resolver um problema comum: saber quem está tocando a campainha de sua casa mesmo que a pessoa esteja fora. Solução: a campainha aciona o celular (o detalhamento está no www.catracalivre.com.br). A invenção ganhou vida, o produto vai ser comercializado em setembro próximo --e o garoto até o próximo ano, a julgar pelas encomendas, será um dos milionários mais novos do mundo.
Esse é um bom jeito de se encarar o futuro da educação. Há cada vez mais acesso a informação fora da escola, que não consegue acompanhar o ritmo das descobertas. A maioria dos professores se sente intimidada com o ritmo do conhecimento, distanciando-se dos seus alunos.

Além disso, as novas gerações aprendem coisas na base da tentativa e erro. Uma experiência na Índia (também detalhada no Catraca Livre) mostra bem isso: deixaram o computador livre numa área da escola, sem nenhum professor ou tutor. Logo se viu como os meninos e meninas aprendiam sozinhas.
Vejo aqui em Harvard, uma usina de quase adolescentes que viram milionários com seus projetos (pessoal do Facebook, por exemplo). Muita gente nem espera acabar o curso porque já está criando uma empresa. Dois exemplos: Bill Gates e Steve Jobs.

Saber como responder a essa velocidade é um dos maiores desafios da educação. A resposta para mim passa pelo seguinte: a escola é parte da resposta. O essencial é que o jovem viva numa comunidade de aprendizagem em que possa experimentar e aprender em diferentes lugares.
Portanto, um dos mais importantes papéis da escola, além de ajudar o estudante a se guiar pelas possibilidades de aprendizagem nos mais diferentes lugares (a começar dos virtuais) é desenvolver o prazer do empreendedorismo.
Considere as afirmações que seguem.

I. O menino inglês a que o título faz referência ficou milionário porque inventou uma nova campainha.

II. De acordo com o autor, muitos professores distanciam- se dos alunos porque não adaptam suficientemente às características da época atual.
Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

867Q382590 | Biologia, Biomedicina, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

As características físicas de um laboratório apresentam algumas peculiaridades. A respeito desse assunto, analise as afirmativas abaixo.

I. As janelas de um laboratório devem ser altas para evitar a incidência da luz natural e possibilitar a instalação de bancadas.

II. As portas de um laboratório devem ter largura suficiente para permitir a passagem de equipamentos, devem abrir para dentro e ter visores.

III. As paredes, teto e piso de um laboratório devem ser lisos, fáceis de limpar, impermeáveis aos líquidos e resistentes aos produtos químicos e aos desinfetantes.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

868Q219279 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

A histologia vegetal é o estudo dos tecidos das plantas. No processo de crescimento da planta, as células dos meristemas apicais do caule e da raiz dividem-se ativamente. A partir delas, formam-se os meristemas primários. Esses meristemas dão origem aos tecidos primários das plantas. Assinale o item que não corresponde corretamente à origem do tecido:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

869Q7800 | Farmácia, Perito Criminal, Polícia Civil RJ, IBFC

Com relação às substâncias capazes de clivar os fatores V e VIII, tornando-os ativos na cascata de coagulação, marque a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

870Q386618 | Biologia, Histologia, Biólogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

A sífilis é doença transmitida pela via sexual (sífilis adquirida) e verticalmente (sífilis congênita) pela placenta da mãe para o feto. O diagnóstico laboratorial da sífilis e a escolha dos exames laboratoriais mais adequados deverão considerar a fase evolutiva da doença. Dessa forma analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A imunofluorescência direta é um exame altamente específico, com sensibilidade maior que 90% e indicado na sífilis primária e em algumas lesões da fase secundária.

II. A prova do VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) pode estar negativa na sífilis primária, apresenta sensibilidade baixa na sífilis secundária e nas formas tardias a sensibilidade é alta.

III. O EIA (imunoensaio enzimático treponêmico) é um teste automatizado e tem demonstrando alta sensibilidade e especificidade em todas as fases da sífilis.

IV. O Western-blot identifica anticorpos contra imunodeterminantes IgM e IgG de massas moleculares com alta sensibilidade e especificidade em todas as fases da doença.

V. O teste imunocromatográfico promove a detecção visual e qualitativa de anticorpos (IgG, IgM e IgA) contra um antígeno recombinado de 47-kDa do Treponema pallidum podendo ser usado como critério exclusivo no diagnóstico da infecção pelo Treponema pallidum.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

871Q49347 | Português, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

O conceito de modalização deve ser bem estruturado junto à classe, variando as atividades e os exemplos, que devem ser sempre apresentados em enunciados e textos. Sobre o ensino desse tópico, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O professor deve comparar critérios de classificação dos recursos de modalização do grupo ou turma com os critérios sistematizados por estudiosos e pesquisadores e apresentados.
II. Os alunos devem ter acesso a listas prontas de modalizadores para memorizá-las.
III. Em provas, o professor deve evitar questões apenas de classificação dos recursos de modalização, preferindo aquelas que avaliem a compreensão do texto pelo aluno e aquelas em que ele faça uso consciente de algum recurso para modalizar textos. 

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

872Q17779 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC

A Força Policial da Paraíba teve outra importante participação em acontecimento histórico. Foi a pacificação do movimento que ficou conhecido como a Revolta de Quebra Quilo. Essa Revolta se deu no ano de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

873Q820749 | Legislação Federal, Lei 5194 1966, Engenheiro Civil, Hemominas MG, IBFC

Segundo a Lei 5.194/1966, as profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro-agrônomo são caracterizadas pelas realizações de interesse social e humano que importem na realização dos empreendimentos relacionados abaixo, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

874Q784390 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro, EMBASA, IBFC, 2017

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), tendo como base os termos utilizados em sistemas de alta tensão em subestação e também descritos na NBR correspondente.

( ) Sistema com neutro ressonante é um sistema com um ou mais pontos neutros ligados à terra por reatâncias que compensam aproximadamente a componente capacitiva da corrente de falta fase terra.

( ) Força eletromotriz do ponto de joelho nominal é o limite inferior da força eletromotriz do ponto de joelho para um transformador de corrente de proteção classe PX ou PXR.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

875Q676455 | Administração Geral, Assistente Administrativo, EBSERH, IBFC, 2020

Acerca dos principais teóricos e suas contribuições para a gestão de qualidade, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
"_____ foi responsável por difundir três crenças na gestão organizacional: constância de finalidade; melhoria constante; conhecimento profundo, cujas diretrizes são traduzidas em seus quatorze princípios para a qualidade. Ajudou a tornar as empresas mais competitivas, buscando a melhoria constante, a aplicação de métodos estatísticos e a visão de longo prazo."  
"Umas das primeiras contribuições de _____ para a qualidade foi a disseminação do círculo de qualidade, tempos depois se destacou por criar uma das ferramentas da qualidade mais utilizadas, o diagrama de causa e efeito. " 
"Após trabalhar como engenheiro na empresa Western Eletric, _____, se transferiu, em 1924, para os laboratórios da Bell Telephones, onde publicou o histórico memorando datado de 16 de março de 1924, no qual apresentou e propôs aos seus superiores o gráfico/carta de controle." 
"_____ trouxe à tona o conceito de que a qualidade nada mais é que a soma dos esforços de toda a organização para satisfazer o cliente. Isso abriu novas perspectivas sobre a qualidade no mundo inteiro e deu origem ao seu maior legado, o Controle da Qualidade Total (CQT)."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

876Q116825 | Raciocínio Lógico, Raciocínio lógico matemático, Analista de Promotoria Psicólogo, MPE SP, IBFC

Uma professora propôs um desafio aos alunos, utilizando os conceitos básicos de matemática. O desafio é: sabendo-se que operando com os números 2 e 4 obtemos resultado igual a 9; operando com os números 5 e 3 obtemos o resultado igual a 16, e operando com os números 0 e 0 obtemos o resultado igual a 1, podemos dizer que, operando com os números 1 e 8, obtemos o resultado igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

878Q49292 | Pedagogia, Professor de Ensino Religioso, SEE MG, IBFC, 2017

O fenômeno religioso é um fenômeno antropológico e como tal cultural, como parte da cultura humana universal e de grupos e povos em particular, é desejável que seja estudado e conhecido pelas gerações de alunos e alunas que frequentam a escola pública. Dada à sua importância, a religião pode fazer parte do currículo da escola pública, mas como fenômeno não como crença, espiritualidade, teologia ou doutrina, pois são aspectos que fogem da alçada do Estado laico, sendo da competência de cada instituição ou movimento religioso em particular. Portanto, somente respeitando a laicidade da escola pública, tornando as práticas e os conteúdos do Ensino Religioso e dos ensinos não religiosos (no sentido de não ser doutrinário, confessional, ou interconfessional), mas secularizados (no sentido de garantir a laicidade e a cientificidade do conhecimento escolar), parece ser possível uma disciplina na escola pública que dê conta da dimensão simbólica do ser humano, tantas vezes descuidada pela educação formal. (CAVALCANTI, 2011, p. 178-179). A nova redação do art. 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional tenta resolver a questão da laicidade garantindo matrícula facultativa, “assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil” e proibindo “quaisquer formas de proselitismo”, além da propositura de que se estabeleça uma “entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso”. É lógico que há uma distância entre esse Ensino Religioso não proselitista e respeitoso da diversidade cultural religiosa e aquele catequético, claramente confessional e a serviço de uma única instituição religiosa.

Assinale a questão que aponta o papel da legislação na prática do Ensino Religioso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

879Q44210 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, HEMOMINAS, IBFC

Em relação aos cuidados na transfusão de sangue e componentes, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

880Q42134 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, EMDEC SP, IBFC

Texto associado.
Aprendendo a pensar
(Frei Beto)

  Nosso olhar está impregnado de preconceitos. Uma das miopias que carregamos é considerar criança ignorante. Nós, adultos, sabemos; as crianças não sabem.
  O educador e cientista Glenn Doman se colocou a pergunta: em que fase da vida aprendemos as coisas mais importante que sabemos?
  As coisas mais importantes que todos sabemos é falar, andar, movimentar-se, distinguir olfatos, cores, fatores que representam perigo, diferentes sabores etc. Quando aprendemos isso? Ora, 90% de tudo que é importante para fazer de nós seres humanos, aprendemos entre zero e seis anos, período que Doman considera “a idade do gênio”.
  Ocorre que a educação não investe nessa idade. Nascemos com 86 bilhões de neurônios em nosso cérebro. As sinapses, conexões cerebrais, se dão de maneira acelerada nos primeiros anos da vida.
  Glenn Doman tratou crianças com deformações esqueléticas incorrigíveis, porém de cérebro sadio. Hoje são adultos que falam diversos idiomas, dominam música, computação etc. São pessoas felizes, com boa autoestima. Ao conhecer no Japão um professor que adotou o método dele, foi recebido por uma orquestra de crianças; todas tocavam violino. A mais velha tinha quatro anos...
  Ele ensina em seus livros como se faz uma criança, de três ou quatro anos, aprender um instrumento musical ou se autoalfabetizar sem curso específico de alfabetização. Isso foi testado na minha família e deu certo. Tenho um sobrinho- neto alfabetizado através de fichas. A mãe lia para ele histórias infantis e, em seguida, fazia fichas de palavras e as repetia. De repente, o menino começou a ler antes de ir para a escola.
[...]

(Disponível em: http://www.domtotal.com/colunas/detalhes.Dhp?artld=5069. Acesso em 27/12/15, adaptado)
Todas as palavras listadas abaixo são acentuadas em função da mesma regra, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.