Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


91Q49337 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

Texto associado.
Texto I
                        Ler devia ser proibido

      A pensar fundo na questão, eu diria que ler devia ser proibido. 
      Afinal de contas, ler faz muito mal as pessoas: acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário em que vivem. A leitura induz à loucura, desloca o homem do humilde lugar que Ihe fora destinado no corpo social. Não me deixam mentir os exemplos de Don Quixote e Madame Bovary. O primeiro, coitado, de tanto ler aventuras de cavalheiros que jamais existiram meteu- se pelo mundo afora, a crer-se capaz de reformar o mundo, quilha de ossos que mal sustinha a si e ao pobre Rocinante. Quanto à pobre Emma Bovary, tornou-se esposa inútil para fofocas e bordados, perdendo-se em delírios sobre bailes e amores cortesãos.
      Ler realmente não faz bem. A criança que lê pode se tornar um adulto perigoso, inconformado com os problemas do mundo, induzido a crer que tudo pode ser de outra forma. Afinal de contas, a leitura desenvolve um poder incontrolável. Liberta o homem excessivamente. Sem a leitura, ele morreria feliz, ignorante dos grilhões que o encerram. Sem a leitura, ainda, estaria mais afeito à realidade quotidiana, se dedicaria ao trabalho com afinco, sem procurar enriquecê-la com cabriolas da imaginação.
      Sem ler, o homem jamais saberia a extensão do prazer. Não experimentaria nunca o sumo Bem de Aristóteles: O conhecer. Mas para que conhecer se, na maior parte dos casos, o que necessita é apenas executar ordens? Se o que deve, enfim, é fazer o que dele esperam e nada mais?
      Ler pode provocar o inesperado. Pode fazer com que o homem crie atalhos para caminhos que devem, necessariamente, ser longos. Ler pode gerar a invenção. Pode estimular a imaginação de forma a levar o ser humano além do que Ihe é devido. 
      Além disso, os livros estimulam o sonho, a imaginação, a fantasia. Nos transportam a paraísos misteriosos, nos fazem enxergar unicórnios azuis e palácios de cristal. Nos fazem acreditar que a vida é mais do que um punhado de pó em movimento. Que há algo a descobrir. Há horizontes para além das montanhas, há estrelas por trás das nuvens. Estrelas jamais percebidas. É preciso desconfiar desse pendor para o absurdo que nos impede de aceitar nossas realidades cruas.
      Não, não deem mais livros às escolas. Pais, não leiam para os seus filhos, pode levá-los a desenvolver esse gosto pela aventura e pela descoberta que fez do homem um animal diferente. Antes estivesse ainda a passear de quatro patas, sem noção de progresso e civilização, mas tampouco sem conhecer guerras, destruição, violência. Professores, não contem histórias, pode estimular uma curiosidade indesejável em seres que a vida destinou para a repetição e para o trabalho duro. 
      Ler pode ser um problema, pode gerar seres humanos conscientes demais dos seus direitos políticos em um mundo administrado, onde ser livre não passa de uma ficção sem nenhuma verossimilhança. Seria impossível controlar e organizar a sociedade se todos os seres humanos soubessem o que desejam. Se todos se pusessem a articular bem suas demandas, a fincar sua posição no mundo, a fazer dos discursos os instrumentos de conquista de sua liberdade. 
      O mundo já vai por um bom caminho. Cada vez mais as pessoas leem por razões utilitárias: para compreender formulários, contratos, bulas de remédio, projetos, manuais etc. Observem as filas, um dos pequenos cancros da civilização contemporânea. Bastaria urn livro para que todos se vissem magicamente transportados para outras dimensões, menos incômodas. É esse o tapete mágico, o pó de pirlimpimpim, a máquina do tempo. Para o homem que lê, não há fronteiras, não há cortes, prisões tampouco. O que é mais subversive do que a leitura? 
      É preciso compreender que ler para se enriquecer culturalmente ou para se divertir deve ser um privilégio concedido apenas a alguns, jamais àqueles que desenvolvem trabalhos práticos ou manuais. Seja em filas, em metros, ou no silêncio da alcova... Ler deve se coisa rara, não para qualquer um. 
      Afinal de contas, a leitura é um poder, e o poder é para poucos.
      Para obedecer não é preciso enxergar, o silencio é a linguagem da submissão. Para executar ordens, a palavra é inútil.
      Além disso, a leitura promove a comunicação de dores, alegrias, tantos outros sentimentos... A leitura é obscena. Expõe o íntimo, torna coletivo o individual e público, o secreto, o próprio. A leitura ameaça os indivíduos, porque os faz identificar sua história a outras histórias. Torna-os capazes de compreender e aceitar o mundo do outro. Sim, a leitura devia ser proibida.
      Ler pode tornar o homem perigosamente humano.

                                                                                                                              (Guiomar de Grammon)
                        “Ler pode tornar o homem perigosamente humano.”

Essa frase é bastante emblemática da concepção da autora. Analise os comentários sobre ela e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Sabendo que em urn texto as informações podem ser agrupadas em fatos ou opiniões, esta frase simbolizaria urn fato. 
II. A leitura teria o poder de tornar o homem urn ser perigoso para os demais, dificultando a vida em sociedade. 
III. Se escrevêssemos “deve tornar” ao invés de “pode tornar” não haveria alterações semânticas consideraveis. 
IV. A palavra “perigosamente” produz urn efeito de sentido que reforça a tese da autora.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q45417 | Noções de Saúde, Saúde Pública, Auxiliar de Saúde, ILSL, IBFC

Sobre o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q51651 | Raciocínio Lógico, Policial Penal Agente Penitenciário, SEAP MG, IBFC

A sequencia de letras A,B,D,G,G,D,B,A,A,B,D,G,..., apresenta um raciocínio lógico. Nessas circunstâncias, o 93º termo da sequencia é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q32122 | Matemática, Raciocínio Matemático, Assistente Administrativo, Docas PB, IBFC

Paula pagou dois terços de três quartos do valor que possuía. Desse modo, a fração que representa o que sobrou para Paula, do valor que possuía, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q650350 | Ciências Políticas, Teoria Política, Especialista em Políticas Públicas, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão SE, IBFC, 2018

Na América Latina, as últimas décadas foram vivenciadas com devoção afetiva a vários líderes atribuindo a eles dotes sobrenaturais, faculdades mágicas, revelações, poder intelectual e oratória. Tais qualidades os elevam de herói guerreiro, a grande demagogo, sem que, no entanto o povo perceba a dominação na qual é envolvido. Entretanto, podemos afirmar que esta obediência cega subsiste somente enquanto a fé dos que acreditam mantém-se. A afirmação acima se refere à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q10626 | Português, Profissional de Operações de Limpeza e Serviços Urbanos, COMLURB, IBFC

Assinale a alternativa que apresenta a grafia correta de todas as palavras na frase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q34508 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC

No atendimento a um politraumatizado, onde há a suspeita de ruptura de baço, o técnico de enfermagem e toda equipe devem tomar iniciativas para prevenir o ___________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q543124 | Probabilidade e Estatística, Medidas de Dispersão, Pesquisador Tecnologista, INEP, IBFC

A alternativa que apresenta uma série de valores cuja dispersão ou variabilidade seja maior é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q6223 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, EBSERH, IBFC

Considerando o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Art. 12 que deve ser assegurada à pessoa, família e coletividade assistência de Enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência. Desta maneira, uma atitude em que o profissional atua com precipitação, inconsideração, com afoiteza, sem cautelas, não usando de seus poderes inibidores, ele está incorrendo em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q215200 | Medicina Legal, Médico Legista, MPE SP, IBFC

Entende-se como perito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

101Q17768 | Raciocínio Lógico, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC

Uma professora pretende formar 2 grupos com seus 7 alunos, sendo que o primeiro grupo terá 4 alunos e o outro 3 alunos. O total desses 2 grupos que a professora poderia formar com seus alunos, todos eles diferentes, é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q6228 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, EBSERH, IBFC

Os sinais vitais são os indicadores das condições de saúde de um indivíduo. Em relação à temperatura corporal, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q41838 | Raciocínio Lógico, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SE, IBFC

Numa pesquisa com 120 pessoas, foi perguntado sobre a preferência entre dois produtos e o resultado foi o seguinte: 38 pessoas escolheram os dois produtos e 45 pessoas escolheram o produto B. Se 23 pessoas não opinaram, então o total de pessoas que escolheram o produto A foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q51653 | Raciocínio Lógico, Policial Penal Agente Penitenciário, SEAP MG, IBFC

Dentre as alternativas abaixo e considerando o valor lógico das proposições compostas, a única falsa é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q61186 | Português, Auxiliar Administrativo, MGS, IBFC, 2019

Leia o poema para responder a questão.

Soneto de Fidelidade - Vinicius de Moraes

“De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento [...]”

Assinale a alternativa que apresenta correta e respectivamente a sequência de classificação morfológica dos termos destacados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q321870 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp PE, IBFC, 2017

Tratar com distinção as pessoas é o que se espera de um servidor público […] (SALES Jr./BRASIL ESCOLA). Sobre o Networking (palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém), assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q34484 | Raciocínio Lógico, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC

A negação da frase “Carlos foi à escola e foi bem na prova” de acordo com o raciocínio lógico proposicional é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q46713 | Raciocínio Lógico, Cirurgião Dentista, EBSERH, IBFC, 2017

Considerando a frase “João comprou um notebook e não comprou um celular”, a negação da mesma, de acordo com o raciocínio lógico proposicional é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q51650 | Raciocínio Lógico, Policial Penal Agente Penitenciário, SEAP MG, IBFC

Numa eleição para o cargo de presidente de uma agremiação entre dois candidatos chegou-se ao seguinte resultado: 32% votaram no candidato A e 73% votaram no candidato B e 18% em nenhum. Desse modo, a porcentagem de pessoas que votaram nos dois candidatos foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q61181 | Português, Auxiliar Administrativo, MGS, IBFC, 2019

“- Tu crês deveras nessas cousas? Perguntou-lhe.” De acordo com as normas de Sintaxe, o termo destacado tem a função de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.