Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


961Q59005 | Português, Cuidador Social, Prefeitura de Cuiabá MT, IBFC, 2019

Assinale a alternativa em que as palavras estão acentuadas corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

962Q42023 | Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC

Sobre a via intraóssea (IO), leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. 

I. Consiste na infusão de fluidos, medicamentos, hemocomponentes na cavidade medular obtida por meio da punção intraóssea. 
II. A via IO não tem restrição quanto ao volume e às características da solução a ser infundida. 
III. É frequentemente utilizada em situações de urgência, na impossibilidade de obtenção de acesso vascular, em crianças, adultos e idosos. 
IV. A presença de lesões e fraturas, no local a ser puncionado, não contraindica o procedimento. 

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

963Q23634 | Recursos Humanos, Assistente Administrativo, CEP 28, IBFC

O clima organizacional é o ambiente humano dentro das organizações do qual as pessoas fazem parte. Ele influencia a motivação, o desempenho humano, a satisfação no trabalho. Sobre o tema, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:

I. A motivação existe dentro das pessoas e também pode ser chamada de desejo, aspiração, objetivo, motivo.
II. A motivação impulsiona e influencia as pessoas, determinando seus pensamentos e comportamentos frente às situações.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

964Q325634 | Pedagogia, Pedagogo, Hemominas MG, IBFC

Nas últimas décadas, vários pesquisadores dedicaramse a investigar os fundamentos do processo de aprendizagem. Um desses pesquisadores identificou processos de acomodação, assimilação e equilibração como inerentes à dinâmica do aprender como experiência vital. Esse pesquisador foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

965Q45407 | Direito Sanitário, Auxiliar de Saúde, ILSL, IBFC

Sobre o Sistema Único de Saúde – SUS assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

966Q40613 | Conhecimentos Específicos, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Segurança do Trabalho, EMBASA, IBFC

Os cuidados com a operação de máquinas e ferramentas são encontrados em normas reguladoras (NR). Sobre esse tema, leia as afirmações que se seguem e assinale se estão corretas.

I. O comando bimanual é altamente recomendado em diversas situações, pois ele provê um nível adequado de proteção ao operador e à terceiros que se encontram na área de risco.
II. Os reparos, os ajustes e a inspeção dos equipamentos podem ser executadas com eles parados, salvo se o movimento for indispensável à sua realização.
III. Um dos riscos com as serras rotativas ocorre quando não existem dispositivos necessários para proporcionar proteção básica ao operador, a princípio o Cutelo Divisor e a Coifa.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

967Q8826 | Direito Penal, Analista Judiciário, TRE AM, IBFC

O funcionário público que solicita, para si, diretamente, vantagem indevida, em razão de sua função, comete o crime de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

968Q4279 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Guarda Municipal, Prefeitura de João Pessoa PB, IBFC

Leia a notícia extraída do site www.educacao.uol.com.br de 22.10.11: “Cercando a prova de cuidados, o MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) tentam fazer com que os problemas das últimas edições não se repitam”. A notícia acima refere-se à realização das provas do ENEM de 2011. De acordo com o noticiário nacional sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

969Q859552 | Português, Investigador de Polícia Civil, Polícia Civil BA, IBFC, 2022

Texto associado.

Texto I

Inverno

A família estava reunida em torno do fogo, Fabiano sentado no pilão caído, sinhá Vitória de pernas cruzadas, as coxas servindo de travesseiros aos filhos. A cachorra Baleia, com o traseiro no chão e o resto do corpo levantado, olhava as brasas que se cobriam de cinza.

Estava um frio medonho, as goteiras pingavam lá fora, o vento sacudia os ramos das catingueiras, e o barulho do rio era como um trovão distante.

Fabiano esfregou as mãos satisfeito e empurrou os tições com a ponta da alpercata. As brasas estalaram, a cinza caiu, um círculo de luz espalhou-se em redor da trempe de pedra, clareando vagamente os pés do vaqueiro, os joelhos da mulher e os meninos deitados. De quando em quando estes se mexiam, porque o lume era fraco e apenas aquecia pedaços deles. Outros pedaços esfriavam recebendo o ar que entrava pela rachadura das paredes e pelas gretas da janela. Por isso não podiam dormir. Quando iam pegando no sono, arrepiavam-se, tinham precisão de virar-se, chegavam-se à trempe e ouviam a conversa dos pais. Não era propriamente conversa: eram frases soltas, espaçadas, com repetições e incongruências. Às vezes uma interjeição gutural dava energia ao discurso ambíguo. Na verdade nenhum deles prestava atenção às palavras do outro: iam exibindo as imagens que lhes vinham ao espírito, e as imagens sucediam-se, deformavam-se, se não havia meio de dominá-las. Como os recursos de expressão eram minguados, tentavam remediar a deficiência falando alto. [...]

(RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro: Record, 2009, p. 63-64)

No período composto “Como os recursos de expressão eram minguados, tentavam remediar a deficiência falando alto.” (3º§), a conjunção que o introduz é essencial para a produção de sentido. Considerando seu emprego contextual, percebe-se que apresenta valor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

970Q703533 | Redes de Computadores, Técnico de Nível Superior Analista de Redes, IDAM, IBFC, 2019

Existem muitas estratégias de multiplexação, segundo o protocolo de comunicação empregado, que se pode combiná-las para alcançar um uso mais eficiente. As estratégias de multiplexação mais conhecidas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

972Q667455 | Direito Processual Penal, Lei de Execução Penal LEP, Analista Judiciário Judiciária, TRE PA, IBFC, 2020

A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado. Com relação ao tema, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

973Q160145 | Português, Flexão verbal de modoindicativo, Assistente Jurídico, ABDI, IBFC

Considere os períodos:

I. Quando ele ver como está destruída a casa da sua infância, ficará desolado.

II. Se ele vir aqui cedo, poderemos ir ao jogo.

De acordo com a norma culta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

974Q45318 | Direito Processual Civil, CPC 1973, Advogado, IDECI, IBFC

Nos termos do art. 475 do Código de Processo Civil, está sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal, a sentença proferida contra a União, o Estado, o Distrito Federal, o Município, e as respectivas autarquias e fundações de direito público. Assinale a alternativa cuja hipótese descrita NÃO se sujeita ao chamado reexame necessário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

975Q40625 | Conhecimentos Específicos, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Segurança do Trabalho, EMBASA, IBFC

Para efeitos da norma regulamentadora NR-17 (Ergonomia) estão corretas as afirmações: 

I. Transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposição da carga.
II. Transporte manual regular de cargas designa toda atividade realizada de maneira contínua ou que inclua, mesmo de forma descontínua, o transporte manual de cargas.
III. Trabalhador jovem designa todo trabalhador com idade inferior a dezesseis anos e maior de quatorze anos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

976Q34474 | Português, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC

Texto associado.
Texto

Setenta anos, por que não?

      Acho essa coisa da idade fascinante: tem a ver com o modo como lidamos com a vida. Se a gente a considera uma ladeira que desce a partir da primeira ruga, ou do começo de barriguinha, então viver é de certa forma uma desgraceira que acaba na morte. Desse ponto de vista, a vida passa a ser uma doença crônica de prognóstico sombrio. Nessa festa sem graça, quem fica animado? Quem não se amargura?
      [...]
      Pois se minhas avós eram damas idosas aos 50 anos, sempre de livro na mão lendo na poltrona junto à janela, com vestidos discretíssimos, pretos de florzinha branca (ou, em horas mais festivas, minúsculas flores ou bolinhas coloridas), hoje aos 70 estamos fazendo projetos, viajando (pode ser simplesmente à cidade vizinha para visitar uma amiga), indo ao teatro e ao cinema, indo a restaurante (pode ser o de quilo, ali na esquina), eventualmente namorando ou casando de novo. Ou dando risada à toa com os netos, e fazendo uma excursão com os filhos. Tudo isso sem esquecer a universidade, ou aprender a ler, ou visitar pela primeira vez uma galeria de arte, ou comer sorvete na calçada batendo papo com alguma nova amiga.
      [...]
      Não precisamos ser tão incrivelmente sérios, cobrar tanto de nós, dos outros e da vida, críticos o tempo todo, vendo só o lado mais feio do mundo. Das pessoas. Da própria família. Dos amigos. Se formos os eternos acusadores, acabaremos com um gosto amargo na boca: o amargor de nossas próprias palavras e sentimentos. Se não soubermos rir, se tivermos desaprendido como dar uma boa risada, ficaremos com a cara hirta das máscaras das cirurgias exageradas, dos remendos e intervenções para manter ou recuperar a “beleza”. A alma tem suas dores, e para se curar necessita de projetos e afetos. Precisa acreditar em alguma coisa.

(LUFT, Lya. In: http://veja.abril.com.br. Acesso em 18/09/16)
O modo pelo qual o texto é iniciado permite ao leitor concluir tratar-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

977Q535792 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Engenheiro Civil, EMBASA, IBFC

De acordo com o mecanismo de endurecimento, os aglomerantes utilizados na construção civil podem ser classificados. Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

978Q387371 | Biologia, Histologia, Biólogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

A coleta de uma única amostra de hemocultura não é recomendada, pois pode não ser suficiente para detectar a bacteremia ou fungemia e também pode dificultar a interpretação da significância clínica da recuperação de microorganismos que, frequentemente, são contaminantes. Assinale a alternativa que indica corretamente o número mínimo e o número máximo de amostras por episódio infeccioso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

979Q387260 | Biologia, Biomedicina, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC

As enzimas são classificadas em algumas categorias. Considerando essa classificação, analise os itens abaixo.

I. Transferases.

II. Hidrolases.

III. Liases.

IV. Isomerases.

V. Ligases.

Assinale a alternativa que indica a quantidade de itens acima que são categorias de classificação de enzimas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

980Q46747 | Odontologia, Cirurgião Dentista, EBSERH, IBFC

O prognóstico do traumatismo dentário depende de diversos fatores que vão desde como o elemento dentário foi acometido pelo trauma até o tempo que durou para que tivesse o atendimento pelo cirurgião dentista. Assinale a alternativa correta em relação ao traumatismo dentário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.