Questões de Concursos IBGP

Resolva questões de IBGP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q51748 | Informática, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, IBGP, 2017

Você está trabalhando em um texto, utilizando o MS Word 10, versão português. Ao utilizar a tecla de atalho “CTRL + B” essa funcionalidade irá: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q674440 | Raciocínio Lógico, Proposições Simples e Compostas, Técnico em Edificações, Prefeitura de Itabira MG, IBGP, 2020

Rogério acabou de se formar no ensino médio e encontrou-se diante do seguinte dilema, mediante o lançamento do edital do concurso público de Itabira/MG, sua terra natal: “Estudo para vestibular ou para concurso público. Faço uma viagem ou não estudo para o concurso público. Faço intercâmbio ou não estudo para o vestibular”. Ora não faço intercâmbio.

Com base nas afirmações apresentadas, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q668436 | Engenharia Civil, Auditor de Controle Interno Engenheiro Civil, Prefeitura de Itabira MG, IBGP, 2020

Texto associado.

Ao se iniciar a execução do revestimento cerâmico, devem ser verificadas algumas condições da base que receberá esse revestimento, para se evitar futuras patologias nesses revestimentos. Nesse contexto, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A estrutura e a alvenaria devem estar totalmente executadas, a fim de minimizar as tensões de deformações imediatas, recalques admissíveis nas fundações, retrações de argamassa de assentamento das alvenarias entre outras. ( ) O assentamento das placas cerâmicas só deve ocorrer após um período mínimo de 7 dias de cura do emboço e/ou da argamassa de regularização. ( ) A argamassa de regularização poderá conter cimento e gesso, evitando uma reação expansiva quando em contato com a água. ( ) A argamassa de regularização deve atender às especificações da NBR 7200, e no que se refere à espessura, às especificações da NBR 13749, não devendo ultrapassar 3,0cm; caso isso ocorra devido ao desaprumo da edificação, deve-se realizar mais de uma camada, com aplicação de tela entre elas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q51762 | Português, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, IBGP, 2017

Texto associado.
TEXTO I
SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL: DIAS ATUAIS


Superlotação, ausência de médicos e enfermeiros, falta de estrutura física, pacientes dispersos por corredores de hospitais e pronto socorro, demora no atendimento, falta de medicamentos e outros problemas mais, essa é a triste realidade da saúde pública do Brasil nos dias atuais.

O descontentamento de quem utiliza as redes de saúde pública no Brasil tem se tornado cada vez mais nítido no rosto de cada brasileiro. Basta irmos a qualquer unidade básica de saúde, que logo perceberemos as dificuldades que as pessoas enfrentam durante uma consulta: são horas na fila de espera, algumas não resistem e acabam passando mal, outras de tanto esperar, preferem ir embora para suas casas sem receber o devido atendimento.

Nos dias atuais, o Brasil é considerado, pelo ranking mundial, como a sexta maior economia do mundo. Mas como pode uma das maiores economias ter seu sistema de saúde pública defasado?

Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde.

Infelizmente tanto a imprensa quanto os Ministérios Públicos Federal e Estadual têm divulgado diversos casos de irregularidades e corrupção que envolvem parlamentares em esquemas milionários de investimentos que deveriam servir para salvar vidas, mas, infelizmente, acabam indo ralo abaixo ou até mesmo para enriquecer políticos “canalhas” que não estão nem um pouco preocupados com a saúde do povo.

Na tentativa de amenizar os problemas de saúde pública no Brasil, a presidenta Dilma Roussef, lançou no dia 8 de julho deste ano, o programa “Mais Médicos”, que tem como objetivo “importar” cerca de 15 mil médicos estrangeiros para reforçar e melhorar o atendimento nas regiões mais carentes de profissionais de saúde.

Mas vale ressaltar que essa decisão não é fruto apenas do Governo Federal e sim do povo que, nas últimas manifestações, foi às ruas com suas faixas e cartazes reivindicar seus diretos à saúde, a um atendimento de qualidade e a melhorias nas redes públicas de saúde do país.

Nos dias atuais, a saúde pública no Brasil está em coma profundo, respirando por aparelhos, entre a vida e a morte, será que as novas medidas poderão salvá-la? Será que esse caso é reversível?

Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/52515/saude-publica-no-brasil-dias-atuais Acesso em: 18/09/2016 - Texto Adaptado
De acordo com o autor do texto I, é CORRETO afirmar que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q669758 | Auditoria, Auditor de Controle Interno Engenheiro Civil, Prefeitura de Itabira MG, IBGP, 2020

Texto associado.

A auditoria interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de não conformidades, intencionais ou não, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. O ato intencional de omissão e/ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários, é CORRETAMENTE denominado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q671085 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Auditor de Controle Interno Engenheiro Civil, Prefeitura de Itabira MG, IBGP, 2020

Texto associado.

A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos na Constituição de 1988. Há, portanto, cargos que são privativos de brasileiro nato, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q668970 | Legislação Municipal, Auditor de Controle Interno Engenheiro Civil, Prefeitura de Itabira MG, IBGP, 2020

Texto associado.

Segundo a Lei Orgânica do Município de Itabira-MG, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q738072 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Conceito de Criança e Adolescente e Prioridades, IBGP, 2021

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), a idade que se deve considerar um indivíduo como criança e adolescente respectivamente DEVE ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q51726 | Português, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, 2017

O Novo Acordo Ortográfico assinado pelos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) entrou em vigor no Brasil em janeiro de 2016. Assinale a alternativa em que o conjunto de palavras NÃO está grafado de acordo com as regras do Novo Acordo Ortográfico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q834327 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, IBGP, 2021

Um dos desafios do professor de educação física na sua intervenção pedagógica é organizar o ensino de forma que os estudantes expandam suas experiências por meio de um rico patrimônio cultural (Vago, 2009).
De acordo com Vago (2009), é CORRETO afirmar que o desafio do professor é organizar o ensino para que seus estudantes realizem o direito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q676154 | Geografia, Auditor Fiscal de Obras, Prefeitura de Itabira MG, IBGP, 2020

É CORRETO afirmar que o Estado de Minas Gerais no mandato anterior ao atual foi governado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q833928 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Infantil, IBGP, 2021

Para que se concretize a educação escolar, NÃO são exigência de um padrão mínimo de insumos, que tem como base um investimento com valor calculado a partir das despesas essenciais ao desenvolvimento dos processos e procedimentos formativos, que levem, gradualmente, a uma educação integral, dotada de qualidade social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q51744 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, IBGP, 2017

Considerando o atendimento a uma vítima de trauma com hemorragia externa, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A elevação de uma extremidade como etapa intermediária no controle de um sangramento que não cessou com compressão local com compressas estéreis não é mais recomendado,

PORQUE

II. Caso a extremidade esteja fraturada, esta manobra poderia potencialmente transformar uma fratura fechada em uma aberta ou aumentar a hemorragia interna.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q832835 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, IBGP, 2021

Para Betti (1991), são três os métodos prevalecentes ao longo da história da Educação Física no Brasil: o francês, o desportivo generalizado e o esportivo.
Em relação a esses métodos, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q833626 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, IBGP, 2021

É INCORRETO afirmar que a Educação Física, dentro do que se propõem nos Parâmetros Curriculares Nacionais, é a área do conhecimento que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q833140 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, IBGP, 2021

A racionalização, a secularização e o controle detalhado da gestualidade do corpo são características do esporte moderno (Melo et al., 2010).
A partir dessa análise, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q676778 | Arquitetura, Técnico em Edificações, Prefeitura de Itabira MG, IBGP, 2020

De acordo com a ABNT NBR 16636-1, a “etapa destinada ao dimensionamento preliminar dos conceitos dos projetos a serem elaborados pelas especialidades envolvidas e decorrentes dos projetos arquitetônicos que definiram os espaços” é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q375349 | Português, Interpretação de Textos, IBGP, 2020

      Educação financeira chega ao ensino infantil e fundamental em 2020

           Oferta está prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)


      Antonia, auxiliar de escritório, todos os dias compra uma balinha ou um chocolate, no ponto de ônibus, na volta do trabalho, que custa R$ 0,50. "Eu não dava importância para aquele gasto. Imagina, R$ 0,50 não é nada! Mas eu nunca consegui economizar um centavo”. Fazendo as contas, esses centavos viram R$ 11 em um mês e R$ 132 em um ano.

      São situações como essa, retirada de livro didático disponível online, que ensinam estudantes de escolas em várias partes do país a terem consciência dos próprios gastos e a ajudar a família a lidar com as finanças. A chamada educação financeira, cuja oferta hoje depende da estrutura de cada rede de ensino passa a ser direito de todos os brasileiros, previsto na chamada Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

      “É uma grande oportunidade, uma grande conquista para a comunidade escolar do país”, diz a superintendente da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), Claudia Forte. “A educação financeira busca a modificação do comportamento das pessoas, desde pequeninas, quando ensina a escovar os dentes e fechar a torneira para poupar água e economizar. Isso é preceito de educação financeira”.

      A BNCC é um documento que prevê o mínimo que deve ser ensinado nas escolas, desde a educação infantil até o ensino médio. Educação financeira deve, pela BNCC, ser abordada de forma transversal pelas escolas, ou seja, nas várias aulas e projetos. Parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologado pelo Ministério da Educação (MEC), prevê que as redes de ensino adequem os currículos da educação infantil e fundamental, incluindo esta e outras competências no ensino, até 2020.

      A educação financeira nas escolas traz resultados, de acordo com a AEF-Brasil. Pesquisa feita em parceria com Serasa Consumidor e Serasa Experian, este ano, mostra que um a cada três estudantes afirmou ter aprendido a importância de poupar dinheiro depois de participar de projetos de educação financeira. Outros 24% passaram a conversar com os pais sobre educação financeira e 21% aprenderam mais sobre como usar melhor o dinheiro.

Desafios

      Levar a educação financeira para todas as escolas envolve, no entanto, uma série de desafios, que vão desde a formação de professores, a oferta de material didático adequado e mesmo a garantia de tempo para que os professores se dediquem ao preparo das aulas.

      De acordo com o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Garcia, os municípios, que são os responsáveis pela maior parte das matrículas públicas no ensino infantil e fundamental, focarão, em 2020, na formação dos docentes, para que eles possam levar para as salas de aula não apenas educação financeira, mas outras competências previstas na BNCC.

      “Tivemos um grande foco na construção dos currículos e, agora, neste ano, [em 2020], entramos no processo de formação. Educação financeira, inclusão, educação socioemocional, todos esses elementos vão chegar de fato na sala de aula a partir da discussão que fizermos agora”, diz. Segundo ele, a implementação será concomitante à formação, já em 2020.

      De acordo com Garcia, não há um levantamento de quantos municípios já contam com esse ensino. “Não existe uma orientação geral com relação a isso. São iniciativas locais. Não tenho como quantificar, mas não é algo absolutamente novo”, diz.

Ensinar a escolher

      A educação financeira é pauta no Brasil antes mesmo da BNCC. Em 2010 foi instituída, por exemplo, a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), com o objetivo de promover ações de educação financeira no Brasil. Na página Vida e Dinheiro, da entidade, estão disponíveis livros didáticos que podem ser baixados gratuitamente e outros materiais informativos para jovens e para adultos.

      As ações da Enef são coordenadas pela AEF-Brasil. Claudia explica que a AEF-Brasil foi convocada pelo Ministério da Educação (MEC) para disponibilizar materiais e cursos para preparar os professores e, com isso, viabilizar a implementação da educação financeira nas escolas.

      As avaliações mostram que o Brasil ainda precisa avançar. No Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015, o Brasil ficou em último lugar em um ranking de 15 países em competência financeira. O Pisa oferece avaliação em competência financeira de forma optativa aos países integrantes do programa. O resultado da última avaliação dessa competência, aplicada em 2018, ainda não foi divulgado.

      Os resultados disponíveis mostram que a maioria dos estudantes brasileiros obteve desempenho abaixo do adequado e não conseguem, por exemplo, tomar decisões em contextos que são relevantes para eles, reconhecer o valor de uma simples despesa ou interpretar documentos financeiros cotidianos.

Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-12/educacao-financeira-chega-ao-ensino-infantil-e-fundamental-em2020>. Acesso em: 13 fev. 2020. Fragmento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q834946 | Educação Física, Atividade Física, Professor de Educação Física, IBGP, 2021

Ao pensar na formação profissional que contribua com o debate sobre o lazer, Silva et al. (2011) destacam quatro pontos fundamentais para orientar as ações, tendo em vista o entendimento do animador cultural em uma perspectiva educacional ampla, de transformação da realidade social.
Em relação a esses 4 pontos fundamentais, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q833473 | Português, Morfologia, Professor de Ensino Fundamental, IBGP, 2021

Leia o Texto para responder à questão.

Febre amarela pode virar uma endemia em São Paulo: o que fazer

A circulação do vírus no estado deve virar uma constante, o que exige cuidados a mais com vacinação e controle dos mosquitos nos próximos dias e anos

    É possível que a febre amarela vire uma endemia no estado de São Paulo (SP). Ou seja, o ciclo de transmissão deve se manter ao menos pelos próximos anos. Segundo o coordenador de controle de doenças da Secretaria de Estado da Saúde, Marcos Boulos, o fato de macacos terem sido flagrados com o vírus no inverno sugere que essa doença veio para ficar, exigindo cuidados adicionais com a vacina.

    Atenção: isso não quer dizer que todo ponto do estado possui um alto risco de infecções, nem que a febre amarela se urbanizou. Por enquanto, ela segue eminentemente restrita a zonas próximas a mata, onde os mosquitos Sabethes e Haemagogus a transmitem para os macacos e os seres humanos das redondezas.

    A diferença é que, ao contrário de anos atrás, o vírus não é mais um visitante. Ele chegou às regiões de mata e, possivelmente, vai virar uma ameaça crônica a quem visita essas regiões ou cidades relativamente próximas a elas. Não há, por ora, risco iminente de a febre amarela ser transmitida pelo Aedes aegypti.

    De qualquer forma, essa possibilidade de endemia em São Paulo reforça a necessidade de pensar na vacinação. No momento, os governos federal, estadual e municipal já estão conduzindo campanhas para bloquear o surto.

    A ideia é, com o auxílio de doses fracionadas, impedir que a febre amarela se alastre para regiões urbanas. Mas a Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo já disse que almeja imunizar praticamente toda a população sem contraindicação contra essa doença.

    Da sua parte, é vital checar se a região em que você mora ou trabalha oferece um risco de contágio para febre amarela. Vai viajar? Então pesquise se o destino teve surtos ou se é uma zona com indicação para a vacina.

Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/febre-amarela-endemia-em-sao-paulo-o-que-fazer/. Acesso em: 08 de abril de 2021. Adaptado

É possível(1) que a febre(2) amarela vire uma endemia no estado(3) de São Paulo (SP). Ou seja, o ciclo de transmissão(4) deve se manter ao menos pelos próximos anos.
Assinale a associação INCORRETA entre a palavra e a classe gramatical.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.