Início

Questões de Concursos IBMEC

Resolva questões de IBMEC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q943767 | Contabilidade Geral, Ciencias Contabeis, ENADE, IBMEC, 2022

O Pronunciamento Contábil CPC 09 estabelece que para os investidores e outros usuários, essa demonstração proporciona o conhecimento de informações de natureza econômica e social e oferece a possibilidade de melhor avaliação das atividades da entidade dentro da sociedade na qual está inserida. A decisão de recebimento por uma comunidade (Município, Estado e a própria Federação) de investimento pode ter nessa demonstração um instrumento de extrema utilidade e com informações que, por exemplo, a demonstração de resultados por si só não é capaz de oferecer. Disponível em: http://www.cpc.org.br/CPC/Documentos-Emitidos/Pronunciamentos/Pronunciamento?Id=40 Acesso em 31/03/2022 (adaptado) A partir desses conceitos estabelecidos pelo CPC 09, avalie as afirmações a seguir, a respeito Demonstração do Valor Adicionado (DVA). I. Evidencia a criação de valor pela empresa e sua distribuição igualitária entre os agentes econômicos que contribuíram nesse processo. II. Deve evidenciar o valor da riqueza gerada pela companhia, a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, bem como a parcela da riqueza não distribuída. III. Sua elaboração está fundamentada nos princípios contábeis, proporcionando aos usuários das demonstrações contábeis informações relativas à parcela de contribuição que a entidade tem na formação do produto interno bruto. IV. A DVA mostra a riqueza criada pela empresa, seu Produto Interno Bruto (PIB), em determinado período, e como essa riqueza é distribuída ou transferida. É correto afirmar que a soma dos valores adicionados por todas as empresas, apurados em suas respectivas DVAs, iguala‐se ao valor do PIB do país. Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q943785 | Conhecimentos Bancários, Sistema Financeiro Nacional, Ciencias Economicas, ENADE, IBMEC, 2022

O objetivo do sistema financeiro é intermediar a alocação de recursos entre agentes deficitários e superavitários. Contudo, durante esse processo, há a possibilidade de ocorrer assimetria de informação entre a instituição financeira e o agente tomador de recursos, o que aumenta o risco do crédito.
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A seleção adversa e o risco moral são dois importantes problemas microeconômicos derivados de assimetria de informação observada no mercado de créditos.
PORQUE
II. O risco moral faz com que a taxa de juros cobrada ao agente adimplente seja maior e a seleção adversa faz com que bons pagadores aumentem suas demandas por crédito.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q943790 | Economia, Setor Financeiro, Ciencias Economicas, ENADE, IBMEC, 2022

O Banco Central do Brasil estabelece uma meta de inflação com um valor central, por exemplo, de 4% a.a. em torno da qual se define uma faixa tolerável de ± 2% a.a. Se tal intervalo ocorrer de fato e as probabilidades puderem ser aproximadas pela distribuição uniforme entre + 2% e + 6%,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q943671 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

São campos de atuação do jornalista especializado:
I. Editorias ou Seções de veículos de informação geral, como as de Esporte, Política, Economia, Cultura, Saúde, Comportamento etc.
II. Os veículos populares de informação geral, pois oferecem a um público específico um conjunto de assuntos de interesse distinto aos de outros públicos, além de usar uma linguagem própria.
III. Veículos segmentados que podem cobrir desde grandes áreas como Cultura ou Música como subáreas (Literatura, Rock, Samba, Instrumentos Musicais, por exemplo).
A partir das assertivas acima, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q943781 | Economia, Modelo de Crescimento de Solow, Ciencias Economicas, ENADE, IBMEC, 2022

Entre os objetivos macroeconômicos, inclui-se o crescimento econômico. A forma de se obter este resultado varia de país para país, bem como de acordo com o próprio estágio de desenvolvimento econômico que determinado país alcançou. Entre os modelos de crescimento, destaca-se o modelo de Solow, que toma como base a seguinte função de produção:
Y = f (K, L)
em que Y = produto; K = estoque de capital; L = quantidade de trabalho.

Sobre os resultados do modelo de Solow, avalie as afirmações a seguir.
I. Quanto maior a taxa de poupança, maior será a taxa de crescimento do produto por trabalhador no estado estacionário.
II. Quanto maior a relação capital-trabalho, menor será a taxa de crescimento econômico do produto por trabalhador.
III. Quanto maior o crescimento populacional, maior será a taxa de crescimento do produto por trabalhador no estado estacionário.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q943820 | Direito Constitucional, Direito, ENADE, IBMEC, 2022

Os tribunais da Relação foram os primeiros tribunais de justiça instaurados pela Coroa Portuguesa no Brasil. Eram instituições jurídicas formadas por desembargadores que julgavam as ações em segunda ou última instância, mesclando competências originárias e recursais, com jurisdição sobre várias comarcas. É importante ressaltar que os tribunais nunca se tornaram propriedade de nenhum grupo, mesmo em face das pressões externas e dos diferentes níveis de interação social. Os tribunais da Relação mantiveram uma larga autonomia institucional em um ambiente no qual coexistiam associações, apadrinhamento, suborno e diferenciados graus de parentesco. Ao menos em teoria, ninguém estava fora da esfera de poder dessas instituições. A monarquia sempre considerou os tribunais grandes guardiões dos interesses reais. Se, por um lado, a criação dos tribunais da Relação da América portuguesa não foi sinônimo de mais acesso à justiça, uma vez que em muitas regiões o que valia mesmo era o chicote do senhor de engenho ou a bota do criador de gado. Por outro lado essas instituições contribuíam para o controle e a manutenção dos domínios ultramarinos.
MELLO, Isabele de Matos P. de. Instâncias de poder e justiça: os primeiros tribunais da Relação (Bahia, Rio de Janeiro e Maranhão). Tempo. Revista do Departamento de História da UFF, v. 24, p. 89-115, 2018.
A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O estabelecimento dessas instituições de justiça foi sendo moldado pela monarquia de acordo com as circunstâncias e seus interesses comerciais e geopolíticos, visando o controle e a manutenção dos seus domínios.
II. Com o estabelecimento desses tribunais a Coroa pode agir em resposta às demandas específicas dos grupos sociais mais pobres e injustiçados da Colônia.
III. Com o tempo, os tribunais se tornaram órgãos subordinados aos donatários das capitanias hereditárias e voltados para combater as injustiças cometidas por fazendeiros contra os seus escravos e contra os posseiros de pouco poder e recursos econômicos.
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q943816 | Direito Constitucional, Direito, ENADE, IBMEC, 2022

A.S.C propôs reclamação trabalhista, com base no artigo 7º da Constituição Federal, em face das reclamadas, Alfa S.A e Banco Beta S.A. Alegou que fora contratado pela atividade empresária Alfa S.A. para laborar na limpeza em benefício do Banco Beta S.A, tendo sido dispensado, sem justa causa, após três anos de prestação contínua de serviços. Alegou, ainda, que, passados onze meses da data da rescisão, não receberá qualquer verba rescisória, sequer o adicional noturno e plantões extras. Na audiência de instrução e julgamento, a atividade empresária Banco Beta S.A. alegou ilegitimidade passiva por jamais ter havido qualquer relação empregatícia entre ela e o reclamante. Alfa S.A., regularmente citada, não foi representada na audiência, não tendo comparecido pessoa responsável pela atividade empresária.
Com base na situação descrita, avalie as afirmações a seguir.
I. Não há relação de trabalho entre o Reclamante e o Banco Beta S.A. e, por conseguinte este não deve responder pela rescisão contratual.
II. Deve ser declarada à revelia da atividade Alfa S.A., razão pela qual não poderá mais constar nos autos como Reclamada.
III. As atividades empresárias Alfa S.A. e Banco Beta S.A. respondem subsidiariamente por todas as verbas trabalhistas devidas ao Reclamante.
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q943728 | Gestão de Pessoas, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

A gestão de pessoas vem passando por amplo processo de transformação, na medida em que os sistemas tradicionalmente utilizados como referencial - centrados em cargos - vêm demonstrando fragilidades diante do ambiente turbulento e mutável pelo qual vêm passando as organizações, especialmente aquelas insertas em setores de vanguarda.
Diante desse cenário, a adoção da ideia de competências no âmbito da gestão estratégica de pessoas, não obstante haver na literatura uma diversidade de interpretações e conceitos, tem o condão de esclarecer aspectos nebulosos sobre a gestão de pessoas, tais como: carreira profissional x achatamento da estrutura organizacional; desempenho x desenvolvimento x potencial; equidade salarial; dimensionamento de quadro etc.
Para que a organização adote o modelo de gestão de pessoas com base em Competências, é necessário que a esta identifique suas Competências individuais, que aliadas a outros recursos formam as Competências organizacionais, definidas a partir das Competências Essenciais, de acordo com seus Objetivos e Estratégias. Este processo é denominado na literatura como Mapeamento das Competências.
Considerando essas informações, é correto afirmar que na etapa de mapeamento de competências, as atividades realizadas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q943736 | Administração Geral, Estrutura Organizacional na Administração Geral, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

Considere que a empresa Administra S/A pretende determinar sua estrutura organizacional. Nesse sentido, o Administrador decidiu por adotar uma estrutura cujo foco se encontra na missão a ser cumprida, sendo o modelo mais adotado para a solução de problemas, bem como cumprir missões específicas para o contexto enfrentado, de modo que, cumpridas as missões e solucionados os problemas, a organização é dissolvida ou migra para outras missões ou problemas. Diante desse cenário, o modelo a ser adotado é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q943761 | Arquitetura de Software, Ciencias Contabeis, ENADE, IBMEC, 2022

Os dirigentes de uma empresa que industrializa máquinas para o setor calçadista pretendem aumentar a oferta de novos equipamentos. Atualmente todos os controles operacionais da empresa são executados de forma manual, havendo muito pouca interação entre os setores. Os diretores acreditam que investimentos em recursos tecnológicos poderiam proporcionar bons resultados para a empresa, principalmente com o aumento das atribuições de cada departamento, que ocorrerá a partir da oferta de novos produtos. Considerando essa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A implantação de um programa ERP (enterprise resource planning) nessa empresa contribuirá para a agilidade e a eficácia no planejamento, no controle e na tomada de decisão.

PORQUE
II. O programa ERP, dispondo da tecnologia necessária ao armazenamento e ao fluxo das informações de negócios, permitirá a integração entre os departamentos da empresa.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q943827 | Direito Processual Civil, Direito, ENADE, IBMEC, 2022

A arbitragem é um meio alternativo de solução de controvérsias através da intervenção de uma ou mais pessoas que recebem seus poderes de uma convenção privada, decidindo com base nela, sem intervenção estatal, sendo a decisão destinada a assumir a eficácia de sentença judicial. É colocada à disposição de quem quer que seja, para solução de conflitos relativos a direitos patrimoniais acerca dos quais os litigantes possam dispor. CARMONA, Carlos Alberto. Arbitragem e processo: um comentário à Lei 9.307/96. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004. O Código de Processo Civil (Lei Federal nº 13.105/2015) expressamente permite, em seu art. 3º, a utilização da arbitragem como forma de solução de controvérsia. Sobre a arbitragem, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A sentença estrangeira arbitral não pode funcionar como título executivo. PORQUE II. O princípio da territorialidade aplicável à arbitragem exclui a possibilidade de execução de sentenças arbitrais estrangeiras em solo brasileiro. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.