Início

Questões de Concursos IDECAN

Resolva questões de IDECAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1041Q711557 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Técnico em Comunicação Social, AGU, IDECAN, 2019

Texto associado.

Pintor, escultor e serigrafista brasileiro radicado nos Estados Unidos, seu trabalho combina elementos de cubismo, pop art e grafite. A descrição se refere a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1042Q556942 | Informática, Virus, Técnico em Comunicação Social, AGU, IDECAN, 2018

No contexto da segurança da informação, analise os itens a seguir:

I. Malware que tem como finalidade armazenar tudo o que é digitado pelo usuário, objetivando capturar informações sigilosas como senhas de acesso ou números de cartões de crédito.

II. Malware normalmente recebido como um “presente”, que, além de executar as funções para as quais foi projetado, também executa funções danosas sem conhecimento do usuário.

III. É um tipo de fraude em que uma pessoa tenta persuadir a vítima para que forneça informações sigilosas, como senhas de banco etc.

As definições acima se referem, respectivamente, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1043Q338593 | Matemática, Polinômios, Professor de Matemática, SEARH RN, IDECAN

O quarto termo do binômio (x + 2)4 segundo as potências decrescentes de x, com x ? R, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1044Q546554 | Física, Mecânica, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar DF, IDECAN

Rodrigo tem dois relógios de ponteiros, sendo um novo e o outro velho. Rodrigo verificou que o relógio novo está adiantando 10s a cada minuto e o relógio velho está atrasando 20s a cada minuto. A razão entre a velocidade angular do ponteiro dos minutos do relógio novo e do ponteiro dos minutos do relógio velho é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1045Q458973 | Direito Penal, Policial Penal Agente Penitenciário, SEJUC RN, IDECAN

A teoria que aponta e evidencia a parcela de responsabilidade que deve ser atribuída à sociedade quando da prática de determinadas infrações penais pelos seus cidadãos é chamada de teoria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1046Q711179 | Direito Administrativo, Regime Jurídico e Estatuto de Servidores Públicos, Técnico em Comunicação Social, AGU, IDECAN, 2019

Texto associado.

De acordo com a Lei 8.112/90, poderão ser instituídos, no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, os seguintes incentivos funcionais:

I. prêmios pela apresentação de ideias, inventos ou trabalhos que favoreçam o aumento de produtividade e a redução dos custos operacionais;

II. concessão de medalhas, diplomas de honra ao mérito, condecoração e elogio;

III. gratificação pecuniária pela prestação de serviço eleitoral relevante,

Analisando os itens acima, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1047Q709399 | Informática, Técnico em Comunicação Social, AGU, IDECAN, 2019

Texto associado.

No contexto da segurança da informação, analise os itens a seguir:

I. Malware que tem como finalidade armazenar tudo o que é digitado pelo usuário, objetivando capturar informações sigilosas como senhas de acesso ou números de cartões de crédito.

II. Malware normalmente recebido como um “presente”, que, além de executar as funções para as quais foi projetado, também executa funções danosas sem conhecimento do usuário.

III. É um tipo de fraude em que uma pessoa tenta persuadir a vítima para que forneça informações sigilosas, como senhas de banco etc.


As definições acima se referem, respectivamente, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1049Q668939 | Direito Administrativo, Regime Jurídico e Estatuto dos Servidores Públicos Federais, Assistente Administrativo, IF RR, IDECAN, 2020

Texto associado.

Com base nas disposições da Lei nº 8.112/90 sobre a redistribuição, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1050Q447816 | Direito Constitucional, Competência dos Municípios, Procurador Previdenciário I, Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica ES, IDECAN, 2018

Compete aos Municípios, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1051Q448330 | Direito Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais, Procurador Previdenciário I, Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica ES, IDECAN, 2018

A noção de “mínimo existencial” compreende um complexo de prerrogativas cuja concretização se revela capaz de garantir condições adequadas de existência digna, assegurando, à pessoa humana, acesso efetivo ao direito geral de liberdade e, também, a prestações positivas do Estado, tais como o direito à educação, à saúde, à moradia, à alimentação, à segurança, dentre outros. Nesse cenário, analise os itens abaixo:

I. Mesmo nas demandas de saúde com risco de morte, a cláusula da reserva do possível deve ser aplicada pelo Poder Judiciário, já que os recursos orçamentários são limitados.

II. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal reconhece a possibilidade de o Poder Judiciário, diante de situações graves, que demandem o reconhecimento do mínimo existencial, ordenar, em favor do paciente, o fornecimento gratuito de medicamento pelo Sistema Único de Saúde.

III. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não estão obrigados a executar as políticas públicas decorrentes de normas constitucionais de eficácia plena, limitada ou de conteúdo programático.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1052Q815717 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Agente Administrativo, Prefeitura de Vilhena Rondônia RO, IDECAN

De acordo com o art. 12 da Lei nº 4.320/64, a despesa orçamentária será classificada segundo as categorias econômicas, desdobradas em despesas correntes e despesas de capital. Sucessivamente, as despesas correntes com finalidade de manutenção de serviços anteriormente criados, subdividem-se em despesas de custeio e transferências correntes. Identifique, dentre as alternativas, o grupo de despesa orçamentária que NÃO pertence à categoria econômica das despesas correntes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1053Q551604 | Informática, Windows, Agente Administrativo, Conselho Regional de Farmácia SP, IDECAN, 2018

No Sistema Operacional Windows 10, é possível acessar um aplicativo a partir da janela do programa Executar, digitando no campo “Abrir” o nome do arquivo executável do aplicativo que se quer utilizar. A desvantagem desse procedimento é que nem sempre o nome do arquivo executável do aplicativo é igual ao próprio nome no aplicativo. Por exemplo, no Pacote Office 2013, existe o aplicativo conhecido como “PowerPoint”, porém, o nome de seu arquivo executável é “powerpnt”. Qual das alternativas a seguir corresponde corretamente um aplicativo ao respectivo nome de seu arquivo executável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1054Q45052 | Português, Técnico em Radioterapia, INCA, IDECAN

Texto associado.
Drogas proibidas? Não as químicas.

Na academia, rapazes bombados se injetam produtos para cavalos. Todos sabem, mas fingem não saber.

    O debate sobre drogas é defasado. Não sou consumidor. Mas, aqui do meu cantinho, vejo que o uso é completamente liberado, mesmo que neguem. Basta pagar. De vez em quando pegam alguém para fazer barulho. Só. Mas tudo continua como sempre. Com uma agravante. A ingestão de drogas químicas com seus efeitos imprevisíveis na saúde é bem maior. Estão na moda. Algumas são fáceis de comprar, pois nem consideradas drogas são. Um amigo foi, há uns três anos, a uma festa no Rio de Janeiro. É casado, pai de filhos – caretíssimo, como se diz. Foi por curiosidade, sempre ouvira falar de festas loucas. Um bando de amigos se juntou.

    – Quero ver como ele fica doidão.
    – Bora nessa.

    Serviram um refrigerante batizado. Até hoje ele não sabe com o quê. De repente, tudo ficou escuro. Abriu os olhos e viu um fio de luz apenas. Os sons vibraram em sua cabeça. As imagens da festa se transformavam a sua frente. Via as pessoas como num filme e os risos mais altos. Arrastou-se até a porta. Entrou no carro, com a convicção de que precisava sair de lá. Até hoje não sabe como chegou em casa.

    Eu, quando vou a festas ou baladas, só tomo refrigerante aberto na minha frente. Amigos podem achar divertido me ver “louco”. Tenho pressão alta, o que piora o risco de usar substâncias químicas. O MDMA, por exemplo, chamado só de MD, é indetectável se misturado numa bebida. Tem o princípio ativo do ecstasy, sem as anfetaminas. Altera a percepção. Há também o ecstasy. Deixa quem usa se achando cheio de energia, dançando a noite toda. Na gíria, chamado de bala. Se você ouviu seu filho adolescente dizer que experimentou uma bala da hora, suspeito que não foi de hortelã. Nas grandes casas noturnas, e nas festas itinerantes que se tornaram moda no eixo Rio-São Paulo, a bala é vendida abertamente. Se até eu sei, a polícia não sabe? No Brasil tudo se faz, embora tudo seja proibido. Outra na moda é a Ketamina (Cetamina). Um anestésico poderoso. Leva a transes, alucinações. Misturado com bebida, não se sabe, tudo pode acontecer. Para comprar tem de ter receita, difícil de conseguir. Mas tem amplo uso veterinário. É ótimo anestésico de cavalos. Você tomaria? Tem quem tome e arrase na noite.

    Numa linha próxima, há o G (pronuncia-se em inglês: algo como “dji”). Novamente: se seu filho estiver falando “dji” ao celular, não pense que ele está melhorando o inglês. Na real, é cola industrial. Inalada. Faz quem usa se sentir uma máquina na pista de dança. O G passa despercebido, tem um leve sabor salgado. Vem se tornando cada vez mais usado. Simples: aumenta o desejo sexual. A pessoa passa horas no sexo.

    Imagino o que é botar cola industrial no corpo. Ou anestésico de cavalo. O fígado deve gritar. Mas, de fato, muita gente é fã de produtos veterinários. Esses rapazes bombados, de corpo perfeito, frequentemente se injetam produtos para cavalos. Todo mundo finge que não sabe. Mas, no mundo das academias, quem não sabe? Um amigo, depois de tornear o corpo, perdeu o desejo sexual. Depois de um longo período sem esses produtos, está se recuperando.

    – Nunca mais quero saber disso – afirmou.

    Vamos ver. A escolha é entre a barriguinha de tanque e o sexo. Aposto que prefere a barriguinha.
    Nos supermercados há outras alternativas, como benzina. Ou acetona nas farmácias.
    Por isso penso: o debate sobre a legalização das drogas está completamente ultrapassado. Elas estão aí, à mão. Quem vai proibir alguém de cuidar do cavalo? Ou procurar cola industrial? Se alguém não conseguir, outro na mesma turma consegue. Muita gente já morreu nas pistas de dança. As drogas químicas são a nova onda, e sempre surge uma nova. Pior: um golpista ou predador sexual habilidoso pode sedar a vítima sem que ela nem perceba. Portanto, se em uma festa você sentir que as luzes estão mais coloridas e o som mais vibrante, alô, alô! Alguém pode ter te dado um ácido. Ah, sim, o ácido lisérgico continua em moda. Desde a década de 1960, só conquista clientela. Muitas drogas chegam e ficam. A discussão sobre a maconha, para mim, é obsoleta. Quem quiser pirar, pira. Embora o corpo derreta.

(WALCYR CARRASCO. Disponível em: http://epoca.globo.com/sociedade/walcyr-carrasco/noticia/2016/12/drogas-proibidas-nao-quimicas.html.)
A discussão sobre a maconha, para mim, é obsoleta.” (11º§) A palavra em destaque, de acordo com o contexto, pode ser substituída pelo seguinte par de sinônimos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1055Q705625 | Português, Interpretação de Textos, Bibliotecário Documentalista, IF PB, IDECAN, 2019

Texto associado.
Leia o excerto abaixo, retirado do capítulo segundo da obra Raízes do Brasil, escrita pelo sociólogo Sergio Buarque de Holanda, para responder a questão.
“A indolência é vício que partilhamos com naturais de algumas terras quentes, mas não com qualquer outro povo do norte da Europa”
Com base nos pressupostos linguísticos em significação das palavras, pode-se afirmar que o signo “indolência”significa, no texto apresentado,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1056Q385635 | Biologia, Práticas Laborais, Técnico de Laboratório, UFPB PB, IDECAN

Se colocarmos uma colher de açúcar em uma xícara contendo 100 ml de água e duas vezes essa quantidade de açúcar em um copo com a mesma quantidade em ml, podemos afirmar que o copo apresenta maior concentração de solução que a xícara. Camparando, então, a concentração das soluções presentes no copo e na xícara, pode-se afirmar que a solução
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1057Q25960 | Administração Geral, Assistente Administrativo, CNEN, IDECAN

O planejamento pode ser considerado um processo constituído por uma série de passos, a saber: 

1. Desenvolver premissas quanto às condições futuras. 
2. Definir os objetivos. 
3. Verificar qual a situação atual em relação aos objetivos. 
4. Escolher um curso de ação entre as várias alternativas. 
5. Analisar as alternativas de ação. 
6. Implementar o plano e avaliar os resultados. 

Segundo Chiavenato, assinale a sequência correta do processo de planejamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1058Q669040 | Direito Administrativo, Regime Jurídico e Estatuto de Servidores Públicos, Assistente Administrativo, IF RR, IDECAN, 2020

Texto associado.

Sobre o tempo de serviço na Lei nº 8.112/90, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1059Q25971 | Português, Analista de Tecnologia da Informação, CNEN, IDECAN

Texto associado.
Texto I
Visão comunicativa


      Até pouco tempo atrás, a qualificação de empresários, headhunters, executivos e CEOs e dos mais variados profissionais se fundava no domínio de outro idioma - o inglês em particular. Num mundo globalizado, saber outra língua é signo e condição competitiva.
      Décadas recentes demonstraram, no entanto, que já é digna de atenção a maneira como nossos recursos humanos buscam reciclar o próprio português. Aumenta a necessidade de usar o idioma de forma refinada, como ferramenta nos negócios, ou pelo menos de modo a não pôr a perder um negócio.
      O mercado brasileiro avança em seus próprios terrenos, não só os globalizados. Vivemos hoje num país em que mais de 800 milhões de mensagens eletrônicas diárias são trocadas, muitas das quais enviadas para tratar de questões empresariais. Há mais relatórios, encontros entre empresários, almoços de negócios, apresentações em reuniões de trabalho. Cresce o número de situações em que as pessoas ficam mais expostas por meio da escrita e da retórica oral, expondo a fragilidade de uma má formação em seu próprio idioma. Não por acaso, cresce também a procura  por aulas de língua portuguesa, destinadas a executivos, gerentes e os mais diversos tipos de profissionais.
     A velocidade da mensagem eletrônica não perdoa desatenção. Texto de correio eletrônico, de redes sociais com fins corporativos e de intranets deve ser simples, mas exige releitura e cuidado para acertar o tom da mensagem. Se por um lado a popularização da tecnologia nos ambientes de trabalho fez com que as pessoas passassem a ter contato diário com a língua escrita, por outro a enorme quantidade de mensagens trocadas nem sempre deixa claro onde está o valor da informação realmente importante. As mensagens eletrônicas do mundo empresarial dão ainda muita margem a mal-entendidos, com textos truncados, obscuros ou em desacordo com normas triviais da língua e da comunicação corporativa.
      Quem se comunica bem no mundo profissional não é quem repete modelinhos e regras, ideias e frases feitas aprendidas em cursos prêt-à-porter de comunicação empresarial. Saber interagir num ambiente minado como o das organizações ajuda a carreira, mas para ter real efeito significa dar voz ao outro, falar não para ouvir o que já sabia, mas descobrir o que não se percebia por pura falta de diálogo.

(Luiz Costa Pereira Junior. Língua Portuguesa. Ed. Segmento. Janeiro de 2014.)
“De acordo com a estrutura textual apresentada em "Visão comunicativa", é correto afirmar que se trata de um exemplo de texto _______________ em que ocorre a apresentação de uma ____________________."

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.