Início

Questões de Concursos IDECAN

Resolva questões de IDECAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1501Q170628 | Informática, Sistema Operacional e Software, Bibliotecário, AGU, IDECAN

“No Sistema Operacional Microsoft Windows 7 (configuração padrão – idioma português Brasil), ao pressionar as teclas Ctrl + A em uma pasta, todo o conteúdo é _________________. Para recortar arquivos em uma pasta, pode-se utilizar as teclas de atalho ________________ que poderão ser colados em outro diretório pressionando as teclas ________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1502Q702607 | Português, Pontuação, Técnico em Tecnologia da Informação, IF PB, IDECAN, 2019

No texto, a ausência de vírgula antes do elemento de coesão “que” constitui-se em um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1503Q115639 | Ética na Administração Pública, Analista de Sistemas, AGU, IDECAN

A Lei ne 8.429, de 2 de junho de 1992, dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos em decorrência de atos de improbidade, os quais foram divididos em três categorias, a saber:

1. Atos de Improbidade Administrativa que Importam Enriquecimento Ilícito.
2. Atos de Improbidade Administrativa que Causam Prejuízo ao Erário.
3. Atos de Improbidade Administrativa que Atentam Contra os Princípios da Administração Pública.

( ) Permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriqueça ilicitamente.
( ) Perceber vantagem econômica para intermediar a liberação ou aplicação de verba pública de qualquer natureza.
( ) Frustrar a licitude de processo licitatório ou dispensá-lo indevidamente.
( ) Frustrar a licitude de concurso público.

Assinale a sequência de códigos que corresponde corretamente às categorias em que se enquadram as condutas, na ordem em que são apresentadas e conforme a legislação mencionada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1504Q446436 | Direito Constitucional, Saúde, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior, INCA, IDECAN

O setor privado pode participar do SUS de uma forma complementar (segundo o Artigo 199 da Constituição Federal), por meio de contratos e convênios de prestação de serviço ao Estado, quando:

I. As unidades públicas de assistência à saúde não são suficientes para garantir o atendimento de toda a população.

II. Houver apenas convênios municipais.

III. Houver apenas convênios estaduais.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1505Q442599 | Direito Constitucional, Orçamentos, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

De acordo com art. 165, as leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

I. o plano plurianual;

II. as diretrizes orçamentárias; e,

III. os orçamentos anuais.

Segundo o disposto na Constituição Federal, é correto afirmar que a lei orçamentária anual compreenderá

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1507Q711416 | Direito Constitucional, Remédios Constitucionais 434 Mandado de Injunção, Assistente em Administração, IF MA, IDECAN, 2019

À luz da Constituição Federal, assinale a afirmativa correta a respeito dos direitos e garantias fundamentais. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1508Q707835 | Auditoria, Tribunal de Contas da União, Contador, IF PB, IDECAN, 2019

Sobre o Tribunal de Contas da União (TCU) marque a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1509Q803415 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A deglutição somática ou madura se caracteriza pela seguinte postura dos órgãos fonoarticulatórios: maxilares separados com a língua entre os rebordos gengivais; mandíbula estabilizada pelas contrações dos músculos do sétimo par craniano e língua interposta; deglutição iniciada e controlada, em grande parte pelo intercâmbio sensorial entre os lábios e língua.

( ) A deglutição pode ser dividida didaticamente em três fases, que são integradas e coordenadas: 1 – fase oral ou bucal, 2 – fase faringeana ou faríngica e 3 – fase esofágica.

( ) As características da deglutição visceral ou infantil são: permanência dos dentes juntos; estabilização da mandíbula; ponta da língua posicionada sobre o palato duro por cima e por trás dos incisivos superiores (papila palatina); contração mínima dos lábios.

( ) São consideradas funções estomatognáticas: mastigação, sucção, deglutição, fonação, articulação e respiração. Dentre elas, as que exercem funções neurovegetativas são: deglutição, mastigação, sucção e respiração.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1510Q671899 | Auditoria, Assistente Administrativo, IF RR, IDECAN, 2020

Texto associado.

O risco de auditoria é a possibilidade de o auditor emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre as demonstrações financeiras/contábeis. Em outras palavras, ele ocorre quando o auditor emite um parecer sem ressalvas quando o mais apropriado seria o adverso, e vice-versa. O risco de auditoria é produto de três tipos de riscos involuntários. Assinale a alternativa que apresente corretamente estes riscos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1511Q446126 | Direito Constitucional, Administração Pública, Arquivista, AGU, IDECAN, 2019

A respeito das disposições constitucionais aplicáveis à Administração Pública, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1512Q543410 | Probabilidade e Estatística, Estimação e Intervalo de Confiança, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

Deseja-se fazer uma pesquisa com residentes de uma cidade para determinar que proporção da população gostaria que o limite de velocidade de uma grande avenida fosse aumentado de 60 km/h para 70 km/h. Considerando uma amostragem aleatória simples, qual o número mínimo de residentes que devem ser entrevistados para que os pesquisadores estejam 99% confiantes de que o erro na estimação dessa proporção seja menor que 0,05?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1513Q533176 | Engenharia Civil, Analista em Ciência e Tecnologia Pleno, INCA, IDECAN

Folhas finas de metal têm sido utilizadas para telhados desde tempos ancestrais e permanecem sendo um material popular para telhados até hoje. Elas são instaladas com a utilização de engenhosos sistemas de juntas e fixações para garantir impermeabilidade. Emendas entre as folhas devem ter um espaçamento pequeno o suficiente para segurar adequadamente as folhas contra arrancamento pelo vento e absorver a expansão e a contração entre as folhas em função das variações de temperatura. Essas emendas também criam fortes padrões visuais que podem ser manipulados pelo projetista para enfatizar as qualidades da forma do telhado. Um telhado de folhas metálicas tem um custo reativamente alto, mas, quando adequadamente instalado, pode se esperar que dure por muitas décadas. Vários tipos de metais podem ser utilizados na produção de telhados de folhas metálicas. Quanto aos tipos de metais e suas características, para telhados de folhas metálicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Chumbo é um metal duro, dificilmente conformado, de grande durabilidade, que oxida com o tempo, formando uma cor branca sem brilho. É também um material tóxico, que requer precauções especiais com relação à saúde durante sua manipulação.

( ) Cobre é um metal relativamente macio, que oxida gerando uma bonita cor azul esverdeada em um ar limpo e um preto austero em uma atmosfera industrial; vários tratamentos químicos podem ser utilizados para obter e preservar a cor desejada.

( ) O zinco apresenta grande durabilidade e é produzido com uma liga de zinco com pequenas quantidades de cobre e titânio para melhorar a trabalhabilidade. Normalmente envelhece formando uma cor cinza escura e também pode ser tratado de várias formas para alterar ou preservar sua aparência.

( ) Folhas de cobre revestido com chumbo são, algumas vezes, utilizadas para combinar a maior resistência do cobre com a cor cinza esbranquiçada do chumbo e para evitar o manchamento dos materiais das paredes por óxidos de cobre, que podem ocorrer com o escorrimento de água da chuva de telhados de cobre não revestidos.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1514Q328151 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019

Analise os trechos de texto apresentados abaixo:

“Conjunto sistêmico de padrões mínimos necessários para o bom desempenho das responsabilidades que caracterizam determinado tipo de atividade profissional.” (LÜCK, 2009, p. 12). “Capacidade de executar uma ação específica ou dar conta de uma responsabilidade específica em um nível de execução suficiente para alcançar os efeitos pretendidos.” (LÜCK, 2009, p. 12).

Os dois trechos acima apresentam, respectivamente, os conceitos de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1515Q811763 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assistente Social, Prefeitura de Nova Era MG, IDECAN

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1516Q559139 | Informática, Windows, Analista Técnico Administrativo, AGU, IDECAN, 2018

Márcia utiliza o Sistema Operacional Microsoft Windows 10 (configuração padrão - idioma português Brasil) para realizar suas tarefas na empresa em que trabalha. Após excluir vários arquivos que estavam armazenados na pasta Documentos em seu computador, percebeu que havia excluído um arquivo por engano. Um dos procedimentos que Márcia pode realizar para restaurar o arquivo excluído é: acessar a Lixeira, selecionar o Arquivo que deseja restaurar, clicarem Ferramentas de Lixeira e, em seguida
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1517Q560993 | Informática, Internet Explorer, Agente Administrativo, AGU, IDECAN

Utilizando o navegador Internet Explorer 8 (configuração padrão – idioma português Brasil), o procedimento que pode ser utilizado para que um usuário possa abrir uma nova janela para realizar a navegação é pressionar as teclas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1518Q413284 | Direito Administrativo, Bibliotecário, AGU, IDECAN, 2018

Sobre a organização da Administração Pública, julgue as afirmativas a seguir:

I. A desconcentração administrativa consubstancia forma de organização da administração pública em que as competências são distribuídas dentro da esfera hierárquica de uma mesma pessoa jurídica.

II. O Presidente da República pode, sem necessidade de lei ou medida provisória, dispor sobre a organização e funcionamento da administração pública federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos.

III. No âmbito federal, as empresas públicas integram a administração pública indireta e são necessariamente pessoas jurídicas de direito privado, mas não necessariamente com capital exclusivamente pertencente à União, já que, por exemplo, admite a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno.

Assinale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1519Q557679 | Informática, Word, Analista Técnico Administrativo, AGU, IDECAN

Um usuário está criando um texto que conta a história de uma empresa, utilizando a ferramenta Microsoft Office Word 2007 (configuração padrão). No documento foi solicitado que se utilize o recurso WordArt, que permite
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1520Q716438 | Arquitetura, Arquitetônico, Arquiteto, Conselho Regional de Farmácia SP, IDECAN, 2018

Para saber qual o custo de um empreendimento, existem várias instituições que divulgam valores de custos por metro quadrado, como, por exemplo, o Siduscon, (Sindicato da Indústria da Construção Civil) ou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Contudo, o empreendedor não deve tomar apenas uma das tabelas como única fonte de pesquisa e informação. Mensalmente todas as representatividades do Sinduscon de cada estado do Brasil são obrigadas a publicar o CUB de seu respectivo estado. Assinale a alternativa corretamente relacionada à sigla CUB.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.