Início

Questões de Concursos IDECAN

Resolva questões de IDECAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1621Q561630 | Informática, Rede de Computadores, Administrador, AGU, IDECAN, 2019

Fernando é analista de sistemas em uma indústria do ramo automotivo. Sempre que necessário, acessa a rede corporativa da empresa por meio da Internet para realizar algumas atividades emergenciais. De acordo com as políticas de segurança da empresa, somente usuários restritos podem ter acesso à rede corporativa de forma remota. No contexto de Segurança da Informação, assinale a alternativa que represente a maneira mais segura que Fernando pode utilizar para acessar a rede corporativa de forma remota.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1622Q365583 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

O distúrbio hidroeletrolítico caracterizado pela redução da dosagem de sódio plasmático a valores inferiores a 135 mEq/L denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1624Q560993 | Informática, Internet Explorer, Agente Administrativo, AGU, IDECAN

Utilizando o navegador Internet Explorer 8 (configuração padrão – idioma português Brasil), o procedimento que pode ser utilizado para que um usuário possa abrir uma nova janela para realizar a navegação é pressionar as teclas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1625Q468365 | Direito Tributário, Impostos, Administrador, Ministério da Saúde, IDECAN

?Uma empresa fabricante de sabão, situada em São Paulo, encaminha sua produção para um cliente situado no Rio de Janeiro, conforme pedido de compra.? A movimentação dessa mercadoria é considerada como fato gerador do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1626Q719506 | Arquitetura, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

A concepção estrutural de um edifício envolve a utilização de materiais diversos, como concreto armado, alvenarias de tijolos ou blocos, esquadrias metálicas e de madeira, revestimentos, telhado, instalações elétricas e hidráulicas etc. À otimização da construção, algumas diretrizes gerais devem ser consideradas. De acordo com o processo de concepção estrutural de um edifício, assinale a alternativa correta sobre as diretrizes gerais à otimização da construção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1627Q337075 | Matemática, Administrador, UFPB PB, IDECAN

Considere a equação a seguir:

4 + 7 + 10 + ... + ? = 424

Sabendo-se que os termos do primeiro membro dessa equação formam uma progressão aritmética, então o valor de ? é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1628Q19413 | Direito Civil, Agente Administrativo, AGU, IDECAN

O Código Civil pátrio estabelece as formas em que a propriedade da coisa móvel pode ser adquirida. Assinale a alternativa que NÃO prevê uma forma de aquisição da propriedade de coisa móvel.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1629Q700400 | Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, IF PB, IDECAN, 2019

Conforme Procópio (2004, p. 28) a Biblioteca Digital oferece inúmeros benefícios. Assinale a alternativa que não representa um benefício da Biblioteca Digital.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1630Q627988 | Informática, Virtualização, Analista de Tecnologia da Informação, UFPB PB, IDECAN

Na virtualização total as instruções, por não serem modificadas, precisam ser testadas pelo hypervisor para saber se são sensíveis ou não.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1631Q742687 | Economia, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

A teoria econômica disponibiliza o conceito de “economia da aprendizagem”. Neste encaminhamento, supõe-se que a curva de aprendizagem dos digitadores do DETRAN/RO seja dada por p = 120 – 100 . e–0,1t, onde p é o número de palavras digitadas a cada minuto e t é o tempo gasto durante o processo de aprendizagem. Diante do exposto, quantas palavras serão digitadas, por minuto, após 20 dias de experiência? (Considere por questões de cálculos, o valor de e–2 = 0,14.)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1632Q479533 | Farmácia, Formulações farmacêuticas, Farmacêutico, UFPB PB, IDECAN

A titulação de Karl Fisher permite determinar o teor de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1633Q709688 | Direito Administrativo, Conceito, Assistente Administrativo, IF PB, IDECAN, 2019

A Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993, atualizada pela Lei n. 13.500/2017 e pelo Decreto 9.412/2018, estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Considerando os fins desta Lei, o art. 6º, seção II, prevê como definição de Projeto Básico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1634Q862265 | Português, Interpretação de texto, Analista Censitário, CNU, IDECAN, 2022

Texto associado.

'Ser bom ou mau é escolha': confira entrevista com o filósofo e professor Mario Sergio Cortella

Por Patrícia Santos Dumont - Em 05/12/2019

Quem é você? Justo, generoso ou intolerante e ganancioso? Tem mais vícios ou virtudes? Costuma ser bom o tempo todo ou às vezes se pega fazendo pequenas maldades? Já parou para refletir sobre os próprios comportamentos e o que o levou a tê-los: circunstâncias da vida ou escolhas que fez? Sobre isso e as possibilidades de sermos “anjos ou demônios” bati um papo – descontraído, apesar do tema – com o filósofo, professor e escritor Mario Sergio Cortella.

Patrícia - Como se deu a concepção de “Nem Anjos Nem Demônios”, seu livro com a Monja Coen?

Cortella - Tenho outros livros, nessa coleção, sobre ética, política, sobre moral, esperança. Mas nunca tinha colocado num diálogo mais direto alguém com a marca da filosofia ocidental, da religiosidade ocidental, como eu, e alguém ligado à concepção oriental asiática, caso da Monja. Juntamos essas duas formas mais usuais de entendimento sobre essa temática para trazer um debate mais forte sobre o que acontece no cotidiano, a necessidade de pensar a vida como escolha. A noção do bem e do mal como resultado de decisões e não como fatalidades.

Ser bom ou ser mau, portanto, não tem a ver com as circunstâncias da vida? Não somos o que somos levados a ser? São escolhas? Essa ideia de que as escolhas feitas são sem alternativa não é uma percepção que a gente possa ter. A ideia de liberdade de escolha que temos é o que se chama de livre arbítrio. Quando alguém é movido por circunstâncias opressivas e tem uma reação a isso, até o campo da legislação criminal ou penal admite como sendo um atenuante. Mas, no conjunto das vezes, não é a circunstância que gere. Para mim, não é a ocasião que faz o ladrão. A ocasião apenas o revela. A decisão de ser ladrão ou não é anterior à ocasião. Há milhares de pessoas que encontram ocasião todos os dias, de desviar, de ter uma conduta negativa, e não o são. Portanto, a ocasião apenas permite que a pessoa se mostre naquilo que decidiu ser.

Patrícia - Na primeira página do livro, vocês falam sobre vícios e virtudes, que seriam qualidades negativas e positivas, certo? Podemos, então, dizer que tudo bem ter vícios, já que também são qualidades?

Cortella - Sim. Eles existem na sua contraposição. Nós não elogiamos os vícios, apenas admitimos a existência deles. O fato de a gente ter doenças não significa que isso se sobreponha à nossa forma desejada de saúde. Por isso, a constatação da existência dos vícios apenas nos deixa em estado de alerta. Apenas sei que eles existem e que são possíveis em outras pessoas e também em mim. Neste sentido, admitir a presença de vícios é saber que nossa humanidade conta com essa condição, mas que não podemos, em nome da ideia de que errar é humano, justificar qualquer erro porque uma parte grande deles são escolhas. Não está tudo bem, então, em ser “mau” de vez em quando? Isso não nos ajudaria a levar a vida com mais leveza, mantendo um certo equilíbrio?

Não, não está tudo bem. É preciso não se acomodar com a ideia porque quando se diz nem anjos nem demônios não se está dizendo tanto faz, está se fazendo um alerta. O alerta é: nós podemos ser angelicais ou demoníacos. Cuidado! Ser angelical, isto é, ser alguém que se move pela bondade, é algo desejável. Ser alguém que se move pela maldade é uma possibilidade também. Ser anjo ou demônio é uma escolha.

Mas não traria mais leveza para nossa existência se a gente tivesse a permissão, talvez, de em alguns momentos tender mais para um do que para outro extremo?

Olha, poderia até tornar a vida mais emocionada, mas não há necessidade disso. Nós, humanos, temos uma coisa, até um sinal de inteligência nas espécies, que são os jogos, nossa capacidade lúdica. Quando você vê uma partida de futebol, uma disputa dentro de quadra, quando você tem um grupo jogando truco, existe ali a possibilidade de vencer o outro, de brincar com ele. O jogo é exatamente essa possibilidade do exercício eventual de algumas coisas que não são só angelicais. Eu, por exemplo, sou jogador de truco, um jogo que tem por finalidade brincar com o adversário, tripudiar, fingir que se tem uma carta. Na vida, eu não faria isso. Mas no truco eu posso. Então, sim, há momentos em que essa permissão vem à tona. Onde pode? No teatro, no cinema, na música, no jogo. A gente sabe que a brincadeira é séria, mas é brincadeira.

Nem todo mundo é bom ou mau o tempo todo. Mas muitos de nós buscam ser mais bons do que maus. É da natureza humana?

Em grande medida, nós desejamos primeiro a ideia de bondade que supere a maldade. Quando ninguém escapa de fazê-lo e quando a pessoa não é alguém marcada por algum tipo de desvio psiquiátrico, em grande medida preferimos a bondade à maldade porque ela nos faz ser aceitos, há uma solidariedade maior em relação à convivência. Isso também nos leva a receber de volta mais situações de bondade. Há pessoas que caminham numa trajetória da maldade como sendo sua escolha mais expressiva, mas são as que consideramos moralmente adoentadas, com algum tipo de desvio psiquiátrico ou com uma perspectiva de existência em que só consegue se glorificar na maldade. Ainda assim, o número de pessoas que têm essa perspectiva é muito reduzido, do contrário, nossa vida em comunidade já teria se rompido há muito tempo. O que não significa que a gente não tem em nós essa postura angelical como sendo uma escolha, e também a demoníaca como possibilidade. (...)

Disponível em https://www.hojeemdia.com.br/plural/ser-bom-ou-mau-%C3%A9-escolha-confira-com-o-fil%C3%B3sofo-e-professor-mario-sergio-cortella-1.760617.

No período “Portanto, a ocasião apenas permite que a pessoa se mostre naquilo que decidiu ser”, a conjunção em destaque liga períodos, estabelecendo entre eles uma ideia de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1635Q722268 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Diversos, Técnico em Comunicação Social, AGU, IDECAN, 2018

Em 2018, o mundo acompanhou o drama do time de futebol juvenil Javalis Selvagens, presos em uma caverna na Tailândia. A respeito do evento, analise as afirmativas a seguir:

I. Culminou no resgate de todos os membros do time, exceto um adolescente.

II. Voluntários e especialistas de diversos países prestaram assistência direta ou indireta na operação de resgate.

III. Culminou na morte de um mergulhador que auxiliava as equipes de resgate.

Assinale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1636Q116330 | Governança de TI, Instrução Normativa N° 4, Analista de Sistemas, AGU, IDECAN

A Instrução Normativa n° 04, de 12 de novembro de 2010, trata dos processos de contratação de soluções de tecnologia da informação pelos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (SISP) do Poder Executivo Federal. Na Seção lil, que trata do gerenciamento do contrato, em seu art. 25, item 11 apresenta: encaminhamento formal de ordens de serviço ou de fornecimento de bens pelo gestor do contrato ao preposto da contratada, que conterão, no mínimo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1637Q331662 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Ajudante de Serviços Gerais, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

Antônio mora em Carangola e trabalha em Fervedouro. Ele gasta 25 minutos para ir e mais 25 minutos para voltar, todos os dias. Ao final de 5 dias úteis, quanto tempo Antônio fica na estrada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1638Q748477 | Economia, Economista, AGU, IDECAN

Uma pessoa deseja analisar a capacidade de pagamento de uma empresa através de suas demonstrações contábeis. Assinale a alternativa que indica o melhor grupo de indicadores de análise para medir a capacidade de pagamento de uma empresa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1639Q704456 | Português, Grafia das palavras, Técnico em Tecnologia da Informação, IF PB, IDECAN, 2019

A passagem do texto de Padre Antônio Viera está grafada segundo preceitos de grafia que, na contemporaneidade, são considerados arcaísmos. Caso o texto fosse grafado no padrão formal contemporâneo, poder-se-ia afirmar que a passagem “ligadas hoje humas ás outras” (linha 13)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1640Q339420 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Luisburgo MG, IDECAN

Ana calculou o número de anagramas de cada um de seus quatro irmãos – Abel, Bruno, Carlos e Douglas – e percebeu que a diferença entre os números dos anagramas de dois dos quatro nomes era igual a 600. Sendo assim, esses dois irmãos são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.