Início

Questões de Concursos IDECAN

Resolva questões de IDECAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1701Q446605 | Direito Constitucional, Administração Pública, Procurador Previdenciário I, Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica ES, IDECAN, 2018

A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Nesse cenário, analise os itens abaixo:

I. Viola a Constituição Federal a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas.

II. O direito ao auxílio-alimentação se estende aos servidores inativos.

III. Não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos de servidores públicos sob o fundamento de isonomia.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1702Q702119 | Português, Sintaxe, Bibliotecário Documentalista, IF PB, IDECAN, 2019

Texto associado.
Leia o excerto abaixo, retirado do capítulo segundo da obra Raízes do Brasil, escrita pelo sociólogo Sergio Buarque de Holanda, para responder a questão.
“A indolência é vício que partilhamos com naturais de algumas terras quentes, mas não com qualquer outro povo do norte da Europa”
Com base em seus conhecimentos sobre sintaxe de harmonia entre verbo e sujeito (concordância verbal), podese afirmar que o sujeito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1703Q474799 | Espanhol, Língua Espanhola e Educação, Professor de Língua Espanhola, IDECAN

Lea las alternativas abajo, marque la única opción que abarca las consideraciones de PCN (2000) sobre el uso de las TICs en las clases de Español/ LE.

I. Entender el impacto de las TICs en su vida, en los procesos de producción, en el desarrollo de conocimiento y en la vida social.

II. Entender los principios de las TICs, asociarlas a los conocimientos científicos, a las lenguas que les dan soporte y a los problemas que se proponen a solucionar.

III. Aplicar las TICs en la escuela, en el trabajo y en otros contextos relevantes a su vida.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1704Q169423 | Direito Constitucional, Repartição de Competências Constitucionais, Bibliotecário, AGU, IDECAN

Com relação à competência privativa da União para legislar , é INCORRETO afirmar que compete privativamente à União legislar sobre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1705Q677842 | Não definido, Arquivista, AGU, IDECAN, 2019

Texto associado.
Os estudos sobre segurança da informação mostram-se, nos últimos anos, na área limítrofe entre a gestão e segurança da informação normalizadas e orientadas e a gestão e segurança da informação em ambientes não controlados. Este limite surge quando se pensa que tanto a gestão da informação, quanto a segurança da informação eram tópicos encarados dentro de uma perspectiva de hubs ou silos informacionais, ou seja, a informação teria obrigatoriamente que passar por “alguém” que poderia aplicar, sobre ela, um projeto de gestão informacional que levasse em conta aspectos relativos à segurança, por exemplo. Isto ocorria até meados dos anos 2000, quando o posicionamento do ambiente virtual era muito mais de download do que de “interação”. Foi a época de ouro dos portais de informações, ou grandes agregadores de dados, que possibilitavam aos geradores de mídia a implantação de políticas de gestão voltadas para seus interesses, sejam econômicos, políticos ou sociais. Com o advento de fenômenos como as redes sociais, em primeiro lugar – Facebook, Twitter – e com os acessos peer to peer (P2P), que independem de um órgão centralizador como WhatsApp e Telegram, por exemplo, a ligação entre o gerador da informação e o alvo desta informação torna-se cada vez mais direta, e é esta a grande preocupação atual no sentido de que a segurança da informação deixou de ser uma característica que possa ser imposta ou gerenciada, e está passando para um terreno onde não há nenhum tipo de regulação possível. 
Com base no texto, é correto inferir que é necessário encarar a necessidade do surgimento de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1706Q862695 | Legislação de Trânsito CTB, Resoluções do CONTRAN, Agente de Mobilidade Urbana, Prefeitura de João Pessoa PB, IDECAN, 2024

De acordo com o disposto na Resolução Contran nº 996/2023, que Dispõe sobre o trânsito, em via pública, de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1707Q384750 | Biologia, Imunologia, Técnico de Laboratório, UFPB PB, IDECAN

A trombocitopenia é caracterizada pelo(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1708Q191740 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Agente Administrativo, AGU, IDECAN

Um veículo percorreu 315 quilômetros em três horas e meia, ininterruptamente. É correto afirmar que a sua velocidade média, em km/ h, para o percurso, foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1709Q667400 | Administração Geral, Assistente Administrativo, IF RR, IDECAN, 2020

Texto associado.

Uma organização é um sistema de pessoas e recursos que procura alcançar objetivos. Acerca do processo de organização, divisão de trabalho e autoridade, analise as afirmativas a seguir:


I. Assim como ocorre no planejamento estratégico e outras técnicas de administração, toda organização tem uma estrutura organizacional, sendo esta retratada por um fluxograma.

II. As decisões de dividir o trabalho, atribuir responsabilidades a pessoas e estabelecer mecanismos de comunicação e coordenação são decisões de organização.

II. A autoridade divide-se verticalmente em níveis. Esta disposição da autoridade em níveis chama-se hierarquia ou cadeia de comando.


Assinale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1710Q678185 | Português, Interpretação de Textos, Administrador, AGU, IDECAN, 2019

Texto associado.
Apenas centenas de anos depois, durante a dinastia Han (206 a.C. a 220 d.C.), o confucionismo, um sistema ético de comportamento e governo, tornou-se o norte que definiria a cultura chinesa nos dois milênios seguintes. O confucionismo não é uma religião como tal. Ainda que Confúcio não negasse a existência de um mundo espiritual, ele afirmou que era mais importante se concentrar neste mundo enquanto se estava nele. (linhas 10 a 13)
O último período do trecho acima, em relação ao período imediatamente anterior, o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1711Q531279 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Aspirante Complementar, Bombeiro Militar DF, IDECAN

Quanto à plasticidade dos solos, há diversos conceitos aplicados para seu estudo. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Para solos cuja textura haja uma certa porcentagem de fração fina, não basta a granulometria para caracterizá-los, pois suas propriedades plásticas dependem do teor de umidade, além da forma das partículas e da sua composição química e mineralógica.

( ) A plasticidade é normalmente definida como uma propriedade dos solos, que consiste na maior ou menor capacidade de serem eles moldados, sob certas condições de umidade, sem variação de volume. Trata-se de uma das mais importantes propriedades das argilas.

( ) Diz-se que um corpo é plástico quando recupera a forma e o volume primitivos, ao cessar a ação das forças externas que o deformava.

( ) Diz-se que um corpo é elástico quando não recupera seu estado original ao cessar a ação deformante.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1712Q797784 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

Resultados preliminares do Censo 2010 afirmam que “a população brasileira cresceu e envelheceu” e preparar-se para esta condição, sobretudo no serviço público, é fundamental. Entre as principais alterações decorrentes do envelhecimento estão as deficiências associadas a achados comuns na análise da marcha no idoso, e entre elas são aceitas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1713Q116869 | Ética na Administração Pública, Analista de Sistemas, AGU, IDECAN

São diversas as legislações brasileiras que preconizam a moralidade e a ética no serviço público, reclamando uma conduta íntegra e proba dos servidores públicos civis do Poder Executivo Federal. Desde os deveres expressos na Lei ne 8.112/1990, passando pela repreensão aos atos de improbidade baseada na Lei na 8.429/1992 e o Código de Ética Profissional aprovado pelo Decreto ne 1.171/ 1994, é essa a conclusão que se extrai da leitura dos diplomas legais sobre o assunto. A respeito das disposições da última legislação citada, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.
( ) A omissão de publicidade de ato administrativo constitui comprometimento ético contra o bem comum, podendo esta ser admitida, contudo, exclusivamente quando ocorrer caso de interesse superior do Estado e da Administração Pública.
( ) A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Todavia, a intimidade do servidor é inviolável, de forma que os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada não poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.
( ) O atraso na prestação do serviço não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas, principalmente, grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1714Q551837 | Informática, Windows, Agente Administrativo, Prefeitura de Vilhena Rondônia RO, IDECAN

Para realizar um histórico dos últimos nove meses de pagamentos recebidos pelos sócios de um clube, visando a entrada de valores numéricos, um funcionário optou pela ferramenta Microsoft Office Excel 2003 (configuração padrão), colocando dentro de um mesmo arquivo uma planilha para cada mês. Considerando que a ferramenta em questão, por padrão, disponibiliza três planilhas para o usuário, o procedimento correto para adicionar novas planilhas no documento atendendo à necessidade do clube é acessar o menu
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1716Q748753 | Educação, Gestão em Saúde, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior, INCA, IDECAN

Apesar de a regulamentação brasileira sobre pesquisa clínica (conjunto de resoluções do Conselho Nacional de Saúde), do ponto de vista bioético, ser bastante avançada (Nishioka, 2006), frequentemente o Ensaio Clínico Randomizado (ECR) é referido como um estudo não ético, embora seja considerado o “padrão de referência” primário para tomada de decisões em saúde no que tange a avaliação da eficácia de novas intervenções. Assinale, a seguir, o argumento que melhor embasa esse questionamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1717Q716242 | Arquitetura, Arquiteto, UFPB PB, IDECAN

Analise as afirmativas a seguir.

I. Cortes são movimentações de terra ou rocha cuja execução exige escavação do material que compõe o terreno natural no interior dos limites das seções projetadas.

II. Aterros são áreas implantadas com o depósito e a compactação de materiais provenientes de cortes ou empréstimos, no interior dos limites das seções de projetos (off sets).

III. Corpo do aterro é a parte do aterro constituída de material selecionado, situado entre o greide final da terraplenagem e o corpo do aterro.

IV. Off sets são linhas de estacas demarcadoras da área de execução dos serviços.

V. Camada final é a parte do aterro situado entre o terreno natural até 0.60 m abaixo da cota correspondente ao greide da terraplenagem.

VI. Rachão é a camada final de terraplenagem executada com pedras provenientes do britador primário, espalhada mecanicamente e comprimida. Sobre essa camada será espalhado pó de pedra ou areia e vibrados até o completo preenchimento dos vazios, alcançando-se o embricamento do material pétreo.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1718Q342237 | Raciocínio Lógico, Espaço Amostral, Assistente Social, Prefeitura de Nova Era MG, IDECAN

Após ser realizada uma pesquisa em um bairro sobre os animais de estimação existentes nas 380 residências verificou-se que: em 135 delas existem pelo menos um cachorro, em 103 existem pelo menos um gato e que em 75 existem pelo menos um cachorro e um gato. Pode-se concluir que o número de residências que NÃO possuem nem cachorro nem gato é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1719Q474868 | Espanhol, Gramática, Professor de Língua Espanhola, IDECAN

Lea la frase atentamente: ?Vivo aquí y esta es mi casa.? Marque la opción que transforma la frase de discurso directo a indirecto. Él dice que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1720Q862268 | Português, Interpretação de texto, Analista Censitário, CNU, IDECAN, 2022

Texto associado.

'Ser bom ou mau é escolha': confira entrevista com o filósofo e professor Mario Sergio Cortella

Por Patrícia Santos Dumont - Em 05/12/2019

Quem é você? Justo, generoso ou intolerante e ganancioso? Tem mais vícios ou virtudes? Costuma ser bom o tempo todo ou às vezes se pega fazendo pequenas maldades? Já parou para refletir sobre os próprios comportamentos e o que o levou a tê-los: circunstâncias da vida ou escolhas que fez? Sobre isso e as possibilidades de sermos “anjos ou demônios” bati um papo – descontraído, apesar do tema – com o filósofo, professor e escritor Mario Sergio Cortella.

Patrícia - Como se deu a concepção de “Nem Anjos Nem Demônios”, seu livro com a Monja Coen?

Cortella - Tenho outros livros, nessa coleção, sobre ética, política, sobre moral, esperança. Mas nunca tinha colocado num diálogo mais direto alguém com a marca da filosofia ocidental, da religiosidade ocidental, como eu, e alguém ligado à concepção oriental asiática, caso da Monja. Juntamos essas duas formas mais usuais de entendimento sobre essa temática para trazer um debate mais forte sobre o que acontece no cotidiano, a necessidade de pensar a vida como escolha. A noção do bem e do mal como resultado de decisões e não como fatalidades.

Ser bom ou ser mau, portanto, não tem a ver com as circunstâncias da vida? Não somos o que somos levados a ser? São escolhas? Essa ideia de que as escolhas feitas são sem alternativa não é uma percepção que a gente possa ter. A ideia de liberdade de escolha que temos é o que se chama de livre arbítrio. Quando alguém é movido por circunstâncias opressivas e tem uma reação a isso, até o campo da legislação criminal ou penal admite como sendo um atenuante. Mas, no conjunto das vezes, não é a circunstância que gere. Para mim, não é a ocasião que faz o ladrão. A ocasião apenas o revela. A decisão de ser ladrão ou não é anterior à ocasião. Há milhares de pessoas que encontram ocasião todos os dias, de desviar, de ter uma conduta negativa, e não o são. Portanto, a ocasião apenas permite que a pessoa se mostre naquilo que decidiu ser.

Patrícia - Na primeira página do livro, vocês falam sobre vícios e virtudes, que seriam qualidades negativas e positivas, certo? Podemos, então, dizer que tudo bem ter vícios, já que também são qualidades?

Cortella - Sim. Eles existem na sua contraposição. Nós não elogiamos os vícios, apenas admitimos a existência deles. O fato de a gente ter doenças não significa que isso se sobreponha à nossa forma desejada de saúde. Por isso, a constatação da existência dos vícios apenas nos deixa em estado de alerta. Apenas sei que eles existem e que são possíveis em outras pessoas e também em mim. Neste sentido, admitir a presença de vícios é saber que nossa humanidade conta com essa condição, mas que não podemos, em nome da ideia de que errar é humano, justificar qualquer erro porque uma parte grande deles são escolhas. Não está tudo bem, então, em ser “mau” de vez em quando? Isso não nos ajudaria a levar a vida com mais leveza, mantendo um certo equilíbrio?

Não, não está tudo bem. É preciso não se acomodar com a ideia porque quando se diz nem anjos nem demônios não se está dizendo tanto faz, está se fazendo um alerta. O alerta é: nós podemos ser angelicais ou demoníacos. Cuidado! Ser angelical, isto é, ser alguém que se move pela bondade, é algo desejável. Ser alguém que se move pela maldade é uma possibilidade também. Ser anjo ou demônio é uma escolha.

Mas não traria mais leveza para nossa existência se a gente tivesse a permissão, talvez, de em alguns momentos tender mais para um do que para outro extremo?

Olha, poderia até tornar a vida mais emocionada, mas não há necessidade disso. Nós, humanos, temos uma coisa, até um sinal de inteligência nas espécies, que são os jogos, nossa capacidade lúdica. Quando você vê uma partida de futebol, uma disputa dentro de quadra, quando você tem um grupo jogando truco, existe ali a possibilidade de vencer o outro, de brincar com ele. O jogo é exatamente essa possibilidade do exercício eventual de algumas coisas que não são só angelicais. Eu, por exemplo, sou jogador de truco, um jogo que tem por finalidade brincar com o adversário, tripudiar, fingir que se tem uma carta. Na vida, eu não faria isso. Mas no truco eu posso. Então, sim, há momentos em que essa permissão vem à tona. Onde pode? No teatro, no cinema, na música, no jogo. A gente sabe que a brincadeira é séria, mas é brincadeira.

Nem todo mundo é bom ou mau o tempo todo. Mas muitos de nós buscam ser mais bons do que maus. É da natureza humana?

Em grande medida, nós desejamos primeiro a ideia de bondade que supere a maldade. Quando ninguém escapa de fazê-lo e quando a pessoa não é alguém marcada por algum tipo de desvio psiquiátrico, em grande medida preferimos a bondade à maldade porque ela nos faz ser aceitos, há uma solidariedade maior em relação à convivência. Isso também nos leva a receber de volta mais situações de bondade. Há pessoas que caminham numa trajetória da maldade como sendo sua escolha mais expressiva, mas são as que consideramos moralmente adoentadas, com algum tipo de desvio psiquiátrico ou com uma perspectiva de existência em que só consegue se glorificar na maldade. Ainda assim, o número de pessoas que têm essa perspectiva é muito reduzido, do contrário, nossa vida em comunidade já teria se rompido há muito tempo. O que não significa que a gente não tem em nós essa postura angelical como sendo uma escolha, e também a demoníaca como possibilidade. (...)

Disponível em https://www.hojeemdia.com.br/plural/ser-bom-ou-mau-%C3%A9-escolha-confira-com-o-fil%C3%B3sofo-e-professor-mario-sergio-cortella-1.760617.

“Então, sim, momentos em que essa permissão vem à tona”. Se trocarmos o verbo haver pelo verbo existir na oração em destaque, teríamos, fazendo a devida correlação, a seguinte conjugação verbal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.