Início

Questões de Concursos IDECAN

Resolva questões de IDECAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1901Q181713 | Economia, Economia Mundial Contemporânea, Economista, AGU, IDECAN

Em relação ao balanço de pagamentos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Se um investidor estrangeiro adquire ações de uma empresa brasileira, então esta operação é registrada como débito na conta de capital e financeira.
( ) O saldo do balanço de pagamentos é negativo quando a poupança externa é positiva.
( ) Um aumento dos gastos de brasileiros em viagens ao exterior gera uma deterioração do saldo da conta de serviços, e, consequentemente, do saldo de transações correntes.

A seqüência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1902Q187891 | Informática, Internet Explorer, Agente Administrativo, AGU, IDECAN

Utilizando o navegador Internet Explorer 8 (configuração padrão - idioma português Brasil), o procedimento que pode ser utilizado para que um usuário possa abrir uma nova janela para realizar a navegação é pressionar as teclas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1903Q339726 | Raciocínio Lógico, Analista Técnico Administrativo, AGU, IDECAN

Se o ano de 2012 começou em um domingo, então o dia 30 de dezembro de 2017 acontecerá em qual dia da semana?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1904Q797475 | Fisioterapia, Aspirante Complementar, Bombeiro Militar DF, IDECAN

?Paciente em decúbito dorsal, onde realiza-se a flexão, abdução e rotação lateral do quadril apoiando o tornozelo ao nível do joelho contralateral, sendo que uma mão do examinador posiciona-se na asa do ilíaco oposto e a outra no joelho que está sendo examinado, forçando a abdução. A manobra é positiva quando o paciente refere dor intensa nos adutores.? A descrição anterior trata-se de qual teste ortopédico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1906Q862264 | Português, Interpretação de texto, Analista Censitário, CNU, IDECAN, 2022

Texto associado.

'Ser bom ou mau é escolha': confira entrevista com o filósofo e professor Mario Sergio Cortella

Por Patrícia Santos Dumont - Em 05/12/2019

Quem é você? Justo, generoso ou intolerante e ganancioso? Tem mais vícios ou virtudes? Costuma ser bom o tempo todo ou às vezes se pega fazendo pequenas maldades? Já parou para refletir sobre os próprios comportamentos e o que o levou a tê-los: circunstâncias da vida ou escolhas que fez? Sobre isso e as possibilidades de sermos “anjos ou demônios” bati um papo – descontraído, apesar do tema – com o filósofo, professor e escritor Mario Sergio Cortella.

Patrícia - Como se deu a concepção de “Nem Anjos Nem Demônios”, seu livro com a Monja Coen?

Cortella - Tenho outros livros, nessa coleção, sobre ética, política, sobre moral, esperança. Mas nunca tinha colocado num diálogo mais direto alguém com a marca da filosofia ocidental, da religiosidade ocidental, como eu, e alguém ligado à concepção oriental asiática, caso da Monja. Juntamos essas duas formas mais usuais de entendimento sobre essa temática para trazer um debate mais forte sobre o que acontece no cotidiano, a necessidade de pensar a vida como escolha. A noção do bem e do mal como resultado de decisões e não como fatalidades.

Ser bom ou ser mau, portanto, não tem a ver com as circunstâncias da vida? Não somos o que somos levados a ser? São escolhas? Essa ideia de que as escolhas feitas são sem alternativa não é uma percepção que a gente possa ter. A ideia de liberdade de escolha que temos é o que se chama de livre arbítrio. Quando alguém é movido por circunstâncias opressivas e tem uma reação a isso, até o campo da legislação criminal ou penal admite como sendo um atenuante. Mas, no conjunto das vezes, não é a circunstância que gere. Para mim, não é a ocasião que faz o ladrão. A ocasião apenas o revela. A decisão de ser ladrão ou não é anterior à ocasião. Há milhares de pessoas que encontram ocasião todos os dias, de desviar, de ter uma conduta negativa, e não o são. Portanto, a ocasião apenas permite que a pessoa se mostre naquilo que decidiu ser.

Patrícia - Na primeira página do livro, vocês falam sobre vícios e virtudes, que seriam qualidades negativas e positivas, certo? Podemos, então, dizer que tudo bem ter vícios, já que também são qualidades?

Cortella - Sim. Eles existem na sua contraposição. Nós não elogiamos os vícios, apenas admitimos a existência deles. O fato de a gente ter doenças não significa que isso se sobreponha à nossa forma desejada de saúde. Por isso, a constatação da existência dos vícios apenas nos deixa em estado de alerta. Apenas sei que eles existem e que são possíveis em outras pessoas e também em mim. Neste sentido, admitir a presença de vícios é saber que nossa humanidade conta com essa condição, mas que não podemos, em nome da ideia de que errar é humano, justificar qualquer erro porque uma parte grande deles são escolhas. Não está tudo bem, então, em ser “mau” de vez em quando? Isso não nos ajudaria a levar a vida com mais leveza, mantendo um certo equilíbrio?

Não, não está tudo bem. É preciso não se acomodar com a ideia porque quando se diz nem anjos nem demônios não se está dizendo tanto faz, está se fazendo um alerta. O alerta é: nós podemos ser angelicais ou demoníacos. Cuidado! Ser angelical, isto é, ser alguém que se move pela bondade, é algo desejável. Ser alguém que se move pela maldade é uma possibilidade também. Ser anjo ou demônio é uma escolha.

Mas não traria mais leveza para nossa existência se a gente tivesse a permissão, talvez, de em alguns momentos tender mais para um do que para outro extremo?

Olha, poderia até tornar a vida mais emocionada, mas não há necessidade disso. Nós, humanos, temos uma coisa, até um sinal de inteligência nas espécies, que são os jogos, nossa capacidade lúdica. Quando você vê uma partida de futebol, uma disputa dentro de quadra, quando você tem um grupo jogando truco, existe ali a possibilidade de vencer o outro, de brincar com ele. O jogo é exatamente essa possibilidade do exercício eventual de algumas coisas que não são só angelicais. Eu, por exemplo, sou jogador de truco, um jogo que tem por finalidade brincar com o adversário, tripudiar, fingir que se tem uma carta. Na vida, eu não faria isso. Mas no truco eu posso. Então, sim, há momentos em que essa permissão vem à tona. Onde pode? No teatro, no cinema, na música, no jogo. A gente sabe que a brincadeira é séria, mas é brincadeira.

Nem todo mundo é bom ou mau o tempo todo. Mas muitos de nós buscam ser mais bons do que maus. É da natureza humana?

Em grande medida, nós desejamos primeiro a ideia de bondade que supere a maldade. Quando ninguém escapa de fazê-lo e quando a pessoa não é alguém marcada por algum tipo de desvio psiquiátrico, em grande medida preferimos a bondade à maldade porque ela nos faz ser aceitos, há uma solidariedade maior em relação à convivência. Isso também nos leva a receber de volta mais situações de bondade. Há pessoas que caminham numa trajetória da maldade como sendo sua escolha mais expressiva, mas são as que consideramos moralmente adoentadas, com algum tipo de desvio psiquiátrico ou com uma perspectiva de existência em que só consegue se glorificar na maldade. Ainda assim, o número de pessoas que têm essa perspectiva é muito reduzido, do contrário, nossa vida em comunidade já teria se rompido há muito tempo. O que não significa que a gente não tem em nós essa postura angelical como sendo uma escolha, e também a demoníaca como possibilidade. (...)

Disponível em https://www.hojeemdia.com.br/plural/ser-bom-ou-mau-%C3%A9-escolha-confira-com-o-fil%C3%B3sofo-e-professor-mario-sergio-cortella-1.760617.

Sobre pontuação, assinale a alternativa correta. No trecho: “Há pessoas que caminham numa trajetória da maldade como sendo sua escolha mais expressiva, mas são as que consideramos moralmente adoentadas...” a vírgula foi empregada para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1908Q630596 | Informática, Gerência de memória, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

“Esquema de gerenciamento da memória que dá suporte à visão que o usuário tem da memória.” Trata?se do(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1909Q116053 | História, Analista de Sistemas, AGU, IDECAN

Texto associado.
"A Justiça Federal do Rio de Janeiro aceitou nesta quinta-feira, 15, a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra seis agentes do regime militar acusados de envolvimento no atentado do Riocentro, em 30 de abril de 1981. A juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, da 69 Vara Criminal Federal, entendeu que o caso cabe à Justiça comum - e não militar - e que os crimes de tentativa de homicídio, associação em organização criminosa, transporte de explosivos e fraude processual não estão prescritos por terem sido cometidos de forma sistemática e frequente durante a ditadura."

(Disponívelem: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,justica-acata-denuncia-contra-acusados-pelo-atentado-do-riocentro,1167081,0.htm, em 15 de maio de 2014, às 12606.)


Quando tal fato ocorreu, em 1981, o Brasil vivia os últimos momentos da Ditadura Militar e era governado pelo último presidente militar, representante deste regime de exceção. Trata-se de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1910Q742245 | Economia, Economista, AGU, IDECAN

Na base do imposto de renda, há despesas que são dedutíveis e despesas que são não dedutíveis. Assinale a alternativa que representa uma despesa NÃO dedutível na base do imposto de renda no momento do reconhecimento contábil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1911Q793983 | Ética na Administração Pública, Teoria em Ética, Professor, SEARH RN, IDECAN

São considerados princípios éticos:

I. Respeitar às privacidades alheias, com respeito às diferenças individuais apresentadas pelos membros da instituição.

II. Desenvolver o espírito de fidelidade na instituição, independente a que setor ou grupo pertença.

III. Instituir uma relação hierárquica que zele pelos desejos de seus gestores, evitando um diálogo muito transparente que possa inibir os interesses da instituição.

IV. Eliminar participantes que apresentarem condutas éticas incoerentes, excluindo?os imediatamente antes que uma justificativa seja criada.

Uma instituição que é aberta e democrática, se organiza para ter um bom clima organizacional orientando?se por princípio(s) indicado(s) em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1913Q328344 | Pedagogia, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

À medida que as pessoas amadurecem, sofrem transformações, acumulam experiências de vida que irão fundamentar o substrato de seu aprendizado, direcionam seus interesses para o desenvolvimento das habilidades que utiliza em seu papel social, esperando uma imediata aplicação prática do que aprendem. Dessa forma, pode se considerar a andragogia como uma forma sequencial do modo de aprender do que como uma teoria, segundo Kaufmann (2000), pois ela oferece, quando muito, as diretrizes de aprendizagem para pessoas que tenham tendência à autonomia e à autoinstrução. Sobre a andragogia, marque a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1914Q609177 | Biblioteconomia, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior, INCA, IDECAN

O portal da BVS – Biblioteca Virtual em Saúde, Brasil, possibilita acesso a vários tipos de fontes de informação especializada. Entre tais tipos NÃO se incluem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1915Q485561 | Inglês, Língua Inglesa e Educação, Professor de Língua Inglesa, SEARH RN, IDECAN

A learning]centered approach to ESP (English for Special Purposes) will
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1916Q704697 | Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, IF PB, IDECAN, 2019

Assinale a alternativa que apresenta o portal nacional que reúne informação de teses e dissertações existentes no país e disponibiliza para os usuários teses e dissertações em texto integral.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1917Q721860 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Violência, Administrador, UFPB PB, IDECAN

Desde 2003, a Polícia Federal vem intensificando suas operações no Brasil, nomeando-as de forma ilustrativa a seus objetos de investigação ou em referência a fatos que a identifique, gerando diversas prisões e a elucidação de vários casos graves de corrupção no país. Atualmente, em curso, uma das operações mais importantes atende pelo nome de Zelotes e tem por objetivo desarticular:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1918Q188900 | Direito Constitucional, Repartição de Competências Constitucionais, Agente Administrativo, AGU, IDECAN

A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos da Constituição. Sobre as disposições constitucionais relativas a esse tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os Territórios Federais integram a União e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas por emenda constitucional.
( ) Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, que deve ser consultada em referendo popular depois de aprovada a respectiva lei ordinária pelo Congresso Nacional.
( ) A Constituição estabelece como competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dentre outras atribuições, o combate às causas da pobreza e aos fatores de marginalização, promovendo a integração social dos setores desfavorecidos, assim como legislar sobre sistemas de poupança, captação e garantia da poupança popular.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1919Q561175 | Informática, Internet, Analista de Sistemas, AGU, IDECAN

Em relação ao e-MAG, uma outra classificação das recomendações é apresentação/design. Essa classificação apresenta as seguintes recomendações, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1920Q632092 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, AGU, IDECAN

“Detalhes da qualidade do produto de software podem ser melhorados durante a implementação do código, revisão e teste, mas a natureza fundamental da qualidade do produto de software representada pela qualidade ____________________ mantém-se inalterada, a menos que seja reprojetada.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.