Início

Questões de Concursos IDECAN

Resolva questões de IDECAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2241Q412713 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Arquivista, AGU, IDECAN, 2019

A respeito dos contratos administrativos, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2242Q706159 | Redes de Computadores, Técnico em Tecnologia da Informação, IF PB, IDECAN, 2019

A respeito de serviços que podem ser atribuídos a servidores que utilizam sistemas operacionais Linux, como é o caso da distribuição Debian, analise as afirmativas abaixo.
I. Quando desejamos simular uma rede privada a partir de conexões pertencentes a uma rede pública criamos uma VPN. No Linux podemos instalar um serviço de VPN através de aplicações como o OpenVPN. Esta aplicação é capaz de criar uma VPN em cima de protocolo UDP mas também TCP. Além disso utiliza o OpenSSL para prover criptografia nas comunicações, garantindo mais segurança.
II. Quando desejamos compartilhar recursos como arquivos e impressoras de um servidor Linux para clientes que utilizam o sistema operacional Windows, podemos instalar um serviço chamado Samba. Este serviço é capaz de prover compatibilidade de comunicação entre estes sistemas operacionais.
III. Ao instalarmos um servidor Linux utilizando a distribuição Debian é perfeitamente possível criarmos diversas partições em um mesmo disco rígido. Alguns exemplos de sistemas de arquivos que podemos utilizar nestas partições são o EXT3 e EXT4. Estes são suportados nativamente pelo Kernel do Linux.
Assinale
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2243Q638623 | Informática, Analista Executivo em Metrologia e Qualidade, INMETRO, IDECAN

As redes de computadores se tornaram indispensáveis nesse mundo globalizado. A arquitetura em camadas ajuda a entender os serviços e o funcionamento de toda a estrutura de rede. O modelo de camadas TCP/IP é utilizado como base para toda a estrutura de rede. Os protocolos de rede estão distribuídos pelas camadas de rede, cada um com sua função e serviços específicos. Na arquitetura de redes em camadas, no modelo TCP/IP, a camada de rede é responsável pela entrega host a hots das mensagens. Assinale, a seguir, dois protocolos da camada de rede.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2244Q606926 | Biblioteconomia, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior, INCA, IDECAN

“Um bibliotecário que atua em uma biblioteca vinculada a uma instituição de grande produção científica e técnica em saúde está participando de uma comissão para elaboração de um projeto para ser apresentado à BVS – Biblioteca Virtual em Saúde.” Ao redigir a justificativa do projeto ele deverá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2245Q739289 | Economia, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

Analisando o comportamento produtivo e de custos de uma empresa qualquer em 2 dias específicos e seguidos, verificou-se que, quando se produziam 10 unidades de um produto por dia, o custo total diário era de R$ 6.600,00; e, quando a produção diária dobrava, o custo total diário passava para R$ 7.200,00. Considerando como sendo linear a estrutura de custos dessa organização, o valor esperado do custo fixo diário é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2246Q617948 | Informática, Analista Executivo em Metrologia e Qualidade, INMETRO, IDECAN

Muitas organizações possuem computadores centralizados, os chamados mainframes, e dispositivos de armazenamento, como rolos de fitas, storage etc., em seus data centers. Com a crescente evolução e, de certa forma, facilidade em armazenamento, possibilitaram que departamentos e/ou empresas tivessem seus próprios servidores e, assim, armazenassem as informações desejadas. Em implementações iniciais de sistemas abertos, o armazenamento, geralmente, era interno no servidor. De maneira a superar essas e outras dificuldades encontradas, a tecnologia de armazenamento evoluiu de armazenamento interno, não inteligente, para armazenamento em rede e, dessa forma, inteligente. Sobre os destaques na evolução desta tecnologia, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. RAID (Redundant Array of Independent Disks).

2. DAS (Direct?Attached Storage).

3. SAN (Storage Area Network).

4. NAS (Network?Attached Storage).

5. IP?SAN (Internet Protocol SAN).

( ) Armazenamento dedicado a aplicativos de file serving. Conecta?se a uma rede de comunicações existente (LAN) e fornece acesso a arquivos para clientes heterogêneos. Por ser construído propositalmente para aplicativos de servidor de arquivos, oferece maior escalabilidade, disponibilidade, desempenho e vantagens de custo comparado a servidores de arquivos de propósito geral.

( ) Tecnologia desenvolvida para direcionar os requisitos de custo, desempenho e disponibilidade de dados. Continua a se desenvolver sendo utilizada em todas as arquiteturas de armazenamento.

( ) Uma das evoluções mais recentes na arquitetura de armazenamento é uma convergência de tecnologias usadas por alguns outros tipos de armazenamento. Fornece comunicação em nível de blocos através de uma rede local (LAN) ou de longa distância (WAN), resultando em uma maior consolidação e disponibilidade dos dados.

( ) Rede FC (Fibre Channel) dedicada e de alto desempenho para facilitar a comunicação em nível de blocos entre os servidores e o armazenamento. Este é particionado e atribuído a um servidor para acessar os dados.

( ) Tipo de armazenamento que se conecta diretamente ao servidor (host) ou a um grupo de servidores em um cluster.

O armazenamento pode ser interno ou externo ao servidor. A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2247Q862689 | Legislação de Trânsito CTB, Resoluções do CONTRAN, Agente de Mobilidade Urbana, Prefeitura de João Pessoa PB, IDECAN, 2024

A Resolução CONTRAN 969/22 Dispõe sobre o sistema de Placas de Identificação de Veículos (PIV) registrados no território nacional. No que tange ao descumprimento das normativas impostas na referida Resolução, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2248Q192746 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Agente Administrativo, AGU, IDECAN

Uma sala de aula de determinada escola tem 30 alunos, entre eles, Regina e Pedro. Serão formadas comissões de 3 alunos para representar a turma perante a coordenação da escola. A probabilidade de que Regina faça parte dessa comissão e Pedro não faça parte é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2249Q170482 | Biblioteconomia, Bibliotecário, AGU, IDECAN

Tammaro (2003) considera a biblioteca digital um sistema cooperativo e apresenta uma tipologia para os acordos necessários à integração de recursos heterogêneos. Relacione adequadamente os tipos de acordo às suas respectivas características.

1. Acordo organizacional.              ( ) Concordância quanto às regras de acesso, preservação, autenticação e pagamento.
2. Acordo quanto a conteudos.      ( ) Consenso quanto a formatos, protocolos e sistemas de segurança que permitam a
                                                            troca de mensagens.
3. Acordo técnico.                         ( ) Decisão quanto aos dados e seus metadados, inclusive os metadados semânticos.


A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2250Q677627 | Medicina, Arquivista, AGU, IDECAN, 2019

Um homem de setenta e oito anos de idade, morador de um asilo e portador do mal de Alzheimer, procurou atendimento médico por apresentar um quadro caracterizado por: presença de pápulas de 2 mm a 5 mm; escoriações em regiões interdigitais, na face anterior dos punhos, nas axilas e na região escrotal, aparecidas havia trinta dias; e prurido, principalmente no período noturno. Ele informou que usava regularmente, havia seis meses, cloridrato de memantina e negou história de sintomas semelhantes ao do quadro atual. O paciente havia sido medicado anteriormente com corticosteroide tópico e anti-histamínico via oral, mas não tinha melhorado. O exame clínico e os exames complementares básicos não apresentaram alterações.
Considerando-se o caso clínico apresentado, é correto afirmar que a hipótese diagnóstica mais provável é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2251Q117845 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Analista de Sistemas, AGU, IDECAN

Leia a tabela a seguir.

imagem-005.jpg

Acerca das informações apresentadas na tabela sobre o trabalho escravo no Brasil, segundo levantamento da Comissão Pastoral da Terra, analise.

I. A indústria têxtil registrou mais trabalhadores libertados em área urbana.
II. A pecuária registra o maior número de casos de trabalho escravo no campo.
III. O campo concentra o maior número de casos de trabalho escravo no Brasil.
IV. O número de pessoas resgatadas da escravidão em 2013 foi maior no campo.

As afirmativas INCORRETAS referentes aos dados apresentados anteriormente são apenas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2252Q723761 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Assistente Social, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

“Liderado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o __________ surge com grande força política brasileira, conquistando uma das cinco maiores bancadas da Câmara dos Deputados, além da filiação de aproximadamente 700 prefeitos de todo o país.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2253Q442993 | Direito Constitucional, Administração Pública, Administrador, UFPB PB, IDECAN

Nos termos do capítulo destinado à Administração Pública na Constituição Federal, é correto afirmar que o princípio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2254Q720499 | Arquitetura, Arquiteto, UFPB PB, IDECAN

A geração das formas arquitetônicas na organização espacial e sua relação com a tecnologia pode ser classificada em alguns ?modos? distintos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2255Q171684 | Português, Bibliotecário, AGU, IDECAN

Texto associado.
Procuradorias comprovam necessidade de rendimento satisfatório para renovação do FIES

      Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) não pode ser obrigado a prorrogar contratos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) a estudantes com baixo rendimento acadêmico. Essa foi a defesa da Advocacia-Geral da União (AGU) acatada pela Justiça para impedir o aditamento indevido aos financiados, sem observar as regras do Ministério da Educação (MEC).
      Em duas ações, as estudantes pediam a prorrogação do financiamento estudantil, independentemente do baixo rendimento acadêmico por elas apresentado. Uma das autoras alegava que enfrentou problemas pessoais, pois sua filha estaria doente, o que a levou a ter um baixo rendimento na universidade.
      A Procuradoria Federal no estado da Bahia (PF/BA) e a Procuradoria Federal junto ao Fundo (PF/FNDE) esclareceram que a Portaria Normativa MEC nº 15/2011, que dispõe sobre o Fies, estabelece que o não aproveitamento acadêmico em pelo menos 75% das disciplinas cursadas pelo estudante impede a manutenção do financiamento.
      Os procuradores destacaram que ficou comprovado, no caso da primeira autora, que os documentos anexados para comprovar a enfermidade da filha se referiam a uma outra pessoa sem qualquer relação de parentesco com a estudante, além de serem de datas posteriores aos semestres que a universitária teve baixo rendimento.
      No caso da segunda estudante, a AGU reiterou os mesmos argumentos, pois ela foi aprovada em apenas duas das seis matérias cursadas no primeiro semestre de Engenharia Civil do Centro Universitário Estácio da Bahia, e também usufruiu do aditamento excepcional concedido pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CSPA) da instituição, mas teve novamente aproveitamento acadêmico insatisfatório no 1º semestre de 2013.
      As procuradorias destacaram, ainda, que a legislação atribui à CSPA a competência de excepcionalmente autorizar, por uma única vez, a continuidade do financiamento, quando há baixo rendimento acadêmico do aluno. Como a estudante obteve rendimento inferior pela segunda vez, ela perdeu qualquer direito a prorrogação do financiamento pelas regras do Fies.
      Acolhendo os argumentos da Advocacia-Geral, tanto a 5ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia quanto a 9ª Vara Federal do estado reconheceram ser legal a decisão do FNDE de rejeitar o pedido de prorrogação das estudantes.

A PF/BA e a PF/FNDE são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU. Ref.: Ação Ordinária nº 40279-03.2013.4.01.3300 - 5ª Vara Federal/BA e Ação Ordinária nº 36536-82.2013.4.01.3300 - 9ª Vara Federal/BA.

(Leane Ribeiro. Disponível em: http://www.agu.gov.br.)

“Essa foi a defesa da Advocacia-Geral da União (AGU) acatada pela Justiça para impedir o aditamento indevido aos financiados, sem observar as regras do Ministério da Educação (MEC).” (1º§)

“[...] e também usufruiu do aditamento excepcional concedido [...]” (5º§)

Considerando-se o contexto, é correto afirmar em relação às expressões destacadas que devem ser substituídas por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2256Q624560 | Informática, Analista Executivo em Metrologia e Qualidade, INMETRO, IDECAN

ITIL® é a sigla para Information Technology Infrastructure Library, que significa biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, desenvolvida pelo CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency – agência central de computação e telecomunicações), no final dos anos 80, a partir de uma encomenda do governo britânico que não estava satisfeito com o nível da qualidade dos serviços de TI. É um agrupamento das melhores práticas utilizadas para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação de alta qualidade. A versão atual, a V3, é mais focada em serviços, reduzida a cinco livros. Sabe?se que a V2 possuía sete livros.

Os meios para entregar resultados que os clientes desejam, a propriedade de custos e riscos e o valor para o cliente se referem a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2257Q405684 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil da Administração Pública, Analista Técnico Administrativo, AGU, IDECAN

“Sebastião, funcionário público em uma repartição pública federal, no exercício de suas funções, ao praticar um ato, acaba por causar danos a Rodrigo. Após averiguação interna da Administração Pública, constata-se que Sebastião causou o dano por ter agido com negligência, até mesmo porque seus colegas já o tinham advertido várias vezes de que deveria tomar mais cuidado com os atos por ele praticados, pois poderia trazer problemas para as pessoas que estavam recebendo aquele serviço público.”

Diante de tal situação, acerca da responsabilização civil decorrente de tal ato, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2258Q448445 | Direito Constitucional, Administração Pública, Contador, AGU, IDECAN, 2019

A Constituição Federal prevê a estabilidade dos servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público, assim como traz casos de perda do respectivo cargo. A esse respeito, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2259Q607167 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Aspirante Complementar, Bombeiro Militar DF, IDECAN

Considerando as linguagens de indexação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As listas de cabeçalho de assunto são listas gerais que relacionam termos de todas as áreas do conhecimento e exemplos de linguagens de indexação pré-coordenadas.

( ) Os tesauros são as mais antigas linguagens documentárias e abrangem todas as áreas do conhecimento, sendo utilizados, principalmente, em sistemas manuais.

( ) Os tesauros têm dupla função: permitir a organização dos documentos nas estantes e representar o conhecimento registrado em uma dada área de assunto.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2260Q373451 | Português, Sintaxe, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

Pedro trabalha no DETRAN e quer pedir um documento ao chefe para ler. Então ele dirá:

I. Chefe, preciso do documento para mim ler.

OU

II. Chefe, preciso do documento para eu ler.

A respeito das frases anteriores, assinale a afirmação correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.