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Questões de Concursos IDECAN

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241Q10585 | Recursos Humanos, Auxiliar Administrativo, Colégio Pedro II, IDECAN

Sobre a seleção de candidatos, analise as afirmativas.

I. O principal objetivo da seleção de candidatos é escolher e classificar os mais adequados às necessidades do cargo e da organização.
II. O processo de seleção de pessoas é uma responsabilidade de linha (de cada chefe ou gerente) e função de staff (prestação de serviço pelo órgão especializado).
III. Dentre as técnicas de seleção, destacam-se: teste de personalidade; prova de conhecimento ou capacidade; e, entrevista.
IV. O processo de seleção de pessoas baseia-se, principalmente, na análise entre as características do candidato e as exigências da função.
V. A entrevista constitui a técnica de seleção mais utilizada. Ela possui inúmeras aplicações nas organizações e pode ser utilizada na triagem inicial dos candidatos no recrutamento, como entrevista pessoal inicial na seleção, dentre outros.

Está(ão) INCORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)
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242Q748738 | Educação, Gestão em Saúde, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior, INCA, IDECAN, 2017

Atualmente, é possível encontrar ações judiciais que tratam da conduta médica (mais especificamente, o ato médico de transfundir sangue) em pacientes que se declaram Testemunha de Jeová (a religião proíbe a transfusão sanguínea). Muitos destes casos abordam um conflito ético, pois envolve o direito do paciente em rejeitar o que o médico lhe propõe (princípio da autonomia), mas também envolve o dever do médico em praticar o bem para o outro (princípio da beneficência). De acordo com o Código de Ética Médica, o papel do médico nessa situação é:
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243Q678175 | Gestão de Pessoas, Administrador, AGU, IDECAN, 2019

Segundo Meister (1999), o modelo de Educação Corporativa é sustentado por grandes forças do cenário global. A seguir estão elas listadas, à exceção de uma. Assinale-a.
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244Q12206 | Português, Técnico Bancário, Banestes Seguros, IDECAN

Texto associado.
Texto II

  Até que o beneficiário do plano complete 18 anos, os pais, como responsáveis pelos aportes, têm liberdade para interromper as contribuições e realizar saques. Mas essas medidas vão distanciá-los do objetivo inicial.
  “É importante que o compromisso seja mantido. Certa vez um cliente nos disse que resgatar o valor investido seria o mesmo que assaltar o cofrinho do filho”, lembra João Batista Mendes  Angelo, da Brasilprev.

(Veja, 9 de maio 2012. Com adaptações)
As palavras “beneficiários”, “responsáveis” e “contribuições” possuem fonemas iguais representados por letras diferentes. Indique a sequência em que todas as palavras estão ortograficamente corretas.
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245Q593613 | Química, Práticas Laboratoriais em Química, Técnico de Laboratório, UFPB PB, IDECAN

Sobre a coloração de GRAM, a sequência de fases correta para a técnica é:
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246Q30491 | Português, Auxiliar Administrativo, CRA MA, IDECAN

Texto associado.
Texto
Pregos

     Foi de repente. Dois quadros que tenho na parede da sala despencaram juntos. Ninguém os havia tocado, nenhuma ventania naquele dia, nenhuma obra no prédio, nenhuma rachadura. Simplesmente caíram, depois de terem permanecido seis anos inertes. Não consegui admitir essa gratuidade, fiquei procurando uma razão para a queda, haveria de ter uma.

     Poucos dias depois, numa dessas coincidências que não se explicam, estava lendo um livro do italiano Alessandro Baricco, chamado Novecentos, em que ele descrevia exatamente a mesma situação. "No silêncio mais absoluto, com tudo imóvel ao seu redor, nem sequer uma mosca se movendo, eles, zás. Não há uma causa. Por que precisamente neste instante? Não se sabe. Zás. O que ocorre a um prego para que decida que já não pode mais?"

     Alessandro Baricco não procura desvendar esse mistério, apenas diz que assim é. Um belo dia a gente se olha no espelho e descobre que está velho. A gente acorda de manhã e descobre que não ama mais uma pessoa. Um avião passa no céu e a gente descobre que não pode ficar parado onde está nem mais um minuto. Zás. Nossos pregos já não nos seguram.

     Nascemos, ficamos em pé, crescemos e a partir daí começamos a sustentar nossas inquietações, nossos desejos inconfessos, algum sofrimento silencioso e a enormidade da nossa paciência. Nossos pregos são feitos de material maciço, mas nunca se sabe quanto peso eles podem aguentar. O quanto podemos conosco? Uma boa definição para felicidade: ser leve para si mesmo.

     Sobre os meus quadros: foram recolocados na parede. Estão novamente fixos no mesmo lugar. Até que eles, ou eu, sejamos definitivamente vencidos pelo cansaço.

(Martha Medeiros. Disponível em: http://www.dihitt.com/barra/pregos-de-martha-medeiros. Adaptado.)
São características do gênero textual apresentado, EXCETO:
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247Q119370 | Raciocínio Lógico, Analista de Sistemas, AGU, IDECAN

Texto associado.
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Observe a figura. Quantos caminhos diferentes há para ir de A até B, andando sobre as linhas da grade e sempre nos sentidos das setas x e y?
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248Q546795 | Física, Termologia, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar DF, IDECAN, 2017

Uma colher de metal de 0,01 kg com temperatura de 50°C é colocada em 98 ml de água que se encontra a uma temperatura de 25°C e o conjunto atinge o equilíbrio térmico a 25,5°C. O calor específico do metal que constitui a colher é igual a: (Considere: cágua = 1 cal/g°C ; dágua = 1 g/cm3.)
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249Q118019 | Governança de TI, Planejamento estratégico, Analista de Sistemas, AGU, IDECAN

As fases que compõem o processo de elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da informação (PDTI) são: preparação, diagnóstico e planejamento. São processos que compõem a fase 1- Preparação:
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250Q335403 | Matemática, Matrizes e Determinantes, Professor de Matemática, SEARH RN, IDECAN

Considere uma matriz A = (aij)3 x 3, com aij = 2i - j e outra matriz diagonal B = (bij)3 x 3 cujos elementos não nulos são tais que bij = 3i - 2j. O determinante da matriz D, tal que D = A - B, é:
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251Q591861 | Química, Elementos Químicos, Soldado Bombeiro Militar de Manutenção, Bombeiro Militar DF, IDECAN, 2017

Sobre a tabela periódica, analise as afirmativas a seguir.

I. Os elementos químicos estão dispostos em ordem crescente dos números atômicos.

II. As linhas horizontais são as Famílias.

III. As propriedades químicas estão ligadas à distribuição eletrônica do elemento.

IV. Os elementos da Família 3 A são metais.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

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252Q10594 | Português, Auxiliar Administrativo, Colégio Pedro II, IDECAN

Texto associado.
A complicada arte de ver

     Ela entrou, deitou-se no divã e disse: “Acho que estou ficando louca”. Eu fiquei em silêncio aguardando que ela me revelasse os sinais da sua loucura. “Um dos meus prazeres é cozinhar. Vou para a cozinha, corto as cebolas, os tomates, os pimentões - é uma alegria! Entretanto, faz uns dias, eu fui para a cozinha para fazer aquilo que já fizera centenas de vezes: cortar cebolas. Ato banal sem surpresas. Mas, cortada a cebola, eu olhei para ela e tive um susto. Percebi que nunca havia visto uma cebola. Aqueles anéis perfeitamente ajustados, a luz se refletindo neles: tive a impressão de estar vendo a rosácea de um vitral de catedral gótica. De repente, a cebola, de objeto a ser comido, se transformou em obra de arte para ser vista! E o pior é que o mesmo aconteceu quando cortei os tomates, os pimentões... Agora, tudo o que vejo me causa espanto.”
      Ela se calou, esperando o meu diagnóstico. Eu me levantei, fui à estante de livros e de lá retirei as “Odes Elementales”, de Pablo Neruda. Procurei a “Ode à Cebola” e lhe disse: “Essa perturbação ocular que a acometeu é comum entre os poetas. Veja o que Neruda disse de uma cebola igual àquela que lhe causou assombro: ‘Rosa de água com escamas de cristal’. Não, você não está louca. Você ganhou olhos de poeta... Os poetas ensinam a ver”.
      William Blake sabia disso e afirmou: “A árvore que o sábio vê não é a mesma árvore que o tolo vê”. Sei disso por experiência própria. Quando vejo os ipês floridos, sinto-me como Moisés diante da sarça ardente: ali está uma epifania do sagrado. Mas uma mulher que vivia perto da minha casa decretou a morte de um ipê que florescia à frente de sua casa porque ele sujava o chão, dava muito trabalho para a sua vassoura. Seus olhos não viam a beleza. Só viam o lixo.

(Rubem Alves. Disponível em: http://www.releituras.com/i_airon_rubemalves.asp. Acesso em: 05/2014.)
É correto afirmar que a personagem busca ajuda de um profissional após alguns fatos ocorridos e suas reações a eles. O motivo principal que a levou a tomar tal atitude foi
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253Q169657 | Administração Geral, Balanced Scorecard, Bibliotecário, AGU, IDECAN

A legitimidade da ação governamental pode ser incrementada quando uma organização governamental mostra seus resultados de forma mensurável. Uma organização, por meio de medidas de performance, é forçada a formular alvos para vários programas para os quais é responsável e estabelecer o período no qual os alvos devem ser alcançados. Os sistemas de avaliação e medição devem fazer parte do processo de gestão. O Balanced Scorecard (BSC) proporciona a medição, o monitoramento e o controle dos resultados da estratégia através de um painel balanceado de indicadores de desempenho, que se refere a quatro dimensões que devem ser trabalhadas pelas organizações, dentre elas,
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254Q709539 | Raciocínio Lógico, Técnico em Comunicação Social, AGU, IDECAN, 2019

Texto associado.

Observe a sequência a seguir e assinale a resposta correta a respeito do termo alfanumérico que ocupa a milésima posição.

I D E C A N 2 0 1 9 I D E C A N 2 0 1 9 I D E C A N 2 0 1 9...

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255Q361897 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

Débito cardíaco reduzido e subsequente perfusão inadequada, resultante de bombeamento cardíaco deficiente. O índice cardíaco diminuído atua como o desenvolvimento principal. Trata-se do choque

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256Q25930 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, CNEN, IDECAN

Num grupo  com 50 adolescentes: 18 usam aparelho ortodôntico; 7 usam óculos e aparelho ortodôntico; e, 10 não  usam  aparelho ortodôntico nem óculos. A probabilidade de  se escolher um adolescente que use óculos e não use  aparelho ortodôntico é igual a
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257Q10593 | Português, Auxiliar Administrativo, Colégio Pedro II, IDECAN

Texto associado.
A complicada arte de ver

     Ela entrou, deitou-se no divã e disse: “Acho que estou ficando louca”. Eu fiquei em silêncio aguardando que ela me revelasse os sinais da sua loucura. “Um dos meus prazeres é cozinhar. Vou para a cozinha, corto as cebolas, os tomates, os pimentões - é uma alegria! Entretanto, faz uns dias, eu fui para a cozinha para fazer aquilo que já fizera centenas de vezes: cortar cebolas. Ato banal sem surpresas. Mas, cortada a cebola, eu olhei para ela e tive um susto. Percebi que nunca havia visto uma cebola. Aqueles anéis perfeitamente ajustados, a luz se refletindo neles: tive a impressão de estar vendo a rosácea de um vitral de catedral gótica. De repente, a cebola, de objeto a ser comido, se transformou em obra de arte para ser vista! E o pior é que o mesmo aconteceu quando cortei os tomates, os pimentões... Agora, tudo o que vejo me causa espanto.”
      Ela se calou, esperando o meu diagnóstico. Eu me levantei, fui à estante de livros e de lá retirei as “Odes Elementales”, de Pablo Neruda. Procurei a “Ode à Cebola” e lhe disse: “Essa perturbação ocular que a acometeu é comum entre os poetas. Veja o que Neruda disse de uma cebola igual àquela que lhe causou assombro: ‘Rosa de água com escamas de cristal’. Não, você não está louca. Você ganhou olhos de poeta... Os poetas ensinam a ver”.
      William Blake sabia disso e afirmou: “A árvore que o sábio vê não é a mesma árvore que o tolo vê”. Sei disso por experiência própria. Quando vejo os ipês floridos, sinto-me como Moisés diante da sarça ardente: ali está uma epifania do sagrado. Mas uma mulher que vivia perto da minha casa decretou a morte de um ipê que florescia à frente de sua casa porque ele sujava o chão, dava muito trabalho para a sua vassoura. Seus olhos não viam a beleza. Só viam o lixo.

(Rubem Alves. Disponível em: http://www.releituras.com/i_airon_rubemalves.asp. Acesso em: 05/2014.)
Os sinais de pontuação têm um papel importante no texto. Dentre os empregos das aspas, no primeiro parágrafo pode ser visto o seu uso com o propósito de
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258Q19397 | Informática, Agente Administrativo, AGU, IDECAN

Um usuário que utilizou a ferramenta Broffice Writer para realizar a digitação do seu trabalho de conclusão de curso, após concluir a digitação, verificou que existiam diversas palavras erradas em seu texto que necessitavam ser corrigidas. O procedimento que executado para acionar o corretor ortográfico da ferramenta em questão é: clicar no menu
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259Q11039 | Português, Agente de Vigilância Ambiental em Saúde, SES DF, IDECAN

Texto associado.
 De quem são os meninos de rua?

      Eu, na rua, com pressa, e o menino segurou no meu braço, falou qualquer coisa que não entendi. Fui logo dizendo que não tinha. Certa de que ele estava pedindo dinheiro. Não estava. Queria saber a hora.
      Talvez não fosse um Menino De Família, mas também não era um Menino De Rua. É assim que a gente divide. Menino De Família é aquele bem-vestido com tênis da moda e camiseta de marca, que usa relógio e a mãe dá outro se o dele for roubado por um Menino De Rua. Menino De Rua é aquele que quando a gente passa perto segura a bolsa com força porque pensa que ele é pivete, trombadinha, ladrão.
      Ouvindo essas expressões tem-se a impressão de que as coisas se passam muito naturalmente, uns nascendo De Família, outros nascendo De Rua. Como se a rua, e não uma família, não um pai e uma mãe, ou mesmo apenas uma mãe os tivesse gerado, sendo eles filhos diretos dos paralelepípedos e das calçadas, diferentes, portanto, das outras crianças, e excluídos das preocupações que temos com elas. É por isso, talvez, que, se vemos uma criança bem-vestida chorando sozinha num shopping center ou num supermercado, logo nos acercamos protetores, perguntando se está perdida, ou precisando de alguma coisa. Mas se vemos uma criança maltrapilha chorando num sinal com uma caixa de chicletes na mão,engrenamos a primeira no carro e nos afastamos pensando vagamente no seu abandono.

(COLASANTI, Marina. A casa das palavras. São Paulo: Ática, 2006. p. 40. Adaptado.)
Em  “Ouvindo  essas  expressões  tem-se  a  impressão de  que  as  coisas  se  passam muito  naturalmente,  [...]”  (3º§),  considerando o contexto, pode-se depreender, a partir da expressão destacada, que
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260Q25944 | Conhecimentos Específicos, Gestão de Documentos, Assistente Administrativo, CNEN, IDECAN

De acordo com a terminologia arquivística, quanto à teoria das três idades dos arquivos, assinale a afirmativa correta.
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