Início

Questões de Concursos IDECAN

Resolva questões de IDECAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2821Q977114 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Bibliotecário, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Sejam os conjuntos A = {-2, 0, 4, 5}, B = {-4, -3, 1, 5} e C = {-1, 0, 3, 7}, a quantidade de elementos do conjunto solução da operação abaixo é um número natural que está entre: {A – [(A - B) ∩ (C - A)]} U (B – A)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2822Q977884 | Português, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Texto associado.
O SANTO GRAAL DE QUEM SE BASTA

Nunca fui ao cinema só comigo. Isso me leva à elaboração de uma teoria: as pessoas mais bem resolvidas são aquelas que se bastam. Essas criaturas independentes viajam sozinhas para qualquer destino, longe ou perto, sem ninguém para compartilhar as impressões sobre os lugares visitados. Não esperam companhia para assistir a um filme nem para experimentar algo novo no menu do restaurante — o preferido ou o recém-inaugurado.

Confesso certa inveja desses seres felizes, livres por natureza, capazes de se reinventar quantas vezes desejarem. Eles apenas se permitem, não precisam caminhar de braço dado, não pedem licença para viver. Falam o que pensam, fazem o que decidem, exercem os seus direitos de escolha com total convicção. Admiro esse modo de existir, eu, que, na ausência de interlocutores, faço comentários em voz alta. E rotineiramente me salvo de tais circunstâncias ao recorrer à escrita, em que anoto as minhas conversas internas sem temer causar estranheza, caso me ouçam.

Ocorre-me agora uma outra característica dessa gente singular: não se importar com a opinião alheia. E, ao contrário do que você possa imaginar, são personalidades fraternas, solidárias, amigos maravilhosos, solícitos, gentis. Preocupam-se com quem convivem, são empáticos com os desconhecidos. Espero que haja muitos deles espalhados pelo mundo e que, ao longo da leitura desta crônica, a descrição tenha correspondido à realidade de maneira a arrancar um “tenho uma colega assim” ou “esse é exatamente o meu irmão”.

Talvez no futuro venhamos a descobrir o segredo tão bem guardado por eles, tesouro mais valioso do que o Santo Graal, fonte da juventude eterna. Talvez um dia sejamos todos nós imunes à solidão.

Marília Lovatel, OP+. Colunistas. Publicado 18:00 | 29 de Mar de 2025.
“[...] o preferido ou o recém-inaugurado.”
Assim como em recém-inaugurado, há uma palavra formada corretamente, por hifenização, realçada na alternativa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2823Q1026526 | Direitos Humanos, Programa Nacional de Direitos Humanos Pndh, Policial Penal, SAP CE, IDECAN, 2024

O Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 (Decreto 7.037/2009) busca a transparência e a participação popular no sistema de segurança pública e justiça criminal, partindo-se do pressuposto de que a realidade brasileira segue sendo gravemente marcada pela violência e por severos impasses estruturais na área da segurança pública. Nesse contexto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2824Q1058276 | Português, Morfologia, Oficial Combatente QOC, PM ES, IDECAN, 2024

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


O ranking da mobilidade no mundo


Como são os padrões de mobilidade em cada país? Quanto as cidades dependem do automóvel? Quanto se anda a pé em cada lugar? Um estudo gigantesco chamado ABC of Mobility, publicado em março deste ano, conseguiu traçar um mapa de 794 cidades ao redor do mundo para responder a essas perguntas.


Todas essas cidades foram colocadas num triângulo que tem três vértices: carro, transporte público e mobilidade ativa. O resultado é provavelmente um dos maiores levantamentos do gênero e é riquíssimo para entender a diferença entre as cidades.


A urbanização das cidades americanas e canadenses, tomadas por vias expressas, com subúrbios ricos que dependem totalmente do automóvel, é expressa com clareza pelo estudo.


À medida de comparação, 94% dos deslocamentos são feitos em carro, muito mais do que os 50% das cidades europeias. Atlanta deve ser o caso mais emblemático de esgarçamento urbano. Apenas 1% de seus habitantes se deslocam a pé ou bicicleta, o que a coloca no finzinho do ranking mundial.


Não existe um padrão europeu de mobilidade. Se em Roma ou Manchester quase 70% das pessoas dependem do carro para se deslocar, a Europa do Norte pródiga no oposto. Em Copenhague, 47% de todos os é habitantes andam ou pedalam para o trabalho. Esse número vai a 75% numa cidade como Utrecht, na Holanda.


Nas maiores cidades europeias o transporte público oferece alternativa ao carro: 45% dos londrinos e 60% dos parisienses vão de transporte público ao trabalho.


Não por acaso, Londres e Paris têm malhas de transporte invejáveis, mas também são cidades que têm políticas explícitas de desestimular o uso do carro, diminuindo espaços e até cobrando pedágio para entrar no centro. Hoje, a capital francesa já tem mais gente andando a pé que de carro.


O estudo mostra que os deslocamentos em transporte público aumentam com o tamanho da cidade.


Na média global das cidades de 100 mil habitantes, transporte público representa 10% das viagens, mas aumenta para 25% nas cidades com mais de um milhão de habitantes. Nas metrópoles com mais de 20 milhões, esse número ultrapassa 40%.


A exceção a essa regra são EUA, Canadá e Austrália. Nesses países, as cidades pequenas mantêm mais de 90% de seus deslocamentos em automóvel.


Na outra ponta, a campeã do ranking é uma cidade de 300 mil habitantes em Moçambique, Quellimane, onde 91% das pessoas vão a seus afazeres diários a pé ouem bicicleta.


A China tem enorme participação de bicicletas e do pé nos deslocamentos, mas provavelmente esse númerodeve mudar rapidamente, uma vez que, quanto maior a renda per capita, maior a participação do automóvel. No resto da Ásia, porém, há brilhantes exceções, como as cidades densas que têm alta renda e enorme participação do transporte público, como Tóquio e principalmente Hong Kong.


Apenas quatro cidades brasileiras entraram no estudo: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. Elas apresentam um quadro parecido que mostra um certo equilíbrio entre os modais. São Paulo, na verdade, a é cidade que fica bem no meio do triângulo do estudo global, com praticamente um terço dos deslocamentos para cada modo de transporte.


Essa situação expõe uma contradição: o maior modal é o andar a pé, mas o maior objeto de desejo é o carro. As infraestruturas existentes privilegiam o carro, mas os congestionamentos gigantes demonstram um ponto de exaustão. Por outro lado, o descaso histórico com o transporte público expõe o tamanho do desafio, tanto na qualidade como na capilaridade das redes de transporte.


Ao redor do mundo, o pico do uso do carro ainda não chegou, mas é sintomático que cidades ricas, como Paris, Barcelona, Viena e tantas outras, estejam justamente investindo no transporte público, na bicicleta na caminhabilidade para reduzir emissão de gases e e melhorar a experiência urbana.


A boa mobilidade deve integrar mobilidade ativa e transporte público. A seguir, uma amostra do estudo com algumas cidades para dar uma ideia da disparidade entre elas, baseando-se em dois aspectos: andar a pé e por bicicleta. O ranking completo está disponível na revista The Economist e na plataforma ScienceDirect.


Para comparar dados de 794 cidades no mundo, os pesquisadores Rafael Prieto-Curiel, do Complexity Science Hub, e Juan Pablo Ospina, da EAFIT University, consultaram aproximadamente mil bases de dados diferentes. Isso permite juntar informações de cidades em diferentes continentes, mas gera algumas limitações nas comparações.


Como algumas cidades misturam transporte a pé e bicicleta, a pesquisa juntou tudo em "mobilidade ativa". Outra limitação é considerar apenas deslocamentos para trabalho, além da ausência das cidades médias dos o países subdesenvolvidos. Finalmente, o estudo desconsidera as viagens multimodais, em que as pessoas trocam de meios de transporte, por exemplo, andando de sua casa até o ponto de ônibus.


Mesmo com essas limitações, a pesquisa tem o mérito de dar um quadro geral a algo muito fragmentado e vai ser um grande estímulo para novos estudos.


Mauro Calliari.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/.

Acesso em: 12 jul. 2024.

Um estudo gigantesco chamado ABC of Mobility, publicado em março deste ano, conseguiu traçar um mapa de 794 cidades ao redor do mundo para responder a essas perguntas.

No período acima, estão destacados dois pronomes demonstrativos, que exercem papel, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2825Q907244 | Português, Formação das Palavras Composição, Fisioterapeuta, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

Texto associado.

Texto para as questões de 1 a 10.

Texto de Clarice Lispector.


1 Um amigo meu, médico, assegurou-me que desde o berço a criança sente o ambiente, a criança quer: nela o ser

humano, no berço mesmo, já começou.

Tenho certeza de que no berço a minha primeira vontade foi a de pertencer. Por motivos que aqui não importam, eu de

algum modo devia estar sentindo que não pertencia a nada e a ninguém. Nasci de graça.

5 Se no berço experimentei esta fome humana, ela continua a me acompanhar pela vida afora, como se fosse um

destino. A ponto de meu coração se contrair de inveja e desejo quando vejo uma freira: ela pertence a Deus.

Exatamente porque é tão forte em mim a fome de me dar a algo ou a alguém, é que me tornei bastante arisca: tenho

medo de revelar de quanto preciso e de como sou pobre. Sou, sim. Muito pobre. Só tenho um corpo e uma alma. E preciso

de mais do que isso.

10 Com o tempo, sobretudo os últimos anos, perdi o jeito de ser gente. Não sei mais como se é. E uma espécie toda nova

de “solidão de não pertencer” começou a me invadir como heras num muro.

Se meu desejo mais antigo é o de pertencer, por que então nunca fiz parte de clubes ou de associações? Porque não

é isso que eu chamo de pertencer. O que eu queria, e não posso, é por exemplo que tudo o que me viesse de bom de dentro

15 de mim eu pudesse dar àquilo que eu pertenço. Mesmo minhas alegrias, como são solitárias às vezes. E uma alegria solitária

pode se tornar patética.

É como ficar com um presente todo embrulhado em papel enfeitado de presente nas mãos - e não ter a quem dizer:

tome, é seu, abra-o! Não querendo me ver em situações patéticas e, por uma espécie de contenção, evitando o tom de

tragédia, raramente embrulho com papel de presente os meus sentimentos.

20 Pertencer não vem apenas de ser fraca e precisar unir-se a algo ou a alguém mais forte. Muitas vezes a vontade

intensa de pertencer vem em mim de minha própria força - eu quero pertencer para que minha força não seja inútil e fortifique

uma pessoa ou uma coisa.

Quase consigo me visualizar no berço, quase consigo reproduzir em mim a vaga e no entanto premente sensação de

precisar pertencer. Por motivos que nem minha mãe nem meu pai podiam controlar, eu nasci e fiquei apenas: nascida.

25 A vida me fez de vez em quando pertencer, como se fosse para me dar a medida do que eu perco não pertencendo.

E então eu soube: pertencer é viver.

Fonte: https://www.culturagenial.com/clarice-lispector-textos-poeticos-comentados/.

Considerando os processos de formação de palavras por derivação e por composição, assinale a alternativa que regra. apresenta a relação correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2826Q977900 | Sociologia, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

No debate contemporâneo acerca da função social da escola pública, múltiplas perspectivas se confrontam quanto à sua capacidade de promover a formação crítica, a equidade social e a reprodução ou transformação das estruturas sociais. Considerando os principais referenciais teóricos da sociologia da educação e da filosofia política contemporânea, identifique a correta caracterização da função social da escola pública no contexto atual.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2827Q977903 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Identifique a correta caracterização do processo de apropriação do sistema de escrita alfabético-ortográfico, à luz das contribuições teóricas de Emilia Ferreiro, Ana Teberosky e dos pressupostos da psicogênese da língua escrita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2828Q1026545 | Legislação Federal, Lei N 12 846 de 2013, Policial Penal, SAP CE, IDECAN, 2024

Sobre a Lei 12.846/13, que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2829Q977914 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

No contexto da Educação Infantil, as Ciências da Natureza integram-se de modo transdisciplinar, respeitando a especificidade do desenvolvimento da criança e o caráter investigativo das aprendizagens nessa etapa. Identifique a correta caracterização dos objetos de conhecimento das Ciências da Natureza na Educação Infantil, conforme os marcos normativos e conceituais que orientam a prática pedagógica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2830Q1059095 | Matemática, Álgebra, Soldado do Corpo de Bombeiros Militar, CBM MS, IDECAN, 2022

Em um batalhão do corpo de bombeiros foram construídos dois reservatórios para armazenar água. A soma total do volume interno dos dois reservatórios é igual a 28000 litros e a razão entre os volumes internos do primeiro e do segundo é 1/3. O valor absoluto da diferença entre os volumes internos dos dois reservatórios, em m³, é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2831Q1074478 | Informática, Editor de Textos, Assistente em Administração, UFSBA, IDECAN, 2025

No Microsoft Word 2021, a funcionalidade de Edição Colaborativa permite que vários usuários trabalhem simultaneamente em um mesmo documento armazenado no OneDrive. Para garantir um fluxo de trabalho eficiente ao utilizar essa funcionalidade, é necessário considerar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2832Q913985 | Nutrição, Merendeira, Prefeitura de São Caetano do Sul SP, IDECAN, 2023

Durante a avaliação de uma criança doente, o médico informa aos pais que o paciente possui uma enfermidade originada por um microrganismo unicelular, de natureza procarionte, que pode ser tratada com um medicamento geralmente chamado de antibiótico. O médico apresentou um microrganismo classificado como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2833Q913986 | Nutrição, Merendeira, Prefeitura de São Caetano do Sul SP, IDECAN, 2023

É essencial que o manipulador de alimentos siga à risca as orientações e normas estabelecidas pelos órgãos e bibliografias regulamentadoras da área a fim de garantir a segurança alimentar das preparações por ele realizadas. Para tanto, durante o desempenho do seu serviço ele deve possuir atitudes como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2834Q1071197 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, IF PB, IDECAN, 2019

O teatro contemporâneo é permeado por novos modos de operação onde não existe predomínio do texto sobre a atuação ou encenação. A era do diretor, do autor ou do ator fundiu-se em processos integrados, partilhados e horizontais que funcionam de modos singulares em cada coletivo. A noção de coletivo contamina os procedimentos cênicos, articulando as funções como linhas de força. Tal noção mostra-se altamente eficiente na busca de um espetáculo que represente as vozes, ideias e desejos de todos que o constroem. A sentença ora descrita para a prática contemporânea refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2835Q1071200 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, IF PB, IDECAN, 2019

Ao criar o teatro do oprimido, Augusto Boal articulou uma série de metodologias que tinham como objetivo tornar o espectador (espectaATOR) ativo e transformador da ação dramática. Dentre os procedimentos empregados, podemos destacar a participação da plateia na ação dramática, buscando soluções próprias para o problema-tema apresentado e vivenciando-as em cena. Pergunta central: “o que você faria se estivesse no lugar dela (da personagem)?”. Essas características referem-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2836Q1071719 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Ensino Religioso, Prefeitura de Apiacá ES, IDECAN

“Quando as ilusões perdem a máscara, então nada resta: o abismo do nada. ‘Como estado psicológico, o niilismo torna-se necessário em primeiro lugar, quando procuramos em todo acontecimento um sentido que ele não tem, até que, por fim, começa a faltar coragem a quem procura’. Aquele ‘sentido’ podia ser a realização ou o fortalecimento de um valor moral (amor, harmonia de relações, felicidade etc...). Mas o que devemos constatar é que a desilusão quanto a esse pretenso fim é ‘uma causa do niilismo’.”

(REALE, Giovanni. História da Filosofia. V 3. Paulus, 1990, p. 435.)

Analise as afirmativas e assinale a que define niilismo corretamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2837Q1071720 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Ensino Religioso, Prefeitura de Apiacá ES, IDECAN

Entre os séculos XIX e XX surgiu, na Europa, uma corrente de pensamento em reação ao positivismo que teve em suas primeiras fileiras toda uma gama de pensadores que podem muito bem ser reunidos sob o nome de espiritualistas. São características gerais dessa corrente, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2838Q1071721 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Ensino Religioso, Prefeitura de Apiacá ES, IDECAN

Nietzsche considera a moral como uma maneira de dominação dos outros e, a partir desse pressuposto, explicita que devemos distinguir a Moral entre duas formas. Quais?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2839Q993925 | Direito Administrativo, Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação, IBGE, IDECAN, 2022

A Lei nº 8.112/1990 determina que se o servidor tiver praticado ato sujeito à pena de demissão, o prazo de prescrição da respectiva ação disciplinar começará a correr da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2840Q978589 | Arquivologia, Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário, Assistente Administrativo, EMPARN, IDECAN, 2025

Sobre os arquivos correntes, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.