Início

Questões de Concursos IDECAN

Resolva questões de IDECAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q48642 | Raciocínio Lógico, Procurador, Lemeprev SP, IDECAN

Numa caixa encontram-se pregos e parafusos, totalizando 62 unidades. Considere que o dobro do número de pregos mais a metade do número de parafusos é igual a 64. Pode-se concluir que na caixa encontram-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q186427 | Direito Penal, Crimes comuns, Administrador, AGU, IDECAN

“João e José, auditores fiscais da Receita Federal foram denunciados no dia 04.07.2012 pela prática dos crimes de concussão e corrupção passiva, em concurso material. De acordo com a acusação, teriam comparecido à loja de Manoel, comerciante, no dia 03.08.2010, com o fim de realizarem fiscalização nos livros contábeis do estabelecimento e, mesmo não tendo encontrado qualquer irregularidade, teriam decidido, no local, exigir de Manoel que pagasse R$ 2.000,00 a cada um deles, com o que Manoel haveria concordado. Por esses mesmos fatos, Manoel foi denunciado pela prática do crime de corrupção ativa, também em continuidade delitiva. Após o oferecimento de defesa preliminar, foi a denúncia recebida no dia 06.08.2012. Durante a instrução, os fatos foram comprovados exatamente como descritos na inicial. No dia 10.08.2013, foi proferida sentença condenando os fiscais como incursos nos crimes de concussão e corrupção passiva, em concurso material, bem como Manoel, como incurso no crime de corrupção ativa. Analisando as circunstâncias judiciais do art. 59, do Código Penal, o juiz fixou as penas de João e José em 2 anos e 4 anos, respectivamente, pelos crimes de concussão e corrupção passiva, e a de Manoel em 3 anos, pelo crime de corrupção ativa.”

Considerando a conduta de cada um dos envolvidos, bem como o seu enquadramento típico, apontando ainda os aspectos penais envolvidos na questão, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q117318 | Modelagem de Processos de Negócio BPM, BPMN, Analista de Sistemas, AGU, IDECAN

O BPMN (Business Process Modeling Notation) é um padrão desenvolvido visando oferecer uma notação mais facilmente compreendida podendo ser usada por todos os envolvidos no negócio. É utilizado somente para apoiar a modelagem de conceitos que são aplicáveis a processos de negócio. Há três tipos básicos de submodelos em um modelo BPMN. Assinale-os.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q10571 | Arquivologia, Auxiliar Administrativo, Colégio Pedro II, IDECAN

O arquivista italiano Eugenio Casanova (1867-1951) define arquivos como “a acumulação ordenada de documentos criados por uma instituição ou pessoa no curso de sua atividade e preservados para a consecução de seus objetivos políticos, legais e culturais, pela referida instituição ou pessoa”.

(Eugenio Casanova. Archivistica, Siena, 1928, p. 9.)

Acerca dos conceitos básicos de arquivo, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q406272 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Analista Técnico de Políticas Sociais, Ministério da Saúde, IDECAN, 2017

Considerando o contexto de Estado e Sociedade Civil, são institutos que contemplam parcerias entre a sociedade e a administração pública, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q16519 | Geografia, Oficial Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, IDECAN

“Várias características do ambiente em que se processa o intemperismo influem diretamente nas reações de alteração, no que diz respeito à sua natureza, velocidade e intensidade. São os chamados fatores de controle do intemperismo, basicamente representados pelo material parental, clima, topografia, biosfera e tempo.”

(Teixeira, W & Toledo, M.C.M de & Fairchild, T. R e Taioli, F. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2003 p. 150.)

Dos fatores mencionados anteriormente, assinale o que, isoladamente, mais influencia no intemperismo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

308Q12201 | Matemática Financeira, Técnico Bancário, Banestes Seguros, IDECAN

Uma certa loja de eletrônicos informa que a televisão, que custava R$2.000,00 à vista, poderia ser paga de duas outras formas:

• um pagamento em 120 dias, com taxa de juros compostos de 3% ao mês, capitalizados mensalmente;
• um pagamento 180 dias, com taxa de juros compostos de 2% ao mês, capitalizados mensalmente.

Uma vez que se escolha a opção em que o montante ao final da carência seja menor, o valor pago pela televisão será de, aproximadamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q42927 | Química, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar DF, IDECAN, 2017

As células voltaicas são baseadas nas reações de oxirredução espontâneas. Contrariamente, é possível usar a energia elétrica para fazer com que as reações redox não espontâneas ocorram. Tais processos, produzidos por uma fonte externa de energia elétrica, são chamados de reações de eletrólise e ocorrem em células eletrolíticas. Uma solução aquosa de NaCl é eletrolizada usando-se eletrodos inertes. Quantos gramas de gás cloro e de gás hidrogênio são produzidos se uma corrente de 5,0 A atravessa a célula durante 1,5 h?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

310Q16526 | Química, Oficial Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, IDECAN

Sabe-se que a massa molar do PVC pode atingir 1500000 g/mol. Costuma-se utilizar o PVC para produzir tubulações, discos fonográficos, pisos e capas de chuva. Uma de suas principais características é o fato de que ele evita a propagação de chamas, sendo usado como isolante elétrico. Esse polímero é obtido a partir de sucessivas adições de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

311Q323627 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SEARH RN, IDECAN

?A realidade tem mostrado que um dos grandes desafios, na implementação do ciclo de alfabetização, é o de assegurar às crianças o direito às aprendizagens básicas nesse tempo de três anos. Isto pressupõe que o protagonismo das ações esteja centrado nas crianças, o que exige, necessariamente, que haja a revisão de?, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

312Q53150 | Matemática, Auxiliar em Administração, UFPB, IDECAN

Paula, Karine e Carla estão correndo na esteira da academia. Considere que:

• Karine corre durante x minutos;
• Carla corre x + 3 minutos a mais que Karine; e,
• Paula, com a intenção de superar as duas amigas, corre 8 minutos a mais que Carla, totalizando 35 minutos.


Quantos minutos Karine correu na esteira?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

313Q711340 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019

Texto associado.

Analise a citação abaixo e assinale a alternativa à qual essa ideia se refere.

“Isso é uma forma de reconhecimento. Alguém que faz comigo, empregado, uma parceria, dizendo que paga metade do meu curso de idioma estrangeiro ou que facilita o meu horário de trabalho, de modo que eu vá fazer uma pós-graduação ou até uma graduação que ainda não fiz ou não completei, está investindo em mim.” (CORTELLA, 2007, p. 38)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q25958 | Noções de Ética, Ética na Administração Pública, Assistente Administrativo, CNEN, IDECAN

“A ética é o campo do conhecimento que trata da definição e avaliação do comportamento das pessoas e organizações.  A ética lida com a aprovação ou reprovação do comportamento observado em relação ao comportamento ideal, sendo  este  definido  por  meio  de  um  código  de  conduta,  implícito  ou  explícito.” 

Segundo  o  conceito  de  Maximiano,  a  afirmativa anterior é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q329076 | Pedagogia, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

“As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, tentando explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.” Considerando essa afirmação, relacione as teorias citadas às suas características.

1. Teoria epistemologia genética de Piaget.

2. Teoria construtivista de Bruner.

3. Teoria sociocultural de Vygotsky.

4. Teoria do aprendizado experimental de C. Rogers.

5. Teoria das inteligências múltiplas de Gardner.

( ) O ponto central desta teoria é a estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação.

( ) O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido. Enfatiza a importância do aspecto interacional do aprendizado. O professor e o aluno aparecem como os corresponsáveis pela aprendizagem.

( ) O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; e, o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.

( ) O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. O aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento. A instrução está relacionada a contextos e experiências pessoais.

( ) No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q43855 | Psicologia, Psicólogo, FUNTELPA, IDECAN

A atuação profissional do Psicólogo Social tem nas atividades com grupos, uma de suas principais ferramentas. Nessa perspectiva, temos em Kurt Lewin um dos principais expoentes dos trabalhos com grupos. É dele a Teoria de Campo, em que é concebido o que Lewin denominou como Campo Psicológico. São características do Campo Psicológico, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q816828 | Legislação Federal, Lei n 10741 2003 Estatuto do Idoso, Assistente Social, Prefeitura de Ipatinga MG, IDECAN

O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social. Sobre os direitos dos idosos no Brasil, marque a afirmativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q702655 | Português, Sintaxe, Bibliotecário Documentalista, IF PB, IDECAN, 2019

Texto associado.
Leia o texto abaixo para responder à questão.
Neologismo
Beijo pouco, falo menos ainda.
Mas invento palavras
Que traduzem a ternura mais funda
E mais cotidiana.
Inventei, por exemplo, o verbo teadorar.
Intransitivo:
Teadoro, Teodora.
(Manuel Bandeira)
Com base no poema de Manuel Bandeira e em seus conhecimentos sobre sintaxe, gênero poético e ortografia, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q30508 | Conhecimentos Específicos, Política Internacional, Auxiliar Administrativo, CRA MA, IDECAN

O Brasil abriga hoje 5.208 refugiados, sendo os colombianos e os angolanos quase metade dos estrangeiros com o status. É o que mostram dados atualizados do Comitê Nacional de Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça, obtidos pelo Gl. Os números revelam que os pedidos de refúgio no país têm crescido exponencialmente ao longo dos anos. Em 2013, foram 5.256, ante 566 em 2010. As solicitações aceitas também aumentaram: de 126, em 2010, para 649 no ano passado.

(Disponível em: www.gl.globo.com - em 24/04/2014, às 11h2 7.)

Dentre as afirmativas a seguir, marque aquela que conceitua corretamente a condição de refugiado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q555900 | Informática, Hardware, Procurador Previdenciário I, Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica ES, IDECAN, 2018

Marque a alternativa que melhor representa a definição de um gabinete de computador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.