Início

Questões de Concursos IDECAN

Resolva questões de IDECAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q556284 | Informática, Segurança da Informação, Aspirante Cirurgião Dentista, Bombeiro Militar DF, IDECAN

Worms são programas que têm a capacidade de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo, de computador para computador. São responsáveis por consumir muitos recursos devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar, afetando consideravelmente o desempenho de redes e a utilização de computadores. Uma das formas de propagação e infecção dos worms é através da identificação dos computadores alvos, que pode ser realizada por diversos modos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

382Q16528 | Biologia, Oficial Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, IDECAN

O RNA é sintetizado pelo processo de transcrição, que ocorre de modo complementar ao filamento molde de DNA. 

3’ ATGCCTATGCCAAGTCCG 5

Desse modo, o trecho da molécula de DNA poderá sintetizar a seguinte fita de RNA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

383Q333735 | Matemática, Geometria, Professor de Matemática, SEARH RN, IDECAN

Um triângulo ABC foi desenhado no plano cartesiano. Considerando os pontos A (1, 2), B (-3, 1) e C (-1, -2), a área desse triangulo é, em unidade de área:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

384Q748743 | Educação, Gestão em Saúde, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior, INCA, IDECAN

“Em uma escola onde estudam 1.200 crianças, após tratamento contra parasitos intestinais, investigou-se a reinfecção por amebíase intestinal em relação ao uso de água encanada. As crianças foram então acompanhadas por 12 meses, sendo avaliadas quanto a exames periódicos de fezes frescas. Ao fim do período de acompanhamento, os pesquisadores detectaram que 400 crianças não faziam o uso de água encanada. Ao todo, foram detectadas 75 crianças portadoras de amebíase intestinal, sendo que destas, somente 30 não utilizavam água encanada. O resultado da pesquisa traz um risco relativo de 1.33 (IC 95% 0.78 – 1.85), com p = 0.067.” Com base nesses dados, é correto afirmar que as crianças que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

385Q25933 | Conhecimentos Específicos, Responsabilidades do Servidor, Assistente Administrativo, CNEN, IDECAN

A Lei nº 8.112/90 estabelece o regime disciplinar dos servidores públicos federais. Ao servidor público que recusar fé  a documentos públicos será aplicada a sanção de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q19422 | Noções de Ética, Ética na Administração Pública, Agente Administrativo, AGU, IDECAN

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente um aspecto da Lei nº 8.429/1992, conhecida como Lei de Improbidade Administrativa (LIA), a qual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q559129 | Informática, Excel, Agente de Manutenção, Conselho Regional de Farmácia SP, IDECAN, 2018

No Microsoft Excel 2013, o recurso “alça de preenchimento” facilita a criação de sequências numéricas, alfabéticas e até mesmo de data, de forma mais rápida do que se tivesse que digitar cada valor um a um. A respeito da alça de preenchimento, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

388Q543562 | Probabilidade e Estatística, Regressão, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

Sobre o coeficiente de determinação na regressão linear simples é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q473544 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

A obesidade tem sido considerada uma das doenças mais graves no mundo e relaciona-se com outras mais como a diabetes, coronariopatia e hipertensão, por exemplo. Sobre esta temática os profissionais de educação física devem saber que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

390Q12813 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, Detran RO, IDECAN

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, analise as afirmativas.

I. No caso de transferência de propriedade, o prazo para o proprietário adotar as providências necessárias à efetivação da expedição do novo Certificado de Registro de Veículo é de 30 dias, sendo que nos demais casos as providências deverão ser imediatas.

II. A expedição do novo Certificado de Registro de Veículo será comunicada ao órgão executivo de trânsito que expediu o anterior e ao RENAVAM.

III. No caso de transferência de domicílio ou residência no mesmo Município, o proprietário comunicará o novo endereço num prazo de 30 dias e aguardará o novo licenciamento para alterar o Certificado de Licenciamento Anual.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q16515 | Português, Oficial Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, IDECAN

A sociedade brasileira, na década de 20, do século XX, presenciou o florescimento de um movimento artístico e literário que tinha como mote a ruptura com os padrões estéticos europeus. Para propagar o ideário modernista, os representantes desse movimento elaboraram e divulgaram vários manifestos. ​
Assinale a alternativa que apresenta o nome do movimento, organizado pelos intelectuais Ascânio Lopes, Guilhermino César, Francisco Inácio Peixoto e Enrique de Resende, dentre outros, que, com um discurso irreverente, despolarizou a discussão modernista das metrópoles para o interior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

392Q555466 | Informática, PowerPoint, Agente de Manutenção, Conselho Regional de Farmácia SP, IDECAN, 2018

“Uma apresentação do PowerPoint 2013 que inicia imediatamente, em vez de ver os slides em modo de edição, deve ser salva como um arquivo _________________, isto é, na janela “Salvar como”, no campo referente ao tipo de arquivo, selecione _________________ para que ele inicie automaticamente a apresentação quando o arquivo é aberto.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

393Q324124 | Pedagogia, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

O estado da arte sobre formação continuada, feito for Ortega (citado por Gatti e outros, 2001, p. 232), constata que este tipo de programa só produz efeitos sobre as aprendizagens dos alunos quando combinado com outras variáveis de contexto e, ainda, que boa parte das condições que dão sustentabilidade às práticas docentes efetivas está fora do controle dos professores. Diante dessas afirmações, depreende-se que um programa de formação continuada empreendido por uma instituição dificultará a melhoria da qualidade da educação quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q328367 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor, SEARH RN, IDECAN

O ensino médio é orientado por princípios e finalidades que preveem, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

395Q53183 | Matemática, Auxiliar em Assuntos Educacionais, UFPB, IDECAN

Ana publicou um livro e da primeira leva impressa vendeu 3/5 no primeiro dia, do que restou vendeu 2/5 no segundo dia, do que sobrou vendeu 2/3 no terceiro e os 48 restantes distribuiu entre seus amigos e familiares. O número de livros impressos na primeira leva foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

396Q30506 | Conhecimentos Específicos, Política Nacional, Auxiliar Administrativo, CRA MA, IDECAN

Em 2013, o número de haitianos que entrou no Brasil triplicou, no entanto, eles não aparecem nas relações apresenta­ das pelo Comitê Nacional de Refugiados (Conare) porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q43840 | Português, Psicólogo, FUNTELPA, IDECAN

Texto associado.
       O Twitter e o cargo público

       O último levantamento do “Politweets” aponta que 391 políticos eleitos no Brasil já aderiram ao Twitter. O número não representa a parcela de políticos presentes na rede de microblogging, visto que muitos estão sem mandato e concorrem ao pleito neste ano. Além disso, há centenas de vereadores nas mais de seis mil cidades brasileiras que ingressam na rede sem se identificar como tal.
       Não há como negar, no entanto, que a cada dia, o Twitter ganha novos adeptos na política – seja para quem a faz diretamente ou simplesmente se interessa por ela – e que a ferramenta vem se consolidando como instrumento necessário para o exercício de qualquer cargo público. É uma maneira fácil e rápida de disseminar uma mensagem, socializar uma agenda, divulgar um espaço (blog, site, endereço em redes sociais) e estreitar o relacionamento com a população, permitindo que ela possa acompanhar o dia a dia de seus eleitos.
       O Twitter é, portanto, um facilitador para o encontro entre eleitor e eleito (ou postulante ao cargo). Não se trata de uma ferramenta que faça ganhar eleição, mas pode ajudar um candidato a perdê-la para um concorrente que esteja mais próximo do seu público, usando a rede de microblogging.
       O desafio é ser ouvido: escândalos afastam o cidadão da política.
       A principal função do Twitter na política é aproximar quem quer falar de quem quer ouvir e o grande desafio é ser ouvido. Com um sistema político complexo e de difícil compreensão para quem não tem intimidade com o tema, uma sucessão de escândalos envolvendo toda a sorte de partidos, o desinteresse pela política brasileira é um fato que assusta e cria um perverso círculo vicioso no qual a maioria das pessoas simplesmente detesta política e políticos. Todos são iguais, é comum ouvir, levando ao raciocínio de que a escolha, no fundo, não faz diferença – uma constatação que em última instância ameaça a própria democracia.
       A esperança é que o Twitter – ainda não se sabe o real potencial transformador da ferramenta – possa fazer com que os eleitores estejam mais abertos a ouvir quem tem o que dizer sobre política. O sucesso da dinâmica desse contato exige tempo e dedicação. Portanto, uma estratégia de atuação política neste espaço vai muito além dos cinco minutos necessários para criar uma conta na rede de microblogging. É preciso ter um bom conteúdo para conquistar e manter os eleitores –usuários.
       Para que possa ser útil para a política e para a democracia, o Twitter exige relacionamento transparente e engajamento de ambas as partes: sociedade e políticos.
       (...)
       Relacionamento em redes sociais não é como campanha, que tem começo e fim. É um trabalho que não possui prazo para terminar, o que é muito positivo – assim espera-se, visto que ainda não sabemos como será o comportamento dos hoje candidatos, amanhã eleitos.
       Com o passar do tempo, a tendência é que os laços entre eleitor e eleito fiquem mais fortes, reduzindo o déficit democrático de nosso atual sistema político e promovendo a necessária participação da população nas decisões do seu representante durante todo o mandato.
       O olhar para uma rede planejada e sólida poderá oferecer ao político um grande panorama das necessidades e anseios do pensamento público. Isso permitirá realizar consultas rápidas antes de uma resolução, a participação popular em projetos ainda em discussão ou ainda corrigir os rumos de algo já decidido. A pressão popular via Twitter tende a crescer e ganhar rumos ainda desconhecidos.
       Tudo isso, do ponto de vista da comunicação e da estratégia política, exige um plano de implantação e, mais do que tudo, de manutenção em longo prazo.
      (...)

(Larissa Squeff é estrategista de política em mídias digitais e redes sociais da Maquina Public Relations. André de Abreu é gestor da Máquina Web, unidade de mídias digitais e redes sociais da Máquina Public Relations, e membro do COM +, grupo de pesquisa em Comunicação, Jornalismo e Mídias Digitais da ECA – USP)
“...o Twitter ganha novos adeptos na política...” A mesma regra de acentuação que vale para política, vale também para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q43843 | Português, Psicólogo, FUNTELPA, IDECAN

Texto associado.
       O Twitter e o cargo público

       O último levantamento do “Politweets” aponta que 391 políticos eleitos no Brasil já aderiram ao Twitter. O número não representa a parcela de políticos presentes na rede de microblogging, visto que muitos estão sem mandato e concorrem ao pleito neste ano. Além disso, há centenas de vereadores nas mais de seis mil cidades brasileiras que ingressam na rede sem se identificar como tal.
       Não há como negar, no entanto, que a cada dia, o Twitter ganha novos adeptos na política – seja para quem a faz diretamente ou simplesmente se interessa por ela – e que a ferramenta vem se consolidando como instrumento necessário para o exercício de qualquer cargo público. É uma maneira fácil e rápida de disseminar uma mensagem, socializar uma agenda, divulgar um espaço (blog, site, endereço em redes sociais) e estreitar o relacionamento com a população, permitindo que ela possa acompanhar o dia a dia de seus eleitos.
       O Twitter é, portanto, um facilitador para o encontro entre eleitor e eleito (ou postulante ao cargo). Não se trata de uma ferramenta que faça ganhar eleição, mas pode ajudar um candidato a perdê-la para um concorrente que esteja mais próximo do seu público, usando a rede de microblogging.
       O desafio é ser ouvido: escândalos afastam o cidadão da política.
       A principal função do Twitter na política é aproximar quem quer falar de quem quer ouvir e o grande desafio é ser ouvido. Com um sistema político complexo e de difícil compreensão para quem não tem intimidade com o tema, uma sucessão de escândalos envolvendo toda a sorte de partidos, o desinteresse pela política brasileira é um fato que assusta e cria um perverso círculo vicioso no qual a maioria das pessoas simplesmente detesta política e políticos. Todos são iguais, é comum ouvir, levando ao raciocínio de que a escolha, no fundo, não faz diferença – uma constatação que em última instância ameaça a própria democracia.
       A esperança é que o Twitter – ainda não se sabe o real potencial transformador da ferramenta – possa fazer com que os eleitores estejam mais abertos a ouvir quem tem o que dizer sobre política. O sucesso da dinâmica desse contato exige tempo e dedicação. Portanto, uma estratégia de atuação política neste espaço vai muito além dos cinco minutos necessários para criar uma conta na rede de microblogging. É preciso ter um bom conteúdo para conquistar e manter os eleitores –usuários.
       Para que possa ser útil para a política e para a democracia, o Twitter exige relacionamento transparente e engajamento de ambas as partes: sociedade e políticos.
       (...)
       Relacionamento em redes sociais não é como campanha, que tem começo e fim. É um trabalho que não possui prazo para terminar, o que é muito positivo – assim espera-se, visto que ainda não sabemos como será o comportamento dos hoje candidatos, amanhã eleitos.
       Com o passar do tempo, a tendência é que os laços entre eleitor e eleito fiquem mais fortes, reduzindo o déficit democrático de nosso atual sistema político e promovendo a necessária participação da população nas decisões do seu representante durante todo o mandato.
       O olhar para uma rede planejada e sólida poderá oferecer ao político um grande panorama das necessidades e anseios do pensamento público. Isso permitirá realizar consultas rápidas antes de uma resolução, a participação popular em projetos ainda em discussão ou ainda corrigir os rumos de algo já decidido. A pressão popular via Twitter tende a crescer e ganhar rumos ainda desconhecidos.
       Tudo isso, do ponto de vista da comunicação e da estratégia política, exige um plano de implantação e, mais do que tudo, de manutenção em longo prazo.
      (...)

(Larissa Squeff é estrategista de política em mídias digitais e redes sociais da Maquina Public Relations. André de Abreu é gestor da Máquina Web, unidade de mídias digitais e redes sociais da Máquina Public Relations, e membro do COM +, grupo de pesquisa em Comunicação, Jornalismo e Mídias Digitais da ECA – USP)
A alternativa em que a oração assinalada expressa “causa” é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q16531 | Física, Oficial Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, IDECAN

Uma corrente elétrica de intensidade 4A percorre uma secção reta de um fio condutor. Sendo a carga elementar igual  a 1,6 . 10–19 C, então o número de elétrons que percorre esse fio a cada minuto é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

400Q25952 | Administração Pública, Código De Ética Profissional Do Servidor Público, Assistente Administrativo, CNEN, IDECAN

“A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar‐lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando‐o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí‐los.”

Nos termos do Decreto Federal nº 1.171/94, que dispõe sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público Federal, a regra deontológica anterior é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.