Início

Questões de Concursos IDECAN

Resolva questões de IDECAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q53149 | Português, Auxiliar em Administração, UFPB, IDECAN

Texto associado.
                                                        Meu filho e seus ídolos 

     Todas as épocas têm os seus ídolos juvenis. Principalmente depois do fenômeno da comunicação de massa, pessoas como James Dean ou Elvis Presley, para falar de astros de outros tempos, ou como Sandy e Junior e os Backstreet Boys, fenômenos mais recentes, arrastam multidões de jovens aos seus shows. E não só isso. Além de frequentarem os shows, os jovens são capazes de atitudes muito mais drásticas, como passar dias em uma fila para comprar ingresso, fazer plantão na frente do hotel ou da casa do cantor simplesmente para dar uma olhadinha a distância. Em casa, as paredes do quarto são forradas de pôsteres, revistas são consumidas aos milhares, álbuns são confeccionados com devoção e programas de TV são ansiosamente esperados apenas para assistir a uma rápida aparição do ídolo.
    Muitos pais se perguntam: o que essas pessoas têm de tão especial para atrair a atenção de tantos jovens? A primeira e mais óbvia resposta é que todos esses astros, mais do que qualquer outro mortal, detêm objetos de desejo de nossa cultura ocidental, como fama, sucesso, beleza, dinheiro etc. Isso, porém, não justificaria as atitudes que os adolescentes são capazes de tomar em relação a cantores, atores ou jogadores de futebol. Se a tietagem se justificasse apenas pela admiração de certas características dos artistas (como a beleza, por exemplo), esse comportamento de fã não pareceria tão restrito à juventude. Isso pode nos indicar que esse fenômeno tem a ver com a própria adolescência.
    A adolescência traz desafios importantes para o jovem. Além de ser uma fase em que deixamos de ser criança e nos preparamos para a vida adulta, a convivência social tem um grande peso. Por vezes, aos olhos dos pais, os filhos dão mais importância aos amigos e suas opiniões do que à própria família. Não é incomum ouvir pais de adolescentes reclamando que os filhos só ouvem, vestem, assistem e gostam daquilo que os amigos ouvem, vestem, assistem e gostam. O que os pais têm dificuldade de entender são as transformações típicas que se operam nessa fase. O preparo para a vida adulta envolve uma espécie de libertação das opiniões familiares. É como se o jovem tivesse uma necessidade de se desligar daquela dependência infantil e encontrar sua própria identidade. Onde encontrar essa identidade? Primeiro, no grupo social mais próximo, ou seja, nos amigos. Depois, em outras pessoas. E é aí que entram os ídolos da juventude. 
   Essas pessoas famosas representam uma série de características valorizadas pelos adolescentes: às vezes a rebeldia ou a aparente independência; às vezes a beleza ou a fama. Além de representarem esses valores, os ídolos parecem, aos olhos do fã, pessoas que conseguem materializar seus sonhos, que conseguem tudo o que querem. Por isso esse interesse fora do comum por tudo que se passa com eles.
    Sob esse ponto de vista, ter ídolos é algo absolutamente normal. Torna-se preocupante, no entanto, quando esse interesse passa a ser o foco central do adolescente, quando a sua vida gira completamente em torno do seu ídolo e ser fã passa a ser a sua principal e única ocupação. Nesses casos, é importante que os pais estejam atentos para impedir que a admiração do filho vire uma obsessão e ajudá-lo a lidar de forma mais saudável com a admiração que sente por alguma pessoa famosa. 
   Porém, quando esse interesse não interfere na vida do adolescente, não há por que se preocupar. Pode ser até uma oportunidade para que os pais conheçam melhor seus filhos. Discutir sobre os gostos, os desejos, enfim, as preferências dos adolescentes nessa fase pode ser uma experiência muito rica para os pais. Até porque quem de nós nunca teve seu ídolo? 

(DELY, Paula. Meu filho e seus ídolos. Disponível em: http://www.aprendebrasil.com.br/falecom/psicologa_artigo027.asp. Acesso em: 05/07/2011. Adaptado.) 
Assinale a afirmativa que apresenta ERRO de grafia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

442Q699398 | Administração Geral, Administrador, UNIVASF, IDECAN, 2019

Para um melhor entendimento do mercado-alvo, as organizações devem ter informações relacionadas ao seu campo de atuação, além de informações sobre seu negócio, concorrência e clientes. Neste contexto, a pesquisa de mercado é um instrumento útil para a descoberta de uma oportunidade de mercado. Assinale a alternativa que não se refere a um tipo de pesquisa de mercado. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

443Q43842 | Português, Psicólogo, FUNTELPA, IDECAN

Texto associado.
       O Twitter e o cargo público

       O último levantamento do “Politweets” aponta que 391 políticos eleitos no Brasil já aderiram ao Twitter. O número não representa a parcela de políticos presentes na rede de microblogging, visto que muitos estão sem mandato e concorrem ao pleito neste ano. Além disso, há centenas de vereadores nas mais de seis mil cidades brasileiras que ingressam na rede sem se identificar como tal.
       Não há como negar, no entanto, que a cada dia, o Twitter ganha novos adeptos na política – seja para quem a faz diretamente ou simplesmente se interessa por ela – e que a ferramenta vem se consolidando como instrumento necessário para o exercício de qualquer cargo público. É uma maneira fácil e rápida de disseminar uma mensagem, socializar uma agenda, divulgar um espaço (blog, site, endereço em redes sociais) e estreitar o relacionamento com a população, permitindo que ela possa acompanhar o dia a dia de seus eleitos.
       O Twitter é, portanto, um facilitador para o encontro entre eleitor e eleito (ou postulante ao cargo). Não se trata de uma ferramenta que faça ganhar eleição, mas pode ajudar um candidato a perdê-la para um concorrente que esteja mais próximo do seu público, usando a rede de microblogging.
       O desafio é ser ouvido: escândalos afastam o cidadão da política.
       A principal função do Twitter na política é aproximar quem quer falar de quem quer ouvir e o grande desafio é ser ouvido. Com um sistema político complexo e de difícil compreensão para quem não tem intimidade com o tema, uma sucessão de escândalos envolvendo toda a sorte de partidos, o desinteresse pela política brasileira é um fato que assusta e cria um perverso círculo vicioso no qual a maioria das pessoas simplesmente detesta política e políticos. Todos são iguais, é comum ouvir, levando ao raciocínio de que a escolha, no fundo, não faz diferença – uma constatação que em última instância ameaça a própria democracia.
       A esperança é que o Twitter – ainda não se sabe o real potencial transformador da ferramenta – possa fazer com que os eleitores estejam mais abertos a ouvir quem tem o que dizer sobre política. O sucesso da dinâmica desse contato exige tempo e dedicação. Portanto, uma estratégia de atuação política neste espaço vai muito além dos cinco minutos necessários para criar uma conta na rede de microblogging. É preciso ter um bom conteúdo para conquistar e manter os eleitores –usuários.
       Para que possa ser útil para a política e para a democracia, o Twitter exige relacionamento transparente e engajamento de ambas as partes: sociedade e políticos.
       (...)
       Relacionamento em redes sociais não é como campanha, que tem começo e fim. É um trabalho que não possui prazo para terminar, o que é muito positivo – assim espera-se, visto que ainda não sabemos como será o comportamento dos hoje candidatos, amanhã eleitos.
       Com o passar do tempo, a tendência é que os laços entre eleitor e eleito fiquem mais fortes, reduzindo o déficit democrático de nosso atual sistema político e promovendo a necessária participação da população nas decisões do seu representante durante todo o mandato.
       O olhar para uma rede planejada e sólida poderá oferecer ao político um grande panorama das necessidades e anseios do pensamento público. Isso permitirá realizar consultas rápidas antes de uma resolução, a participação popular em projetos ainda em discussão ou ainda corrigir os rumos de algo já decidido. A pressão popular via Twitter tende a crescer e ganhar rumos ainda desconhecidos.
       Tudo isso, do ponto de vista da comunicação e da estratégia política, exige um plano de implantação e, mais do que tudo, de manutenção em longo prazo.
      (...)

(Larissa Squeff é estrategista de política em mídias digitais e redes sociais da Maquina Public Relations. André de Abreu é gestor da Máquina Web, unidade de mídias digitais e redes sociais da Máquina Public Relations, e membro do COM +, grupo de pesquisa em Comunicação, Jornalismo e Mídias Digitais da ECA – USP)
Observe as frases: 

1. “... aponta que 391 políticos eleitos...” (1º§) 
2. “... que ingressam na rede sem se identificar como tal”. (1º§) 
3. “... que a cada dia...” ( 2º§) 
4. “... permitindo que ela possa acompanhar o dia a dia de seus eleitos” (2º§) 
5. “... um concorrente que esteja mais próximo de seu público...” (3º§) 
6. “É um trabalho que não possui prazo para terminar...” (8º§)

Nas frases citadas anteriormente o “que” aparece seis vezes; em três delas é pronome relativo. Assinale-as:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q25935 | Direito Administrativo, Agentes Públicos e Lei 8112 de 1990, Assistente Administrativo, CNEN, IDECAN

O art. 20 do Estatuto dos Servidores Públicos Federais dispõe sobre os critérios a serem avaliados no estágio probatório.

Assinale-os.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

445Q10590 | Informática, Auxiliar Administrativo, Colégio Pedro II, IDECAN

Para criar o atalho de um arquivo localizado na pasta Minhas Imagens na Área de Trabalho deve-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

446Q711786 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico em Comunicação Social, AGU, IDECAN, 2019

Texto associado.

A respeito da construção de Brasília, analise as afirmativas a seguir:

I. Seu projeto urbanístico foi resultado de um concurso promovido por Juscelino Kubitschek em 1956.

II. O projeto é do arquiteto Lúcio Costa, que chamou Oscar Niemeyer e Burle Marx, respectivamente, para o projeto dos prédios e dos jardins.

III. O projeto do Plano Piloto propunha dois eixos que se cruzariam, um para as obras públicas e outro para as residências.

Assinale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q26000 | Governança de TI, Analista de Tecnologia da Informação, CNEN, IDECAN

No CMMI-DEV, a gestão do projeto envolve áreas do processo que tratam aspectos de planejamento, monitoração e controle relacionados exclusivamente a projetos. Relacione adequadamente as áreas do processo aos respectivos objetivos.

1.Planejamento do Projeto (PP).
2.Gestão do Acordo com o Fornecedor (PMC).
3.Gestão de Requisitos (REQM).
4.Gestão de Riscos (RSKM).
5.Gestão Quantitativa do Projeto (QPM).
6.Controle e Monitoração do Projeto (PMC).

( ) Gerenciar, através de métricas, o processo definido do projeto, visando atingir os objetivos preestabelecidos de desempenho da qualidade e do processo.
( ) Permitir uma visibilidade adequada do progresso do projeto, de forma que possam ser tomadas ações corretivas apropriadas quando o desempenho apresentar desvios significativos em relação ao planejado (replanejamento, estabelecimento de novos acordos e/ou mitigação de riscos).
( ) Gerenciar a aquisição de produtos de fornecedores externos para os quais existe um acordo formal (produtos e/ou componentes entregáveis ao cliente, ou mesmo ferramentas e ambientes operacionais para o projeto).
( ) Identificar problemas potenciais antes de sua ocorrência, para que possam ser planejadas e executadas ações de tratamento de riscos, visando mitigação de impactosnegativos nos objetivos, ao longo do ciclo de vidado projeto ou produto.
( ) Estabelecer e manter planos que definam as atividades dos projetos, envolvendo a elaboração de estimativas, o estabelecimento do nível adequado de interação com os grupos envolvidos e a obtenção de compromissos.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q26013 | Informática, Arquitetura de Software, Analista de Tecnologia da Informação, CNEN, IDECAN

No documento de referência da e-Ping são descritas as atividades do modelo de governança e arquitetura e-Ping. O ciclo PDCA, descrito no documento, é um ciclo de desenvolvimento com foco na melhoria contínua, tanto dos trabalhos e padrões estudados, quanto das iterações com entes envolvidos nas atividades evolutivas da arquitetura e-Ping que fazem uso dos padrões propostos.

Fazem parte do ciclo PDCA as seguintes atividades, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q53185 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar em Assuntos Educacionais, UFPB, IDECAN

“Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura europeia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo. Nesse contexto, surgem movimentos estéticos que interferem de maneira fantasiosa na realidade.”
                                                  (Disponível em: www.historiadaarte.com.br.)

Dentre as alternativas a seguir, qual é o movimento artístico caracterizado no enunciado? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

450Q45064 | Direito Sanitário, Técnico em Radioterapia, INCA, IDECAN, 2017

Dentre as ações e serviços de saúde do SUS, são atividades de apoio à assistência à saúde, reconhecidas pela Lei nº 8.080/90, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

451Q479245 | Farmácia, Metodologia Científica na Investigação Clínica, Aspirante Complementar, Bombeiro Militar DF, IDECAN, 2017

Nos métodos de coloração de esfregaço em parasitologia, são reagentes utilizados na coloração pela hematoxilina férrica, segundo Heidenhain, modificada por Burrows, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

452Q31091 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente Administrativo, CREFITO PR, IDECAN

Analise as afirmativas abaixo. 
Em 2012, os diretores do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, na Suíça, anunciaram a descoberta de uma nova partícula subatômica que tem 99,9% de chances de ser o bóson de Higgs, popularmente chamada de “partícula de Deus”.

PORQUE

Estaria este bóson, previsto em teoria pelo físico britânico Peter Higgs, diretamente relacionado à origem de toda a matéria do universo.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

453Q334254 | Matemática, Cálculo Aritmético, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Luisburgo MG, IDECAN

Sobre uma balança foram colocadas 65 moedas, sendo algumas de 1 real e outras de 10 centavos, totalizando 367 g. Se cada moeda de 10 centavos pesa 4,80 g e cada moeda de 1 real pesa 7,00 g, quantos reais foram colocados nessa balança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q797448 | Fisioterapia, Aspirante Complementar, Bombeiro Militar DF, IDECAN, 2017

Para alcançar sucesso com a aplicação das técnicas de mobilização das articulações periféricas, como na articulação glenoumeral, o posicionamento do terapeuta e do paciente pode fazer toda a diferença, sendo assim é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

456Q25912 | Recursos Humanos, Assistente Administrativo, CNEN, IDECAN

A  gestão  de  pessoas  nas  organizações  compreende  um  conjunto  integrado  de  processos  dinâmicos  e  interativos. 

Segundo Chiavenato, o processo de aplicar pessoas significa 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q10579 | Administração Pública, Auxiliar Administrativo, Colégio Pedro II, IDECAN

O servidor Y ingressou no serviço público na data de 10 de março de 2009. Ocorre que o seu superior ingressou com pedido de exoneração do mesmo na data de 30 de maio de 2013. Com relação à possível exoneração do referido servidor, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

458Q30318 | Redação Oficial, Agente Administrativo, COREN MA, IDECAN

Para se solicitar à autoridade pública algo que tenha amparo legal, tal como auxílio doença, ajuda de custo, férias e salário família, qual documento deve ser utilizado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q593931 | Química, Reações, Professor de Química, SEARH RN, IDECAN

O ácido clorídrico, embora não seja fabricado nas enormes quantidades do ácido sulfúrico, é um produto químico de indústria pesada de igual importância. As técnicas de fabricação modificaram?se e aperfeiçoaram?se nos anos recentes e empregam?se agora novos processos. Sobre a fabricação do ácido clorídrico, analise as afirmativas a seguir.

I. O ácido clorídrico é obtido de quatro fontes principais: como subproduto da cloração de hidrocarbonetos aromáticos e alifáticos; a partir da reação do cloreto de sódio com ácido sulfúrico; pela combustão do hidrogênio no cloro; e, numa reação do tipo Hargreaves (4 NaCl + 2 SO2 + O2 + 2 H2O ? 2 Na2SO4 + 4HCl).

II. As etapas básicas na produção do ácido como subproduto incluem a adição do hidrocarboneto não clorado, seguida pela absorção do cloreto de hidrogênio em água.

III. O processo sintético gera o cloreto de hidrogênio pela queima do cloro em hidrogênio em excesso de alguns poucos por cento.

A pureza do ácido efluente depende da pureza do hidrogênio e do cloro.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.