Início

Questões de Concursos IDECAN

Resolva questões de IDECAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q53140 | Português, Auxiliar em Administração, UFPB, IDECAN

Texto associado.
                                                        Meu filho e seus ídolos 

     Todas as épocas têm os seus ídolos juvenis. Principalmente depois do fenômeno da comunicação de massa, pessoas como James Dean ou Elvis Presley, para falar de astros de outros tempos, ou como Sandy e Junior e os Backstreet Boys, fenômenos mais recentes, arrastam multidões de jovens aos seus shows. E não só isso. Além de frequentarem os shows, os jovens são capazes de atitudes muito mais drásticas, como passar dias em uma fila para comprar ingresso, fazer plantão na frente do hotel ou da casa do cantor simplesmente para dar uma olhadinha a distância. Em casa, as paredes do quarto são forradas de pôsteres, revistas são consumidas aos milhares, álbuns são confeccionados com devoção e programas de TV são ansiosamente esperados apenas para assistir a uma rápida aparição do ídolo.
    Muitos pais se perguntam: o que essas pessoas têm de tão especial para atrair a atenção de tantos jovens? A primeira e mais óbvia resposta é que todos esses astros, mais do que qualquer outro mortal, detêm objetos de desejo de nossa cultura ocidental, como fama, sucesso, beleza, dinheiro etc. Isso, porém, não justificaria as atitudes que os adolescentes são capazes de tomar em relação a cantores, atores ou jogadores de futebol. Se a tietagem se justificasse apenas pela admiração de certas características dos artistas (como a beleza, por exemplo), esse comportamento de fã não pareceria tão restrito à juventude. Isso pode nos indicar que esse fenômeno tem a ver com a própria adolescência.
    A adolescência traz desafios importantes para o jovem. Além de ser uma fase em que deixamos de ser criança e nos preparamos para a vida adulta, a convivência social tem um grande peso. Por vezes, aos olhos dos pais, os filhos dão mais importância aos amigos e suas opiniões do que à própria família. Não é incomum ouvir pais de adolescentes reclamando que os filhos só ouvem, vestem, assistem e gostam daquilo que os amigos ouvem, vestem, assistem e gostam. O que os pais têm dificuldade de entender são as transformações típicas que se operam nessa fase. O preparo para a vida adulta envolve uma espécie de libertação das opiniões familiares. É como se o jovem tivesse uma necessidade de se desligar daquela dependência infantil e encontrar sua própria identidade. Onde encontrar essa identidade? Primeiro, no grupo social mais próximo, ou seja, nos amigos. Depois, em outras pessoas. E é aí que entram os ídolos da juventude. 
   Essas pessoas famosas representam uma série de características valorizadas pelos adolescentes: às vezes a rebeldia ou a aparente independência; às vezes a beleza ou a fama. Além de representarem esses valores, os ídolos parecem, aos olhos do fã, pessoas que conseguem materializar seus sonhos, que conseguem tudo o que querem. Por isso esse interesse fora do comum por tudo que se passa com eles.
    Sob esse ponto de vista, ter ídolos é algo absolutamente normal. Torna-se preocupante, no entanto, quando esse interesse passa a ser o foco central do adolescente, quando a sua vida gira completamente em torno do seu ídolo e ser fã passa a ser a sua principal e única ocupação. Nesses casos, é importante que os pais estejam atentos para impedir que a admiração do filho vire uma obsessão e ajudá-lo a lidar de forma mais saudável com a admiração que sente por alguma pessoa famosa. 
   Porém, quando esse interesse não interfere na vida do adolescente, não há por que se preocupar. Pode ser até uma oportunidade para que os pais conheçam melhor seus filhos. Discutir sobre os gostos, os desejos, enfim, as preferências dos adolescentes nessa fase pode ser uma experiência muito rica para os pais. Até porque quem de nós nunca teve seu ídolo? 

(DELY, Paula. Meu filho e seus ídolos. Disponível em: http://www.aprendebrasil.com.br/falecom/psicologa_artigo027.asp. Acesso em: 05/07/2011. Adaptado.) 
É correto afirmar que o texto em questão  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

522Q12205 | Português, Técnico Bancário, Banestes Seguros, IDECAN

Texto associado.
Texto II

  Até que o beneficiário do plano complete 18 anos, os pais, como responsáveis pelos aportes, têm liberdade para interromper as contribuições e realizar saques. Mas essas medidas vão distanciá-los do objetivo inicial.
  “É importante que o compromisso seja mantido. Certa vez um cliente nos disse que resgatar o valor investido seria o mesmo que assaltar o cofrinho do filho”, lembra João Batista Mendes  Angelo, da Brasilprev.

(Veja, 9 de maio 2012. Com adaptações)
A expressão “até que” indica, no texto, uma ideia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

523Q545225 | Física, Mecânica, Soldado Bombeiro Militar de Manutenção, Bombeiro Militar DF, IDECAN

Uma jovem de 50 kg, ao descer a partir do repouso do topo de um escorregador, chega na base do mesmo com velocidade de 7 m/s. Se no local g = 10 m/s2 e o trabalho realizado pelas forças de atrito na descida é de 375 J, então a altura desse escorregador é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

524Q28875 | Conhecimentos Específicos, Política Nacional, Assistente Administrativo, CREFITO PR, IDECAN

Texto associado.
Texto III para responder às questões de 32 a 34.

O governo federal começou, nesta segunda-feira, a segunda etapa de medidas para regularizar a imigração de haitianos para o Brasil. A Resolução Normativa 102/2013 do Conselho Nacional de Imigração, publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União, revoga o limite de concessão de 1,2 mil vistos por ano aos imigrantes do Haiti.
O estado brasileiro que se transformou na porta de entrada para a grande maioria dos imigrantes ilegais haitianos, no Brasil, é o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

525Q45068 | Enfermagem, Técnico em Radioterapia, INCA, IDECAN

A imunização permeia a profilaxia de inúmeras patologias. Trata-se de um dos mais importantes meios de prevenção; nesse contexto destacamos poliomielite, rotavírus, rubéola, sarampo, entre outras. Assinale, a seguir, qual dos tipos de câncer pode ser prevenido através de vacina.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

526Q339795 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Oficial Administrativo, Prefeitura de Luisburgo MG, IDECAN

Em um jogo, há uma urna com 30 bolas numeradas de 1 a 30. Para ganhar, Joana precisa retirar, aleatoriamente, uma bola cujo número seja par ou, então, múltiplo de 3. Nessas condições, a probabilidade de Joana ganhar o jogo ao retirar a bola da urna é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q25949 | Administração Pública, Código de Ética dos Servidores Públicos Civis Federais, Assistente Administrativo, CNEN, IDECAN

De acordo com os conceitos fundamentais da ciência da administração e os conceitos fundamentais de serviço público  ético, assinale a alternativa que apresenta um exemplo INCORRETO. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

528Q709247 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Técnico em Comunicação Social, AGU, IDECAN, 2019

Texto associado.

A seguir estão listadas obras de José de Alencar, expoente do Romantismo brasileiro, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

529Q42901 | Medicina, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar DF, IDECAN

A hemorragia pode ser classificada clinicamente em externa e interna. São sinais e sintomas que evidenciam a hemorragia externa, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

530Q593564 | Química, Práticas Laboratoriais em Química, Técnico de Laboratório, UFPB PB, IDECAN

O Elisa é uma técnica de Imunoensaio Enzimático (EIA) heterogêneo, muito utilizada para diagnóstico, principalmente por causa de seu baixo custo e por detectar quantidades extremamente pequenas de antígenos ou anticorpos. Esse exame se baseia na detecção de anticorpos ou de antígenos específicos, através da reação anticorpo-antígeno. São cromógenos utilizados para o teste Elisa, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

531Q42915 | Legislação Estadual, Legislação Estadual do Distrito Federal, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar DF, IDECAN

Nos termos do Decreto nº 7.163/2010, para a execução das atividades específicas e o cumprimento das atividades setoriais de controle interno, a Controladoria tem a seguinte estrutura, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

532Q53174 | Raciocínio Lógico, Auxiliar em Assuntos Educacionais, UFPB, IDECAN

De quantas maneiras 7 chaveiros idênticos podem ser distribuídos para duas pessoas sendo que cada uma delas deve receber pelo menos 2 chaveiros?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

533Q636426 | Informática, Malware e Spyware, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

“Tipo de malware que modifica ou substitui um ou mais programas existentes para ocultar vestígios de ataques. Embora normalmente modifiquem partes do sistema operacional para esconder vestígios de sua presença, eles podem existir em qualquer nível – desde instruções de partida (boot) de um computador até aplicativos que são executados no sistema operacional.” Trata?se de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

534Q12819 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, Detran RO, IDECAN

A autoridade de trânsito, competente para impor as penalidades de suspensão do direito de dirigir, deverá expedir notificação ao infrator, contendo no mínimo, os seguintes dados:

I. a identificação do infrator e do órgão de registro da habilitação;

II. a finalidade da notificação;

III. os fatos e fundamentos legais pertinentes da infração ou das infrações que ensejaram a abertura do processo administrativo, informando sobre cada infração;

IV. somatória dos pontos, quando for o caso.

De acordo com a Resolução CONTRAN n° 182/2005, estão corretas as alternativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

535Q12816 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, Detran RO, IDECAN

Na aplicação da penalidade de suspensão do direito de dirigir, segundo a Resolução CONTRAN no 182/2005, para estabelecer o início do período de 12 meses na contagem dos pontos do condutor, deverá ser considerada a data
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

536Q543296 | Probabilidade e Estatística, Correlação, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

Considere o modelo AR(2): Zt = 0,5Z t–1 + 0,3Z t–2 + at, em que at é ruído branco de média zero e variância ?2. A autocorrelação de ordem é, aproximadamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

537Q328011 | Pedagogia, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

Acerca da análise sobre a escola pública feita por Anísio Teixeira, na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, em “a escola pública universal e gratuita” (1956), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Com a chegada da democracia e a consciência da emancipação política, atingida pelo povo brasileiro, deve-se repensar os problemas de organização e, entre eles, o de educação.

( ) Deve-se reestabelecer o verdadeiro conceito de educação.

( ) Uma das sugestões apresentadas para o fortalecimento de algumas tendências e correção de outras da expansão educacional é a padronização das escolas, independentemente das suas condições locais.

( ) A escola primária é o fundamento, a base da educação de toda a nação.

( ) A escola primária, visando a formação de hábitos de trabalho, de convivência social, de reflexão intelectual, de gosto e de consciência, deve e precisa ser de tempo parcial para que as atividades não fiquem extensas.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

538Q25932 | Conhecimentos Específicos, Responsabilidades do Servidor, Assistente Administrativo, CNEN, IDECAN

“Um  servidor  público  federal  foi  acusado  de  praticar  o  crime  de  corrupção  passiva.  No  processo  administrativo  disciplinar, o  servidor  foi  absolvido por  falta de provas. No processo penal, o  servidor ainda não  foi  julgado.” 

Nos  termos da Lei nº 8.112/90 e considerando o caso hipotético anterior, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

539Q53187 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar em Assuntos Educacionais, UFPB, IDECAN

“Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura europeia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo. Nesse contexto, surgem movimentos estéticos que interferem de maneira fantasiosa na realidade.”

(Disponível em: www.historiadaarte.com.br.)

Dentre as alternativas a seguir, qual é o movimento artístico caracterizado no enunciado? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

540Q464580 | Direito Previdenciário, Histórico da Previdência Social, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior, INCA, IDECAN

Na década de 1970, o Instituto Nacional da Previdência Social (INPS) foi dividido em um sistema organizado para os benefícios sociais e outro para a assistência médica previdenciária que se denominava:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.