Início

Questões de Concursos IDECAN

Resolva questões de IDECAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q26004 | Auditoria, Auditoria Governamental, Analista de Tecnologia da Informação, CNEN, IDECAN

A Instrução Normativa nº 2/2008 dispõe sobre regras e diretrizes para a contratação de serviços, continuados ou não.

O art. 7º menciona atividades que podem ser objeto de execução indireta, como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

622Q117940 | Segurança da Informação, Analista de Sistemas, AGU, IDECAN

A assinatura digital é um mecanismo de autenticação, que torna possível a quem envia uma mensagem, anexar um código que atue como uma assinatura, provando ser ele o autor da mensagem ou mesmo quem se apresenta. Existem dois modelos: assinatura digital direta e arbitrada. "Utiliza um algoritmo que foi projetado para oferecer apenas a função de assinatura digital." Trata-se de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

623Q53177 | Raciocínio Lógico, Auxiliar em Assuntos Educacionais, UFPB, IDECAN

Um carro A em alta velocidade ultrapassou um carro B que estava a 86,4 km/h e em 8 segundos, após a ultrapassagem, a distância entre eles já era de 116 metros. É correto afirmar que a velocidade do carro A é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

624Q25931 | Conhecimentos Específicos, Responsabilidades do Servidor, Assistente Administrativo, CNEN, IDECAN

A Lei nº 8.112/90 estabelece o regime disciplinar dos servidores públicos federais. Quanto às penalidades disciplinares,  é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

625Q25974 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Tecnologia da Informação, CNEN, IDECAN

Texto associado.
Jornalismo robotizado
Computadores treinados escrevem sobre jogos, terremotos e crimes.

      O uso de algoritmos na confecção de textos não é algo novo. A companhia americana Narrative Science treina computadores para escreverem sumários de jogos de diferentes modalidades desde 2012 com grande sucesso. Os resumos são publicados online nos jornais que compram seu serviço logo depois do fim do jogo, com uma velocidade impossível para um redator humano. Embora sejam informativos, os textos com uma descrição dos gols da rodada ou das cestas marcadas no clássico regional são corriqueiros e pouco importantes.

      Uma tecnologia criada pelo Los Angeles Times pode mudar os rumos do “robô-jornalismo". Escrito pelo jornalista e programador Ken Schwencke, um algoritmo usado pelo jornal é capaz de gerar um texto sobre terremotos com base nos dados divulgados eletronicamente pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) sempre que o tremor ultrapassa um limite mínimo de magnitude. Assim, o jornal foi capaz de colocar na sua página de internet um texto sobre o terremoto que atingiu Los Angeles na segunda-feira 17, três minutos depois de receber os dados do USGS. O jornalista conta que o terremoto o assustou e o fez levantar-se da cama, quando caminhou até seu computador e encontrou o texto pronto. O único trabalho que teve foi apertar o botão para publicar o texto no site do Los Angeles Times.

      Schwencke, que também criou um algoritmo que escreve notícias sobre criminalidade na região de Los Angeles, disse à revista eletrônica Slate(www.slate.com) que o “robô-jornalismo" não chegou para acabar com os jornalistas humanos. “É algo suplementar. As pessoas ganham tempo com isso e para alguns tipos de notícias a informação é disseminada de um modo como qualquer outra. Eu vejo isso como algo que não deve acabar com o emprego de ninguém, mas que deixa o emprego de todo mundo mais interessante", disse o jornalista. “Assim a redação pode se preocupar mais em sair às ruas e verificar se há feridos, se algum prédio foi danificado ou entrevistar o pessoal do USGS", explicou Schwencke, acrescentando que o texto inicial foi atualizado 71 vezes por repórteres e editores até se tornar a matéria de capa do dia seguinte.

(Carta Capital, 26 de março de 2013.)
Acerca da finalidade discursiva do recurso adotado no trecho “Assim a redação pode se preocupar mais em sair às ruas e verificar se há feridos, se algum prédio foi danificado ou entrevistar o pessoal do USGS", explicou Schwencke [...]" (3º§), é correto afirmar que o objetivo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

626Q16520 | Geografia, Oficial Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, IDECAN

Desde sua independência, o Paquistão convive em uma contínua instabilidade interna e intensos quadros de violência,  levando geopolíticos a considerarem a área como um barril de pólvora. Diante do exposto, analise.

I. A instabilidade interna é explicada pelas grandes diversidades etnoculturais. 
II. A radicalização religiosa, aliada à crescente  influência de grupos extremistas,  tem  levado o país a uma espiral sem  fim de violências. 
III. O extremismo religioso se alimenta das enormes desigualdades sociais e da proliferação da miséria. 
IV. A  renúncia  do  general  Pervez  Musharraf,  que  governava  o  país  desde  1999,  e  a  instauração  do  governo  civil,  contribuíram para uma estabilidade interna no país. 

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

627Q337861 | Matemática, Porcentagem, Oficial Administrativo, Prefeitura de Luisburgo MG, IDECAN

Em certo dia, 60% dos consumidores que entraram na padaria Belo Pão compraram pelo menos um dos dois tipos de pães: francês e doce. Considerando que, desse grupo, 80% compraram pão francês e 60% pão doce, então, o percentual de consumidores que entraram na padaria nesse dia e compraram os dois tipos de pães é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

628Q609028 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Aspirante Complementar, Bombeiro Militar DF, IDECAN, 2017

Na segunda metade do século XX, coincidindo com o começo da aplicação da informática aos processos biblioteconômicos, foram introduzidas, no âmbito da biblioteconomia, diversas estratégias visando ao controle bibliográfico. Acerca dessas estratégias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A partir da década de 1960, surgem os sistemas numéricos de identificação de documentos criados inicialmente para identificar documentos tradicionais, como livros e periódicos, e que vêm se expandindo para incluir os vários tipos de documentos gerados pela tecnologia atual.

( ) A partir da década de 1970, o esforço da biblioteconomia em direção ao aperfeiçoamento do acesso à produção bibliográfica mundial é representado pelo desenvolvimento das redes de informação, resultantes da aplicação da informática aos processos de organização bibliográfica.

( ) A partir da década de 1980, acentua-se a conversão retrospectiva de catálogos, ou seja, o processo de conversão de antigos registros catalográficos, de consulta manual, para registros eletrônicos processáveis por computador.

( ) A partir da década de 1990, algumas organizações internacionais, como a Unesco, começaram a desenvolver programas visando à consecução do controle bibliográfico em âmbito nacional, isto é, no âmbito de cada país que desejasse aprimorar suas atividades de organização bibliográfica.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

629Q334864 | Matemática, Aritmética e Algebra, Oficial Administrativo, Prefeitura de Luisburgo MG, IDECAN

Antes de sair de casa, Felipe deixou sobre sua escrivaninha 5 canetas, 4 marcadores de texto, 3 lápis, 2 borrachas e 1 apontador. Ao retornar, percebeu que faltavam 3 desses itens. Sabe?se que, dos itens que faltavam, nenhum é caneta, nem marcador de texto, nem apontador. Então, acerca desses itens, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

630Q19384 | Português, Agente Administrativo, AGU, IDECAN

Texto associado.
50 anos depois

      [ ...] No cinquentenário da República, ninguém questionava a quartelada que derrubou o Império em 1889. Nos 50 anos do Estado Novo, poucos deram atenção ao período que transformou a economia e a sociedade brasileiras. Pois hoje, dia 31 de março de 2014, 50 anos depois do golpe militar, o Brasil é tomado de debates inflamados e de um surto incomum de memória histórica. [ ...]
      Houve avanços em quase todas essas áreas. Estabilizamos a moeda, distribuímos renda, pusemos as crianças na escola. As conquistas não são poucas, vieram aos poucos e estão longe de terminadas. Todas elas são fruto do ambiente livre, em que diferentes ideias podem ser debatidas e testadas. Todas são fruto, numa palavra, da democracia.
      Eis a principal diferença entre os dois Brasis, separados por 50 anos: em 1964 havia, à direita e à esquerda, ceticismo em relação à democracia; hoje, não mais. Se há pensamento autoritário no país, ele é minoritário. Nossas instituições democráticas deram prova de vitalidade ao promover o impeachment de um presidente, a condenação de corruptos poderosos no caso do mensalão e ao manter ampla liberdade de opinião e de expressão. A cada eleição, o brasileiro gosta mais da democracia.
      Nada disso significa, porém, que possamos considerá-la uma conquista perene e consolidada. Democracias jovens, como Venezuela, Argentina ou Rússia, estão aí para mostrar como o espectro do autoritarismo pode abalar os regimes de liberdade. A luta pela democracia e pelas liberdades individuais precisa ser constante, consistente e sem margem pa ra hesitação.

(Helio Gurovitz. Época, 31 de março de 2014. Adaptado.)
Pode-se afirmar que o autor encerra o 2º§ transcrito com a oração "Todas são fruto, numa palavra, da democracia." em que pode ser identificado(a) um(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

631Q157916 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Assistente em Administração, IF AM, IDECAN, 2019

A respeito dos direitos sociais e políticos, assinale a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

632Q592861 | Química, Química Inorgânica, Professor de Química, SEARH RN, IDECAN

Em 1827, Jons Jakob Berzelius inventou a palavra polímero (do grego polys, muitos e meros, partes) para denominar substâncias de massa molecular alta, formadas a partir da polimerização (união) de monômeros, moléculas com massa molecular baixa. Sobre os polímeros, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

633Q651527 | Códigos de Ética, Código de Ética da Radiodifusão Brasileira, Técnico em Comunicação Social, AGU, IDECAN

No que diz respeito aos noticiários, estabelece o Código de Radiofusão Brasileira que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

634Q12810 | Português, Agente de Trânsito, Detran RO, IDECAN

Texto associado.
Retrato falado

    Uma das coisas que não entendo é retrato falado. Em filme policial americano, no retrato falado sai sempre a cara do criminoso, até o último cravo. Mas na vida real, que nada tem de filme americano, o retrato falado nunca tem o menor parentesco com a cara do cara que acaba sendo preso.

- Atenção. Aqui está um retrato falado do homem que estamos procurando. Foi feito de acordo com a descrição de dezessete testemunhas do crime. Decorem bem a sua fisionomia. Está decorada?
- Sim, senhor.
- Então, procurem exatamente o contrário deste retrato. Não podem errar.
 Imagino os problemas que não deve ter o artista encarregado dos retratos falados na polícia. Um homem sensível obrigado a conviver com a imprecisão de testemunhas e as rudezas da lei.
- O senhor mandou me chamar, delegado? 
- Mandei, Lúcio. É sobre o seu trabalho. Os seus últimos retratos falados...
- Eu sei, eu sei. É que estou numa fase de transição, entende? Deixei o hiper-realismo e estou experimentando com uma volta as formas orgânicas e...
- Eu compreendo, Lúcio. Mas da última vez que usamos um retrato falado seu, a turma prendeu um orelhão. 
O pior deve ser as testemunhas que não sabem descrever o que viram.
- O nariz era assim, um pouco, mais ou menos como seu, inspetor.
- E as sobrancelhas? As sobrancelhas são importantes.
- Sobrancelhas? Não sei... como as suas, inspetor.
- E os olhos? 
- Os olhos claros, como os...
- Já sei. Os meus. O queixo?
- Parecido com o seu.
- Inspetor, onde é que o senhor estava na noite do crime?
- Cala a boca e desenha, Lúcio. 
E há os indecisos.
- Era chinês.
- Ou era chinês ou tinha dormido mal.
E deve haver a testemunha literária!
- Nariz adunco, como de uma ave de rapina. A testa escondida pelos cabelos em desalinho. Pelos seus olhos, vez que outra, passava uma sombra como uma má lembrança. A boca de uma sensualidade agressiva mas ao mesmo tempo tímida, algo reticente nos cantos, com uma certa arrogância no lábio superior que o lábio inferior refutava e o queixo desmentia. Narinas vívidas, como as de um velho cavalo. Mais não posso dizer porque só o vi por dois segundos.
Os sucintos:
- Era o Charles Bronson com o nariz da Maria Alcina.
- Tipo Austregésilo de Athayde, mas com bigodes mexicanos.
- Uma miniatura de cachorro boxer, comandante da Varig e beque do Madureira.
- Bota aí: a testa do Jaguar, o nariz do Mitterrand, a boca do porteiro do antigo Freds e o queixo da Virgínia Woolf. Uma orelha da Jaqueline Kennedy e a outra, estranhamente, do neto do Getty.
- A Emilinha Borba de barba depois de um mal voo na ponte aérea com o Nélson Ned. E há as surpresas.
- Bom, era um cara comum. Sei lá. Nariz reto, boca do tamanho médio, sem bigode. Ah, e um olho só, bem no meio da testa.
O ciclope ataca outra vez! 
Experimente você dar as características para o retrato falado de alguém.
- Os olhos de Sandra Brea. Um pouco menos sobrancelha. O nariz de Claire Bloom de 15 anos atrás. A boca de Cláudia Cardinale. O queixo da Elizabeth Savala. Um seio de Laura Antonelli e outro da Sydne Rome. As pernas da Jane Fonda.
- Feito. Mas quem é essa?
- Não sei, mas se encontrarem, tragam-na para mim depressa. E vival

(Luis Fernando Veríssimo. Retrato falado. In: PINTO, Manuel da Costa. Crônica brasileira contemporânea. São Paulo: Salamandra, 2008.)
Releia os seguintes trechos da crônica.

I. "- Sobrancelhas? Não sei... como as suas, inspetor." (13°§ )

II. "- Os olhos claros, como os..." (15°§)

As reticências são empregadas para indicar uma ruptura na sequência normal da frase. Mas o sentido sinalizado por esse sinal de pontuação deve ser analisado de acordo com o contexto no qual foi empregado. Então, com base nessa informação, é correto afirmar que as reticências foram utilizadas para indicar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

635Q594456 | Química, Reações, Professor de Química, SEARH RN, IDECAN

A primeira teoria desenvolvida para explicar de uma maneira mais clara o comportamento dos compostos foi a Teoria do Campo Cristalino (TCC) desenvolvida em 1929 por Hans Bethe e ampliada por Van Vleck (1935). Sobre a teoria, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Um fator que não afeta o desdobramento do campo cristalino é o estado de oxidação da espécie central.

( ) No modelo da TCC, a interação eletrostática metal?ligante remove parcialmente a degeneração dos cinco orbitais d que existem no íon metálico isolado.

( ) Os ligantes são considerados cargas ou dipolos pontuais.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

636Q862262 | Matemática, Lógica Matemática, Agente Censitário, CNU, IDECAN, 2022

Qual o valor de X e Y na soma:

   x4

+  5y

  ------

   85

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

637Q43874 | Informática, Psicólogo, FUNTELPA, IDECAN

Na ferramenta Windows Explorer do sistema operacional Windows Vista Business (configuração padrão), são Modos de Exibição de Arquivos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

638Q26006 | Auditoria, Auditoria Governamental, Analista de Tecnologia da Informação, CNEN, IDECAN

No Gerenciamento de Contrato de Soluções de TI, o processo iniciação possui três atividades, um subprocesso e produz o artefato Plano de Inserção. Além disso, são assinados os termos de ciência e de compromisso.

São atores que participam deste processo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

639Q26265 | Raciocínio Lógico, Enfermeiro, CNEN, IDECAN


Considere a seguinte sequência lógica numérica:

4, 2, 6, 4, 12, 10 ...

É correto afirmar que o próximo termo da sequência será
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

640Q19400 | Informática, Agente Administrativo, AGU, IDECAN

Um usuário de uma empresa de contabilidade utiliza no seu cotidiano a ferramenta Microsoft Office Excel 2007 para manipular as planilhas eletrônicas que possuem as informações dos clientes. Após a criação de uma nova política de utilização desoftwares na empresa, as ferramentas do pacote Office foram substituídas pelas ferramentas do pacote Broffice. Para continuar manipulando as planilhas, o usuário deverá utilizar a ferramenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.