Início

Questões de Concursos IDECAN

Resolva questões de IDECAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


641Q12822 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, Detran RO, IDECAN

Constatada a infração pela autoridade de trânsito ou por seu agente ou, ainda, comprovada sua ocorrência por aparelho eletrônico ou por equipamento audiovisual, reações químicas ou qualquer outro meio tecnologicamente disponível, previamente regulamentado pelo CONTRAN, será lavrado o Auto de Infração pela autoridade de trânsito ou por seu agente:

I. por anotação em documento próprio;

II. por registro em talão eletrônico isolado ou acoplado a equipamento de detecção de infração regulamentado pelo CONTRAN, atendido o procedimento definido pelo órgão máximo executivo de trânsito da União;

III. por registro em sistema eletrônico de processamento de dados quando a infração for comprovada por equipamento de detecção provido de registrador de imagem, regulamentado pelo CONTRAN.

Segundo a Resolução CONTRAN n° 404/2012, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

642Q718884 | Arquitetura, Arquitetônico, Arquiteto, Conselho Regional de Farmácia SP, IDECAN, 2018

Da concepção inicial do projeto de arquitetura ao formato final da obra, muito conhecimento técnico do arquiteto é empregado na elaboração de todo o desenho técnico que representará graficamente os elementos da arquitetura. O arquiteto que desenvolve um projeto arquitetônico não precisa ser especialista em assuntos específicos como estrutura e/ou instalações prediais como hidráulica, elétrica ou redes de dados. No entanto, é necessário que tenha conhecimentos técnicos suficientes que permitam projetar a edificação dentro da realidades e que sejam possivelmente executáveis. Além das plantas baixas, outras partes que compõem os projetos de arquitetura são os desenhos arquitetônicos conhecidos como cortes transversais e longitudinais; nestes cortes os projetos arquitetônicos demonstram os níveis das lajes bem como representam também as suas espessuras. Considerando os sistemas estruturais convencionais de concreto armado, estas lajes devem ser representadas entre uma espessura mínima e máxima, pois o projeto de arquitetura deve ser elaborado dentro das normas básicas de pré-dimensionamento dos elementos estruturais. Quanto à espessura de lajes convencionais em projetos arquitetônicos que empregarão concreto armado convencional como solução estrutural da edificação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

643Q609326 | Biblioteconomia, Fontes de informação tipos, Bibliotecário, AGU, IDECAN, 2018

As fontes de informação são usualmente categorizadas como primárias, secundárias ou terciárias. São exemplos de fontes secundárias
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

644Q377941 | Administração Pública, Governabilidade, Contador, Ministério da Saúde, IDECAN

?Uma boa governança pública, à semelhança da corporativa, está apoiada em princípios, ao qual as entidades do setor público devem aderir para efetivamente aplicar os elementos de governança corporativa visando alcançar as melhores práticas.? Os princípios a que o texto se refere são, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

645Q332228 | Matemática, Cálculo Aritmético, Administrador, Ministério da Saúde, IDECAN

Ao analisar o hábito de consumo de molhos usados nos sanduíches pelos 60 clientes mais assíduos de uma lanchonete, o dono da mesma constatou que:

? 8 consomem mostarda;

? 20 consomem ketchup;

? 35 consomem maionese;

? 7 consomem ketchup e mostarda;

? 4 consomem maionese e ketchup;

? 4 consomem mostarda e maionese; e,

? 3 consomem maionese, ketchup e mostarda.

A porcentagem de pessoas desse grupo de clientes que não consomem nenhum dos três molhos é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

646Q45057 | Português, Técnico em Radioterapia, INCA, IDECAN

Texto associado.
Drogas proibidas? Não as químicas.

Na academia, rapazes bombados se injetam produtos para cavalos. Todos sabem, mas fingem não saber.

    O debate sobre drogas é defasado. Não sou consumidor. Mas, aqui do meu cantinho, vejo que o uso é completamente liberado, mesmo que neguem. Basta pagar. De vez em quando pegam alguém para fazer barulho. Só. Mas tudo continua como sempre. Com uma agravante. A ingestão de drogas químicas com seus efeitos imprevisíveis na saúde é bem maior. Estão na moda. Algumas são fáceis de comprar, pois nem consideradas drogas são. Um amigo foi, há uns três anos, a uma festa no Rio de Janeiro. É casado, pai de filhos – caretíssimo, como se diz. Foi por curiosidade, sempre ouvira falar de festas loucas. Um bando de amigos se juntou.

    – Quero ver como ele fica doidão.
    – Bora nessa.

    Serviram um refrigerante batizado. Até hoje ele não sabe com o quê. De repente, tudo ficou escuro. Abriu os olhos e viu um fio de luz apenas. Os sons vibraram em sua cabeça. As imagens da festa se transformavam a sua frente. Via as pessoas como num filme e os risos mais altos. Arrastou-se até a porta. Entrou no carro, com a convicção de que precisava sair de lá. Até hoje não sabe como chegou em casa.

    Eu, quando vou a festas ou baladas, só tomo refrigerante aberto na minha frente. Amigos podem achar divertido me ver “louco”. Tenho pressão alta, o que piora o risco de usar substâncias químicas. O MDMA, por exemplo, chamado só de MD, é indetectável se misturado numa bebida. Tem o princípio ativo do ecstasy, sem as anfetaminas. Altera a percepção. Há também o ecstasy. Deixa quem usa se achando cheio de energia, dançando a noite toda. Na gíria, chamado de bala. Se você ouviu seu filho adolescente dizer que experimentou uma bala da hora, suspeito que não foi de hortelã. Nas grandes casas noturnas, e nas festas itinerantes que se tornaram moda no eixo Rio-São Paulo, a bala é vendida abertamente. Se até eu sei, a polícia não sabe? No Brasil tudo se faz, embora tudo seja proibido. Outra na moda é a Ketamina (Cetamina). Um anestésico poderoso. Leva a transes, alucinações. Misturado com bebida, não se sabe, tudo pode acontecer. Para comprar tem de ter receita, difícil de conseguir. Mas tem amplo uso veterinário. É ótimo anestésico de cavalos. Você tomaria? Tem quem tome e arrase na noite.

    Numa linha próxima, há o G (pronuncia-se em inglês: algo como “dji”). Novamente: se seu filho estiver falando “dji” ao celular, não pense que ele está melhorando o inglês. Na real, é cola industrial. Inalada. Faz quem usa se sentir uma máquina na pista de dança. O G passa despercebido, tem um leve sabor salgado. Vem se tornando cada vez mais usado. Simples: aumenta o desejo sexual. A pessoa passa horas no sexo.

    Imagino o que é botar cola industrial no corpo. Ou anestésico de cavalo. O fígado deve gritar. Mas, de fato, muita gente é fã de produtos veterinários. Esses rapazes bombados, de corpo perfeito, frequentemente se injetam produtos para cavalos. Todo mundo finge que não sabe. Mas, no mundo das academias, quem não sabe? Um amigo, depois de tornear o corpo, perdeu o desejo sexual. Depois de um longo período sem esses produtos, está se recuperando.

    – Nunca mais quero saber disso – afirmou.

    Vamos ver. A escolha é entre a barriguinha de tanque e o sexo. Aposto que prefere a barriguinha.
    Nos supermercados há outras alternativas, como benzina. Ou acetona nas farmácias.
    Por isso penso: o debate sobre a legalização das drogas está completamente ultrapassado. Elas estão aí, à mão. Quem vai proibir alguém de cuidar do cavalo? Ou procurar cola industrial? Se alguém não conseguir, outro na mesma turma consegue. Muita gente já morreu nas pistas de dança. As drogas químicas são a nova onda, e sempre surge uma nova. Pior: um golpista ou predador sexual habilidoso pode sedar a vítima sem que ela nem perceba. Portanto, se em uma festa você sentir que as luzes estão mais coloridas e o som mais vibrante, alô, alô! Alguém pode ter te dado um ácido. Ah, sim, o ácido lisérgico continua em moda. Desde a década de 1960, só conquista clientela. Muitas drogas chegam e ficam. A discussão sobre a maconha, para mim, é obsoleta. Quem quiser pirar, pira. Embora o corpo derreta.

(WALCYR CARRASCO. Disponível em: http://epoca.globo.com/sociedade/walcyr-carrasco/noticia/2016/12/drogas-proibidas-nao-quimicas.html.)
Leia os trechos do 4º§ a seguir:

 “As imagens da festa se transformavam a sua frente.”
 “Serviram um refrigerante batizado.”
 “Abriu os olhos e viu um fio de luz apenas.”

Em relação aos trechos destacados e à classificação sintática, analise as afirmativas a seguir.

I. O fragmento “As imagens da festa” classifica-se, sintaticamente, como sujeito composto do verbo “transformar”.
II. O verbo “servir” é classificado, sintaticamente, como transitivo direto.
III. O fragmento “os olhos”, no período, é complemento do verbo “abrir” e classifica-se, portanto, como objeto direto.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

647Q609028 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Aspirante Complementar, Bombeiro Militar DF, IDECAN

Na segunda metade do século XX, coincidindo com o começo da aplicação da informática aos processos biblioteconômicos, foram introduzidas, no âmbito da biblioteconomia, diversas estratégias visando ao controle bibliográfico. Acerca dessas estratégias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A partir da década de 1960, surgem os sistemas numéricos de identificação de documentos criados inicialmente para identificar documentos tradicionais, como livros e periódicos, e que vêm se expandindo para incluir os vários tipos de documentos gerados pela tecnologia atual.

( ) A partir da década de 1970, o esforço da biblioteconomia em direção ao aperfeiçoamento do acesso à produção bibliográfica mundial é representado pelo desenvolvimento das redes de informação, resultantes da aplicação da informática aos processos de organização bibliográfica.

( ) A partir da década de 1980, acentua-se a conversão retrospectiva de catálogos, ou seja, o processo de conversão de antigos registros catalográficos, de consulta manual, para registros eletrônicos processáveis por computador.

( ) A partir da década de 1990, algumas organizações internacionais, como a Unesco, começaram a desenvolver programas visando à consecução do controle bibliográfico em âmbito nacional, isto é, no âmbito de cada país que desejasse aprimorar suas atividades de organização bibliográfica.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

649Q12810 | Português, Agente de Trânsito, Detran RO, IDECAN

Texto associado.
Retrato falado

    Uma das coisas que não entendo é retrato falado. Em filme policial americano, no retrato falado sai sempre a cara do criminoso, até o último cravo. Mas na vida real, que nada tem de filme americano, o retrato falado nunca tem o menor parentesco com a cara do cara que acaba sendo preso.

- Atenção. Aqui está um retrato falado do homem que estamos procurando. Foi feito de acordo com a descrição de dezessete testemunhas do crime. Decorem bem a sua fisionomia. Está decorada?
- Sim, senhor.
- Então, procurem exatamente o contrário deste retrato. Não podem errar.
 Imagino os problemas que não deve ter o artista encarregado dos retratos falados na polícia. Um homem sensível obrigado a conviver com a imprecisão de testemunhas e as rudezas da lei.
- O senhor mandou me chamar, delegado? 
- Mandei, Lúcio. É sobre o seu trabalho. Os seus últimos retratos falados...
- Eu sei, eu sei. É que estou numa fase de transição, entende? Deixei o hiper-realismo e estou experimentando com uma volta as formas orgânicas e...
- Eu compreendo, Lúcio. Mas da última vez que usamos um retrato falado seu, a turma prendeu um orelhão. 
O pior deve ser as testemunhas que não sabem descrever o que viram.
- O nariz era assim, um pouco, mais ou menos como seu, inspetor.
- E as sobrancelhas? As sobrancelhas são importantes.
- Sobrancelhas? Não sei... como as suas, inspetor.
- E os olhos? 
- Os olhos claros, como os...
- Já sei. Os meus. O queixo?
- Parecido com o seu.
- Inspetor, onde é que o senhor estava na noite do crime?
- Cala a boca e desenha, Lúcio. 
E há os indecisos.
- Era chinês.
- Ou era chinês ou tinha dormido mal.
E deve haver a testemunha literária!
- Nariz adunco, como de uma ave de rapina. A testa escondida pelos cabelos em desalinho. Pelos seus olhos, vez que outra, passava uma sombra como uma má lembrança. A boca de uma sensualidade agressiva mas ao mesmo tempo tímida, algo reticente nos cantos, com uma certa arrogância no lábio superior que o lábio inferior refutava e o queixo desmentia. Narinas vívidas, como as de um velho cavalo. Mais não posso dizer porque só o vi por dois segundos.
Os sucintos:
- Era o Charles Bronson com o nariz da Maria Alcina.
- Tipo Austregésilo de Athayde, mas com bigodes mexicanos.
- Uma miniatura de cachorro boxer, comandante da Varig e beque do Madureira.
- Bota aí: a testa do Jaguar, o nariz do Mitterrand, a boca do porteiro do antigo Freds e o queixo da Virgínia Woolf. Uma orelha da Jaqueline Kennedy e a outra, estranhamente, do neto do Getty.
- A Emilinha Borba de barba depois de um mal voo na ponte aérea com o Nélson Ned. E há as surpresas.
- Bom, era um cara comum. Sei lá. Nariz reto, boca do tamanho médio, sem bigode. Ah, e um olho só, bem no meio da testa.
O ciclope ataca outra vez! 
Experimente você dar as características para o retrato falado de alguém.
- Os olhos de Sandra Brea. Um pouco menos sobrancelha. O nariz de Claire Bloom de 15 anos atrás. A boca de Cláudia Cardinale. O queixo da Elizabeth Savala. Um seio de Laura Antonelli e outro da Sydne Rome. As pernas da Jane Fonda.
- Feito. Mas quem é essa?
- Não sei, mas se encontrarem, tragam-na para mim depressa. E vival

(Luis Fernando Veríssimo. Retrato falado. In: PINTO, Manuel da Costa. Crônica brasileira contemporânea. São Paulo: Salamandra, 2008.)
Releia os seguintes trechos da crônica.

I. "- Sobrancelhas? Não sei... como as suas, inspetor." (13°§ )

II. "- Os olhos claros, como os..." (15°§)

As reticências são empregadas para indicar uma ruptura na sequência normal da frase. Mas o sentido sinalizado por esse sinal de pontuação deve ser analisado de acordo com o contexto no qual foi empregado. Então, com base nessa informação, é correto afirmar que as reticências foram utilizadas para indicar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

650Q12818 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, Detran RO, IDECAN

Segundo a Resolução CONTRAN n° 182/2005, analise as afirmativas.

I. Esgotados todos os meios de defesa da infração na esfera administrativa, os pontos serão considerados para fins de instauração de processo administrativo para aplicação da penalidade de suspensão do direito de dirigir.

II. Os órgãos e entidades do SNT que aplicam penalidades deverão comunicar aos órgãos de registro da habilitação o momento em que os pontos provenientes das multas por eles aplicadas poderão ser computados nos prontuários dos infratores.

III. Será instaurado processo administrativo para aplicação da penalidade de suspensão do direito de dirigir quando a soma dos pontos relativos às infrações cometidas atingir, no período de 12 meses, 21 pontos.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

651Q646948 | Informática, Linguagens, Analista de Sistemas, Conselho Regional de Farmácia SP, IDECAN, 2018

“Uma declaração do método final nunca pode mudar, assim todas as subclasses utilizam a mesma implementação do método; e chamadas métodos final são resolvidas em tempo de compilação – isso é conhecido como _________________.” Acerca da linguagem Java, assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

652Q26201 | Direito Administrativo, Enfermeiro, CNEN, IDECAN

Acerca do processo administrativo, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

653Q43876 | Informática, Psicólogo, FUNTELPA, IDECAN

Sobre a utilização de ferramentas de navegação da Internet, analise: 

I. Um navegador, também conhecido como web browser ou simplesmente browser, é um programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet, também conhecidos como páginas da web. 
II. Internet Explorer, Mozilla Firefox e Debian são exemplos de navegadores de internet. 
III. Uma URL (Uniform Resource Locator) em português, Localizador Padrão de Recursos, é o endereço de um recurso (um site, arquivo para download etc.), disponível em uma rede; seja a Internet ou uma rede corporativa, uma intranet. 
IV. Upload é o processo de transferência de uma cópia de arquivo em um computador remoto para um computador local, utilizando a estrutura de rede da internet. 

Estão corretas apenas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

654Q30321 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente Administrativo, COREN MA, IDECAN

Uma das maiores atrações de entretenimento da televisão brasileira, as telenovas, muitas vezes, mesclam ficção e realidade, trazendo à tona momentos importantes da história do Brasil, como vem ocorrendo na produção da TV Globo denominada " Lado a Lado ". Incluído no enredo desta novela de epóca está o movimento conhecido como " Revolta da Chibata " ocorrido no Rio de Janeiro, no início do século XX, quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

655Q45065 | Direito Sanitário, Técnico em Radioterapia, INCA, IDECAN

Analise as afirmativas considerando a Lei Orgânica da Saúde nº 8.142/1990.

I. A lei reconhece como fatores determinantes e condicionantes da saúde, entre outros, a alimentação, a moradia e o saneamento básico.
II. Com a finalidade de avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde, as Conferências de Saúde ocorrem a cada dois anos.
III. O Conselho de Saúde é uma autarquia composta por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários.
IV. Os recursos financeiros para a cobertura das ações e serviços de saúde no âmbito do SUS, que são repassados pelo governo federal aos Municípios, Estados e Distrito Federal, são provenientes do Fundo Nacional de Saúde.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

656Q25986 | Administração Pública, Analista de Tecnologia da Informação, CNEN, IDECAN

A Lei Federal nº 9.784/99 dispõe sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Considerando essas normas, analise as afirmativas ea relação proposta entre elas.

I. “Os órgãos e entidades administrativas deverão elaborar modelos ou formulários padronizados para assuntos que importem pretensões equivalentes.”
                                           PORQUE
II. “Inexistindo competência legal específica, o processo administrativo deverá ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierárquico para decidir.”

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

657Q19384 | Português, Agente Administrativo, AGU, IDECAN

Texto associado.
50 anos depois

      [ ...] No cinquentenário da República, ninguém questionava a quartelada que derrubou o Império em 1889. Nos 50 anos do Estado Novo, poucos deram atenção ao período que transformou a economia e a sociedade brasileiras. Pois hoje, dia 31 de março de 2014, 50 anos depois do golpe militar, o Brasil é tomado de debates inflamados e de um surto incomum de memória histórica. [ ...]
      Houve avanços em quase todas essas áreas. Estabilizamos a moeda, distribuímos renda, pusemos as crianças na escola. As conquistas não são poucas, vieram aos poucos e estão longe de terminadas. Todas elas são fruto do ambiente livre, em que diferentes ideias podem ser debatidas e testadas. Todas são fruto, numa palavra, da democracia.
      Eis a principal diferença entre os dois Brasis, separados por 50 anos: em 1964 havia, à direita e à esquerda, ceticismo em relação à democracia; hoje, não mais. Se há pensamento autoritário no país, ele é minoritário. Nossas instituições democráticas deram prova de vitalidade ao promover o impeachment de um presidente, a condenação de corruptos poderosos no caso do mensalão e ao manter ampla liberdade de opinião e de expressão. A cada eleição, o brasileiro gosta mais da democracia.
      Nada disso significa, porém, que possamos considerá-la uma conquista perene e consolidada. Democracias jovens, como Venezuela, Argentina ou Rússia, estão aí para mostrar como o espectro do autoritarismo pode abalar os regimes de liberdade. A luta pela democracia e pelas liberdades individuais precisa ser constante, consistente e sem margem pa ra hesitação.

(Helio Gurovitz. Época, 31 de março de 2014. Adaptado.)
Pode-se afirmar que o autor encerra o 2º§ transcrito com a oração "Todas são fruto, numa palavra, da democracia." em que pode ser identificado(a) um(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

658Q12803 | Informática, Agente de Trânsito, Detran RO, IDECAN

Sobre a ferramenta Microsoft Office Excel 2007 (configuração padrão), analise.

I. Ao aplicar a função =MOD(114; 2), o resultado será 1.
II. Ao aplicar a função =SE(MÁXIMO(30; 31)=30; "SP"; "RJ"), o resultado será "RJ".
IIIl. Ao aplicar a função =POTÊNCIA(3; 3), o resultado será 9.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

659Q45072 | Enfermagem, Técnico em Radioterapia, INCA, IDECAN

São exemplos de ação de promoção de saúde promovidos pelo SUS – Sistema Único de Saúde, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

660Q722455 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cultura, Técnico em Comunicação Social, AGU, IDECAN, 2018

Pintor, escultor e serigrafista brasileiro radicado nos Estados Unidos, seu trabalho combina elementos de cubismo, pop art e grafite. A descrição se refere a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.