Início

Questões de Concursos IDECAN

Resolva questões de IDECAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


721Q533835 | Engenharia Civil, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

“Fundações superficiais que são ‘lajes’, as quais possuem armaduras duplas nas duas direções e os pilares estão distribuídos de tal forma que todos os esforços de carregamento sejam uniformemente distribuídos no solo.” A descrição anterior refere-se a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

722Q42924 | Química, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar DF, IDECAN

Em muitos aspectos, os gases são a forma de matéria mais facilmente entendida. Ainda que diferentes gases possam ter diferentes propriedades químicas, eles se comportam de maneira bastante similar no que concerne às propriedades físicas. De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. A densidade do vapor de tetracloreto de carbono a 714 torr e 125°C é 4,43 g/L.
II. A razão entre as taxas de efusão de N2 e O2 é 0,93.
III. A velocidade vqm, u, de uma molécula de N2 a 25°C é 5,15 x 102 m/s.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

723Q193243 | Informática, Sistema Operacional e Software, Agente Administrativo, AGU, IDECAN

Sistemas Operacionais Linux são programas responsáveis por promover o funcionamento do computador, realizando a comunicação entre os dispositivos de hardware e softwares. Em relação a este sistema, é correto afirmar que KDE e GNOME são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

724Q554238 | Informática, Impress, Aspirante Cirurgião Dentista, Bombeiro Militar DF, IDECAN

Considere as afirmativas sobre recursos existentes na barra de formatação de texto do LibreOffice Impress - exibida ao posicionar o cursor em um objeto de texto - (Configuração Padrão - Idioma Português Brasil).

I. Minimizar espaçamento diminui o espaçamento do parágrafo acima do parágrafo selecionado.

II. Caractere muda a fonte e a formatação de fonte dos caracteres selecionados.

III. Otimizar Fonte reduz o tamanho da fonte do texto selecionado.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

725Q383332 | Biologia, Parasitologia, Professor de Ciências Biológicas, SEARH RN, IDECAN

O cisto hidático, estágio larval do gênero Echinococcus, agente da hidatidose cística nos humanos, pertence ao filo Plathyhelminthe: são conhecidas quatro espécies desse gênero, cujo estágio larval pode parasitar humanos. ?Dessas espécies, uma tem como forma larval hidátide e se apresenta com uma só cavidade, responsável pela hidatidose cística ou unilocular.? Trata?se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

726Q25962 | Administração Geral, Assistente Administrativo, CNEN, IDECAN

O  controle,  como  atividade  administrativa,  permeia  toda  a  organização,  podendo  ser  exercida  antes,  depois  ou  durante a execução das atividades. 

Segundo Chiavenato, o controle é prévio quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

727Q16529 | Biologia, Oficial Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, IDECAN

Uma mulher do grupo A, filha de mãe do grupo O, casa-se com um homem do grupo AB. Portanto, qual das alternativas  indica o tipo sanguíneo que NÃO poderia ser de uma criança gerada por esse casal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

728Q723714 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Administrador, AGU, IDECAN, 2019

A respeito do recente assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi no consulado da Arábia Saudita em Istambul, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

729Q190490 | Informática, Microsoft Outlook correio eletrônico, Agente Administrativo, AGU, IDECAN

Na ferramenta Microsoft Office Outlook 2007 (configuração padrão - idioma português Brasil), o procedimento para iniciar um envio/recebimento para a pasta atual, recuperando itens completos (cabeçalho, item e quaisquer anexos), é pressionar a(s) tecla(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

731Q25965 | Português, Analista de Tecnologia da Informação, CNEN, IDECAN

Texto associado.
Texto I
Visão comunicativa


      Até pouco tempo atrás, a qualificação de empresários, headhunters, executivos e CEOs e dos mais variados profissionais se fundava no domínio de outro idioma - o inglês em particular. Num mundo globalizado, saber outra língua é signo e condição competitiva.
      Décadas recentes demonstraram, no entanto, que já é digna de atenção a maneira como nossos recursos humanos buscam reciclar o próprio português. Aumenta a necessidade de usar o idioma de forma refinada, como ferramenta nos negócios, ou pelo menos de modo a não pôr a perder um negócio.
      O mercado brasileiro avança em seus próprios terrenos, não só os globalizados. Vivemos hoje num país em que mais de 800 milhões de mensagens eletrônicas diárias são trocadas, muitas das quais enviadas para tratar de questões empresariais. Há mais relatórios, encontros entre empresários, almoços de negócios, apresentações em reuniões de trabalho. Cresce o número de situações em que as pessoas ficam mais expostas por meio da escrita e da retórica oral, expondo a fragilidade de uma má formação em seu próprio idioma. Não por acaso, cresce também a procura  por aulas de língua portuguesa, destinadas a executivos, gerentes e os mais diversos tipos de profissionais.
     A velocidade da mensagem eletrônica não perdoa desatenção. Texto de correio eletrônico, de redes sociais com fins corporativos e de intranets deve ser simples, mas exige releitura e cuidado para acertar o tom da mensagem. Se por um lado a popularização da tecnologia nos ambientes de trabalho fez com que as pessoas passassem a ter contato diário com a língua escrita, por outro a enorme quantidade de mensagens trocadas nem sempre deixa claro onde está o valor da informação realmente importante. As mensagens eletrônicas do mundo empresarial dão ainda muita margem a mal-entendidos, com textos truncados, obscuros ou em desacordo com normas triviais da língua e da comunicação corporativa.
      Quem se comunica bem no mundo profissional não é quem repete modelinhos e regras, ideias e frases feitas aprendidas em cursos prêt-à-porter de comunicação empresarial. Saber interagir num ambiente minado como o das organizações ajuda a carreira, mas para ter real efeito significa dar voz ao outro, falar não para ouvir o que já sabia, mas descobrir o que não se percebia por pura falta de diálogo.

(Luiz Costa Pereira Junior. Língua Portuguesa. Ed. Segmento. Janeiro de 2014.)
Um dos argumentos utilizados pelo articulista para sustentar a tese defendida está identificado no trecho
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

732Q742314 | Economia, Economista, AGU, IDECAN

Em relação aos Planos Collor I e II, analise as afirmativas.

I. O Plano Collor I visava a acabar com a indexação da economia, adotando diversas medidas para melhorar a eficiência da gestão pública e reduzir os gastos do governo.

II. O Plano Collor I realizou uma reforma financeira, com o fim do overnight, substituído pelo FAF, no qual os títulos públicos seriam transacionados.

III. O Plano Collor II tentou medidas de austeridade fiscal, via controle do fluxo de caixa no Ministério da Fazenda e restrição orçamentária de vários ministérios, mas resistências políticas impediram a continuação dessas medidas.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

733Q341462 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, UFPB PB, IDECAN

Observe a sequência a seguir:

3T, 6S, 9N, 12D, . . .

O 12º termo dessa sequência é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

734Q12823 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, Detran RO, IDECAN

Dirigir veículo:

I. sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir;
II. com Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir cassada ou com suspensão do direito de dirigir;
III. com Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir de categoria diferente da do veículo que esteja conduzindo.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, constitui(em) infração(ões) gravíssima(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

735Q707095 | Direito Constitucional, Dos Servidores Públicos, Assistente em Administração, IF MA, IDECAN, 2019

Assinale a afirmativa incorreta a respeito dos servidores públicos e do regime de previdência. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

736Q19388 | Raciocínio Lógico, Agente Administrativo, AGU, IDECAN

Uma empresa adotou o nome fantasia de BRASUCA. Seus funcionários, para terem acesso às dependências da empresa, recebem uma senha formada a partir da palavra BRASUCA, ou seja, cada senha é formada por todas as letras da palavra BRASUCA. Dessa forma, quantas senhas podem ser formadas, se cada senha deve iniciar com a letra B?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

737Q12809 | Português, Agente de Trânsito, Detran RO, IDECAN

Texto associado.
Retrato falado

    Uma das coisas que não entendo é retrato falado. Em filme policial americano, no retrato falado sai sempre a cara do criminoso, até o último cravo. Mas na vida real, que nada tem de filme americano, o retrato falado nunca tem o menor parentesco com a cara do cara que acaba sendo preso.

- Atenção. Aqui está um retrato falado do homem que estamos procurando. Foi feito de acordo com a descrição de dezessete testemunhas do crime. Decorem bem a sua fisionomia. Está decorada?
- Sim, senhor.
- Então, procurem exatamente o contrário deste retrato. Não podem errar.
 Imagino os problemas que não deve ter o artista encarregado dos retratos falados na polícia. Um homem sensível obrigado a conviver com a imprecisão de testemunhas e as rudezas da lei.
- O senhor mandou me chamar, delegado? 
- Mandei, Lúcio. É sobre o seu trabalho. Os seus últimos retratos falados...
- Eu sei, eu sei. É que estou numa fase de transição, entende? Deixei o hiper-realismo e estou experimentando com uma volta as formas orgânicas e...
- Eu compreendo, Lúcio. Mas da última vez que usamos um retrato falado seu, a turma prendeu um orelhão. 
O pior deve ser as testemunhas que não sabem descrever o que viram.
- O nariz era assim, um pouco, mais ou menos como seu, inspetor.
- E as sobrancelhas? As sobrancelhas são importantes.
- Sobrancelhas? Não sei... como as suas, inspetor.
- E os olhos? 
- Os olhos claros, como os...
- Já sei. Os meus. O queixo?
- Parecido com o seu.
- Inspetor, onde é que o senhor estava na noite do crime?
- Cala a boca e desenha, Lúcio. 
E há os indecisos.
- Era chinês.
- Ou era chinês ou tinha dormido mal.
E deve haver a testemunha literária!
- Nariz adunco, como de uma ave de rapina. A testa escondida pelos cabelos em desalinho. Pelos seus olhos, vez que outra, passava uma sombra como uma má lembrança. A boca de uma sensualidade agressiva mas ao mesmo tempo tímida, algo reticente nos cantos, com uma certa arrogância no lábio superior que o lábio inferior refutava e o queixo desmentia. Narinas vívidas, como as de um velho cavalo. Mais não posso dizer porque só o vi por dois segundos.
Os sucintos:
- Era o Charles Bronson com o nariz da Maria Alcina.
- Tipo Austregésilo de Athayde, mas com bigodes mexicanos.
- Uma miniatura de cachorro boxer, comandante da Varig e beque do Madureira.
- Bota aí: a testa do Jaguar, o nariz do Mitterrand, a boca do porteiro do antigo Freds e o queixo da Virgínia Woolf. Uma orelha da Jaqueline Kennedy e a outra, estranhamente, do neto do Getty.
- A Emilinha Borba de barba depois de um mal voo na ponte aérea com o Nélson Ned. E há as surpresas.
- Bom, era um cara comum. Sei lá. Nariz reto, boca do tamanho médio, sem bigode. Ah, e um olho só, bem no meio da testa.
O ciclope ataca outra vez! 
Experimente você dar as características para o retrato falado de alguém.
- Os olhos de Sandra Brea. Um pouco menos sobrancelha. O nariz de Claire Bloom de 15 anos atrás. A boca de Cláudia Cardinale. O queixo da Elizabeth Savala. Um seio de Laura Antonelli e outro da Sydne Rome. As pernas da Jane Fonda.
- Feito. Mas quem é essa?
- Não sei, mas se encontrarem, tragam-na para mim depressa. E vival

(Luis Fernando Veríssimo. Retrato falado. In: PINTO, Manuel da Costa. Crônica brasileira contemporânea. São Paulo: Salamandra, 2008.)
No trecho "Pelos seus olhos, vez que outra, passava uma sombra como uma må lembrança." (25°§)), a palavra destacada introduz uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

738Q471066 | Direito Tributário, Interpretação e integração da legislação tributária, Procurador Previdenciário I, Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica ES, IDECAN, 2018

Acerca da interpretação e integração da legislação tributária, analise os itens abaixo:

I. O emprego da analogia não poderá resultar na exigência de tributo não previsto em lei.

II. Interpreta-se extensivamente a legislação tributária que disponha sobre outorga de isenção.

III. O emprego da equidade poderá resultar na dispensa do pagamento de tributo devido.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

739Q553248 | Informática, Internet Explorer, Soldado Bombeiro Militar de Manutenção, Bombeiro Militar DF, IDECAN

No navegador Internet Explorer 11 (Configuração Padrão - Idioma Português Brasil), é possível configurar o recurso de Preenchimento Automático que tem a função de prover o armazenamento de entradas anteriores em páginas da web com a finalidade de sugerir correspondências em acessos futuros. Na janela Opções da Internet, o recurso em questão está disponível na guia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

740Q710974 | Raciocínio Lógico, Implicação lógica, Assistente em Administração, IF MA, IDECAN, 2019

Se Davi é surfista, então Ana não é bailarina. Bruno não é jogador de futebol ou Cinthia não é ginasta. Sabendo-se que Cinthia é ginasta e que Ana é bailarina, pode-se concluir corretamente que 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.