Início

Questões de Concursos IDESG

Resolva questões de IDESG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q956371 | Português, Uso da Vírgula, Educador Social, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Texto associado.

O texto a seguir deve ser lido com atenção para responder à questão.



Sobre a Paz



A paz propõe, por um lado, o conflito e, por outro, a harmonia, como quem sobe uma escada


01/01/2025|LÚCIA HELENA GALVÃO — Professora, escritora, palestrante, compositora e professora de filosofia na Nova Acrópole



Vivemos em um tempo em que frases, como respeito[à]diversidade, harmonia e paz, aparecem naquelas nuvens de palavras que mais circulam nosdiálogos1virtuais, algumas expressas em conceitos que se distanciam bem da origem dessas palavras. Sob a luz da filosofia prática, vale refletirmos sobre esses temas.


Na natureza, a diversidade, por exemplo, não é uma diferenciação para opor as partes, para colocá-las em conflito, mas é o reconhecimento do valor de cada parte para que possamos compor um todoharmonioso2. Quanto mais cada um de nós reconhece sua própria identidade, mais pode se harmonizar com os demais, assim como temos diferentes cores harmonizadas em uma pintura ou diferentes notas musicais em uma bela melodia.


Oconceito3de paz é um daqueles que parece ter passado pelo efeito do "telefone sem fio", e foi sendoesvaziado4ao longo da história, gerando posições bem confusas, que mais têm a ver com passividade do que com paz propriamente dita.


Na etimologia da palavra paz, encontramos, no latim, pax e, no proto-indo-europeu, pak, que significa "travar", "fixar", "juntar". Ou seja, em geral, a paz estava relacionada[à]ideia de pacto, de acordo firmado, uma espécie de acordo de não agressão. A paz, então, tem a ver com acordo? Parece que sim. Os chamados filósofos contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau), por exemplo, propunham uma espécie de pacto, conhecido como contrato social, em que, por meio da imposição de uma série de regras, o homem passaria de um estado natural para o início da vida social e política. Mas será que é desse pacto que a paz trata? De uma imposição de regras que se cumpre porCOERSÃO/COERÇÃOe medo, ou de um pacto do homem com sua própria consciência, que se cumpre voluntariamente para termos oPREVILÉGIO / PRIVILÉGIOde sermos verdadeiramente humanos?

Outro elemento importante para compreendermos é que a paz não é sinônimo de passividade. A paz propõe, por um lado, o conflito e, por outro, a harmonia, como quem sobe uma escada: há um momento de conflito/desequilíbrio, que se resolve em um instante de harmonia e estabilidade, e assim por diante. Sem ambos os fatores, não mudamos de patamar, não passamos ao próximo degrau. Mas é um conflito momentâneo regido pela necessidade de crescimento de todos os envolvidos, e não o destrutivo conflito entrePRETENSOS / PRETENÇOS"donos da verdade".Logo, a paz significa um estado de bem-estar quando estamos alinhados com a natureza, e uma das necessidades da natureza é harmonizar, e outra é de crescer. Para isso, harmonia e conflito inteligentemente superado são necessários. Mas essa dualidade exterior nada tem a ver com o que acontece dentro do ser humano, que, coerente com seus valores e princípios em ambos os momentos, conserva um estado de serenidade e equilíbrio constante.


TÃOPOUCO / TAMPOUCOa paz tem[à]ver com passividade. Ser passivo, diante do mal e da injustiça, é ser agressivo por cumplicidade. Nosso corpo é um excelente exemplo de paz: harmonioso por dentro, mas atento a qualquer agressor que tente penetrar nele. Será a nossa imunidade belicista? Ou ela está a favor da vida? Temos que ser fiéis seguidores dos valores que caracterizam a natureza humana: fraternidade, justiça, veracidade etc., mas apenas certificando-nos de que, por dentro, não haja um espírito de parcialidade, ódio, rancor ou vingança, pois isso nubla nossa noção de justiça e veracidade.


A filosofia aponta-nos caminhos para que a gente pare de confundir paz com passividade e encontre na paz uma ação coerente e constante de busca de elevarmos nossa consciência para um patamar mais humanista, de tal maneira que interesse prioritariamente para nós o bem do todo, do outro, da comunidade humana, buscando[à]unidade para além das diferenças.


Procuremos celebrar, na nossa vida, aquelas coisas que dão ao ser humano um aprimoramento no sentido de se tornar cada vez mais verdadeiramente humano. E é claro que a filosofia trabalha exatamente para essasquestões: ela nos abre caminho para que possamos ter uma visão mais reflexiva sobre a vida, o seu sentido e o sentido da nossa presença no mundo.


(Fonte:https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2025/01/7023626-sobre-a-paz.html. Acesso em: 01 jan. 2025. Adaptado.)


Identifique a alternativa que descreve corretamente o emprego das quatro vírgulas sinalizadas com colchetes no trecho a seguir.

"Temos que ser fiéis seguidores dos valores que caracterizam a natureza humana: fraternidade[,] justiça[,] veracidade etc., mas apenas certificando-nos de que, por dentro, não haja um espírito de parcialidade[,] ódio[,] rancor ou vingança, pois isso nubla nossa noção de justiça e veracidade."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

462Q956373 | Raciocínio Lógico, Educador Social, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Uma sequência de números é formada seguindo a seguinte regra:

• O primeiro número é 1.
• O segundo número é 2.
• A partir do terceiro termo, cada número da sequência é dado pela soma dos dois números anteriores, multiplicado pela posição atual na sequência.

Por exemplo:

• O terceiro termo é (1 + 2) x 3 = 9
• O quarto termo é (2 + 9) x 4 = 44

Seguindo esse padrão, qual é o valor do nono termo da sequência?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

463Q1065179 | Português, Interpretação de Textos, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Varre Sai RJ, IDESG, 2024

Texto associado.
Quer caminhar mais? 5 ideias para criar uma rotina de caminhada, segundo os especialistas

Quando se trata de maneiras simples de cuidar da saúde do corpo e da mente de forma acessível, a caminhada é uma atividade imbatível. Isso porque os benefícios de caminhar são enormes e todas as pessoas podem usufruir dos resultados positivos ao incluir a caminhada em seu dia a dia. Você não precisa se matricular em uma academia ou ter um treinador a sua disposição. Não é necessário nem um local específico para praticar essa atividade física.

O necessário, segundo especialistas médicos, é organização e disciplina para andar com periodicidade e, assim, criar uma rotina de caminhada. Desta forma será possível usufruir de benefícios que vão desde prevenir doenças cardíacas e diabetes até pressão alta e, ainda, evitar câncer, melhorar a imunidade e muito mais.

Caminhar cerca de 30 minutos diariamente já pode trazer todos os tipos de benefícios à saúde, como informa a instituição Arthritis Foundation norte-americana e também um artigo publicado no site da Universidade de Harvard.

Jovem, adulto, idoso… Sempre é tempo de levantar da cadeira, colocar um tênis e sair andando por aí. Mas há cuidados e uma certa organização que vale a pena estar atento. Confira, a seguir, cinco ideias para te ajudar a criar uma rotina de caminhada e deixar o sedentarismo de lado de forma simples. Sua saúde vai te agradecer!

1. Escolha o tênis ideal para sua caminhada;

2. Organize um plano para caminhar pouco a pouco;

3. Use roupas confortáveis para caminhar;

4. Escolha bem o local onde caminhar;

5. Foco e postura ao caminhar.

Fonte:https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2024/01/quer-caminhar-mais-5-ideias-para-criar-uma-rotina-de-caminhadasegundo-os-especialistas (adaptado).
O texto destaca a caminhada como uma atividade benéfica para a saúde do corpo e da mente. De acordo com o texto, é(são) requisito(s) para aproveitar os benefícios da caminhada:

I. Ter um treinador à disposição.
II. Organização e disciplina para andar com periodicidade.
III. Criar uma rotina de caminhada.

Das assertivas, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

464Q1065184 | Português, Ortografia, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Varre Sai RJ, IDESG, 2024

Texto associado.
Quer caminhar mais? 5 ideias para criar uma rotina de caminhada, segundo os especialistas

Quando se trata de maneiras simples de cuidar da saúde do corpo e da mente de forma acessível, a caminhada é uma atividade imbatível. Isso porque os benefícios de caminhar são enormes e todas as pessoas podem usufruir dos resultados positivos ao incluir a caminhada em seu dia a dia. Você não precisa se matricular em uma academia ou ter um treinador a sua disposição. Não é necessário nem um local específico para praticar essa atividade física.

O necessário, segundo especialistas médicos, é organização e disciplina para andar com periodicidade e, assim, criar uma rotina de caminhada. Desta forma será possível usufruir de benefícios que vão desde prevenir doenças cardíacas e diabetes até pressão alta e, ainda, evitar câncer, melhorar a imunidade e muito mais.

Caminhar cerca de 30 minutos diariamente já pode trazer todos os tipos de benefícios à saúde, como informa a instituição Arthritis Foundation norte-americana e também um artigo publicado no site da Universidade de Harvard.

Jovem, adulto, idoso… Sempre é tempo de levantar da cadeira, colocar um tênis e sair andando por aí. Mas há cuidados e uma certa organização que vale a pena estar atento. Confira, a seguir, cinco ideias para te ajudar a criar uma rotina de caminhada e deixar o sedentarismo de lado de forma simples. Sua saúde vai te agradecer!

1. Escolha o tênis ideal para sua caminhada;

2. Organize um plano para caminhar pouco a pouco;

3. Use roupas confortáveis para caminhar;

4. Escolha bem o local onde caminhar;

5. Foco e postura ao caminhar.

Fonte:https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2024/01/quer-caminhar-mais-5-ideias-para-criar-uma-rotina-de-caminhadasegundo-os-especialistas (adaptado).
A palavra "médicos" é acentuada devido à regra de acentuação gráfica que se aplica a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

465Q899046 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Acerca dos Transtornos Globais de Desenvolvimento, analise as assertivas.

I. É importante compreender que todos os estudantes diagnosticados com algum tipo de transtorno mental são estudantes da Educação Especial, área dos Transtornos Globais do Desenvolvimento.
II. Os Transtornos Globais do Desenvolvimento representam uma categoria na qual estão agrupados transtornos que têm em comum as funções do desenvolvimento afetadas.
III. O Autismo e a Síndrome de Asperger compõem um grupo de problemas que abrange os desvios nos campos do relacionamento social e da comunicação, denominados de Transtornos Globais do Desenvolvimento.

Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

466Q899060 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Sobre a organização do trabalho pedagógico na escola pública, analise a sentença abaixo:

A definição do processo de construção do trabalho pedagógico deve ser compreendida como participativa, ou seja, sob os olhares de estudantes, famílias e profissionais de educação, e seu planejamento deve contemplar quatro níveis: Educacional; Escolar; Curricular e Ensino, este subdividido em: planos de aula ou sequências didáticas. (1ª PARTE) A organização do trabalho pedagógico, por se tratar de um documento onde se elencam as ações pedagógicas em curto, médio e longo prazo, como forma de dar sustentação e possibilitar a avaliação das práticas adotadas. Ele estampa a identidade da instituição que representa, dando aspectos legais ao modelo, bem como atendendo os direitos constitucionalmente assegurados coletivamente. (2ª PARTE)

A sentença está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

467Q888823 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, TARM – DIA Telefonista Auxiliar de Regulação Médica, CONSPNOR RJ, IDESG, 2024

Em relação às relações humanas no ambiente de trabalho do SAMU, qual é um problema comum que pode afetar negativamente o relacionamento entre colegas e superiores?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

468Q899069 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Pedagogo, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

O pedagogo desempenha um papel central na organização das práticas coletivas dentro da escola, buscando promover a integração entre os membros da comunidade escolar. Para alcançar esse objetivo, é necessário compreender e implementar formas organizativas que facilitem a colaboração e a coesão grupal. Com base nessas práticas, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

469Q1032709 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Varre Sai RJ, IDESG, 2024

Em um jogo de família, os participantes precisam identificar relações familiares. Pedro é o pai de Ana, e João é o filho de Ana. O jogo pergunta como João se relaciona com Pedro. Qual é a resposta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

470Q1023035 | Inglês, Pronomes Pronouns, Língua Inglesa, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Texto associado.
Read Text I and answer question.


Text I


Stat: Young Americans have been securing the bag since the pandemic, largely thanks to their portfolios popping off. The combined wealth of adults under forty has shot up 80% since 2019, compared to 10% for people 40–54 and 30% for the over-55 set, according to economists at the New York Fed. That’s in part because they were poorer than their elders to start with, so they got more Covid stimulus cash that they put into stocks, which have since had a good run. But money from stocks leaves young people exposed to a volatile asset, since the market…doesn’t always go up.


(Source: https://www.morningbrew.com/daily/issues/slime-bowl)
In “(…) they were poorer than (…)”, the pronoun “they” refers to:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

472Q1023044 | Inglês, Verbos Verbs, Língua Inglesa, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Choose the sentence in which the use of “remember” or “remind” is grammatically correct.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

473Q982086 | Informática, Editor de Textos, Assistente Administrativo, CIM Polo Sul, IDESG, 2025

Observe a frase abaixo:

“Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio.” (Sigmund Freud)



As palavras “defender”, “ataque” e “elogio” receberam formatações diferentes do restante da frase. Considerando o Microsoft Word/2019, em Português do Brasil e nas configurações padrão, que teclas de atalho foram utilizadas para formatar, respectivamente, as palavras “defender”, “ataque” e “elogio”?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

474Q887898 | Direito Administrativo, Agentes públicos e Lei 8112 de 1990, Assistente Administrativo, Prefeitura de VarreSai RJ, IDESG, 2024

Aos servidores públicos do município de Varre-Sai/RJ que estiverem em exercício de mandato eletivo, tratando-se de mandato eletivo federal ou estadual, devem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

475Q915569 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Itapemirim ES, IDESG, 2025

O ACS deve identificar e conhecer o serviço de saúde bucal disponível na sua área de abrangência, para orientar às famílias sobre como ter acesso a esse serviço. Além disso, cabe ao ACS observar determinadas situações e fazer orientações. Nesse sentido, pode-se afirmar que se deve desestimular o uso de mamadeira, pois:
I. Com o uso prolongado da mamadeira, a criança acostuma com uma alimentação mole e adocicada, recusando futuramente comer frutas e verduras, importantes para a saúde bucal.
II. O bebê exercita pouco os músculos da face, prejudicando o desenvolvimento dos músculos faciais.
III. Se a mamadeira for mal lavada, há risco de contaminação do leite.

Quantos dos itens estão CORRETOS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

476Q908160 | Informática, Pacote de Aplicativos Microsoft Office, Auditor de Controle Interno, Câmara de São Gabriel da Palha ES, IDESG, 2024

Sobre o Microsoft Word 2016 (em sua versão em português e nas configurações padrão), são feitas algumas afirmações.

I. O recurso “Contagem de Palavras” do Word 2016 está presente na guia “Referências”.

II. O Word 2016 permite a inserção de equações matemáticas usando a ferramenta de equações presente na guia “Design”.

III. O recurso “Novo Comentário”, presente na guia “Referências” permite adicionar comentários a trechos específicos do documento.

Sobre as afirmações feitas, podemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

477Q956294 | Informática, Microsoft Excel 2019, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

No Microsoft Excel 2019, em português e com as configurações padrão, um usuário deseja calcular a média aritmética dos valores contidos nas células A1, A2 e A3. Para isso, ele testou as seguintes fórmulas:

I. =MÉDIA(A1:A3)
II. =MÉDIA(A1,A2,A3)
III. =SOMA(A1:A3)/3

Com base no funcionamento das funções no Excel 2019, qual(is) dessas fórmulas retornará(ão) o valor correto da média dos números contidos nas células mencionadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

478Q887943 | Meio Ambiente, Fiscal de Obras, Prefeitura de VarreSai RJ, IDESG, 2024

Relacionado aos temas de higiene, da estética das vias públicas e dos resíduos na cidade de Varre-Sai /RJ, analisar as afirmações a seguir:


I. Para a preservação da estética e higiene pública, é proibido consentir o escoamento de águas servidas das residências para a rua.

II. É proibido fazer varredura de lixo do interior das residências, estabelecimentos, terrenos ou veículos para as vias públicas.

III. A limpeza do passeio de residências é de responsabilidade do poder público.


Está(ão) Correto(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

479Q956306 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Durante o cuidado de enfermagem, o Técnico deve monitorar o funcionamento de um dreno de sistema fechado. Assinale a alternativa que indica o procedimento correto para prevenir infecções:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

480Q1027741 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Área de Atuação Buco Maxilo Facial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Em uma conferência, 120 participantes foram divididos em três grupos: A, B e C. O grupo A possui 2/5 o total de participantes, enquanto o grupo B possui 1/4 do total. O restante dos participantes foi alocado para o grupo C. Após uma reavaliação, decidiu-se transferir 1/3 dos participantes do grupo A para o grupo B e, logo após, 1/2 dos participantes do grupo B para o grupo C. Ao final dessas transferências, quantos participantes ficaram no grupo C?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.