Início

Questões de Concursos IDESG

Resolva questões de IDESG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q885409 | Enfermagem, COFEN, Auxiliar Administrativo, COREN ES, IDESG, 2024

Em relação ao processo administrativo e aos prazos, desconsiderando prorrogação e disposições expressas em contrário, segundo o Regimento Interno do Conselho Federal de Enfermagem, os Conselheiros têm o prazo de _______ para os despachos de mero impulso processual, requisição de documentos ou prestação de informações, e de ______ para prolação de pareceres.
Qual alternativa preenche, CORRETA e respectivamente, as lacunas acima?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

482Q1032622 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Motorista, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Seja um conjunto numérico A que possui alguns elementos em interseção com B, é correto afirmar que o conjunto C, que contém todos estes elementos é dado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

483Q1064385 | Informática, Microsoft Excel, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Itapemirim ES, IDESG, 2025

Em uma planilha do Microsoft Excel 2019, um Agente Comunitário de Saúde inseriu a seguinte fórmula, em uma célula vazia:
=SOMA(A1:C2)-SOMA(A1;B2;C1)
Qual das seguintes alternativas apresenta uma hipótese de valores que estão nas células consideradas para aplicação dessa fórmula, que resulte em 7?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

484Q1027265 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Arte, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Um jogo de tabuleiro tem como algumas de suas peças, 8 unidades de dados, cada um com seis lados. Apenas 1 desses dados é o clássico conhecido, com números diferentes nas laterais, começando por 1 e seguindo com o aumento de uma unidade por lado, até completar todos os lados. Outros 2 dados possuem três pares de lados com o mesmo número, sendo cada par com um número par diferente encontrado no dado clássico, assim como 3 outros dados possuem também três pares, mas cada par com um número ímpar diferente encontrado no dado clássico. Os demais dados possuem o mesmo número em todos os lados, cada um desses dados com um número ímpar diferente encontrado no dado clássico, exceto o maior dos ímpares. Qual seria o valor da soma dos números encontrados em todos os lados de todos os dados desse jogo de tabuleiro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

485Q1064394 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Itapemirim ES, IDESG, 2025

Nos termos da Lei nº 8.080/1990, o conjunto de ações e serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento das intoxicações agudas e crônicas decorrentes da exposição a substâncias químicas, medicamentos e toxinas de animais peçonhentos e de plantas tóxicas é denominado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

486Q899036 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Matemática, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

De acordo com o art. 205 da Constituição Federal de 1988, a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, devendo ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade. Nesse contexto, qual das alternativas abaixo NÃO reflete um dos objetivos da educação conforme estabelecido no referido artigo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

487Q899037 | Pedagogia, Educação Especial, Matemática, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva busca implementar práticas que garantam a inclusão efetiva de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Considerando os princípios orientadores dessa política, quais as seguintes afirmações não estão de acordo com seus objetivos e diretrizes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

488Q956383 | Noções de Primeiros Socorros, Educador Social, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Em uma situação de emergência, você se depara com uma vítima de mal súbito que apresenta perda de consciência e respiração irregular. Com base nos princípios de primeiros socorros, qual a prioridade imediata ao abordar essa vítima?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

489Q899041 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Nos termos da Resolução CEE-ES nº 5.190/18, a _____________ ocorre quando existe comprometimento e responsabilidade com o processo de formação humana de forma integradora, respeitando os princípios de liberdade de expressão, as diversas formas de aprender e ensinar, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, com conhecimentos, habilidades e atitudes que se traduzem em competências para a vida em sociedade.

Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, a lacuna?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

490Q1065189 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Varre Sai RJ, IDESG, 2024

Existem determinados conjuntos os quais são formados por diversos elementos, cada um. Observe a descrição de cada um dos conjuntos: o conjunto P possui os quatro primeiros números naturais pares maiores que 0; o conjunto Q possui os quatro primeiros números naturais primos maiores que 1; o conjunto R possui os quatro primeiros números naturais ímpares maiores que 2; o conjunto S possui os quatro últimos números naturais ímpares menores que 10. O conjunto T é resultado da união dos conjuntos P e S, e o conjunto U é resultado da interseção dos conjuntos Q e R. Por fim, questionase quantos elementos o conjunto V possui, resultado da interseção entre os conjuntos T e U?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

491Q956408 | Saúde Pública, Técnico em Defesa Civil, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Analise as afirmativas abaixo:

I. Os desastres associados às chuvas (alagamentos, enchentes, enxurradas e deslizamentos) provocam danos humanos, patrimoniais e ambientais.
II. Uma comunidade ativa e bem organizada poderá responder adequadamente a uma situação de emergência e contribuir para melhorar a qualidade da assistência.
III. Alguns cuidados, se tomados antes do período das chuvas, podem minimizar ou até eliminar alguns problemas de saúde.
IV. As principais doenças que podem ser adquiridas durante uma inundação e que podem ser prevenidas por vacina são as seguintes: diarreia por rotavírus, influenza, meningite, rubéola e tétano acidental.

Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

492Q956413 | Meio Ambiente, Técnico em Defesa Civil, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Considerando o que prevê o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) sobre risco e áreas de risco ambiental, analise as afirmativas abaixo e as associe aos respectivos graus de risco:

(__) Não há indícios de desenvolvimento de processos destrutivos em encostas e margens de drenagens. Mantidas as condições existentes, não se espera a ocorrência de eventos destrutivos.
(__) Observa-se a presença de significativa(s) evidência(s) de instabilidade (trincas no solo, degraus de abatimento em taludes etc.). Mantidas as condições existentes, é perfeitamente possível a ocorrência de eventos destrutivos durante episódios de chuvas intensas e prolongadas.
(__) Observa-se a presença de alguma(s) evidência(s) de instabilidade (encostas e margens de drenagens), porém incipiente(s). Mantidas as condições existentes, é reduzida a possibilidade de ocorrência de eventos destrutivos durante episódios de chuvas intensas e prolongadas.
(__) As evidências de instabilidade (trincas no solo, degraus de abatimento em taludes, trincas em moradias ou em muros de contenção, árvores ou postes inclinados, cicatrizes de escorregamento, feições erosivas, proximidade da moradia em relação ao córrego etc.) são expressivas e estão presentes em grande número e/ou magnitude. Mantidas as condições existentes, é muito provável a ocorrência de eventos destrutivos durante episódios de chuvas intensas e prolongadas.

I. R1 (Risco baixo)
II. R2 (Risco médio)
III. R3 (Risco alto)
IV. R4 (Risco muito alto)

A ordem correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

493Q899070 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Pedagogo, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Em relação às funções da avaliação no processo de ensino e aprendizagem, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

494Q956433 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Assistente Educacional, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

À luz do artigo 54 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assinale a alternativa incorreta sobre o dever do Estado na garantia do direito à educação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

495Q1026577 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas de Números, Guarda Patrimonial, Câmara de São Gabriel da Palha ES, IDESG, 2024

A palavra MATEMÁTICA possui 10 letras. Considere que essas letras foram escritas em papeis individuais e foram colocados na seguinte sequência:

AAAEITTM??

Com base na ordenação acima, quais devem ser as duas últimas letras (??), na ordem em que aparecem?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

497Q885296 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, CONSPNOR RJ, IDESG, 2024

No SAMU, a capacitação para atendimento em situações específicas, como em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), é crucial para o Técnico em Enfermagem. Qual das seguintes práticas é considerada a mais adequada ao suspeitar de um AVC durante uma emergência pré-hospitalar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

498Q1023037 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Língua Inglesa, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Texto associado.
Read Text I and answer question.


Text I


Stat: Young Americans have been securing the bag since the pandemic, largely thanks to their portfolios popping off. The combined wealth of adults under forty has shot up 80% since 2019, compared to 10% for people 40–54 and 30% for the over-55 set, according to economists at the New York Fed. That’s in part because they were poorer than their elders to start with, so they got more Covid stimulus cash that they put into stocks, which have since had a good run. But money from stocks leaves young people exposed to a volatile asset, since the market…doesn’t always go up.


(Source: https://www.morningbrew.com/daily/issues/slime-bowl)
Which of the verbs below has an opposite meaning of the phrasal verb “shoot up” in the sentence “The combined wealth of adults under forty has shot up (…)”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

499Q982079 | Português, Assistente Administrativo, CIM Polo Sul, IDESG, 2025

Texto associado.

Seremos a penúltima geração?

É triste constatar, mas talvez não sejamos mesmo merecedores deste adorável planeta

Antonio Prata | Escritor e roteirista, autor de "Por quem as panelas batem" | 21 set. 2024


Na semana passada, o cientista Carlos Nobre publicou no UOL um artigo aterrador. Desde o Acordo de Paris, a meta era reduzir a emissão de gases para chegar a 2050 com, no máximo, 1,5°C de aumento na temperatura. Nos últimos dois anos, nós atingimos esse limite. Pode ser um ponto fora da curva, devido ao El Niño. Mas pode não ser — e isso seria terrível. Talvez, como sugere o texto, daí em diante não tenha mais volta.



Segue abaixo uma parte do extenso currículo do Carlos Nobre, tirado do seu perfil no UOL. "Formado pelo ITA e pós-graduado pelo MIT. Membro da Academia Brasileira de Ciências, membro estrangeiro da Academia de Ciências dos EUA e da Royal Society da Grã-Bretanha". Colaborou em vários relatórios do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas). Um deles levou o Nobel da Paz. "Foi coordenador geral do CPTEC-Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) e criador do CCST-Inpe (Centro de Ciência do Sistema Terrestre) e do CemadenMCTI (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais)". Trata-se, portanto, de alguém que parece ter algum conhecimento de causa, né? Vejamos o que nos diz.



"Se passarmos de 2°C, todos os recifes de coral do mundo serão extintos. Se passarmos de 2,5°C, vamos perder de 50% a 70% da Amazônia, e grande quantidade do solo congelado da Sibéria, do Canadá e do Alasca, o chamado permafrost, será descongelado. Com isso, vamos jogar [na atmosfera] uma gigantesca quantidade de gases de efeito estufa que estão ali aprisionados.". Isso, evidentemente, aceleraria ainda mais o processo de aquecimento.



"Se a temperatura global aumentar em 4°C até 2100, grande parte do planeta, incluindo o Brasil, pode se tornar inabitável, especialmente as regiões tropicais e equatoriais". (...) "A situação seria tão drástica que, no século 22, as únicas áreas habitáveis no mundo seriam regiões como o Ártico, a Antártida e as grandes cadeias montanhosas, como os Alpes e o Himalaia".



Eu não estarei vivo em 2100, mas meus filhos, nascidos em 2013 e 2015, provavelmente sim. Me dou conta agora de que, se não fizermos algo imediatamente, meus netos encararão o apocalipse causado por 7 bilhões de pessoas abandonando a quase totalidade da superfície terrestre para tentar se espremer no círculo polar ártico e antártico. É óbvio que não caberá todo mundo naquelas faixas. É óbvio que haverá guerras, extermínios, faltará comida, água, remédios, tudo.



Eu cresci num mundo ________ cientistas e ativistas alertavam para possíveis catástrofes lá pelo meio ou fim do século 21. Elas já chegaram. O Rio Grande do Sul alagado. Brasil inteiro queimando. O céu branco em São Paulo. A chuva preta em Santa Catarina.



É surreal que a humanidade não esteja, neste exato momento, se debruçando sobre o problema como fizemos durante a pandemia de Covid. Pior: no debate para presidente do país mais poderoso do mundo, Kamala Harris teve que se "defender" das "acusações" de Trump de que iria parar de extrair combustíveis fósseis. Garantiu a seus eleitores que continuará perfurando. Enquanto isso, no Brasil, um candidato desmiolado grita "Você não é homem! Você não é homem!" e o outro responde com uma cadeirada. É triste constatar, mas talvez não sejamos mesmo merecedores deste adorável planeta.

PRATA, Antonio. Seremos a penúltima geração? Folha de São Paulo, 21 de setembro de 2024. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/2024/09/seremos-a-penultima-geracao.shtml. Acesso em: 23 out. 2024. Adaptado.

Analisando-se suas características macro e microestruturais, é possível afirmar que o texto apresentado é um exemplar do gênero:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

500Q1023043 | Inglês, Verbos Verbs, Língua Inglesa, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Analyze the following sentences.

I. Every summer, Anna ____ on a beach and reads.
II. John _____ me he would come to my party.
III. Are you ______________________ Japanese food?
IV. Our last meeting achieved absolutely nothing; it was a complete _______ of time.

Mark the alternative that fills out, correctly and respectively, the gaps in the sentences:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.