Início

Questões de Concursos IDESG

Resolva questões de IDESG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q956369 | Português, Adjetivos, Educador Social, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Texto associado.

O texto a seguir deve ser lido com atenção para responder à questão.



Sobre a Paz



A paz propõe, por um lado, o conflito e, por outro, a harmonia, como quem sobe uma escada


01/01/2025|LÚCIA HELENA GALVÃO — Professora, escritora, palestrante, compositora e professora de filosofia na Nova Acrópole



Vivemos em um tempo em que frases, como respeito[à]diversidade, harmonia e paz, aparecem naquelas nuvens de palavras que mais circulam nosdiálogos1virtuais, algumas expressas em conceitos que se distanciam bem da origem dessas palavras. Sob a luz da filosofia prática, vale refletirmos sobre esses temas.


Na natureza, a diversidade, por exemplo, não é uma diferenciação para opor as partes, para colocá-las em conflito, mas é o reconhecimento do valor de cada parte para que possamos compor um todoharmonioso2. Quanto mais cada um de nós reconhece sua própria identidade, mais pode se harmonizar com os demais, assim como temos diferentes cores harmonizadas em uma pintura ou diferentes notas musicais em uma bela melodia.


Oconceito3de paz é um daqueles que parece ter passado pelo efeito do "telefone sem fio", e foi sendoesvaziado4ao longo da história, gerando posições bem confusas, que mais têm a ver com passividade do que com paz propriamente dita.


Na etimologia da palavra paz, encontramos, no latim, pax e, no proto-indo-europeu, pak, que significa "travar", "fixar", "juntar". Ou seja, em geral, a paz estava relacionada[à]ideia de pacto, de acordo firmado, uma espécie de acordo de não agressão. A paz, então, tem a ver com acordo? Parece que sim. Os chamados filósofos contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau), por exemplo, propunham uma espécie de pacto, conhecido como contrato social, em que, por meio da imposição de uma série de regras, o homem passaria de um estado natural para o início da vida social e política. Mas será que é desse pacto que a paz trata? De uma imposição de regras que se cumpre porCOERSÃO/COERÇÃOe medo, ou de um pacto do homem com sua própria consciência, que se cumpre voluntariamente para termos oPREVILÉGIO / PRIVILÉGIOde sermos verdadeiramente humanos?

Outro elemento importante para compreendermos é que a paz não é sinônimo de passividade. A paz propõe, por um lado, o conflito e, por outro, a harmonia, como quem sobe uma escada: há um momento de conflito/desequilíbrio, que se resolve em um instante de harmonia e estabilidade, e assim por diante. Sem ambos os fatores, não mudamos de patamar, não passamos ao próximo degrau. Mas é um conflito momentâneo regido pela necessidade de crescimento de todos os envolvidos, e não o destrutivo conflito entrePRETENSOS / PRETENÇOS"donos da verdade".Logo, a paz significa um estado de bem-estar quando estamos alinhados com a natureza, e uma das necessidades da natureza é harmonizar, e outra é de crescer. Para isso, harmonia e conflito inteligentemente superado são necessários. Mas essa dualidade exterior nada tem a ver com o que acontece dentro do ser humano, que, coerente com seus valores e princípios em ambos os momentos, conserva um estado de serenidade e equilíbrio constante.


TÃOPOUCO / TAMPOUCOa paz tem[à]ver com passividade. Ser passivo, diante do mal e da injustiça, é ser agressivo por cumplicidade. Nosso corpo é um excelente exemplo de paz: harmonioso por dentro, mas atento a qualquer agressor que tente penetrar nele. Será a nossa imunidade belicista? Ou ela está a favor da vida? Temos que ser fiéis seguidores dos valores que caracterizam a natureza humana: fraternidade, justiça, veracidade etc., mas apenas certificando-nos de que, por dentro, não haja um espírito de parcialidade, ódio, rancor ou vingança, pois isso nubla nossa noção de justiça e veracidade.


A filosofia aponta-nos caminhos para que a gente pare de confundir paz com passividade e encontre na paz uma ação coerente e constante de busca de elevarmos nossa consciência para um patamar mais humanista, de tal maneira que interesse prioritariamente para nós o bem do todo, do outro, da comunidade humana, buscando[à]unidade para além das diferenças.


Procuremos celebrar, na nossa vida, aquelas coisas que dão ao ser humano um aprimoramento no sentido de se tornar cada vez mais verdadeiramente humano. E é claro que a filosofia trabalha exatamente para essasquestões: ela nos abre caminho para que possamos ter uma visão mais reflexiva sobre a vida, o seu sentido e o sentido da nossa presença no mundo.


(Fonte:https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2025/01/7023626-sobre-a-paz.html. Acesso em: 01 jan. 2025. Adaptado.)


Em qual dos trechos a seguir, extraídos do artigo, o vocábulo sublinhado recebe a classificação de adjetivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

482Q899026 | Pedagogia, Legislação da Educação, Língua Portuguesa, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Sobre a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no que tange ao Art. 18, que trata dos sistemas municipais de ensino, analise a sentença abaixo:

"As instituições do ensino fundamental e médio mantidas pelo Poder Público municipal. (1ª PARTE). Os órgãos municipais de educação. (2ª PARTE). As instituições privadas, assim entendidas as mantidas e administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. (3ª PARTE)"

A sentença está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

483Q899027 | Literatura, Escolas Literárias, Língua Portuguesa, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

"A busca da perfeição pela correção gramatical, a volta aos clássicos e o rebuscamento marcam uma atitude de tipo aristocrático e constituem um traço saliente da fase que vai dos anos de 1880 até a altura de 1920, correspondendo a um desejo generalizado de elegância ligado à modernização urbana do país, sobretudo sua capital, Rio de Janeiro. Do ponto de vista da literatura, foi uma barreira que petrificou a expressão, criando um hiato largo entre a língua falada e a língua escrita, além de favorecer o artificialismo que satisfaz as elites, porque marca distância em relação ao povo; e pode satisfazer a este, parecendo admiti-lo a um terreno reservado. Essa cultura acadêmica, geralmente sancionada pelos Poderes, teve a utilidade de estimular, por reação, o surto transformador do Modernismo, a partir de 1922."
CANDIDO, Antonio. Iniciação à literatura brasileira. 5ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2007. p. 76-77.

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta sobre o excerto acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

484Q956373 | Raciocínio Lógico, Educador Social, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Uma sequência de números é formada seguindo a seguinte regra:

• O primeiro número é 1.
• O segundo número é 2.
• A partir do terceiro termo, cada número da sequência é dado pela soma dos dois números anteriores, multiplicado pela posição atual na sequência.

Por exemplo:

• O terceiro termo é (1 + 2) x 3 = 9
• O quarto termo é (2 + 9) x 4 = 44

Seguindo esse padrão, qual é o valor do nono termo da sequência?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

485Q899060 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Sobre a organização do trabalho pedagógico na escola pública, analise a sentença abaixo:

A definição do processo de construção do trabalho pedagógico deve ser compreendida como participativa, ou seja, sob os olhares de estudantes, famílias e profissionais de educação, e seu planejamento deve contemplar quatro níveis: Educacional; Escolar; Curricular e Ensino, este subdividido em: planos de aula ou sequências didáticas. (1ª PARTE) A organização do trabalho pedagógico, por se tratar de um documento onde se elencam as ações pedagógicas em curto, médio e longo prazo, como forma de dar sustentação e possibilitar a avaliação das práticas adotadas. Ele estampa a identidade da instituição que representa, dando aspectos legais ao modelo, bem como atendendo os direitos constitucionalmente assegurados coletivamente. (2ª PARTE)

A sentença está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

487Q899078 | Pedagogia, Ensino Fundamental e EJA, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

No que se refere às áreas do conhecimento e dos componentes curriculares, na esteira da Resolução CEE/ES nº 5.190/2018, assinale a alternativa INCORRETA acerca da Educação Infantil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

488Q885293 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, CONSPNOR RJ, IDESG, 2024

No contexto do SAMU, o Técnico em Enfermagem deve estar preparado para atuar em incidentes com múltiplas vítimas. Qual das seguintes afirmações sobre a ferramenta START (Simple Triage and Rapid Treatment) é correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

489Q885297 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, CONSPNOR RJ, IDESG, 2024

Em relação ao atendimento em situações de emergência com múltiplas vítimas, avalie as seguintes afirmações sobre a atuação do Técnico em Enfermagem:


I. Deve-se sempre priorizar o atendimento aos pacientes mais graves, independente dos recursos disponíveis no momento.


II. É fundamental manter a calma e seguir os protocolos estabelecidos para garantir uma triagem eficiente.


III. A comunicação com outros membros da equipe de emergência é dispensável durante a triagem.


Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

492Q1078106 | Informática, Planilhas Eletrônicas, Assistente Social, Prefeitura de Mantenópolis ES, IDESG, 2024

A aplicação de um filtro para classificar os dados inseridos em células do Excel 2016 (em sua versão em português e com as configurações padrão), como por exemplo classificar os dados em ordem alfabética, é um recurso presente na guia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

493Q915569 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Itapemirim ES, IDESG, 2025

O ACS deve identificar e conhecer o serviço de saúde bucal disponível na sua área de abrangência, para orientar às famílias sobre como ter acesso a esse serviço. Além disso, cabe ao ACS observar determinadas situações e fazer orientações. Nesse sentido, pode-se afirmar que se deve desestimular o uso de mamadeira, pois:
I. Com o uso prolongado da mamadeira, a criança acostuma com uma alimentação mole e adocicada, recusando futuramente comer frutas e verduras, importantes para a saúde bucal.
II. O bebê exercita pouco os músculos da face, prejudicando o desenvolvimento dos músculos faciais.
III. Se a mamadeira for mal lavada, há risco de contaminação do leite.

Quantos dos itens estão CORRETOS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

494Q1046132 | Matemática, Aritmética e Problemas, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

A expressão numérica a seguir reúne cinco das seis principais operações matemáticas que podem ser encontradas no dia a dia, as quais são adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação:

5 – 1 + 2 x 2 – ( 4² + 2³ ) / 4

Assinale a alternativa que apresenta o resultado da expressão numérica na hipótese de serem substituídos os sinais de adição por sinais de subtração, e vice-versa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

495Q908152 | Arquivologia, Morfologia, Auditor de Controle Interno, Câmara de São Gabriel da Palha ES, IDESG, 2024

Texto associado.

Atenção: Leia atentamente o texto a seguir e responda as questões de 01 a 10:

Sobre gatilhos emocionais

Vimos em várias notícias na mídia sobre gatilhos emocionais. Mas, o que são eles? Gatilhos são situações ou acontecimentos que acionam ou disparam determinado tipo de emoção, memória ou trauma. Uma palavra, um cheiro, uma música, um tom de voz podem ativar sentimentos muitas vezes represados.

Quais são os tipos de gatilhos emocionais? Alguém lhe rejeitar; lhe ignorar, lhe abandonar ou ameaçar fazer isso, alguém lhe criticar ou julgar, alguém lhe censurar, especialmente em público. Alguém agir com indiferença ou alguém debochar de você.

Gatilhos emocionais podem ser vistos como “besteira” por quem não os sente. Todavia, eles causam experiências muito desagradáveis. Por exemplo: você escuta um tom de voz específico e tem uma crise de ansiedade em razão disso.

Quando se tem consciência do seu ou dos seus gatilhos, as pessoas conseguem evitá-los e, assim, não sofrem os efeitos de uma intensa descarga emocional. Porém, é difícil identificá-los e essa busca pode causar desconforto.

Importante lembrar que quando não tratamos dos nossos gatilhos, eles podem nos causar: depressão, síndrome do pânico, ansiedade, entre outras condições psicológicas. O não-enfrentamento dos gatilhos ocasiona sofrimento emocional prolongado e intenso. Para recuperar a alegria de viver e deixar de temer ter crises ansiosas, você deve buscar atendimento terapêutico e psicológico.

Assim você conseguirá definir e aprender a gerir as reações adversas dos seus gatilhos. No entanto, deixo um aviso: a sua superação exigirá muita compreensão, compaixão para consigo mesmo e perseverança.


Fonte: https://www.agazeta.com.br/hz/viver-bem/sobre-gatilhos-emocionais-0224 (adaptado).

Na oração "Gatilhos são situações ou acontecimentos", as palavras "Gatilhos" e "situações" são classificadas, respectivamente, como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

498Q912508 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Prefeitura de Vila Valério ES, IDESG, 2023

Em uma rodovia de pista simples, qual é a melhor forma de realizar uma ultrapassagem com segurança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

499Q887935 | Odontologia, ESF, Prefeitura de VarreSai RJ, IDESG, 2024

Ao realizar a instrumentação durante um procedimento odontológico, o auxiliar de saúde bucal percebe um desconforto no paciente. Assinale a alternativa correta que corresponde a atitude adequada, para esse caso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

500Q908160 | Informática, Pacote de Aplicativos Microsoft Office, Auditor de Controle Interno, Câmara de São Gabriel da Palha ES, IDESG, 2024

Sobre o Microsoft Word 2016 (em sua versão em português e nas configurações padrão), são feitas algumas afirmações.

I. O recurso “Contagem de Palavras” do Word 2016 está presente na guia “Referências”.

II. O Word 2016 permite a inserção de equações matemáticas usando a ferramenta de equações presente na guia “Design”.

III. O recurso “Novo Comentário”, presente na guia “Referências” permite adicionar comentários a trechos específicos do documento.

Sobre as afirmações feitas, podemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.