Início

Questões de Concursos IDESG

Resolva questões de IDESG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q1023037 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Língua Inglesa, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Texto associado.
Read Text I and answer question.


Text I


Stat: Young Americans have been securing the bag since the pandemic, largely thanks to their portfolios popping off. The combined wealth of adults under forty has shot up 80% since 2019, compared to 10% for people 40–54 and 30% for the over-55 set, according to economists at the New York Fed. That’s in part because they were poorer than their elders to start with, so they got more Covid stimulus cash that they put into stocks, which have since had a good run. But money from stocks leaves young people exposed to a volatile asset, since the market…doesn’t always go up.


(Source: https://www.morningbrew.com/daily/issues/slime-bowl)
Which of the verbs below has an opposite meaning of the phrasal verb “shoot up” in the sentence “The combined wealth of adults under forty has shot up (…)”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

502Q982079 | Português, Assistente Administrativo, CIM Polo Sul, IDESG, 2025

Texto associado.

Seremos a penúltima geração?

É triste constatar, mas talvez não sejamos mesmo merecedores deste adorável planeta

Antonio Prata | Escritor e roteirista, autor de "Por quem as panelas batem" | 21 set. 2024


Na semana passada, o cientista Carlos Nobre publicou no UOL um artigo aterrador. Desde o Acordo de Paris, a meta era reduzir a emissão de gases para chegar a 2050 com, no máximo, 1,5°C de aumento na temperatura. Nos últimos dois anos, nós atingimos esse limite. Pode ser um ponto fora da curva, devido ao El Niño. Mas pode não ser — e isso seria terrível. Talvez, como sugere o texto, daí em diante não tenha mais volta.



Segue abaixo uma parte do extenso currículo do Carlos Nobre, tirado do seu perfil no UOL. "Formado pelo ITA e pós-graduado pelo MIT. Membro da Academia Brasileira de Ciências, membro estrangeiro da Academia de Ciências dos EUA e da Royal Society da Grã-Bretanha". Colaborou em vários relatórios do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas). Um deles levou o Nobel da Paz. "Foi coordenador geral do CPTEC-Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) e criador do CCST-Inpe (Centro de Ciência do Sistema Terrestre) e do CemadenMCTI (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais)". Trata-se, portanto, de alguém que parece ter algum conhecimento de causa, né? Vejamos o que nos diz.



"Se passarmos de 2°C, todos os recifes de coral do mundo serão extintos. Se passarmos de 2,5°C, vamos perder de 50% a 70% da Amazônia, e grande quantidade do solo congelado da Sibéria, do Canadá e do Alasca, o chamado permafrost, será descongelado. Com isso, vamos jogar [na atmosfera] uma gigantesca quantidade de gases de efeito estufa que estão ali aprisionados.". Isso, evidentemente, aceleraria ainda mais o processo de aquecimento.



"Se a temperatura global aumentar em 4°C até 2100, grande parte do planeta, incluindo o Brasil, pode se tornar inabitável, especialmente as regiões tropicais e equatoriais". (...) "A situação seria tão drástica que, no século 22, as únicas áreas habitáveis no mundo seriam regiões como o Ártico, a Antártida e as grandes cadeias montanhosas, como os Alpes e o Himalaia".



Eu não estarei vivo em 2100, mas meus filhos, nascidos em 2013 e 2015, provavelmente sim. Me dou conta agora de que, se não fizermos algo imediatamente, meus netos encararão o apocalipse causado por 7 bilhões de pessoas abandonando a quase totalidade da superfície terrestre para tentar se espremer no círculo polar ártico e antártico. É óbvio que não caberá todo mundo naquelas faixas. É óbvio que haverá guerras, extermínios, faltará comida, água, remédios, tudo.



Eu cresci num mundo ________ cientistas e ativistas alertavam para possíveis catástrofes lá pelo meio ou fim do século 21. Elas já chegaram. O Rio Grande do Sul alagado. Brasil inteiro queimando. O céu branco em São Paulo. A chuva preta em Santa Catarina.



É surreal que a humanidade não esteja, neste exato momento, se debruçando sobre o problema como fizemos durante a pandemia de Covid. Pior: no debate para presidente do país mais poderoso do mundo, Kamala Harris teve que se "defender" das "acusações" de Trump de que iria parar de extrair combustíveis fósseis. Garantiu a seus eleitores que continuará perfurando. Enquanto isso, no Brasil, um candidato desmiolado grita "Você não é homem! Você não é homem!" e o outro responde com uma cadeirada. É triste constatar, mas talvez não sejamos mesmo merecedores deste adorável planeta.

PRATA, Antonio. Seremos a penúltima geração? Folha de São Paulo, 21 de setembro de 2024. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/2024/09/seremos-a-penultima-geracao.shtml. Acesso em: 23 out. 2024. Adaptado.

Analisando-se suas características macro e microestruturais, é possível afirmar que o texto apresentado é um exemplar do gênero:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

503Q1023043 | Inglês, Verbos Verbs, Língua Inglesa, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Analyze the following sentences.

I. Every summer, Anna ____ on a beach and reads.
II. John _____ me he would come to my party.
III. Are you ______________________ Japanese food?
IV. Our last meeting achieved absolutely nothing; it was a complete _______ of time.

Mark the alternative that fills out, correctly and respectively, the gaps in the sentences:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

504Q1078103 | Informática, Microsoft Word, Advogado do Creas, Prefeitura de Mantenópolis ES, IDESG, 2024

Você está formatando um documento no Word 2016 e precisa aplicar as seguintes formatações em um parágrafo específico:

• Inserir um recuo de 1,5 cm na primeira linha. • Definir o espaçamento entre linhas como 1,5. • Adicionar um sombreamento de fundo cinza claro ao parágrafo.

Com base nessas necessidades, qual é o procedimento correto para aplicar essas formatações?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

505Q1046130 | Matemática, Aritmética e Problemas, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Durante uma aula, para melhor demonstrar o conteúdo a ser abordado, o professor propôs aos seus alunos que realizassem a medição da superfície das carteiras disponíveis. O primeiro aluno a terminar a medição informou que encontrou como medidas, 90 centímetros de comprimento, e 60 centímetros de largura. Entretanto, este aluno percebeu que na atividade foi solicitado que tais medidas fossem informadas em outra unidade de medida, em metros. Logo, o aluno corrigiu a informação para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

506Q886388 | Enfermagem, Primeiros Socorros, Agente Administrativo, CONSPNOR RJ, IDESG, 2024

Considerando a análise e distribuição do trabalho no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), identifique qual das seguintes práticas é INCORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

507Q1046132 | Matemática, Aritmética e Problemas, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

A expressão numérica a seguir reúne cinco das seis principais operações matemáticas que podem ser encontradas no dia a dia, as quais são adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação:

5 – 1 + 2 x 2 – ( 4² + 2³ ) / 4

Assinale a alternativa que apresenta o resultado da expressão numérica na hipótese de serem substituídos os sinais de adição por sinais de subtração, e vice-versa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

508Q956280 | Arquivologia, Morfologia, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Texto associado.
O texto a seguir deve ser lido com atenção para responder à questão.


Pesquisadores da USP encontram microplásticos nos cérebros de oito pessoas


De tão pequenas, é impossível vê-las a olho nu. Mas elas existem e estão em todos os lugares. No mexilhão comprado direto do pescador, nas frutas e nos legumes da feira ou nos alimentos industrializados do mercado. Também já foram encontradas na cerveja, no chá, no leite, na água (em especial a engarrafada) e ainda no solo e no ar.

Em formato de esfera, fios ou fragmentos de filmes ou espuma, as partículas de plástico de tamanho microscópico são hoje mais abundantes do que nunca no planeta. Com a vida imersa em plásticos, era esperado que, em algum momento, diminutos fragmentos do material fossem encontrados até mesmo no mais protegido dos órgãos humanos, o cérebro. Agora foram.

Na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), a patologista Thais Mauad, o engenheiro ambiental Luís Fernando Amato Lourenço e a bióloga Regiani Carvalho de Oliveira identificaram partículas de microplástico no cérebro de oito pessoas que viveram ao menos cinco anos na cidade de São Paulo. Após a morte, elas foram submetidas a autopsia no Serviço de Verificação de Óbitos da Capital, onde os pesquisadores coletaram amostras de uma estrutura chamada bulbo olfatório.

Localizado no interior do crânio logo acima do nariz, os bulbos olfatórios - há dois, um em cada hemisfério cerebral - são a primeira parte do sistema nervoso central a que chegam as informações sobre os cheiros. Eles estão em contato com neurônios que detectam moléculas de odor no fundo do nariz e funcionam como uma potencial via de entrada dessas e de outras partículas, além de microrganismos, no cérebro.

Os pesquisadores precisaram resgatar equipamentos que não eram usados havia mais de 40 anos, como seringas de vidro, para lidar com esse material biológico. Também tiveram de adotar um protocolo rigoroso de limpeza dos utensílios - com lavagens com água filtrada três vezes e o uso de acetona -, além de substituir o plástico por papel alumínio ou vidro para cobrir ou fechar os recipientes. Nos dias de manipulação do material, só se podia usar roupas de algodão.

Eles congelaram as amostras do bulbo olfatório e as fatiaram em lâminas com 10 micrômetros (µm) - cada micrômetro corresponde ao milímetro dividido em mil partes iguais. Uma parte do material foi digerida por enzimas para que fosse possível detectar partículas eventualmente situadas em regiões profundas das amostras. Depois de preparado, o material foi levado para o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas. Lá fica o Sirius, uma das mais brilhantes fontes de radiação síncrotron em atividade no mundo.

Ele produz um tipo especial de luz altamente energética que alimenta 10 estações de trabalho. Com o auxílio do físico Raul de Oliveira Freitas e da química Ohanna Menezes, ambos do CNPEM, a equipe da USP usou uma dessas estações - a Imbuia - ao longo de uma semana para iluminar as amostras com um feixe de radiação infravermelha e caracterizar a composição de partículas de plástico encontradas nelas.

Ao comparar a quantidade de micro e nanoplásticos (MNP) nos três órgãos, os pesquisadores observaram que ela era até 20 vezes mais elevada no cérebro do que no fígado, onde foi encontrada a menor concentração. Também notaram que a quantidade de micro e nanoplásticos mais do que dobrou de um período para outro. Nas amostras de 2024, havia, em média, 8.861 microgramas (µg) de micro e nanoplásticos por grama (g) de tecido cerebral. Oito anos antes, a concentração média era de 3.057 µg/g.

No fígado, ela era 145 µg/g em 2016 e subiu para 465 µg/g em 2024. Nos rins, a quantidade foi intermediária (cerca de 600 µg/g) nos dois períodos. Em todos os casos, o material detectado em maior abundância foi o polietileno. Também derivado do petróleo, esse polímero plástico foi sintetizado casualmente em 1898 pelo químico alemão Hans von Pechmann (1850-1902) e hoje é o plástico mais produzido no mundo (34% do total), usado em sacolas, garrafas, copos e filmes plásticos.


Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/pesquisadores-da-usp-encontram-microplasticos-no-cerebro-de-oito-pessoas/ (adaptado).
A classificação gramatical das palavras é essencial para compreender a estrutura das orações na língua portuguesa. No trecho "Eles congelaram as amostras", as palavras pertencem a diferentes classes gramaticais. Nesse sentido, assinale a alternativa que classifica corretamente cada palavra da frase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

509Q912506 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Prefeitura de Vila Valério ES, IDESG, 2023

Ao dirigir em uma via com neblina intensa, qual é a melhor conduta a ser adotada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

510Q908157 | Informática, Auditor de Controle Interno, Câmara de São Gabriel da Palha ES, IDESG, 2024

Quais as teclas de atalho devem ser pressionadas simultaneamente para abrir uma nova janela anônima no navegador Google Chrome?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

511Q1046141 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Considerando a Resolução Nº 4, de 2 de outubro de 2009, podemos afirmar que, o Atendimento Educacional Especializado para a Educação Básica deve ser:

I. Oferecido prioritariamente em salas de recursos multifuncionais, afastando os alunos do contexto da sala de aula regular.
II. Planejado de forma a complementar o ensino regular, considerando as necessidades específicas de cada aluno.
III. Realizado para promover a autonomia dos alunos com deficiência, visando prepará-los para uma vida independente após a conclusão da Educação Básica.
IV. Concretizado por um professor com formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica para a Educação Especial.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

512Q887936 | Odontologia, ESF, Prefeitura de VarreSai RJ, IDESG, 2024

Durante a aplicação de flúor em uma criança, a mãe pergunta sobre os benefícios do flúor na prevenção de cáries. Assinale a alternativa que corresponde a resposta correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

513Q887940 | Odontologia, ESF, Prefeitura de VarreSai RJ, IDESG, 2024

Durante um atendimento, um paciente questiona sobre os riscos de infecção no consultório odontológico. Assinale a alternativa correta que corresponde como o auxiliar de saúde bucal pode explicar o controle de infecção de forma clara e compreensível:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

514Q1076104 | Legislação de Trânsito, Penalidades, Motorista, Câmara de Areal RJ, IDESG, 2024

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece diversas infrações de trânsito, cada uma com suas respectivas penalidades, visando garantir a segurança e a ordem no trânsito. Dessa forma, assinale a alternativa com a penalidade INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

515Q956300 | Direito Constitucional, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Sobre acumulação de cargos públicos, conforme disposto na Constituição Federal, qual das alternativas abaixo está INCORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

516Q1087118 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Técnico Agrícola, Prefeitura de Baixo Guandu ES, IDESG, 2023

Um professor elaborou uma prova de matemática com 15 questões. Cada questão deveria ser preenchida com C (para as opões corretas) e E (para as opções erradas). De quantas formas diferentes o professor pode montar essa prova de forma que tenham 11 questões corretas e 4 erradas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

517Q887957 | Enfermagem, Monitor da Ação Social, Prefeitura de VarreSai RJ, IDESG, 2024

Leia as afirmativas abaixo de acordo com o Guia Prático do Cuidador.


I. As atividades que o cuidador vai realizar devem ser planejadas junto aos profissionais de saúde e com os familiares.


II. A função do cuidador é acompanhar e auxiliar a pessoa a se cuidar, fazendo pela pessoa somente as atividades que ela não consiga fazer sozinha.


III. A pessoa acamada ou com limitações, mesmo necessitando da ajuda do cuidador, pode e deve realizar atividades de autocuidado sempre que possível.


IV. O ato de cuidar caracteriza o cuidador como um profissional de saúde.


Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

518Q956324 | Português, Orações coordenadas sindéticas Aditivas, Agente Administrativo, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Texto associado.

O texto a seguir deve ser lido com atenção para responder à questão.



Sobre a Paz



A paz propõe, por um lado, o conflito e, por outro, a harmonia, como quem sobe uma escada


01/01/2025|LÚCIA HELENA GALVÃO — Professora, escritora, palestrante, compositora e professora de filosofia na Nova Acrópole



Vivemos em um tempo em que frases, como respeito [à] diversidade, harmonia e paz, aparecem naquelas nuvens de palavras que mais circulam nos diálogos1 virtuais, algumas expressas em conceitos que se distanciam bem da origem dessas palavras. Sob a luz da filosofia prática, vale refletirmos sobre esses temas.


Na natureza, a diversidade, por exemplo, não é uma diferenciação para opor as partes, para colocá-las em conflito, mas é o reconhecimento do valor de cada parte para que possamos compor um todo harmonioso2 . Quanto mais cada um de nós reconhece sua própria identidade, mais pode se harmonizar com os demais, assim como temos diferentes cores harmonizadas em uma pintura ou diferentes notas musicais em uma bela melodia.


O conceito3 de paz é um daqueles que parece ter passado pelo efeito do "telefone sem fio", e foi sendo esvaziado4 ao longo da história, gerando posições bem confusas, que mais têm a ver com passividade do que com paz propriamente dita.


Na etimologia da palavra paz, encontramos, no latim, pax e, no proto-indo-europeu, pak, que significa "travar", "fixar", "juntar". Ou seja, em geral, a paz estava relacionada [à] ideia de pacto, de acordo firmado, uma espécie de acordo de não agressão. A paz, então, tem a ver com acordo? Parece que sim. Os chamados filósofos contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau), por exemplo, propunham uma espécie de pacto, conhecido como contrato social, em que, por meio da imposição de uma série de regras, o homem passaria de um estado natural para o início da vida social e política. Mas será que é desse pacto que a paz trata? De uma imposição de regras que se cumpre por COERSÃO / COERÇÃO e medo, ou de um pacto do homem com sua própria consciência, que se cumpre voluntariamente para termos o PREVILÉGIO / PRIVILÉGIO de sermos verdadeiramente humanos?

Outro elemento importante para compreendermos é que a paz não é sinônimo de passividade. A paz propõe, por um lado, o conflito e, por outro, a harmonia, como quem sobe uma escada: há um momento de conflito/desequilíbrio, que se resolve em um instante de harmonia e estabilidade, e assim por diante. Sem ambos os fatores, não mudamos de patamar, não passamos ao próximo degrau. Mas é um conflito momentâneo regido pela necessidade de crescimento de todos os envolvidos, e não o destrutivo conflito entre PRETENSOS / PRETENÇOS "donos da verdade". Logo, a paz significa um estado de bem-estar quando estamos alinhados com a natureza, e uma das necessidades da natureza é harmonizar, e outra é de crescer. Para isso, harmonia e conflito inteligentemente superado são necessários. Mas essa dualidade exterior nada tem a ver com o que acontece dentro do ser humano, que, coerente com seus valores e princípios em ambos os momentos, conserva um estado de serenidade e equilíbrio constante.


TÃOPOUCO / TAMPOUCO a paz tem [à] ver com passividade. Ser passivo, diante do mal e da injustiça, é ser agressivo por cumplicidade. Nosso corpo é um excelente exemplo de paz: harmonioso por dentro, mas atento a qualquer agressor que tente penetrar nele. Será a nossa imunidade belicista? Ou ela está a favor da vida? Temos que ser fiéis seguidores dos valores que caracterizam a natureza humana: fraternidade, justiça, veracidade etc., mas apenas certificando-nos de que, por dentro, não haja um espírito de parcialidade, ódio, rancor ou vingança, pois isso nubla nossa noção de justiça e veracidade.


A filosofia aponta-nos caminhos para que a gente pare de confundir paz com passividade e encontre na paz uma ação coerente e constante de busca de elevarmos nossa consciência para um patamar mais humanista, de tal maneira que interesse prioritariamente para nós o bem do todo, do outro, da comunidade humana, buscando [à] unidade para além das diferenças.


Procuremos celebrar, na nossa vida, aquelas coisas que dão ao ser humano um aprimoramento no sentido de se tornar cada vez mais verdadeiramente humano. E é claro que a filosofia trabalha exatamente para essasquestões: ela nos abre caminho para que possamos ter uma visão mais reflexiva sobre a vida, o seu sentido e o sentido da nossa presença no mundo.


(Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2025/01/7023626-sobre-a-paz.html. Acesso em: 01 jan. 2025. Adaptado.)


O vocábulo "Logo", em destaque no quinto parágrafo do texto, NÃO pode ser substituído por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

519Q1027260 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Língua Portuguesa, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Quando se versa acerca de equivalência lógica, algumas situações são consideradas como basilares, como é o caso da conjunção de uma premissa para com ela mesma. Nesse sentido, quando se observa a equivalência lógica na qual uma proposição P em disjunção com uma proposição Q é o mesmo que uma proposição Q em disjunção com uma proposição P, tem-se o seguinte caso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

520Q1064392 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Itapemirim ES, IDESG, 2025

Durante visitas domiciliares, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) identifica moradores que desempenham atividades ocupacionais de risco, como trabalho em construção civil, agricultura e serviços domésticos. Nesse contexto, são orientações fundamentais para o ACS promover a saúde ocupacional desses trabalhadores:
I. Incentivar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, como luvas, máscaras e calçados específicos.
II. Reforçar a necessidade de pausas regulares durante o trabalho para evitar fadiga física e mental.
III. Alertar sobre a importância da postura correta e ergonomia para prevenir lesões musculoesqueléticas.

Das assertivas, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.