Início

Questões de Concursos IDIB

Resolva questões de IDIB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q692144 | Não definido, Agente Administrativo, Câmara Municipal de Petrolina PE, IDIB, 2019

Sobre o tópico “Desemprego”, assinale a alternativa incorreta: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

162Q831699 | Medicina, Legislação Profissional do Médico, CREMEPE Médico Fiscal, IDIB, 2021

Segundo o Regulamento de Pessoal do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q668656 | Direito Processual Penal, Da Prisão, Guarda Municipal, Prefeitura de Goiana PE, IDIB, 2020

Sobre a prisão, as medidas cautelares e a liberdade provisória, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q839041 | Arquivologia, CREMEPE Assistente Técnico Técnico em Arquivos, IDIB, 2021

Observe as tabelas abaixo e relacione as fases da gestão documental com suas definições:

TABELA I

A

Primeira fase: produção - “ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de um órgão ou setor.”

B

Segundo fase: Utilização de documentos - “refere-se ao fluxo percorrido pelos documentos, necessário ao cumprimento de sua função administrativa, assim com sua guarda após cessar seu trâmite.”

C

Terceira fase: Destinação de documentos - “envolve as atividades de análise, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos...”

TABELA II

()

A fase engloba a gestão dos arquivos correntes e intermediários; nela também são desenvolvidos os sistemas de arquivos, assim como os mecanismos de recuperação da informação.

()

Nesta fase o objetivo é o controle da produção de documentos, garantido uma melhor gestão dos recursos e diminuindo a produção de documentos desnecessários.

()

É o final do ciclo de intervenção. É a última fase, mas não menos importante. É nela que se irá avaliar se os documentos serão eliminados, ou, devidos ao valor permanente, se serão recolhidos ao arquivo.

A sequência correta obtida no sentido de cima para baixo é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q833435 | Português, Sintaxe, Contador, IDIB, 2021

TEXTO

O Tempo
Rubem Alves
    Há duas formas de marcar o tempo. Uma delas foi inventada por homens que amam a precisão dos números, matemáticos, astrônomos, cientistas, técnicos. Para marcar o tempo de forma precisa, eles fabricaram ampulhetas, relógios, cronômetros, calendários. Nesses artefatos técnicos, todos os pedaços do tempo – segundos, minutos, dias, anos – são feitos de uma mesma substância: números, entidades matemáticas. Não há inícios nem fins, apenas a indiferente sucessão de momentos, que nada dizem sobre alegrias e sofrimentos. Apenas um bolso vazio. Nele, a alma não encontra morada.
    Nas Olimpíadas, a performance dos corredores e nadadores é medida até os centésimos. Fico a me perguntar: “Como é que conseguem? Que diferença faz?”.
    A outra foi inventada por homens que sabem que a vida não pode ser medida com calendários e relógios. A vida só pode ser marcada com a vida. Os amantes do Cântico dos Cânticos marcavam o tempo do amor pelos frutos maduros que pendiam das árvores. Quando as folhas dos plátanos ficam amarelas sabemos que o outono chegou. Os ipês-rosas e amarelos anunciam o inverno.
    Qual a magia que informa os ipês, todos eles, em lugares muito diferentes, que é hora de perder as folhas e florescer? E sem misturar as cores. Primeiro os rosas, depois os amarelos e, finalmente, os brancos.
   Sugeri que algum compositor compusesse uma sinfonia ou uma brincadeira musical em três movimentos. Primeiro movimento, “Ipê-rosa”, andante tranquilo, em que os violoncelos cantam a paz e a segurança. Segundo movimento, “Ipê-amarelo”, rondo vivace, em que os metais, cores parecidas com a dos ipês, fazem soar a exuberância da vida. Terceiro movimento, “Ipê-branco”, moderato, em que o veludo dos oboés canta a mansidão. Seria bom se nós, como os ipês, nos abríssemos para o amor no inverno.
    A precisão dos números marca o tempo das máquinas e do dinheiro. O tempo do amor se marca com o corpo.
    Um calendário é coisa precisa: anos, meses, dias, horas, que são marcados com números. Esses números medem o tempo. Mas os pedaços de tempo são bolsos vazios: nada há dentro deles. O bolso vazio do tempo se torna parte do nosso corpo quando o enchemos com vida. Aí o tempo não mais pode ser representado por números. O tempo aparece como um fruto que vai sendo comido: é belo, é colorido, é perfumado. E, à medida que vai sendo comido, vai acabando. Vem a tristeza. O tempo da vida se marca por alegrias e tristezas. Há inícios e há fins.
    Tempus fugit; o tempo foge. Portanto, carpe diem: colha o dia como um fruto que amanhã estará podre.
    Viver ao ritmo de alegrias e tristezas é ser sábio. “Sapio”, no latim, quer dizer, “eu saboreio”. O sábio é um degustador da vida. A vida não é para ser medida. Ela é para ser saboreada.
    Um texto bíblico diz: “Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos um coração sábio”. Acho que Jesus sorriria se eu acrescentasse ao “Pai-Nosso” outra súplica: “A fruta nossa de cada dia dá-nos hoje…”. Caqui, pitanga, morango à beira do abismo, melancia…
    Heráclito foi um filósofo grego fascinado pelo tempo. Contemplava o rio e via que tudo é rio. Percebeu que não é possível entrar duas vezes no mesmo rio; na segunda vez, as águas serão outras, o primeiro rio já não existirá. Tudo é água que flui: as montanhas, as casas, as pedras, as árvores, os animais, os filhos, o corpo… Assim é tudo, assim é a vida: tempo que flui sem parar. Daquilo que ele supostamente escreveu, restam apenas fragmentos enigmáticos. Dentre eles, um me encanta: “Tempo é criança brincando, jogando; da criança o reinado”.
    Para nós, o tempo é um velho, cada vez mais velho, sobre quem se acumulam os anos que passam e de quem a vida foge.
    Heráclito, ao contrário, diz que o tempo é criança, início permanente, movimento circular, o fim que volta sempre ao início, fonte de juventude eterna, possibilidade de novo começos.
    Tempo é criança? O que o filósofo queria dizer exatamente eu não sei. Mas sei que as crianças odeiam Chronos, o deus dos cronômetros, dos segundos, dos centésimos de segundos O relógio é o tempo do dever: corpo engaiolado.
Disponível em https://www.revistaecosdapaz.com/o-tempo-uma-cronica-encantadora-de-rubem-alves/. 
No período “Uma delas foi inventada por homens que amam a precisão dos números,...”, a oração destacada é classificada como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q831840 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Contador, IDIB, 2021

Assinale a alternativa que possui apenas razões especiais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q834404 | Informática, Contador, IDIB, 2021

Nas configurações básicas do Windows 10 é possível gerenciar vários mecanismos, entre eles, o de “Permissões do aplicativo”, que contém opções de proteção a localização, câmera, microfone etc. O ícone que permite as alterações de configurações em Permissões do aplicativo é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

169Q838940 | Arquivologia, CREMEPE Assistente Técnico Técnico em Arquivos, IDIB, 2021

“É uma especificação de requisitos a serem cumpridos pela organização produtora/recebedora de documentos, pelo sistema de gestão arquivística e pelos próprios documentos, a fim de garantir sua confiabilidade e autenticidade, assim como sua acessibilidade.”

A definição acima se refere ao

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

170Q670015 | Informática, Técnico em Informática, CRM MT, IDIB, 2020

Texto associado.

O Microsoft Office é um pacote de aplicativos de escritório composto por aplicativos como Word, Excel e PowerPoint. A respeito do Microsoft Excel 2013, assinale a alternativa que indica corretamente o valor que será exibido na célula B1 considerando que esta célula apresenta como fórmula a expressão =TETO(MÉDIASES(A1:A6;A1:A6;">4");3) e que as células de A1 até A6 estão preenchidas, respectivamente, com os valores 8, 1, 4, 5, 6 e 7.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

171Q833977 | Português, Sintaxe, Assistente Técnico, IDIB, 2021

TEXTO I 


O macacão branco


    Sejamos honestas, colegas de trabalho: quem de nós pode vestir um macacão branco decotado na frente e nas costas, colado ao corpo, sem antes passar por uma lipoescultura, uma sessão de bronzeamento e ficar duas semanas sem comer? Resposta no final dessa coluna.

    Não teria adjetivos suficientes para comentar o show que Maria Rita fez no Anfiteatro Pôr do Sol, semana passada, cantando músicas da sua mãe, Elis Regina. O espetáculo foi perfeito do início ao fim, e São Pedro ainda deu uma canja, oferecendo um entardecer de cinema, com direito a uma lasca de lua, céu estrelado e brisa suave. Se Elis não fosse gaúcha, teria se naturalizado naquele instante, em algum cartório no céu.

    Mas voltemos a Maria Rita. Toda de branco, ela entrou no palco com uma túnica diáfana que ia até os pés: praticamente um anjo de bons modos. Até que, quatro ou cinco músicas depois do início do show, ela retirou a túnica e ficou só de macacão branco decotado, com as costas de fora, colado no corpo. Pensei: é peituda essa mulher.

    Peituda porque, além de peito, Maria Rita tem coxa, tem bunda, tem barriguinha, tem sustância, tem o corpo da brasileira típica, que passa longe das esquálidas das revistas, das ossudas das passarelas. A numeração de Maria Rita não é 36, mas vestiu aquele macacão branco como se fosse.

    Quaquaraquáquá, quem riu? Quaquaraquáquá, foi ela. Cantando Vou Deitar e Rolar e outros tantos hits da sua talentosa genitora, Maria Rita rebolou, sambou, jogou charme, braço pra cima, braço pro lado, ajeitadinha no cabelo, caras e bocas, dona e senhora do pedaço e com o namorado bonitão (Davi Moraes, na guitarra) ali na retaguarda, babando – se não estava, deveria. Porque Maria Rita, além de cantar divinamente, mostrava 100% seu lado fêmea, segura e incomparável. Que nem as modelos de revista? Quaquaraquaquá. Muito melhor.

    Fiquei matutando depois: como mulher se preocupa com besteira. Usa roupa preta para afinar, veste bermudas compressoras para chapar a barriga, manga comprida para esconder os braços roliços, e mais isso, e aquilo, quando o maior segredo de beleza consta do seguinte: sinta-se num palco, mesmo que nunca tenha chegado perto de um. Imagine-se com 60 mil pessoas te aplaudindo, te admirando pelo que você faz, pelo que você é, imagine-se com o público na mão, pois você é competente e tem uma elegância natural. Conscientize-se de que sua inteligência é superior às suas medidas, que ser magrinha não atrai amor instantâneo, que sua personalidade é um cartão de visitas, que a felicidade é a melhor maquiagem, que ser leve é que emagrece.

    E dá-se a mágica.

    Quem de nós pode vestir um macacão branco decotado na frente e nas costas, colado ao corpo, sem antes passar por uma lipoescultura, uma sessão de bronzeamento e ficar duas semanas sem comer? Qualquer uma de nós, ora.


MEDEIROS. Martha. A graça da coisa. 1ª ed. Porto Alegre – RS: L&PM, 2013.

Na passagem “A numeração de Maria Rita não é 36, mas vestiu aquele macacão branco como se fosse”, o termo em destaque pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q711434 | Direito Administrativo, Advogado, CREMERJ, IDIB, 2019

Com base nas disposições da Lei n° 9.784/99 sobre o processo administrativo, analise os itens abaixo:
I. A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.
II. O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.
III. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de atuação conforme a lei e o Direito, bem como adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados.
Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q835040 | Medicina, Legislação Profissional do Médico, CREMEPE Médico Fiscal, IDIB, 2021

Um médico cria um conta em uma rede social e se diz especialista em saúde e bem estar. Nesse perfil, apresenta as seguintes postagens:
1. Divulga o depoimento de um cantor nacionalmente conhecido relatando os benefícios do atendimento recebido e recomendando que todos, sem puderem, que procurem esse profissional. 2. Divulga uma planilha com uma dieta relatando que esse tratamento foi aplicado ao cantor de sucesso e recomenda a todos, pois não há riscos à saúde. 3. Divulga o preço do acompanhamento, bem como as formas de parcelamento.
Estão em desacordo com o Manual de Publicidade Médica / Resolução CFM 1.974/11 as situações descritas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q833355 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, CREMEPE Médico Fiscal, IDIB, 2021

O princípio da limitação das doses individuais refere-se a valores de dose efetiva ou de dose equivalente, estabelecidos para exposição ocupacional e exposição do público decorrente de práticas controladas, cujas magnitudes não devem ser excedidas.

A aplicação desse princípio em saúde ocupacional do trabalhador exposto à radiação permite evitar problemas relacionados ao

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

175Q837714 | Arquivologia, CREMEPE Assistente Técnico Técnico em Arquivos, IDIB, 2021

A tipologia documental é definida por Bellotto (2004, p. 52) como “[...] a ampliação da diplomática na direção da gênese documental e de sua contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/acumuladora”. De forma resumida, a “[...] tipologia é o estudo dos tipos documentais (aliando arquivística e diplomática)” (BELLOTTO, 2014, p. 349).

Sobre tipologia documental, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q838105 | Administração Pública, Histórico, CREMEPE Analista Superior Administrador, IDIB, 2021

Várias foram as razões para a crise do estado brasileiro que teve início em 1970 e se tornou evidente em 1980. A seguir são apresentadas algumas das principais razões, exceto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q669300 | Direito Processual Penal, Prova Pericial, Guarda Municipal, Prefeitura de Goiana PE, IDIB, 2020

Sobre o interrogatório do acusado e o exame de corpo de delito, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

178Q838266 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, CREMEPE Analista Superior Administrador, IDIB, 2021

Um dos importantes enfoques que surgiu junto com a administração gerencial, ou nova administração pública, foi a gestão por resultados. A gestão por resultados busca redirecionar o foco da gestão pública das suas questões internas para as necessidades dos cidadãos. Para tanto, possui dois pilares estratégicos principais, que são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

179Q668349 | Direito Constitucional, Da Responsabilidade do Presidente da República, Guarda Municipal, Prefeitura de Goiana PE, IDIB, 2020

Sobre as atribuições e responsabilidades do Presidente da República, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

180Q658121 | Não definido, IDIB, 2020

Escadas, rampas e passarelas têm sua execução cercadas de cuidados. A NR 18 tem um item que aborda somente sobre esses cuidados ao executar esses elementos em uma obra, indique abaixo o item incorreto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.