Início

Questões de Concursos IDIB

Resolva questões de IDIB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q670226 | Redes de Computadores, Técnico em Informática, CRM MT, IDIB, 2020

Texto associado.

Uma estrutura de dados pode ser entendida como um padrão de organização de dados que permita ao computador o acesso e utilização destes dados de forma facilitada. A literatura define diversos tipos de estrutura de dados. Cada uma delas possui características próprias, sendo indicadas na solução de problemas específicos. Assinale a alternativa que indica corretamente o nome da estrutura de dados que é unidimensional e que possui a característica de permitir acesso imediato apenas ao elemento mais recentemente inserido nela. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q835648 | Matemática, Estatística, CREMEPE Analista Superior Administrador, IDIB, 2021

Dentro do contexto da estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos, assinale a alternativa que apresenta apenas medidas estatísticas de posição.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q833393 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Conhecimentos Gerais de Educação nas Questões Sociais, CRECI CE 15a Região Agente Fiscal, IDIB, 2021

Leia o texto a seguir:
O processo de implementação da Lei da Educação das Relações Étnico-Raciais (Lei 10.639, em 2003) nos sistemas de ensino brasileiros vem enfrentando desafios, entre eles a necessidade de desenvolvimento de uma nova cultura escolar e de uma nova prática pedagógica que reconheça as diferenças étnico-raciais resultantes da formação da sociedade brasileira. Para contribuir com esse processo, a UNESCO instituiu no Brasil um programa que atua em três eixos estratégicos, complementares e fundamentais: acompanhamento da implementação da Lei; produção e disseminação de informações sobre a história da África e dos afro-brasileiros; e assessoramento no desenvolvimento de políticas públicas.
Fonte: <https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/projects/brazil-africa.
O texto se refere ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q670496 | Informática, Técnico em Informática, CRM MT, IDIB, 2020

Texto associado.

Um computador, em geral, é acompanhado de alguns dispositivos. Eles são chamados de periféricos e facilitam o uso do computador por acrescentar novas funcionalidades ao mesmo. Dependendo da sua função, o periférico pode ser classificado como de entrada ou de saída. Assinale a alternativa que indica somente periféricos de entrada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q672004 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Agente Administrativo, Câmara de Mamanguape PB, IDIB, 2020

Sobre os atributos dos atos administrativos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q838209 | Administração Geral, Gestão Estratégica, CREMEPE Analista Superior Administrador, IDIB, 2021

Quanto à ordem ou sequência das etapas do planejamento, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q674936 | Raciocínio Lógico, Guarda Municipal, Prefeitura de Goiana PE, IDIB, 2020

Lia nasceu no ano de 1981 e precisa, por medida de segurança, criar uma senha para o seu telefone celular novo com duas letras e três algarismos, necessariamente nesta ordem. Para não esquecer a senha criada, ela vai utilizar somente as letras do seu nome e os algarismos que formam o ano em que ela nasceu. Com base nas condições expostas anteriormente, quantas possíveis senhas Lia pode formar para proteger seu celular novo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q832566 | Contabilidade Geral, Demonstração do Resultado do Exercício, CRF MS Contador, IDIB, 2021

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida (dedutiva) a formação do resultado em um determinado exercício, diante do confronto das receitas auferidas e dos custos e despesas incorridos (operacionais e não operacionais) apuradas segundo o Regime de Competência Contábil, além de indicar, também, a receita líquida e os lucros (ou prejuízos) bruto, operacional e líquido. Em outras palavras, ela nos oferece uma síntese econômica dos resultados operacionais de uma empresa em certo período, normalmente, de 12 (doze) meses. Sobre tal demonstrativo, analise as afirmativas a seguir:
I. Embora a DRE seja elaborada anualmente para fins legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos e anualmente (Lucro Real Anual) ou trimestralmente (Lucro Real Trimestral) para fins fiscais. II. O artigo 187 da Lei nº 6.404/1976 estabelece a ordem de apresentação das receitas, custos e despesas, na DRE, para fins de publicação. III. Segundo a Lei nº 6.404/1976, essa demonstração deverá discriminar, entre outros, a Receita Líquida das vendas e transferências, as deduções de aquisição de produtos, os descontos e os tributos. IV. A DRE também deverá discriminar as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa.
É correto o que se afirma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q832586 | Matemática, Probabilidade, CRECI CE 15a Região Agente Fiscal, IDIB, 2021

A Mega Sena é um prêmio organizado pela área de Loterias da Caixa Econômica Federal, banco público gerenciado pelo governo federal. Nesse tipo de loteria, são sorteados seis números no intervalo de 1 a 60 e o apostador tem as opções de marcar em cada jogo de 6 a 15 números. O valor pago em cada jogo depende da quantidade de números marcados em cada cartão, aumentando, com isso, a chance de acertar as seis dezenas. Um apostador que marca em um jogo nove números tem sua chance aumentada em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q835714 | Administração Pública, Excelência nos serviços públicos, CREMEPE Analista Superior Administrador, IDIB, 2021

Sabe-se que o Modelo de Excelência em Gestão Pública é baseado em dois pilares principais, a saber, os princípios constitucionais e os fundamentos da gestão contemporânea, e que esse conjunto de princípios e fundamentos orienta as 8 dimensões da gestão pública. A respeito das 8 dimensões do modelo citado, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q833556 | Português, Funções morfossintáticas da palavra SE, CRF MS Assistente Administrativo, IDIB, 2021

TEXTO I

É assim que acontece a bondade

Rubem Alves

(...)

O que pode ser ensinado são as coisas que moram no mundo de fora:

astronomia, física, química, gramática, anatomia, números, letras, palavras.

Mas há coisas que não estão do lado de fora, coisas que moram dentro do corpo.

Estão enterradas na carne, como se fossem sementes à espera…

Sim, sim! Imagine isto: o corpo como um grande canteiro!

Nele se encontram, adormecidas, em estado de latência, as mais variadas sementes.

Elas poderão acordar, como a Bela Adormecida acordou com um beijo.

Mas poderão também não brotar.

Tudo depende…

As sementes não brotarão se sobre elas houver uma pedra.

E também pode acontecer que, depois de brotar, elas sejam arrancadas…

De fato, muitas plantas precisam ser arrancadas, antes que cresçam:

as pragas, tiriricas, picões…

Uma dessas sementes é a “solidariedade”.

A solidariedade não é uma entidade do mundo de fora,

ao lado de estrelas, pedras, mercadorias, dinheiro, contratos.

Se ela fosse uma entidade do mundo de fora poderia ser ensinada e produzida.

A solidariedade é uma entidade do mundo interior.

Solidariedade nem se ensina, nem se ordena, nem se produz.

A solidariedade tem de brotar e crescer como uma semente…

Veja o ipê florido!

Nasceu de uma semente.

Depois de crescer não será necessária nenhuma técnica,

nenhum estímulo, nenhum truque para que ele floresça.

Angelus Silesius, místico antigo, tem um verso que diz:

“A rosa não tem porquês. Ela floresce porque floresce”.

O ipê floresce porque floresce.

Seu florescer é um simples transbordar natural da sua verdade.

A solidariedade é como o ipê:

nasce e floresce. 

Mas não em decorrência de mandamentos éticos ou religiosos.

Não se pode ordenar: “Seja solidário!”

A solidariedade acontece como um simples transbordamento:

as fontes transbordam…

Já disse que solidariedade é um sentimento.

É esse o sentimento que nos torna humanos.

A solidariedade me faz sentir sentimentos que não são meus, que são de um outro. Acontece assim: eu vejo uma criança vendendo balas num semáforo.

Ela me pede que eu compre um pacotinho das suas balas.

Eu e a criança – dois corpos separados e distintos.

Mas, ao olhar para ela, estremeço:

algo em mim me faz imaginar aquilo que ela está sentindo.

E então, por uma magia inexplicável, esse sentimento imaginado se aloja junto dos meus próprios sentimentos.

Na verdade, desaloja meus sentimentos, pois eu vinha, no meu carro, com sentimentos leves e alegres,

e agora esse novo sentimento se coloca no lugar deles.

O que sinto não são meus sentimentos.

Foram-se a leveza e a alegria que me faziam cantar.

Agora, são os sentimentos daquele menino que estão dentro de mim.

Meu corpo sofre uma transformação:

ele não é mais limitado pela pele que o cobre.

Expande-se.

Ele está agora ligado a um outro corpo que passa a ser parte dele mesmo.

Isso não acontece nem por decisão racional, nem por convicção religiosa, nem por um mandamento ético.

É o jeito natural de ser do meu próprio corpo, movido pela solidariedade.

Pela magia do sentimento de solidariedade meu corpo passa a ser morada do outro.

É assim que acontece a bondade.

O menino me olhou com olhos suplicantes.

E, de repente, eu era um menino que olhava com olhos suplicantes…


Disponível em https://rubemalvesdois.wordpress.com/2010/09/11/e-assim-que-acontece-a-bondade/

As sementes não brotarão se sobre elas houver uma pedra”.

A partícula “se” pode exercer diferentes funções nas orações, dependendo do papel que desempenha em relação aos outros elementos sintáticos. No caso do período destacado, a partícula “se” está exercendo função de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q668910 | Informática, Técnico em Informática, CRM MT, IDIB, 2020

Texto associado.

As linguagens de programação que utilizamos para construção de aplicações são de fácil entendimento para um programador, pois são conhecidas como linguagens com alto nível de abstração. No entanto, este código não pode ser executado diretamente pelo computador, pois o mesmo reconhece apenas linguagem de máquina. Assinale a alternativa que indica corretamente o nome do programa que, durante sua execução, realiza operações de análise léxica, análise sintática, análise semântica e síntese. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q832891 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Assistente Técnico, IDIB, 2021

Um professor de Matemática quer dividir um grupinho de 6 alunos que estão inquietos em sala em outros dois grupos de 3 pessoas cada, ou três duplas. Assinale a alternativa que possui a quantidade de maneiras diferentes disso acontecer para as duas situações distintas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q831995 | Medicina, Epidemiologia, Médico Fiscal, IDIB, 2021

Segundo Sobral e Peci (2013), o controle do desempenho organizacional, dentro do contexto do processo administrativo, pode ser subdividido em três etapas em uma perspectiva temporal. Essas etapas são: controle preventivo, controle simultâneo e controle posterior. Considerando essas três subdivisões temporais, enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª: 1ª Coluna: Etapas do processo de controle 1 Controle preventivo 2 Controle simultâneo 3 Controle posterior 2ª Coluna: Descrições das etapas do processo de controle ( ) Corrige problemas depois que ocorrem ( ) Corrige problemas à medida que ocorrem, a fim de alinhar o desempenho aos padrões ( ) Foco nos resultados ( ) Antecipa os problemas que podem ocorrer ao longo dos processos ( ) Foco nos insumos ( ) Foco nos processos Assinale a alternativa que contém a sequência correta, no sentido de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q833120 | Informática, Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOfficeorg Calc, CRF MS Assistente Administrativo, IDIB, 2021

No software Microsoft Excel 2013, a seção “Estilos”, disponível na aba “Página Inicial”, permite o uso de três funções para melhor organização das planilhas no aplicativo. Assinale a alternativa que contenha as três funções que fazem parte desse grupo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q670790 | Informática, Técnico em Informática, CRM MT, IDIB, 2020

Texto associado.

Quando pensamos em acesso, estruturação e controle de um grande volume de dados, a utilização de sistemas gerenciadores de banco de dados é uma alternativa óbvia, dadas as facilidades que o uso deste tipo de ferramenta pode nos trazer. A linguagem SQL (Structured Query Language) foi criada com o objetivo de definir um padrão para os comandos que comumente precisamos utilizar quando manipulamos dados. A respeito das categorizações dos comandos da linguagem SQL, analise as afirmativas a seguir:

I. DCL é o nome dado ao grupo de comandos da linguagem SQL que utilizamos quando desejamos realizar operações relacionadas ao controle de acesso em um banco de dados. São exemplos deste grupo os comandos GRANT e REVOKE. 
II. INSERT, DELETE e UPDATE são exemplos de comandos pertencentes ao grupo DML da linguagem SQL. 
III. DDL é o nome do grupo de comandos onde encontramos os comandos que nos auxiliam na criação, alteração e exclusão de estruturas do banco de dados, como, por exemplo, tabelas e índices.

É correto o que se afirma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q670265 | Raciocínio Lógico, Proposições Simples e Compostas, Agente Administrativo, Câmara de Mamanguape PB, IDIB, 2020

No estudo do Raciocínio Lógico, entende-se por conjunção as proposições compostas em que há a presença do conectivo “e”, podendo ser representado pelo símbolo “^”, enquanto na disjunção há o uso do conectivo “ou”, em que a simbologia é “v”. Assinale a alternativa correta a respeito desse assunto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q832801 | Português, Crase, CRF MS Assistente Administrativo, IDIB, 2021

TEXTO I

É assim que acontece a bondade

Rubem Alves

(...)

O que pode ser ensinado são as coisas que moram no mundo de fora:

astronomia, física, química, gramática, anatomia, números, letras, palavras.

Mas há coisas que não estão do lado de fora, coisas que moram dentro do corpo.

Estão enterradas na carne, como se fossem sementes à espera…

Sim, sim! Imagine isto: o corpo como um grande canteiro!

Nele se encontram, adormecidas, em estado de latência, as mais variadas sementes.

Elas poderão acordar, como a Bela Adormecida acordou com um beijo.

Mas poderão também não brotar.

Tudo depende…

As sementes não brotarão se sobre elas houver uma pedra.

E também pode acontecer que, depois de brotar, elas sejam arrancadas…

De fato, muitas plantas precisam ser arrancadas, antes que cresçam:

as pragas, tiriricas, picões…

Uma dessas sementes é a “solidariedade”.

A solidariedade não é uma entidade do mundo de fora,

ao lado de estrelas, pedras, mercadorias, dinheiro, contratos.

Se ela fosse uma entidade do mundo de fora poderia ser ensinada e produzida.

A solidariedade é uma entidade do mundo interior.

Solidariedade nem se ensina, nem se ordena, nem se produz.

A solidariedade tem de brotar e crescer como uma semente…

Veja o ipê florido!

Nasceu de uma semente.

Depois de crescer não será necessária nenhuma técnica,

nenhum estímulo, nenhum truque para que ele floresça.

Angelus Silesius, místico antigo, tem um verso que diz:

“A rosa não tem porquês. Ela floresce porque floresce”.

O ipê floresce porque floresce.

Seu florescer é um simples transbordar natural da sua verdade.

A solidariedade é como o ipê:

nasce e floresce. 

Mas não em decorrência de mandamentos éticos ou religiosos.

Não se pode ordenar: “Seja solidário!”

A solidariedade acontece como um simples transbordamento:

as fontes transbordam…

Já disse que solidariedade é um sentimento.

É esse o sentimento que nos torna humanos.

A solidariedade me faz sentir sentimentos que não são meus, que são de um outro. Acontece assim: eu vejo uma criança vendendo balas num semáforo.

Ela me pede que eu compre um pacotinho das suas balas.

Eu e a criança – dois corpos separados e distintos.

Mas, ao olhar para ela, estremeço:

algo em mim me faz imaginar aquilo que ela está sentindo.

E então, por uma magia inexplicável, esse sentimento imaginado se aloja junto dos meus próprios sentimentos.

Na verdade, desaloja meus sentimentos, pois eu vinha, no meu carro, com sentimentos leves e alegres,

e agora esse novo sentimento se coloca no lugar deles.

O que sinto não são meus sentimentos.

Foram-se a leveza e a alegria que me faziam cantar.

Agora, são os sentimentos daquele menino que estão dentro de mim.

Meu corpo sofre uma transformação:

ele não é mais limitado pela pele que o cobre.

Expande-se.

Ele está agora ligado a um outro corpo que passa a ser parte dele mesmo.

Isso não acontece nem por decisão racional, nem por convicção religiosa, nem por um mandamento ético.

É o jeito natural de ser do meu próprio corpo, movido pela solidariedade.

Pela magia do sentimento de solidariedade meu corpo passa a ser morada do outro.

É assim que acontece a bondade.

O menino me olhou com olhos suplicantes.

E, de repente, eu era um menino que olhava com olhos suplicantes…


Disponível em https://rubemalvesdois.wordpress.com/2010/09/11/e-assim-que-acontece-a-bondade/

No período “Estão enterradas na carne, como se fossem sementes à espera…”, ocorreu o fenômeno linguístico da crase
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q674546 | Português, Interpretação de Textos, Guarda Municipal, Prefeitura de Goiana PE, IDIB, 2020

Texto associado.
Texto
A ciência e a tecnologia como estratégia de desenvolvimento
(01)    Um dos principais motores do avanço da ciência é a curiosidade humana, descompromissada de resultados concretos
(02) e livre de qualquer tipo de tutela ou orientação. A produção científica movida simplesmente por essa curiosidade tem sido capaz
(03 ) de abrir novas fronteiras do conhecimento, de nos tornar mais sábios e de, no longo prazo, gerar valor e mais qualidade de vida
(04) para o ser humano.
(05)    Por meio dos seus métodos e instrumentos, a ciência nos permite analisar o mundo ao redor e ver além do que os olhos
(06) podem enxergar. O empreendimento científico e tecnológico do ser humano ao longo de sua história é, sem dúvida alguma, o
(07) principal responsável por tudo que a humanidade construiu até aqui. Suas realizações estão presentes desde o domínio do fogo
(08) até às imensas potencialidades derivadas da moderna ciência da informação, passando pela domesticação dos animais, pelo
(09) surgimento da agricultura e indústria modernas e, é claro, pela espetacular melhora da qualidade de vida de toda a humanidade
(10 )no último século.
(11)    Além da curiosidade humana, outro motor importantíssimo do avanço científico é a solução de problemas que afligem a
(12) humanidade. Viver mais tempo e com mais saúde, trabalhar menos e ter mais tempo disponível para o lazer, reduzir as distâncias
(13) que nos separam de outros seres humanos – seja por meio de mais canais de comunicação ou de melhores meios de transporte
(14) – são alguns dos desafios e aspirações humanas para os quais, durante séculos, a ciência e a tecnologia têm contribuído.
(15)    Uma pessoa nascida no final do século 18 muito provavelmente morreria antes de completar 40 anos de idade. Alguém
(16) nascido hoje num país desenvolvido deverá viver mais de 80 anos e, embora a desigualdade seja muita, mesmo nos países mais
(17) pobres da África subsaariana, a expectativa de vida, atualmente, é de mais de 50 anos. A ciência e a tecnologia são os fatoreschave para (18) explicar a redução da mortalidade por várias doenças, como as doenças infecciosas, por exemplo, e o consequente
(19) aumento da longevidade dos seres humanos.
(20)    Apesar dos seus feitos extraordinários, a ciência e, principalmente, os investimentos públicos em ciência e tecnologia
(21) parecem enfrentar uma crise de legitimação social no mundo todo. Recentemente, Tim Nichols, um reconhecido pesquisador
(22) norte-americano, chegou a anunciar a “morte da expertise”, título de seu livro sobre o conhecimento na sociedade atual. O que
(23) ele descreve no livro é uma descrença do cidadão comum no conhecimento técnico e científico e, mais do que isso, um certo
(24) orgulho da própria ignorância sobre vários temas complexos, especialmente sobre qualquer coisa relativa às políticas públicas.
(25) Vários fenômenos sociais recentes, como o movimento antivacinas ou mesmo a desconfiança sobre a fatalidade do aquecimento
(26) global, apesar de todas as evidências científicas em contrário, parecem corroborar a análise de Nichols.
(27)    Esses fenômenos têm perpassado nacionalidades. No Brasil, no ano passado, o debate sobre a chamada “pílula do
(28) câncer” evidenciou como o conhecimento científico estabelecido foi negligenciado pelos representantes eleitos pelo povo
(29) brasileiro. A crise de financiamento recente também é um sintoma da baixa estima da ciência na sociedade ou, pelo menos, da
(30) baixa capacidade de mobilização e de pressão por uma fatia maior dos recursos orçamentários.
(31) (...)
(Equipe do Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade. www.ipea.gov.br, 17/12/2019)
Em relação à tipologia textual, é correto afirmar que o texto se classifica como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.