Questões de Concursos IDIB

Resolva questões de IDIB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q676649 | Direito Processual Penal, Procedimento de Processos Tribunal do Júri, Guarda Municipal, Prefeitura de Goiana PE, IDIB, 2020

Sobre o Tribunal do Júri, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q672004 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Agente Administrativo, Câmara de Mamanguape PB, IDIB, 2020

Sobre os atributos dos atos administrativos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q670226 | Redes de Computadores, Técnico em Informática, CRM MT, IDIB, 2020

Texto associado.

Uma estrutura de dados pode ser entendida como um padrão de organização de dados que permita ao computador o acesso e utilização destes dados de forma facilitada. A literatura define diversos tipos de estrutura de dados. Cada uma delas possui características próprias, sendo indicadas na solução de problemas específicos. Assinale a alternativa que indica corretamente o nome da estrutura de dados que é unidimensional e que possui a característica de permitir acesso imediato apenas ao elemento mais recentemente inserido nela. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q833393 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Conhecimentos Gerais de Educação nas Questões Sociais, CRECI CE 15a Região Agente Fiscal, IDIB, 2021

Leia o texto a seguir:
O processo de implementação da Lei da Educação das Relações Étnico-Raciais (Lei 10.639, em 2003) nos sistemas de ensino brasileiros vem enfrentando desafios, entre eles a necessidade de desenvolvimento de uma nova cultura escolar e de uma nova prática pedagógica que reconheça as diferenças étnico-raciais resultantes da formação da sociedade brasileira. Para contribuir com esse processo, a UNESCO instituiu no Brasil um programa que atua em três eixos estratégicos, complementares e fundamentais: acompanhamento da implementação da Lei; produção e disseminação de informações sobre a história da África e dos afro-brasileiros; e assessoramento no desenvolvimento de políticas públicas.
Fonte: <https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/projects/brazil-africa.
O texto se refere ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q838209 | Administração Geral, Gestão Estratégica, CREMEPE Analista Superior Administrador, IDIB, 2021

Quanto à ordem ou sequência das etapas do planejamento, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q674936 | Raciocínio Lógico, Guarda Municipal, Prefeitura de Goiana PE, IDIB, 2020

Lia nasceu no ano de 1981 e precisa, por medida de segurança, criar uma senha para o seu telefone celular novo com duas letras e três algarismos, necessariamente nesta ordem. Para não esquecer a senha criada, ela vai utilizar somente as letras do seu nome e os algarismos que formam o ano em que ela nasceu. Com base nas condições expostas anteriormente, quantas possíveis senhas Lia pode formar para proteger seu celular novo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q833812 | Medicina, Legislação da Saúde SUS, CREMEPE Médico Fiscal, IDIB, 2021

O Pacto de Gestão estabelece as responsabilidades claras de cada ente federado de forma a diminuir as competências concorrentes e a tornar mais claro quem deve fazer o quê, contribuindo, assim, para o fortalecimento da gestão compartilhada e solidária do SUS.
Acerca desse Pacto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q832586 | Matemática, Probabilidade, CRECI CE 15a Região Agente Fiscal, IDIB, 2021

A Mega Sena é um prêmio organizado pela área de Loterias da Caixa Econômica Federal, banco público gerenciado pelo governo federal. Nesse tipo de loteria, são sorteados seis números no intervalo de 1 a 60 e o apostador tem as opções de marcar em cada jogo de 6 a 15 números. O valor pago em cada jogo depende da quantidade de números marcados em cada cartão, aumentando, com isso, a chance de acertar as seis dezenas. Um apostador que marca em um jogo nove números tem sua chance aumentada em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q832566 | Contabilidade Geral, Demonstração do Resultado do Exercício, CRF MS Contador, IDIB, 2021

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida (dedutiva) a formação do resultado em um determinado exercício, diante do confronto das receitas auferidas e dos custos e despesas incorridos (operacionais e não operacionais) apuradas segundo o Regime de Competência Contábil, além de indicar, também, a receita líquida e os lucros (ou prejuízos) bruto, operacional e líquido. Em outras palavras, ela nos oferece uma síntese econômica dos resultados operacionais de uma empresa em certo período, normalmente, de 12 (doze) meses. Sobre tal demonstrativo, analise as afirmativas a seguir:
I. Embora a DRE seja elaborada anualmente para fins legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos e anualmente (Lucro Real Anual) ou trimestralmente (Lucro Real Trimestral) para fins fiscais. II. O artigo 187 da Lei nº 6.404/1976 estabelece a ordem de apresentação das receitas, custos e despesas, na DRE, para fins de publicação. III. Segundo a Lei nº 6.404/1976, essa demonstração deverá discriminar, entre outros, a Receita Líquida das vendas e transferências, as deduções de aquisição de produtos, os descontos e os tributos. IV. A DRE também deverá discriminar as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa.
É correto o que se afirma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q835714 | Administração Pública, Excelência nos serviços públicos, CREMEPE Analista Superior Administrador, IDIB, 2021

Sabe-se que o Modelo de Excelência em Gestão Pública é baseado em dois pilares principais, a saber, os princípios constitucionais e os fundamentos da gestão contemporânea, e que esse conjunto de princípios e fundamentos orienta as 8 dimensões da gestão pública. A respeito das 8 dimensões do modelo citado, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q832891 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Assistente Técnico, IDIB, 2021

Um professor de Matemática quer dividir um grupinho de 6 alunos que estão inquietos em sala em outros dois grupos de 3 pessoas cada, ou três duplas. Assinale a alternativa que possui a quantidade de maneiras diferentes disso acontecer para as duas situações distintas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q833556 | Português, Funções morfossintáticas da palavra SE, CRF MS Assistente Administrativo, IDIB, 2021

TEXTO I

É assim que acontece a bondade

Rubem Alves

(...)

O que pode ser ensinado são as coisas que moram no mundo de fora:

astronomia, física, química, gramática, anatomia, números, letras, palavras.

Mas há coisas que não estão do lado de fora, coisas que moram dentro do corpo.

Estão enterradas na carne, como se fossem sementes à espera…

Sim, sim! Imagine isto: o corpo como um grande canteiro!

Nele se encontram, adormecidas, em estado de latência, as mais variadas sementes.

Elas poderão acordar, como a Bela Adormecida acordou com um beijo.

Mas poderão também não brotar.

Tudo depende…

As sementes não brotarão se sobre elas houver uma pedra.

E também pode acontecer que, depois de brotar, elas sejam arrancadas…

De fato, muitas plantas precisam ser arrancadas, antes que cresçam:

as pragas, tiriricas, picões…

Uma dessas sementes é a “solidariedade”.

A solidariedade não é uma entidade do mundo de fora,

ao lado de estrelas, pedras, mercadorias, dinheiro, contratos.

Se ela fosse uma entidade do mundo de fora poderia ser ensinada e produzida.

A solidariedade é uma entidade do mundo interior.

Solidariedade nem se ensina, nem se ordena, nem se produz.

A solidariedade tem de brotar e crescer como uma semente…

Veja o ipê florido!

Nasceu de uma semente.

Depois de crescer não será necessária nenhuma técnica,

nenhum estímulo, nenhum truque para que ele floresça.

Angelus Silesius, místico antigo, tem um verso que diz:

“A rosa não tem porquês. Ela floresce porque floresce”.

O ipê floresce porque floresce.

Seu florescer é um simples transbordar natural da sua verdade.

A solidariedade é como o ipê:

nasce e floresce. 

Mas não em decorrência de mandamentos éticos ou religiosos.

Não se pode ordenar: “Seja solidário!”

A solidariedade acontece como um simples transbordamento:

as fontes transbordam…

Já disse que solidariedade é um sentimento.

É esse o sentimento que nos torna humanos.

A solidariedade me faz sentir sentimentos que não são meus, que são de um outro. Acontece assim: eu vejo uma criança vendendo balas num semáforo.

Ela me pede que eu compre um pacotinho das suas balas.

Eu e a criança – dois corpos separados e distintos.

Mas, ao olhar para ela, estremeço:

algo em mim me faz imaginar aquilo que ela está sentindo.

E então, por uma magia inexplicável, esse sentimento imaginado se aloja junto dos meus próprios sentimentos.

Na verdade, desaloja meus sentimentos, pois eu vinha, no meu carro, com sentimentos leves e alegres,

e agora esse novo sentimento se coloca no lugar deles.

O que sinto não são meus sentimentos.

Foram-se a leveza e a alegria que me faziam cantar.

Agora, são os sentimentos daquele menino que estão dentro de mim.

Meu corpo sofre uma transformação:

ele não é mais limitado pela pele que o cobre.

Expande-se.

Ele está agora ligado a um outro corpo que passa a ser parte dele mesmo.

Isso não acontece nem por decisão racional, nem por convicção religiosa, nem por um mandamento ético.

É o jeito natural de ser do meu próprio corpo, movido pela solidariedade.

Pela magia do sentimento de solidariedade meu corpo passa a ser morada do outro.

É assim que acontece a bondade.

O menino me olhou com olhos suplicantes.

E, de repente, eu era um menino que olhava com olhos suplicantes…


Disponível em https://rubemalvesdois.wordpress.com/2010/09/11/e-assim-que-acontece-a-bondade/

As sementes não brotarão se sobre elas houver uma pedra”.

A partícula “se” pode exercer diferentes funções nas orações, dependendo do papel que desempenha em relação aos outros elementos sintáticos. No caso do período destacado, a partícula “se” está exercendo função de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q831995 | Medicina, Epidemiologia, Médico Fiscal, IDIB, 2021

Segundo Sobral e Peci (2013), o controle do desempenho organizacional, dentro do contexto do processo administrativo, pode ser subdividido em três etapas em uma perspectiva temporal. Essas etapas são: controle preventivo, controle simultâneo e controle posterior. Considerando essas três subdivisões temporais, enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª: 1ª Coluna: Etapas do processo de controle 1 Controle preventivo 2 Controle simultâneo 3 Controle posterior 2ª Coluna: Descrições das etapas do processo de controle ( ) Corrige problemas depois que ocorrem ( ) Corrige problemas à medida que ocorrem, a fim de alinhar o desempenho aos padrões ( ) Foco nos resultados ( ) Antecipa os problemas que podem ocorrer ao longo dos processos ( ) Foco nos insumos ( ) Foco nos processos Assinale a alternativa que contém a sequência correta, no sentido de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q670265 | Raciocínio Lógico, Proposições Simples e Compostas, Agente Administrativo, Câmara de Mamanguape PB, IDIB, 2020

No estudo do Raciocínio Lógico, entende-se por conjunção as proposições compostas em que há a presença do conectivo “e”, podendo ser representado pelo símbolo “^”, enquanto na disjunção há o uso do conectivo “ou”, em que a simbologia é “v”. Assinale a alternativa correta a respeito desse assunto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q668910 | Informática, Técnico em Informática, CRM MT, IDIB, 2020

Texto associado.

As linguagens de programação que utilizamos para construção de aplicações são de fácil entendimento para um programador, pois são conhecidas como linguagens com alto nível de abstração. No entanto, este código não pode ser executado diretamente pelo computador, pois o mesmo reconhece apenas linguagem de máquina. Assinale a alternativa que indica corretamente o nome do programa que, durante sua execução, realiza operações de análise léxica, análise sintática, análise semântica e síntese. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q833120 | Informática, Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOfficeorg Calc, CRF MS Assistente Administrativo, IDIB, 2021

No software Microsoft Excel 2013, a seção “Estilos”, disponível na aba “Página Inicial”, permite o uso de três funções para melhor organização das planilhas no aplicativo. Assinale a alternativa que contenha as três funções que fazem parte desse grupo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q672016 | Redação Oficial, Agente Administrativo, Câmara de Mamanguape PB, IDIB, 2020

Levando em consideração a estrutura do padrão ofício, assinale a alternativa que indica o elemento que não deve aparecer nesse documento oficial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q834162 | Medicina, Legislação Profissional do Médico, CREMEPE Assistente Técnico Agente Fiscal, IDIB, 2021

Sobre as eleições nos Conselhos Regionais de Medicina, analise as afirmativas a seguir:

I. As eleições dos membros dos Conselhos Regionais ocorrerão, no mínimo, 06 (seis) meses antes do término dos mandatos em vigor.

II. Nenhum candidato poderá figurar em mais de uma chapa.

III. O voto será pessoal, público e facultativo.

É correto o que se apresenta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q670790 | Informática, Técnico em Informática, CRM MT, IDIB, 2020

Texto associado.

Quando pensamos em acesso, estruturação e controle de um grande volume de dados, a utilização de sistemas gerenciadores de banco de dados é uma alternativa óbvia, dadas as facilidades que o uso deste tipo de ferramenta pode nos trazer. A linguagem SQL (Structured Query Language) foi criada com o objetivo de definir um padrão para os comandos que comumente precisamos utilizar quando manipulamos dados. A respeito das categorizações dos comandos da linguagem SQL, analise as afirmativas a seguir:

I. DCL é o nome dado ao grupo de comandos da linguagem SQL que utilizamos quando desejamos realizar operações relacionadas ao controle de acesso em um banco de dados. São exemplos deste grupo os comandos GRANT e REVOKE. 
II. INSERT, DELETE e UPDATE são exemplos de comandos pertencentes ao grupo DML da linguagem SQL. 
III. DDL é o nome do grupo de comandos onde encontramos os comandos que nos auxiliam na criação, alteração e exclusão de estruturas do banco de dados, como, por exemplo, tabelas e índices.

É correto o que se afirma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.