Início

Questões de Concursos IDIB

Resolva questões de IDIB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q833277 | Medicina, Legislação Profissional do Médico, CREMEPE Médico Fiscal, IDIB, 2021

A guarda do prontuário, segundo a Resolução CFM 1.821/2007, deve ser aplicada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

222Q832894 | Medicina, Legislação Profissional do Médico, CREMEPE Médico Fiscal, IDIB, 2021

À luz da Resolução CFM 2.152/2016, que estabelece normas de organização, funcionamento, eleição e competências das Comissões de Ética Médica (CEM) dos estabelecimentos de saúde, analise as afirmativas a seguir:
I. A escolha dos membros ocorre por voto secreto e direto, admitindo-se procuração em caso de médico impedido de votar. II. O mandato da CEM será de 12 a 36 meses, conforme determinado em Regimento Interno. III. É permitido que o médico diretor administrativo da instituição de saúde participe da CEM sem direito a voto. IV. A instituição que conta com 25 médicos, caso deseje ter CEM, deve solicitar aprovação junto ao CRM.
É correto o que se afirma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

223Q711806 | Medicina Legal, Advogado, CREMERJ, IDIB, 2019

Sobre o sigilo profissional e os documentos médicos, analise os itens abaixo:
I. O médico não é obrigado a guardar sigilo profissional na cobrança de honorários por meio judicial.
II. É vedado ao médico revelar sigilo profissional relacionado a paciente criança ou adolescente, desde que estes tenham capacidade de discernimento, inclusive a seus pais ou representantes legais, salvo quando a não revelação possa acarretar dano ao paciente.
III. Quando o prontuário for apresentado em sua própria defesa, o médico deverá solicitar que seja observado o sigilo profissional.
Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q712415 | Medicina Legal, Advogado, CREMERJ, IDIB, 2019

Assinale abaixo o que não é direito dos médicos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

225Q668684 | Informática, Agente Administrativo, Câmara de Mamanguape PB, IDIB, 2020

No Microsoft Excel, o comando de atalho CONTAR.VAL serve para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

226Q683325 | Português, Pontuação, Agente Administrativo, Câmara Municipal de Petrolina PE, IDIB, 2019

O uso dos dois-pontos no trecho “É fácil reconhecer os integrantes dessa comunidade: são aqueles que falam a sua língua, enxergam o que você vê, entendem o que você nem verbalizou.” (l. 14-15) explica-se, pois: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

227Q681624 | Redação Oficial, Agente Administrativo, Câmara Municipal de Petrolina PE, IDIB, 2019

Texto associado.
Acerca das comunicações oficiais, analise os itens abaixo:
I. Na identificação do signatário, o cargo ocupado por pessoa do sexo feminino não deve ser flexionado no gênero feminino.
II. Os pronomes Vossa Senhoria ou Vossa Excelência são usados para se comunicar diretamente com o receptor.
III. Nas comunicações oficiais, há situações em que não se pode abreviar os pronomes de tratamento.
Analisados os itens, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

228Q835791 | Administração Geral, Organizações, CREMEPE Analista Superior Administrador, IDIB, 2021

Quanto à especialização do trabalho, sabe-se que existem vantagens e desvantagens para as organizações. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e identifique aquelas que apresentam somente vantagens da especialização do trabalho para as organizações:

A especialização de tarefas permite à empresa combinar os funcionários com as tarefas, baseadas em suas habilidades e interesses.

Os colaboradores tornam-se especialistas em suas áreas, ampliando assim a sua visão do todo organizacional.

Os trabalhos são menores e podem ser feitos de maneira mais eficiente.

Empregados especializados tendem a focar em suas funções individuais, e perder de vista o todo organizacional.

São vantagens da especialização o que se apresenta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

229Q688108 | Não definido, Agente Administrativo, Câmara Municipal de Petrolina PE, IDIB, 2019

Texto associado.
“Passou de 1 mil o número de mortos pelo ciclone que devastou Moçambique, Zimbábue e Malaui. Segundo a agência Associated Press, o número de vítimas deve aumentar. Inclusive, talvez nunca se chegue a um total de mortos definitivo. Isso porque ainda há um número desconhecido de desaparecidos, e ainda existe o risco relacionado às doenças decorrentes dos alagamentos. O ciclone tocou o solo de Moçambique em 14 de março e deixou rastro de destruição pelos três países por onde passou. Os ventos ultrapassaram 140 km/h. Por causa dos estragos, dezenas de ONGs, organizações internacionais e governos de países enviaram ajuda humanitária com alimentos e equipamentos de saúde.” 
Assinale a alternativa que traz o nome do ciclone que causou a tragédia citada no trecho acima: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

230Q831645 | Medicina, Epidemiologia, CREMEPE Médico Fiscal, IDIB, 2021

Nos últimos anos, a ocorrência de epidemias e pandemias por doenças emergentes ou reemergentes obrigou a comunidade internacional a aprimorar os serviços de vigilância em saúde. Entre os fatores que contribuíram para esta mudança estão a pressão demográfica, mudanças no comportamento social e alterações ambientais.

Diante deste cenário, no Brasil, no processo de estruturação e aperfeiçoamento do serviço de recebimento, processamento e resposta oportuna às emergências epidemiológicas, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) inaugurou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS, que tem por objetivo:

I. Identificar emergências epidemiológicas, de modo contínuo e sistemático, por meio de notificação telefônica (Disque Notifica), eletrônica (E-notifica) e mineração de informações nos principais meios de comunicação (Clipping Cievs).

II. Disponibilizar informações oportunas sobre as emergências epidemiológicas de relevância nacional e programas prioritários da SVS/MS.

III. Aperfeiçoar os mecanismos de triagem, verificação e análise das notificações para identificar e responder às emergências epidemiológicas.

São objetivos do CIEVS as atividades apresentadas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

231Q832637 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, CREMEPE Médico Fiscal, IDIB, 2021

Segundo a NR 32, que trata da Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

232Q832032 | Informática, Hardware Dispositivos de Armazenamento, Assistente Técnico, IDIB, 2021

Um computador pode ter muitos periféricos conectados. Assinale a alternativa que não corresponde a um periférico de computador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

233Q835200 | Arquivologia, CREMEPE Assistente Técnico I, IDIB, 2021

Considerando os principais métodos de arquivamento de documentos, assinale a alternativa que não apresenta um desses métodos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q690849 | Direito Ambiental, Agente Administrativo, Câmara Municipal de Petrolina PE, IDIB, 2019

Texto associado.
Segundo a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (1972), a definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é a que diz respeito ao desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Atribua “V” se verdadeiro ou “F” se falso para o que se afirma a seguir sobre desenvolvimento sustentável:
( ) O desenvolvimento sustentável tem como uma de suas metas reduzir o acúmulo de gases poluentes na atmosfera.
( ) Para que haja desenvolvimento sustentável, é necessário o cumprimento dos requisitos ambientais para a continuidade, através do tempo, dos padrões de produção e do consumo desejados; por esse ângulo, contraria o crescimento econômico puro e restrito.
( ) O desenvolvimento sustentável recomenda redução do uso de matérias-primas e produtos, o aumento da reciclagem e a reutilização.
( ) Erradicar a pobreza em todas as suas formas e lugares, promover uma educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico são alguns dos objetivos do desenvolvimento sustentável.
A sequência correta, no sentido de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q832723 | Legislação Federal, Lei 6530, CRECI CE 15a Região Agente Fiscal, IDIB, 2021

De acordo com a Lei nº 6.530, de 12 de maio de 1978, que dá nova regulamentação à profissão de Corretor de Imóveis e disciplina o funcionamento de seus órgãos de fiscalização, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

236Q832900 | Português, Sintaxe, Médico Fiscal, IDIB, 2021

TEXTO I 

Modernidade líquida  


    O conceito de modernidade líquida foi desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman e diz respeito a uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis, como os líquidos. O conceito opõe-se, na obra de Bauman, ao conceito de modernidade sólida, quando as relações eram solidamente estabelecidas, tendendo a serem mais fortes e duradouras. 
    O que é modernidade líquida? 
    Bauman definiu como modernidade líquida um período que se iniciou após a Segunda Guerra Mundial e ficou mais perceptível a partir da década de 1960. Esse sociólogo chamou de modernidade sólida o período anterior.
    A modernidade sólida era caracterizada pela rigidez e solidificação das relações humanas, das relações sociais, da ciência e do pensamento. A busca pela verdade era um compromisso sério para os pensadores da modernidade sólida. As relações sociais e familiares eram rígidas e duradouras, e o que se queria era um cuidado com a tradição. Apesar dos aspectos negativos reconhecidos por Bauman da modernidade sólida, o aspecto positivo era a confiança na rigidez das instituições e na solidificação das relações humanas. 
    A modernidade líquida é totalmente oposta à modernidade sólida e ficou evidente na década de 1960, mas a sua semente estava no início do capitalismo industrial, durante a Revolução Industrial. As relações econômicas ficaram sobrepostas às relações sociais e humanas, e isso abriu espaço para que cada vez mais houvesse uma fragilidade de laço entre pessoas e de pessoas com instituições. 
    A lógica do consumo entrou no lugar da lógica da moral, assim, as pessoas passaram a ser fortemente analisadas não pelo que elas são, mas pelo que elas compram. A ideia de compra também adentrou nas relações sociais, e as pessoas passaram a comprar afeto e atenção. 
   Nesse contexto, as instituições ficaram estremecidas. O emprego tornou-se um empreendimento completamente individual no momento em que o indivíduo tornou-se um “empreendedor” de si mesmo. Se alguém não obtém sucesso nessa lógica da modernidade líquida, a responsabilidade é completamente individual. 
    Assim sendo, a modernidade líquida tem instituições líquidas, pois cada pessoa é uma instituição. A exploração capitalista deixou de ser vista como exploração e passou a ser vista como uma relação natural em que o sujeito, empreendedor de si mesmo, vende a sua força de trabalho ao sujeito empreendedor que possui o capital.  
    A modernidade líquida é ágil, pois ela acompanha a moda e o pensamento de época. A ciência, a técnica, a educação, a saúde, as relações humanas e tudo mais que foi criado pelo ser humano para compor a sociedade são submetidos à lógica capitalista de consumo. 
    Modernidade líquida e relações humanas  
    As relações humanas ficaram extremamente abaladas com o surgimento da modernidade líquida. Bauman usa o termo “conexão” para nomear as relações na modernidade líquida no lugar de relacionamento, pois o que se passa a desejar a partir de então é algo que possa ser acumulado em maior número, mas com superficialidade suficiente para se desligar a qualquer momento. A amizade e os relacionamentos amorosos são substituídos por conexões, que, a qualquer momento, podem ser desfeitas. 
    As redes sociais e a internet serviram de instrumento para a intensificação do que Bauman chamou de amor líquido: a relação pseudoamorosa da modernidade líquida. Não se procura, como na modernidade sólida, uma companhia afetiva e amorosa como era na modernidade sólida, mas se procura uma conexão (que pode ser sexual ou não, sendo que a não sexual substitui o que era a amizade) que resulte em prazer para o indivíduo. O imperativo da modernidade líquida é a busca por prazer a qualquer custo, mesmo que utilizando pessoas como objetos. Aliás, na modernidade líquida, o sujeito torna-se objeto. 
    As conexões estabelecidas entre pessoas são laços banais e eventuais. As pessoas buscam um número grande de conexões, pois isso se tornou motivo de ostentação. Mais parceiros e parceiras sexuais, mais “amigos” (que, na verdade, não passam, na maioria dos casos, de colegas ou conhecidos), pois quanto mais conexões, mais célebre a pessoa é considerada. Basta fazer uma breve análise das relações sociais em redes sociais como o Facebook: quanto mais “amigos” (que, na verdade, são apenas contatos virtuais) a pessoa tem, mais requisitada ela se torna. (...) 
    Modernidade líquida e consumismo 
    O consumo tornou-se um imperativo na modernidade líquida. Criou-se todo um aparato para que o capitalismo consiga progredir desenfreadamente por meio do consumo irracional. Para além do que o filósofo e sociólogo alemão Karl Marx observou em sua época, um fetiche pelo consumo, criou-se um fetiche pelas marcas, deixando de importar o produto em si, mas a sua fabricante e o seu preço. 
    Consumo sempre foi sinônimo de status, mas, na modernidade líquida, o consumo e o status são expressivamente dotados de uma carga simbólica muito mais intensa do que era na modernidade sólida. O sujeito é objetificado pelo capitalismo, tornando-se apenas o que ele consome, e não mais o que ele é. Na lógica da modernidade líquida, o sujeito é aquilo que ele consome.  
    O modo pelo qual o capitalismo consegue efetuar essa mudança de perspectiva é pela promessa de felicidade: os sujeitos estão cada vez mais ansiosos, tristes e sobrecarregados. Associa-se então o prazer momentâneo oferecido pelo consumo à felicidade. Como esse prazer é rapidamente passageiro, o sujeito sente a necessidade de buscá-lo constantemente, na tentativa de alcançar a felicidade. (...)  

Publicado por Francisco Porfírio
Disponível em https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/modernidade-liquida.htm.


A coesão é um fenômeno linguístico que permite uma conexão lógico-semântica entre as partes de um texto. Para unir orações em um único período, é necessário, em alguns casos, utilizarmos conjunções que visam manter a coesão e a coerência entre as ideias. No período “O imperativo da modernidade líquida é a busca por prazer a qualquer custo, mesmo que utilizando pessoas como objetos”, foi empregada a locução conjuntiva “mesmo que”, estabelecendo uma ideia de concessão. Para conservar essa mesma ideia, pode-se substituir essa locução como demonstra a alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

237Q833197 | Informática, Correio Eletrônico, CRF MS Assistente Administrativo, IDIB, 2021

Nos menus de Caixa de Entrada dos correios eletrônicos (e-mails) é possível visualizar algumas informações que aparecem nas linhas principais das mensagens recebidas. São informações comumente presentes nos e-mails recebidos em Caixas de Entrada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

238Q833974 | Português, Interpretação de Textos, Contador, IDIB, 2021

TEXTO

O Tempo
Rubem Alves
    Há duas formas de marcar o tempo. Uma delas foi inventada por homens que amam a precisão dos números, matemáticos, astrônomos, cientistas, técnicos. Para marcar o tempo de forma precisa, eles fabricaram ampulhetas, relógios, cronômetros, calendários. Nesses artefatos técnicos, todos os pedaços do tempo – segundos, minutos, dias, anos – são feitos de uma mesma substância: números, entidades matemáticas. Não há inícios nem fins, apenas a indiferente sucessão de momentos, que nada dizem sobre alegrias e sofrimentos. Apenas um bolso vazio. Nele, a alma não encontra morada.
    Nas Olimpíadas, a performance dos corredores e nadadores é medida até os centésimos. Fico a me perguntar: “Como é que conseguem? Que diferença faz?”.
    A outra foi inventada por homens que sabem que a vida não pode ser medida com calendários e relógios. A vida só pode ser marcada com a vida. Os amantes do Cântico dos Cânticos marcavam o tempo do amor pelos frutos maduros que pendiam das árvores. Quando as folhas dos plátanos ficam amarelas sabemos que o outono chegou. Os ipês-rosas e amarelos anunciam o inverno.
    Qual a magia que informa os ipês, todos eles, em lugares muito diferentes, que é hora de perder as folhas e florescer? E sem misturar as cores. Primeiro os rosas, depois os amarelos e, finalmente, os brancos.
   Sugeri que algum compositor compusesse uma sinfonia ou uma brincadeira musical em três movimentos. Primeiro movimento, “Ipê-rosa”, andante tranquilo, em que os violoncelos cantam a paz e a segurança. Segundo movimento, “Ipê-amarelo”, rondo vivace, em que os metais, cores parecidas com a dos ipês, fazem soar a exuberância da vida. Terceiro movimento, “Ipê-branco”, moderato, em que o veludo dos oboés canta a mansidão. Seria bom se nós, como os ipês, nos abríssemos para o amor no inverno.
    A precisão dos números marca o tempo das máquinas e do dinheiro. O tempo do amor se marca com o corpo.
    Um calendário é coisa precisa: anos, meses, dias, horas, que são marcados com números. Esses números medem o tempo. Mas os pedaços de tempo são bolsos vazios: nada há dentro deles. O bolso vazio do tempo se torna parte do nosso corpo quando o enchemos com vida. Aí o tempo não mais pode ser representado por números. O tempo aparece como um fruto que vai sendo comido: é belo, é colorido, é perfumado. E, à medida que vai sendo comido, vai acabando. Vem a tristeza. O tempo da vida se marca por alegrias e tristezas. Há inícios e há fins.
    Tempus fugit; o tempo foge. Portanto, carpe diem: colha o dia como um fruto que amanhã estará podre.
    Viver ao ritmo de alegrias e tristezas é ser sábio. “Sapio”, no latim, quer dizer, “eu saboreio”. O sábio é um degustador da vida. A vida não é para ser medida. Ela é para ser saboreada.
    Um texto bíblico diz: “Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos um coração sábio”. Acho que Jesus sorriria se eu acrescentasse ao “Pai-Nosso” outra súplica: “A fruta nossa de cada dia dá-nos hoje…”. Caqui, pitanga, morango à beira do abismo, melancia…
    Heráclito foi um filósofo grego fascinado pelo tempo. Contemplava o rio e via que tudo é rio. Percebeu que não é possível entrar duas vezes no mesmo rio; na segunda vez, as águas serão outras, o primeiro rio já não existirá. Tudo é água que flui: as montanhas, as casas, as pedras, as árvores, os animais, os filhos, o corpo… Assim é tudo, assim é a vida: tempo que flui sem parar. Daquilo que ele supostamente escreveu, restam apenas fragmentos enigmáticos. Dentre eles, um me encanta: “Tempo é criança brincando, jogando; da criança o reinado”.
    Para nós, o tempo é um velho, cada vez mais velho, sobre quem se acumulam os anos que passam e de quem a vida foge.
    Heráclito, ao contrário, diz que o tempo é criança, início permanente, movimento circular, o fim que volta sempre ao início, fonte de juventude eterna, possibilidade de novo começos.
    Tempo é criança? O que o filósofo queria dizer exatamente eu não sei. Mas sei que as crianças odeiam Chronos, o deus dos cronômetros, dos segundos, dos centésimos de segundos O relógio é o tempo do dever: corpo engaiolado.
Disponível em https://www.revistaecosdapaz.com/o-tempo-uma-cronica-encantadora-de-rubem-alves/. 
De acordo com as ideias apresentadas no TEXTO , com relação à questão do tempo, o escritor Rubem Alves afirma que
I. há duas formas de marcar o tempo: a cronológica e a própria vida. II. o tempo criança assusta os mais velhos que têm medo da morte. III. o tempo pode ser aprisionado, encarcerado pelo homem. IV. o tempo é como um rio, flui sem parar, não espera por ninguém.
É correto o que se afirma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

239Q833270 | Medicina, Aspectos de Ética na Pesquisa, CREMEPE Assistente Técnico Agente Fiscal, IDIB, 2021

Analise as afirmativas a seguir sobre o Código de Ética Médica:

I. Traz normas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício de sua profissão, mas não é aplicável nas atividades relativas a ensino, pesquisa e administração de serviços de saúde.

II. É composto por 26 (vinte e seis) princípios fundamentais do exercício da medicina.

III. A fiscalização do cumprimento das normas estabelecidas no Código de Ética Médica é atribuição dos Conselhos de Medicina, das comissões de ética e dos médicos em geral.

É correto o que se apresenta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

240Q832962 | Medicina, Legislação da Saúde SUS, CREMEPE Médico Fiscal, IDIB, 2021

A saúde do trabalhador, no âmbito do Sistema Único de Saúde, segundo a Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, abrange todos os aspectos a seguir, exceto o que se observa na alternativa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.