Início

Questões de Concursos IDIB

Resolva questões de IDIB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


302Q669657 | Português, Morfologia, Técnico em Informática, CRM MT, IDIB, 2020

Texto associado.
TEXTO I
Os outros que ajudam (ou não)

    Muitos anos atrás, conheci um alcoólatra, que, aos quarenta anos, quis parar de beber. O que o levou a decidir foi um acidente no qual ele, bêbado, quase provocara a morte da companheira que ele amava, por quem se sentia amado e que esperava um filho dele.
    O homem frequentou os Alcoólicos Anônimos. Deu certo, mas, depois de um tempo, houve uma recaída brutal. Desanimado, mas não menos decidido, com o consenso de seu grupo do AA o homem se internou numa clínica especializada, onde ficou quase um ano – renunciando a conviver com o filho bebê. Voltou para casa (e para as reuniões do AA), convencido de que nunca deixaria de ser um alcoólatra – apenas poderia se tornar, um dia, um "alcoólatra abstêmio".
    Mesmo assim, um dia, depois de dois anos, ele se declarou relativamente fora de perigo. Naquele dia, o homem colocou o filhinho na cama e sentou-se na mesa para festejar e jantar. E eis que a mulher dele chegou da cozinha erguendo, triunfalmente, uma garrafa de premier cru de Château Lafite: agora que estava bem, certamente ele poderia apreciar um grande vinho, para brindar, não é? O homem saiu na noite batendo a porta. A mulher que ele amava era uma idiota? Ou era (e sempre foi) não sua companheira de vida, mas de sua autodestruição? Seja como for, a mulher dessa história não é um caso isolado. Quem foi fumante e conseguiu parar quase certamente já encontrou um amigo que um dia lhe propôs um cigarro "sem drama": agora que parou, você vai poder fumar de vez em quando – só um não pode fazer mal.
    Também há os que patrocinam qualquer exceção ao regime que você tenta manter estoicamente: se for só hoje, massa não vai fazer diferença, nem uma carne vermelha. Seja qual for a razão de seu regime e a autoridade de quem o prescreveu, para parentes e próximos, parece que há um prazer em você transgredir.
    Há hábitos que encurtam a vida, comprometem as chances de se relacionar amorosa e sexualmente e, mais geralmente, levam o indivíduo a lidar com um desprezo que ele já não sabe se vem dos outros ou dele mesmo. Se você precisar se desfazer de um desses hábitos, procure encorajamento em qualquer programa que o leve a encontrar outros que vivem o mesmo drama e querem os mesmos resultados. É desses outros que você pode esperar respeito pelo seu esforço – e até elogios (quando merecidos).
    Hoje, encontrar esses outros é fácil. Há comunidades on-line de pessoas que querem se livrar do sedentarismo, da obesidade, do fumo, do alcoolismo, da toxicomania etc. Os membros registram e transmitem, todos os dias, os seus fracassos e os seus sucessos. No caso do peso, por exemplo, há uma comunidade cujos integrantes instalam em casa uma balança conectada à internet: o indivíduo se pesa, e os demais sabem imediatamente se ele progrediu ou não.
    Parêntese. A balança on-line não funciona pela vergonha que provoca em quem engorda, mas pelos elogios conquistados por quem emagrece. Podemos modificar nossos hábitos por sentirmos que nossos esforços estão sendo reconhecidos e encorajados, mas as punições não têm a mesma eficácia. Ou seja, Skinner e o comportamentalismo têm razão: uma chave da mudança de comportamento, quando ela se revela possível, está no reforço que vem dos outros ("Valeu! Força!"). Já as ideias de Pavlov são menos úteis: os reflexos condicionados existem, mas, em geral, se você estapeia alguém a cada vez que ele come, fuma ou bebe demais, ele não vai parar de comer, fumar ou beber – apenas vai passar a comer, fumar e beber com medo.
    Volto ao que me importa: por que, na hora de tentar mudar um hábito, é aconselhável procurar um grupo de companheiros de infortúnio desconhecidos? Por que os nossos próximos, na hora em que um reforço positivo seria bem-vindo, preferem nos encorajar a trair nossas próprias intenções?
    Há duas hipóteses. Uma é que eles tenham (ou tivessem) propósitos parecidos com os nossos, mas fracassados; produzindo o nosso malogro, eles encontrariam uma reconfortante explicação pelo seu. Outra, aparentemente mais nobre, diz que é porque eles nos amam e, portanto, querem ser a nossa exceção, ou seja, querem ser aqueles que nós amamos mais do que a nossa própria decisão de mudar. Como disse Voltaire, "que Deus me proteja dos meus amigos. Dos inimigos, cuido eu".

CONTARDO, Calligaris. Todos os reis estão nus. Org. Rafael Cariello. São Paulo: Três Estrelas, 2014.

Assinale a alternativa em que a colocação do pronome átono não obedece às regras determinadas pela norma padrão culta da Língua Portuguesa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

304Q686102 | Não definido, Agente Administrativo, Câmara Municipal de Petrolina PE, IDIB, 2019

Texto associado.
Quanto à segurança pública no Brasil, analise os itens abaixo:
I. O Congresso recentemente aprovou lei que torna o assédio sexual um crime federal. O mesmo, entretanto, não se deu com a importunação sexual, como desejava a bancada feminista do Congresso Nacional.
II. No Brasil, grupos e facções criminosos atuam mormente nas periferias dos grandes centros urbanos, entretanto, sua presença tem sido identificada também no interior do país.
III. Segundo os setores de inteligência das polícias estaduais, o número de crianças e adolescentes que vivem nas comunidades que aceitam trabalhar para facções criminosas é ínfimo.
Analisados os itens, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

305Q670771 | Direito Processual Penal, Competência em Matéria Penal Definição, Guarda Municipal, Prefeitura de Goiana PE, IDIB, 2020

Com base no Código de Processo Penal, assinale a alternativa correta sobre a competência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

306Q671061 | Sistemas Operacionais, Técnico em Informática, CRM MT, IDIB, 2020

Texto associado.

Em sistemas operacionais como o Windows 7, o usuário pode gerenciar diversas unidades de hard disk (HD). É muito comum que o sistema operacional seja instalado em um HD e um segundo HD seja utilizado apenas para armazenamento de arquivos de dados, como, por exemplo, imagens e vídeos. Entretanto, existe um processo que permite dividir o espaço do um HD em dois ou mais volumes com o intuito de atender às necessidades específicas do usuário. Assinale a alternativa que indica corretamente o nome deste processo. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

308Q673406 | Português, Guarda Municipal, Prefeitura de Goiana PE, IDIB, 2020

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, é correto afirmar que não constitui um atributo da redação oficial
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

309Q838046 | Administração Geral, Organizações, CREMEPE Analista Superior Administrador, IDIB, 2021

No contexto da função organizar do processo administrativo, o que significa estrutura organizacional?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

310Q657482 | Não definido, IDIB, 2020

Algumas atividades do ramo de construção civil são expostas ao risco eminente a todo momento. Para alguns casos se tem o adicional de periculosidade que é um valor acrescido ao salário do profissional exposto. Para a atividade de operações perigosas com energia elétrica, os profissionais que não tem direito ao adicional de periculosidade são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

311Q671900 | Informática, Técnico em Informática, CRM MT, IDIB, 2020

Texto associado.

A respeito dos problemas relacionados ao spam e aos males que essa prática pode causar a pessoas e empresas, analise as afirmativas a seguir:

I. Pode dificultar a vida do usuário na hora ler os e-mails de seu interesse, pois regras anti-spam podem ocasionalmente classificar erroneamente uma mensagem de e-mail como spam. 
II. Pode representar risco ao destinatário do e-mail, já que um spam pode conter links que, se clicados, levam o usuário a endereços de páginas da web mal intencionadas. 
III. O spam onera a operação das empresas de TI, como provedores de Internet e empresas que fornecem serviço de web mail. Isso ocorre porque o volume de spam na rede mundial de computadores é significativo, onerando o tráfego da rede e o armazenamento de dados.

É correto o que se afirma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

312Q832457 | Medicina, Legislação Profissional do Médico, CREMEPE Assistente Técnico Agente Fiscal, IDIB, 2021

De acordo com o Decreto Federal n. 44.045/1958, que aprova o Regulamento do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina, o pedido de inscrição do médico deverá ser dirigido
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

313Q833003 | Farmácia, CRF MS Assistente Administrativo, IDIB, 2021

De acordo com a Resolução nº 648/2017 do Conselho Federal de Farmácia, ao término de qualquer etapa de fiscalização, determinada por ordem de serviço expedida pelo Presidente ou, na sua ausência, por qualquer membro da Diretoria do CRF, os fiscais deverão apresentar relatório das atividades realizadas, consolidando em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

314Q832107 | Português, Interpretação de Textos, CRF MS Assistente Administrativo, IDIB, 2021

TEXTO I

É assim que acontece a bondade

Rubem Alves

(...)

O que pode ser ensinado são as coisas que moram no mundo de fora:

astronomia, física, química, gramática, anatomia, números, letras, palavras.

Mas há coisas que não estão do lado de fora, coisas que moram dentro do corpo.

Estão enterradas na carne, como se fossem sementes à espera…

Sim, sim! Imagine isto: o corpo como um grande canteiro!

Nele se encontram, adormecidas, em estado de latência, as mais variadas sementes.

Elas poderão acordar, como a Bela Adormecida acordou com um beijo.

Mas poderão também não brotar.

Tudo depende…

As sementes não brotarão se sobre elas houver uma pedra.

E também pode acontecer que, depois de brotar, elas sejam arrancadas…

De fato, muitas plantas precisam ser arrancadas, antes que cresçam:

as pragas, tiriricas, picões…

Uma dessas sementes é a “solidariedade”.

A solidariedade não é uma entidade do mundo de fora,

ao lado de estrelas, pedras, mercadorias, dinheiro, contratos.

Se ela fosse uma entidade do mundo de fora poderia ser ensinada e produzida.

A solidariedade é uma entidade do mundo interior.

Solidariedade nem se ensina, nem se ordena, nem se produz.

A solidariedade tem de brotar e crescer como uma semente…

Veja o ipê florido!

Nasceu de uma semente.

Depois de crescer não será necessária nenhuma técnica,

nenhum estímulo, nenhum truque para que ele floresça.

Angelus Silesius, místico antigo, tem um verso que diz:

“A rosa não tem porquês. Ela floresce porque floresce”.

O ipê floresce porque floresce.

Seu florescer é um simples transbordar natural da sua verdade.

A solidariedade é como o ipê:

nasce e floresce. 

Mas não em decorrência de mandamentos éticos ou religiosos.

Não se pode ordenar: “Seja solidário!”

A solidariedade acontece como um simples transbordamento:

as fontes transbordam…

Já disse que solidariedade é um sentimento.

É esse o sentimento que nos torna humanos.

A solidariedade me faz sentir sentimentos que não são meus, que são de um outro. Acontece assim: eu vejo uma criança vendendo balas num semáforo.

Ela me pede que eu compre um pacotinho das suas balas.

Eu e a criança – dois corpos separados e distintos.

Mas, ao olhar para ela, estremeço:

algo em mim me faz imaginar aquilo que ela está sentindo.

E então, por uma magia inexplicável, esse sentimento imaginado se aloja junto dos meus próprios sentimentos.

Na verdade, desaloja meus sentimentos, pois eu vinha, no meu carro, com sentimentos leves e alegres,

e agora esse novo sentimento se coloca no lugar deles.

O que sinto não são meus sentimentos.

Foram-se a leveza e a alegria que me faziam cantar.

Agora, são os sentimentos daquele menino que estão dentro de mim.

Meu corpo sofre uma transformação:

ele não é mais limitado pela pele que o cobre.

Expande-se.

Ele está agora ligado a um outro corpo que passa a ser parte dele mesmo.

Isso não acontece nem por decisão racional, nem por convicção religiosa, nem por um mandamento ético.

É o jeito natural de ser do meu próprio corpo, movido pela solidariedade.

Pela magia do sentimento de solidariedade meu corpo passa a ser morada do outro.

É assim que acontece a bondade.

O menino me olhou com olhos suplicantes.

E, de repente, eu era um menino que olhava com olhos suplicantes…


Disponível em https://rubemalvesdois.wordpress.com/2010/09/11/e-assim-que-acontece-a-bondade/

“Nele se encontram, adormecidas, em estado de latência, as mais variadas sementes”. O termo “latência” está relacionado com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

315Q833983 | Contabilidade Geral, Contabilidade Noções Gerais, CRF MS Contador, IDIB, 2021

Leia o enunciado a seguir:
O registro contábil da baixa dos bens obsoletos ou sucateados será um débito na conta de depreciação acumulada e um crédito na conta do custo do bem, cujas contrapartidas serão lançadas em uma conta de resultado do período que irá registrar o valor líquido do bem baixado.
É correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

316Q834513 | Medicina, Legislação Profissional do Médico, CREMEPE Assistente Técnico Agente Fiscal, IDIB, 2021

De acordo com o Regimento Interno do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (CREMEPE), analise as afirmativas a seguir:
I. Compete ao CREMEPE eleger a Diretoria e a Comissão de Tomada de Contas. II. O CREMEPE deve publicar relatórios mensais das receitas com anuidades. III. Cabe ao CREMEPE deliberar sobre inscrição e cancelamento da inscrição de médicos e demais profissionais da saúde.
É correto o que se apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

317Q833031 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Técnico, IDIB, 2021

TEXTO I 


O macacão branco


    Sejamos honestas, colegas de trabalho: quem de nós pode vestir um macacão branco decotado na frente e nas costas, colado ao corpo, sem antes passar por uma lipoescultura, uma sessão de bronzeamento e ficar duas semanas sem comer? Resposta no final dessa coluna.

    Não teria adjetivos suficientes para comentar o show que Maria Rita fez no Anfiteatro Pôr do Sol, semana passada, cantando músicas da sua mãe, Elis Regina. O espetáculo foi perfeito do início ao fim, e São Pedro ainda deu uma canja, oferecendo um entardecer de cinema, com direito a uma lasca de lua, céu estrelado e brisa suave. Se Elis não fosse gaúcha, teria se naturalizado naquele instante, em algum cartório no céu.

    Mas voltemos a Maria Rita. Toda de branco, ela entrou no palco com uma túnica diáfana que ia até os pés: praticamente um anjo de bons modos. Até que, quatro ou cinco músicas depois do início do show, ela retirou a túnica e ficou só de macacão branco decotado, com as costas de fora, colado no corpo. Pensei: é peituda essa mulher.

    Peituda porque, além de peito, Maria Rita tem coxa, tem bunda, tem barriguinha, tem sustância, tem o corpo da brasileira típica, que passa longe das esquálidas das revistas, das ossudas das passarelas. A numeração de Maria Rita não é 36, mas vestiu aquele macacão branco como se fosse.

    Quaquaraquáquá, quem riu? Quaquaraquáquá, foi ela. Cantando Vou Deitar e Rolar e outros tantos hits da sua talentosa genitora, Maria Rita rebolou, sambou, jogou charme, braço pra cima, braço pro lado, ajeitadinha no cabelo, caras e bocas, dona e senhora do pedaço e com o namorado bonitão (Davi Moraes, na guitarra) ali na retaguarda, babando – se não estava, deveria. Porque Maria Rita, além de cantar divinamente, mostrava 100% seu lado fêmea, segura e incomparável. Que nem as modelos de revista? Quaquaraquaquá. Muito melhor.

    Fiquei matutando depois: como mulher se preocupa com besteira. Usa roupa preta para afinar, veste bermudas compressoras para chapar a barriga, manga comprida para esconder os braços roliços, e mais isso, e aquilo, quando o maior segredo de beleza consta do seguinte: sinta-se num palco, mesmo que nunca tenha chegado perto de um. Imagine-se com 60 mil pessoas te aplaudindo, te admirando pelo que você faz, pelo que você é, imagine-se com o público na mão, pois você é competente e tem uma elegância natural. Conscientize-se de que sua inteligência é superior às suas medidas, que ser magrinha não atrai amor instantâneo, que sua personalidade é um cartão de visitas, que a felicidade é a melhor maquiagem, que ser leve é que emagrece.

    E dá-se a mágica.

    Quem de nós pode vestir um macacão branco decotado na frente e nas costas, colado ao corpo, sem antes passar por uma lipoescultura, uma sessão de bronzeamento e ficar duas semanas sem comer? Qualquer uma de nós, ora.


MEDEIROS. Martha. A graça da coisa. 1ª ed. Porto Alegre – RS: L&PM, 2013.

De acordo com o TEXTO I,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

318Q668925 | Direito Penal, Tipicidade e Erro do Tipo, Guarda Municipal, Prefeitura de Goiana PE, IDIB, 2020

Texto associado.
Analise os itens abaixo sobre o crime.
I. Enquanto o dolo é elemento da tipicidade, a culpa é causa excludente da ilicitude.
II. O erro sobre os elementos do fato típico é irrelevante para fins de responsabilização criminal.
III. Não há crime quando o agente pratica o fato no exercício regular de direito.
Pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

319Q833816 | Informática, CREMEPE Assistente Técnico I, IDIB, 2021

Sobre as definições corretas relacionadas a dispositivos de armazenamento de tipo óptico, atribua “V”, se verdadeiras, e “F”, se falsas, às assertivas abaixo:
( ) CD-ROM é um dispositivo óptico e sua sigla significa Compact Disc Read-Only Memory. ( ) CD-RW é um dispositivo magnético e sua sigla representa Compact Disc ReWritable. ( ) VCD é um dispositivo magnético e a decodificação da sigla compete a Video Compact Disc. ( ) SSDs (Solid-State Drive) são unidades ópticas de armazenamento, substituindo os CD-ROMs.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

320Q832827 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, CRF MS Contador, IDIB, 2021

Segundo a Lei 4.320/64, são Receitas de Capital
I. as provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas. II. as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes. III. as receitas tributária, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras. IV. as provenientes da conversão, em espécie, de bens e direitos.
É correto o que se afirma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.