Início

Questões de Concursos IESES

Resolva questões de IESES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q466440 | Direito Tributário, Taxas, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ RO, IESES

Sobre as TAXAS, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

362Q64122 | Direito Civil, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ SC, IESES, 2019

A respeito da indenização:

I. Em hipótese de homicídio, não haverá pagamento de indenização.
II. Em caso de ofensa à liberdade pessoal, a indenização consistirá no pagamento das perdas e danos que sobrevierem ao ofendido.
III. Ocorrendo usurpação ou esbulho do alheio, a indenização consistirá em pagar o valor das suas deteriorações e o devido a título de lucros cessantes, sem prejuízo da restituição da coisa.

Assinale a alternativa que se refira à assertiva verdadeira ou às assertivas verdadeiras: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

363Q837578 | Biomedicina, Bioquímica em Biomedicina, Prefeitura de Palhoça SC Bioquímico, IESES, 2021

A fototransdução é um fenômeno de transmissão do sinal fotoquímico envolvendo proteínas de membrana, sistemas de 2º mensageiros e por fim uma forma diferente de transmissão do potencial eléctrico celular. Na camada de fotorreceptores, na retina, identificamos quatro tipos diferentes de células caracterizadas pela sua forma, distribuição espacial, características bioquímicas e capacidade de absorção de luz de diferentes comprimentos de onda. Estes tipos celulares agrupam-se em dois tipos de fotorreceptores, os cones e os bastonetes. Disponível em: SOUSA, A. Rocha. Fototransdução. Modelo de transmissão do sinal através de membranas celulares. Acta Oftalmologica, v. 11, p. 19-30, 2001. Diante do exposto e tendo em vista os comprimentos de onda, são visíveis a olho nu as cores do espectro:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

364Q36682 | Direito Constitucional, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ PA, IESES

A família considerada a base da sociedade pode ser considerada o instituto que mais sofreu alterações ao longo dos tempos, e a legislação precisa acompanhar a evolução da sociedade garantindo apoio e resguardando os direitos dos membros familiares. Os princípios constitucionais do Direito de Família trouxeram considerável revolução ao ordenamento jurídico brasileiro, no sentido de reconhecer o pluralismo familiar existente no mundo fático, em virtude das novas espécies de família que se constituíram ao longo do tempo. São princípios constitucionais norteadores do Direito de Família:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

365Q692369 | Matemática, Progressão Aritmética PA, Agente de Fiscalização Tributária, Prefeitura de São José SC, IESES, 2019

Um veículo percorre em 6 horas uma certa distância a velocidade média de 100 km/h. Quanto tempo seria necessário para percorrer essa mesma distância se a velocidade média fosse reduzida em 25 km/h?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

366Q31910 | Informática, Sistema Operacional e Software, Assistente de Tecnologia da Informação, CRM DF, IESES

Um software é considerado propriedade intelectual protegido com base na legislação dos direitos autorais e a pirataria de software é a distribuição e/ou a reprodução ilegais de aplicativos de software para uso comercial ou pessoal. Sobre pirataria de software é CORRETO afirmar:

I. É considerada pirataria de software a duplicação de usuários licenciados para usuários não licenciados.
II. É considerada pirataria de software a distribuição de versões educacionais para fins não educacionais.
III. É considerada pirataria de software a instalação de uma cópia de atualização licenciada em uma versão não licenciada.
IV. É considerada pirataria de software a transferência de uma cópia OEM pré-instalada em um computador para outro computador, a não ser que o computador no qual o software foi originalmente instalado não estiver mais em uso.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

367Q353046 | Contabilidade Geral, Contador, Gas Brasiliano SP, IESES

Calcule o valor do ebitda, com as seguintes informações:

Custo do Produto Vendido = R$ 90.000,00

Despesas com vendas e administrativas = 100.000,00

Deduções da Receita Bruta = 120.000,00

Depreciação e amortização = 25.000,00

Receita Operacional Bruta = 550.000,00

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

368Q45338 | Segurança e Saúde no Trabalho, Segurança e Saúde no Trabalho, Auxiliar Pericial, IGP SC, IESES

Entende-se por Ruído Contínuo ou Intermitente, para os fins de aplicação de limites de tolerância, o ruído que não seja ruído de impacto. Os níveis de ruído contínuo ou intermitente devem ser medidos com instrumento de nível de pressão sonora operando no circuito de compensação "A" e circuito de resposta lenta (SLOW). As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador e são medidas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

369Q45363 | Administração Geral, Auxiliar Pericial, IGP SC, IESES

Avalie as assertivas considerando o processo motivacional: 

I. Ninguém motiva ninguém, as pessoas por meio de reação positiva aos estímulos se motivam. 
II. As necessidades dos indivíduos não interferem em seu processo de motivação. 
III. O estimulo usado em um momento que apresente uma resposta positiva de um indivíduo, sempre será positivo para aquele indivíduo, independente do momento em que ele esteja sendo utilizado. 
IV. A motivação é um processo interno, desencadeado pelo próprio indivíduo mediante as respostas apresentadas a cada estímulo externo. 

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

370Q5439 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IESES

Texto associado.
Texto I
Se um dia, já homem feito e realizado, sentires que a terra cede a teus
pés, que tuas obras desmoronam, que não há ninguém à tua volta para te
estender a mão, esquece a tua maturidade, passa pela tua mocidade,
volta à tua infância e balbucia, entre lágrimas e esperanças, as últimas
palavras que sempre te restarão na alma: minha mãe, meu pai.
(Rui Barbosa)
Considerando a frase extraída e adaptada do texto: “as palavras que sempre te restarão”, a alternativa que apresenta, na ordem em que aparecem as palavras, a classificação morfológica correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

371Q837880 | Matemática Financeira, Conceitos fundamentais de Matemática Financeira, Prefeitura de Palhoça SC Assistente Administrativo, IESES, 2021

Como é chamado o termo que traduz o gradual abatimento de uma dívida, realizado geralmente por meio de pagamentos periódicos, sendo igual à parcela da dívida menos os juros da parcela?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

372Q551443 | Informática, HTTP HTTPS, Agente de Orientação Profissional, CRMV SC, IESES

Uma das principais preocupações ao se realizar transações eletrônicas através da internet está na segurança da comunicação entre o computador do usuário e o servidor que provê o produto/serviço. Esta segurança e proporcionada pela criptografia dos dados entre as duas partes da comunicação, através de um protocolo específico, que usualmente é representado antes do endereço do site no qual se está navegando. Dentre os protocolos abaixo mencionados, qual representaria uma conexão criptografada entre o cliente e o servidor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

373Q239554 | Legislação de Trânsito CTB, CAPÍTULO XV DAS INFRAÇÕES, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IESES

Constitui infração gravíssima, punida com pena de multa e apreensão do veículo, conduzi-lo:


I. Com o lacre, a inscrição do chassi, o selo, a placa ou qualquer outro elemento de identificação violado ou falsificado.


II. Sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante.


III. Com dispositivo antirradar.


IV. Com a cor ou característica alterada.


V. Com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

374Q837049 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Palhoça SC Pedagogo, IESES, 2021

Sobre as tendências norteadoras da prática docente, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

375Q836120 | Técnicas de Vendas e Negociação, Relações Pessoais, Prefeitura de Palhoça SC Assistente Administrativo, IESES, 2021

Assinale a alternativa que melhor completa a frase. A organização ______________________ apresenta relações interpessoais que se dão de forma espontânea, ou seja, os próprios colaboradores as constroem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

376Q45372 | Conhecimentos Específicos, Criminalística, Auxiliar Pericial, IGP SC, IESES

A Criminalística é um sistema de métodos científicos utilizados pela polícia e pelas investigações policiais que tem como objetivo: 

I. O reconhecimento e a interpretação dos indícios materiais extrínsecas, relativos ao crime ou à identidade do criminoso. 
II. Auxiliar e informar as atividades policiais e judiciárias de investigação criminal.
III. Interpretar os elementos que conduzam à identificação do promotor do evento. 
IV. Realizar exames de vestígios intrínsecos (na pessoa), relativos ao crime. 

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

377Q542924 | Probabilidade e Estatística, Assimetria, Analista Judiciário, TJ MA, IESES

Ao observar a forma de uma distribuição de frequências podemos concluir sobre sua dispersão, assimetria e curtose. Sendo que:

I. A dispersão informa sobre a variância dos dados.

II. A assimetria informa sobre a concentração dos valores em um dos extremos da distribuição.

III. A curtose informa sobre o grau de achatamento da distribuição.

Considerando as assertivas acima, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

378Q486147 | Inglês, Gramática, Advogado, Gas Brasiliano SP, IESES

Qual das alternativas NÃO está na voz passiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

379Q159280 | Informática, Software Livre, Assistente de Tecnologia da Informação, CRM DF, IESES

Com relação ao software é CORRETO afirmar que:

I. Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador que pode ser utilizado livremente, não implicando no pagamento de licença de uso.

II. Software proprietário é qualquer programa de computador cuja utilização, cópia, redistribuição ou modificação são, em alguma medida, proibidos pelo seu criador ou distribuidor, implicando na aquisição de uma licença para tais finalidades.

III. Software livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e modificado sem nenhuma restrição.

IV. Software shareware é qualquer programa de computador disponibilizado gratuitamente, porém com algum tipo de limitação, quer sejam funcionalidades e/ou tempo de uso limitados, ao final do qual o usuário é requisitado a pagar uma quantia para acessar as funcionalidades completas ou poder continuar utilizando o programa.
A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

380Q36560 | Direito Notarial e Registral, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ PA, IESES

Podem ser admitidos como testemunhas na escritura pública:

I. Os menores de 16 (dezesseis) anos.
II. Os cegos e surdos, quando a ciência do fato que será testemunhado dependa dos sentidos que lhes faltam.
III. Os maiores de 60 (sessenta) anos.
IV. O cônjuge, os ascendentes, os descendentes e os colaterais até o terceiro grau, por consanguinidade ou afinidade, de algum dos participantes, salvo em se tratando de signatário a rogo ou nos casos afetos ao direito de família.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.