Questões de Concursos IESES

Resolva questões de IESES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q978558 | Administração Financeira e Orçamentária, Ciclo Orçamentário, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025

O orçamento base zero (OBZ) se diferencia por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q978559 | Matemática Financeira, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025

O sistema de amortização SAC se caracteriza por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q978560 | Administração Geral, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025

A transformação digital nas organizações tem como objetivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q978561 | Gestão de Pessoas, Desenho de Cargos, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025

O plano de cargos e salários contribui para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q978562 | Marketing, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025

A principal finalidade da pesquisa NPS (Net Promoter Score) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q1032683 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Técnico de Gás Natural, SCGás, IESES, 2025

Para que um sistema seja liberado, ele precisa “estar pressurizado" E “não apresentar vazamento”. Assinale a alternativa que representa corretamente a negação lógica dessa condição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q1045793 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

De acordo com a Portaria nº 1269/2017, escreva V para verdadeiro e F para falso:

( ) A contratação de auxiliar de educação especial deverá levar em consideração o grau de funcionalidade do aluno nas habilidades motoras, ou seja, dificuldade para realizar atividades de alimentação, higiene e locomoção.
( ) A contratação de auxiliar de educação especial deverá ser concedida no prazo de sete dias após a solicitação pela direção da Unidade de Ensino, mediante parecer descritivo e autorizado pelo Setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação.
( ) A contratação de auxiliar de educação especial será autorizada quando o aluno com deficiência ou com transtorno do espectro autista apresentar laudo médico, tendo em vista que todos os alunos com deficiência ou com transtorno do espectro autista necessitam deste profissional.
( ) A contratação de auxiliar de educação especial será autorizada para que se acompanhe um único aluno em casos específicos, avaliados pela equipe multidisciplinar do Setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação.

Agora assinale a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1045794 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

De acordo com a Portaria nº 1269/2017, Artigo 10º, quando houver a necessidade de contratação de auxiliar de educação especial para atender crianças da Educação Infantil, a contratação somente será feita a partir do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1045795 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

De acordo com a Lei nº 12.764/2012, é considerada pessoa com transtorno do espectro autista aquela que possui as seguintes características, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1045796 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) foi criada com vistas a garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social e terá validade por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1045797 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

São direitos da pessoa com transtorno do espectro autista, o acesso, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1045798 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

Em consonância com a Lei nº13.146/2015, Artigo 27, a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1045799 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

Foi instituído como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1045800 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, consideram-se barreiras urbanísticas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1045801 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, considera-se pessoa com mobilidade reduzida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1014584 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Libras, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

Na Língua Brasileira de Sinais, Quadros e Karnopp (2004) classificam os sinais verbais em três categorias principais: verbos simples, verbos com concordância e verbos espaciais. Analise as sentenças a seguir e identifique qual categoria de verbo se aplica a cada uma delas:

I. Meu amigo AMA Yasmin.
II. Eduardo TRABALHA em uma empresa importante.
III. A Clara se PREOCUPA em como pagar a tributação.
IV. A empregadora CONVIDOU seus funcionários para comemorar o aniversário dela.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1014585 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Libras, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

Assinale a alternativa correta. No estudo da fonologia das línguas de sinais, as unidades fonológicas apresentam restrições fonotáticas que regulam sua ocorrência. De acordo com os estudos de Klima e Bellugi (1979), algumas dessas restrições incluem a ocorrência de unidades não marcadas, que são formas mais comuns e menos complexas nas línguas de sinais. Diante disso, marque a alternativa que apresenta corretamente exemplos de unidades não marcadas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1014586 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Libras, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

De acordo com os estudos de William Stokoe sobre a língua de sinais americana (ASL), foram identificados três parâmetros que constituem os sinais. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esses parâmetros:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.