Questões de Concursos IESES Resolva questões de IESES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. IESES Ordenar por: Mais recentes Mais populares 🔥 Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 41Q978558 | Administração Financeira e Orçamentária, Ciclo Orçamentário, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025O orçamento base zero (OBZ) se diferencia por: ✂️ a) Utilizar sempre os valores do exercício anterior como ponto de partida. ✂️ b) Ser aplicado apenas em projetos governamentais. ✂️ c) Exigir justificativas para todos os gastos a partir do zero, sem usar históricos anteriores. ✂️ d) Focar exclusivamente em despesas fixas da organização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 42Q978559 | Matemática Financeira, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025O sistema de amortização SAC se caracteriza por: ✂️ a) Pagamento único ao final do contrato. ✂️ b) Parcelas decrescentes ao longo do tempo, com amortização constante. ✂️ c) Parcelas fixas e amortização crescente. ✂️ d) Ser exclusivo para empréstimos internacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 43Q978560 | Administração Geral, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025A transformação digital nas organizações tem como objetivo: ✂️ a) Substituir completamente a mão de obra humana por inteligência artificial. ✂️ b) Integrar tecnologias digitais aos processos, produtos e modelos de negócio. ✂️ c) Reorganizar a estrutura física das empresas, tornando-as virtuais. ✂️ d) Reduzir os canais de comunicação com o cliente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 44Q978561 | Gestão de Pessoas, Desenho de Cargos, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025O plano de cargos e salários contribui para: ✂️ a) Estabelecer critérios justos e estruturados de progressão na carreira. ✂️ b) Definir os objetivos de marketing da organização. ✂️ c) Controlar as despesas financeiras com fornecedores. ✂️ d) Otimizar processos operacionais industriais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 45Q978562 | Marketing, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025A principal finalidade da pesquisa NPS (Net Promoter Score) é: ✂️ a) Identificar o preço ideal de um produto. ✂️ b) Medir a probabilidade de um cliente recomendar a empresa. ✂️ c) Determinar o custo de aquisição de novos clientes. ✂️ d) Avaliar a lucratividade de cada canal de distribuição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 46Q1032683 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Técnico de Gás Natural, SCGás, IESES, 2025Para que um sistema seja liberado, ele precisa “estar pressurizado" E “não apresentar vazamento”. Assinale a alternativa que representa corretamente a negação lógica dessa condição. ✂️ a) O sistema “não está pressurizado” OU “apresenta vazamento”. ✂️ b) O sistema “está pressurizado” OU “apresenta vazamento”. ✂️ c) O sistema “não está pressurizado” E “apresenta vazamento”. ✂️ d) SE O sistema “não está pressurizado” ENTÃO “apresenta vazamento”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 47Q1045793 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024De acordo com a Portaria nº 1269/2017, escreva V para verdadeiro e F para falso: ( ) A contratação de auxiliar de educação especial deverá levar em consideração o grau de funcionalidade do aluno nas habilidades motoras, ou seja, dificuldade para realizar atividades de alimentação, higiene e locomoção. ( ) A contratação de auxiliar de educação especial deverá ser concedida no prazo de sete dias após a solicitação pela direção da Unidade de Ensino, mediante parecer descritivo e autorizado pelo Setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação. ( ) A contratação de auxiliar de educação especial será autorizada quando o aluno com deficiência ou com transtorno do espectro autista apresentar laudo médico, tendo em vista que todos os alunos com deficiência ou com transtorno do espectro autista necessitam deste profissional. ( ) A contratação de auxiliar de educação especial será autorizada para que se acompanhe um único aluno em casos específicos, avaliados pela equipe multidisciplinar do Setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação. Agora assinale a sequência correta: ✂️ a) V – V – F – F. ✂️ b) F – V – F – F. ✂️ c) V – F – V – F. ✂️ d) V – F – F – V. ✂️ e) F – F – V – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 48Q1045794 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024De acordo com a Portaria nº 1269/2017, Artigo 10º, quando houver a necessidade de contratação de auxiliar de educação especial para atender crianças da Educação Infantil, a contratação somente será feita a partir do: ✂️ a) Grupo I. ✂️ b) Grupo III. ✂️ c) Grupo VI. ✂️ d) Grupo V. ✂️ e) Grupo IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 49Q1045795 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024De acordo com a Lei nº 12.764/2012, é considerada pessoa com transtorno do espectro autista aquela que possui as seguintes características, EXCETO: ✂️ a) Deficiência persistente e clinicamente significativa marcada pela ausência de comunicação verbal. ✂️ b) Interesses restritos e fixos. ✂️ c) Padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns. ✂️ d) Excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados. ✂️ e) Falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 50Q1045796 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) foi criada com vistas a garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social e terá validade por: ✂️ a) 10 anos. ✂️ b) 3 anos. ✂️ c) 7 anos. ✂️ d) 8 anos. ✂️ e) 5 anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 51Q1045797 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024São direitos da pessoa com transtorno do espectro autista, o acesso, EXCETO: ✂️ a) A acompanhante especializada a todos os indivíduos com transtorno do espectro autista incluídos nas classes comuns de ensino regular. ✂️ b) Ao mercado de trabalho. ✂️ c) À previdência social e à assistência social. ✂️ d) À moradia, inclusive à residência protegida. ✂️ e) À educação e ao ensino profissionalizante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 52Q1045798 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024Em consonância com a Lei nº13.146/2015, Artigo 27, a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos: ✂️ a) E habilidades extrafísicas, sensoriais, cognitivas e antirracistas, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. ✂️ b) E habilidades físicas, emocionais, intelectuais e geracionais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. ✂️ c) E habilidades físicas, extrassensoriais, intelectuais e interacionais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. ✂️ d) E habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. ✂️ e) E habilidades físicas, artísticas, teatrais e paranormais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 53Q1045799 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024Foi instituído como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas: ✂️ a) O cordão de fita com desenhos de ramos de alecrim. ✂️ b) O cordão de fita com desenhos de girassóis. ✂️ c) O cordão de fita com desenhos de margaridas. ✂️ d) O cordão de fita com desenhos de quebra-cabeça nas cores do arco-íris. ✂️ e) O cordão de fita com desenhos de quebra-cabeça nas cores azul e branca. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 54Q1045800 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, consideram-se barreiras urbanísticas: ✂️ a) As existentes nos sistemas e meios de transportes. ✂️ b) As existentes nos edifícios públicos e privados. ✂️ c) Atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. ✂️ d) As existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo. ✂️ e) Qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 55Q1045801 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, considera-se pessoa com mobilidade reduzida: ✂️ a) Aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação, permanente ou temporária, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso. ✂️ b) Aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação eletiva ou temporária, gerando redução efetiva da mobilidade, descontrole da coordenação motora ou da percepção, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso. ✂️ c) Aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação, paralisia permanente do corpo todo ou dos membros, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade e da coordenação motora ampla, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso. ✂️ d) Aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação temporária ou definitiva afetando diretamente a mobilidade, a flexibilidade e a coordenação motora, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso. ✂️ e) Aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação permanente, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção, incluindo pessoa com qualquer idade, criança de colo ou idoso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 56Q1014584 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Libras, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024Na Língua Brasileira de Sinais, Quadros e Karnopp (2004) classificam os sinais verbais em três categorias principais: verbos simples, verbos com concordância e verbos espaciais. Analise as sentenças a seguir e identifique qual categoria de verbo se aplica a cada uma delas: I. Meu amigo AMA Yasmin. II. Eduardo TRABALHA em uma empresa importante. III. A Clara se PREOCUPA em como pagar a tributação. IV. A empregadora CONVIDOU seus funcionários para comemorar o aniversário dela. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) I - Verbos com concordância, II - Verbos espaciais, III - Verbos espaciais, IV - Verbos simples. ✂️ b) I - Verbos espaciais, II - Verbos simples, III - Verbos com concordância, IV - Verbos simples. ✂️ c) I - Verbos espaciais, II - Verbos simples, III - Verbos simples, IV - Verbos com concordância. ✂️ d) I - Verbos simples, II - Verbos espaciais, III - Verbos espaciais, IV - Verbos com concordância. ✂️ e) I - Verbos simples, II - Verbos simples, III - Verbos simples, IV - Verbos com concordância. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 57Q1014585 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Libras, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024Assinale a alternativa correta. No estudo da fonologia das línguas de sinais, as unidades fonológicas apresentam restrições fonotáticas que regulam sua ocorrência. De acordo com os estudos de Klima e Bellugi (1979), algumas dessas restrições incluem a ocorrência de unidades não marcadas, que são formas mais comuns e menos complexas nas línguas de sinais. Diante disso, marque a alternativa que apresenta corretamente exemplos de unidades não marcadas: ✂️ a) Configurações de mão raras e pouco utilizadas; locações em regiões periféricas do corpo; movimentos longos e repetitivos. ✂️ b) Configuração de mão B, S e 1; locações no espaço neutro e no peito; movimentos para baixo e de contato final (mão tocando em uma locação final). ✂️ c) Configurações de mão O, C e V; locações apenas na cabeça; movimentos de rotação e movimentos circulares complexos. ✂️ d) Configurações de mão G, M e N; locações na região abdominal e nas pernas; movimentos diagonais e rápidos, sem contato final. ✂️ e) Configurações de mão X, Y e R; locações em áreas restritas do corpo; movimentos ascendentes e com contato inicial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 58Q1014586 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Libras, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024De acordo com os estudos de William Stokoe sobre a língua de sinais americana (ASL), foram identificados três parâmetros que constituem os sinais. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esses parâmetros: ✂️ a) Expressão facial, postura corporal e uso de espaço. ✂️ b) Configuração de mão, locação e movimento. ✂️ c) Orientação do corpo, velocidade e tom de voz. ✂️ d) Movimento, intensidade e expressão facial. ✂️ e) Uso de objetos, contato visual e ritmo dos sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 59Q1022532 | Inglês, Preposições Prepositions, Inglês, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024Complete the sentence and choose the correct alternative. John is studying law _____ university. ✂️ a) by ✂️ b) in ✂️ c) about ✂️ d) on ✂️ e) at Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 60Q1022533 | Inglês, Preposições Prepositions, Inglês, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024Complete the sentence and choose the correct alternative. My grandfather died ______ the age of 82. ✂️ a) by ✂️ b) on ✂️ c) in ✂️ d) at ✂️ e) with Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Imprimir← AnteriorPróximo →
41Q978558 | Administração Financeira e Orçamentária, Ciclo Orçamentário, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025O orçamento base zero (OBZ) se diferencia por: ✂️ a) Utilizar sempre os valores do exercício anterior como ponto de partida. ✂️ b) Ser aplicado apenas em projetos governamentais. ✂️ c) Exigir justificativas para todos os gastos a partir do zero, sem usar históricos anteriores. ✂️ d) Focar exclusivamente em despesas fixas da organização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
42Q978559 | Matemática Financeira, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025O sistema de amortização SAC se caracteriza por: ✂️ a) Pagamento único ao final do contrato. ✂️ b) Parcelas decrescentes ao longo do tempo, com amortização constante. ✂️ c) Parcelas fixas e amortização crescente. ✂️ d) Ser exclusivo para empréstimos internacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
43Q978560 | Administração Geral, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025A transformação digital nas organizações tem como objetivo: ✂️ a) Substituir completamente a mão de obra humana por inteligência artificial. ✂️ b) Integrar tecnologias digitais aos processos, produtos e modelos de negócio. ✂️ c) Reorganizar a estrutura física das empresas, tornando-as virtuais. ✂️ d) Reduzir os canais de comunicação com o cliente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
44Q978561 | Gestão de Pessoas, Desenho de Cargos, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025O plano de cargos e salários contribui para: ✂️ a) Estabelecer critérios justos e estruturados de progressão na carreira. ✂️ b) Definir os objetivos de marketing da organização. ✂️ c) Controlar as despesas financeiras com fornecedores. ✂️ d) Otimizar processos operacionais industriais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
45Q978562 | Marketing, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025A principal finalidade da pesquisa NPS (Net Promoter Score) é: ✂️ a) Identificar o preço ideal de um produto. ✂️ b) Medir a probabilidade de um cliente recomendar a empresa. ✂️ c) Determinar o custo de aquisição de novos clientes. ✂️ d) Avaliar a lucratividade de cada canal de distribuição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
46Q1032683 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Técnico de Gás Natural, SCGás, IESES, 2025Para que um sistema seja liberado, ele precisa “estar pressurizado" E “não apresentar vazamento”. Assinale a alternativa que representa corretamente a negação lógica dessa condição. ✂️ a) O sistema “não está pressurizado” OU “apresenta vazamento”. ✂️ b) O sistema “está pressurizado” OU “apresenta vazamento”. ✂️ c) O sistema “não está pressurizado” E “apresenta vazamento”. ✂️ d) SE O sistema “não está pressurizado” ENTÃO “apresenta vazamento”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
47Q1045793 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024De acordo com a Portaria nº 1269/2017, escreva V para verdadeiro e F para falso: ( ) A contratação de auxiliar de educação especial deverá levar em consideração o grau de funcionalidade do aluno nas habilidades motoras, ou seja, dificuldade para realizar atividades de alimentação, higiene e locomoção. ( ) A contratação de auxiliar de educação especial deverá ser concedida no prazo de sete dias após a solicitação pela direção da Unidade de Ensino, mediante parecer descritivo e autorizado pelo Setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação. ( ) A contratação de auxiliar de educação especial será autorizada quando o aluno com deficiência ou com transtorno do espectro autista apresentar laudo médico, tendo em vista que todos os alunos com deficiência ou com transtorno do espectro autista necessitam deste profissional. ( ) A contratação de auxiliar de educação especial será autorizada para que se acompanhe um único aluno em casos específicos, avaliados pela equipe multidisciplinar do Setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação. Agora assinale a sequência correta: ✂️ a) V – V – F – F. ✂️ b) F – V – F – F. ✂️ c) V – F – V – F. ✂️ d) V – F – F – V. ✂️ e) F – F – V – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
48Q1045794 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024De acordo com a Portaria nº 1269/2017, Artigo 10º, quando houver a necessidade de contratação de auxiliar de educação especial para atender crianças da Educação Infantil, a contratação somente será feita a partir do: ✂️ a) Grupo I. ✂️ b) Grupo III. ✂️ c) Grupo VI. ✂️ d) Grupo V. ✂️ e) Grupo IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
49Q1045795 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024De acordo com a Lei nº 12.764/2012, é considerada pessoa com transtorno do espectro autista aquela que possui as seguintes características, EXCETO: ✂️ a) Deficiência persistente e clinicamente significativa marcada pela ausência de comunicação verbal. ✂️ b) Interesses restritos e fixos. ✂️ c) Padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns. ✂️ d) Excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados. ✂️ e) Falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
50Q1045796 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) foi criada com vistas a garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social e terá validade por: ✂️ a) 10 anos. ✂️ b) 3 anos. ✂️ c) 7 anos. ✂️ d) 8 anos. ✂️ e) 5 anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
51Q1045797 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024São direitos da pessoa com transtorno do espectro autista, o acesso, EXCETO: ✂️ a) A acompanhante especializada a todos os indivíduos com transtorno do espectro autista incluídos nas classes comuns de ensino regular. ✂️ b) Ao mercado de trabalho. ✂️ c) À previdência social e à assistência social. ✂️ d) À moradia, inclusive à residência protegida. ✂️ e) À educação e ao ensino profissionalizante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
52Q1045798 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024Em consonância com a Lei nº13.146/2015, Artigo 27, a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos: ✂️ a) E habilidades extrafísicas, sensoriais, cognitivas e antirracistas, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. ✂️ b) E habilidades físicas, emocionais, intelectuais e geracionais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. ✂️ c) E habilidades físicas, extrassensoriais, intelectuais e interacionais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. ✂️ d) E habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. ✂️ e) E habilidades físicas, artísticas, teatrais e paranormais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
53Q1045799 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024Foi instituído como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas: ✂️ a) O cordão de fita com desenhos de ramos de alecrim. ✂️ b) O cordão de fita com desenhos de girassóis. ✂️ c) O cordão de fita com desenhos de margaridas. ✂️ d) O cordão de fita com desenhos de quebra-cabeça nas cores do arco-íris. ✂️ e) O cordão de fita com desenhos de quebra-cabeça nas cores azul e branca. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
54Q1045800 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, consideram-se barreiras urbanísticas: ✂️ a) As existentes nos sistemas e meios de transportes. ✂️ b) As existentes nos edifícios públicos e privados. ✂️ c) Atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. ✂️ d) As existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo. ✂️ e) Qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
55Q1045801 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial AEE Itinerante, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, considera-se pessoa com mobilidade reduzida: ✂️ a) Aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação, permanente ou temporária, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso. ✂️ b) Aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação eletiva ou temporária, gerando redução efetiva da mobilidade, descontrole da coordenação motora ou da percepção, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso. ✂️ c) Aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação, paralisia permanente do corpo todo ou dos membros, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade e da coordenação motora ampla, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso. ✂️ d) Aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação temporária ou definitiva afetando diretamente a mobilidade, a flexibilidade e a coordenação motora, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso. ✂️ e) Aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação permanente, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção, incluindo pessoa com qualquer idade, criança de colo ou idoso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
56Q1014584 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Libras, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024Na Língua Brasileira de Sinais, Quadros e Karnopp (2004) classificam os sinais verbais em três categorias principais: verbos simples, verbos com concordância e verbos espaciais. Analise as sentenças a seguir e identifique qual categoria de verbo se aplica a cada uma delas: I. Meu amigo AMA Yasmin. II. Eduardo TRABALHA em uma empresa importante. III. A Clara se PREOCUPA em como pagar a tributação. IV. A empregadora CONVIDOU seus funcionários para comemorar o aniversário dela. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) I - Verbos com concordância, II - Verbos espaciais, III - Verbos espaciais, IV - Verbos simples. ✂️ b) I - Verbos espaciais, II - Verbos simples, III - Verbos com concordância, IV - Verbos simples. ✂️ c) I - Verbos espaciais, II - Verbos simples, III - Verbos simples, IV - Verbos com concordância. ✂️ d) I - Verbos simples, II - Verbos espaciais, III - Verbos espaciais, IV - Verbos com concordância. ✂️ e) I - Verbos simples, II - Verbos simples, III - Verbos simples, IV - Verbos com concordância. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
57Q1014585 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Libras, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024Assinale a alternativa correta. No estudo da fonologia das línguas de sinais, as unidades fonológicas apresentam restrições fonotáticas que regulam sua ocorrência. De acordo com os estudos de Klima e Bellugi (1979), algumas dessas restrições incluem a ocorrência de unidades não marcadas, que são formas mais comuns e menos complexas nas línguas de sinais. Diante disso, marque a alternativa que apresenta corretamente exemplos de unidades não marcadas: ✂️ a) Configurações de mão raras e pouco utilizadas; locações em regiões periféricas do corpo; movimentos longos e repetitivos. ✂️ b) Configuração de mão B, S e 1; locações no espaço neutro e no peito; movimentos para baixo e de contato final (mão tocando em uma locação final). ✂️ c) Configurações de mão O, C e V; locações apenas na cabeça; movimentos de rotação e movimentos circulares complexos. ✂️ d) Configurações de mão G, M e N; locações na região abdominal e nas pernas; movimentos diagonais e rápidos, sem contato final. ✂️ e) Configurações de mão X, Y e R; locações em áreas restritas do corpo; movimentos ascendentes e com contato inicial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
58Q1014586 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Libras, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024De acordo com os estudos de William Stokoe sobre a língua de sinais americana (ASL), foram identificados três parâmetros que constituem os sinais. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esses parâmetros: ✂️ a) Expressão facial, postura corporal e uso de espaço. ✂️ b) Configuração de mão, locação e movimento. ✂️ c) Orientação do corpo, velocidade e tom de voz. ✂️ d) Movimento, intensidade e expressão facial. ✂️ e) Uso de objetos, contato visual e ritmo dos sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
59Q1022532 | Inglês, Preposições Prepositions, Inglês, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024Complete the sentence and choose the correct alternative. John is studying law _____ university. ✂️ a) by ✂️ b) in ✂️ c) about ✂️ d) on ✂️ e) at Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
60Q1022533 | Inglês, Preposições Prepositions, Inglês, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024Complete the sentence and choose the correct alternative. My grandfather died ______ the age of 82. ✂️ a) by ✂️ b) on ✂️ c) in ✂️ d) at ✂️ e) with Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro