Início

Questões de Concursos IESES

Resolva questões de IESES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


881Q36496 | Direito Processual Civil, CPC 1973, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ MS, IESES

De acordo com o Código de Processo Civil, é correto afirmar:

I. Para a validade do processo é indispensável a citação inicial do réu.
II. O comparecimento espontâneo do réu supre a falta de citação.
III. Comparecendo o réu apenas para arguir a nulidade e sendo esta decretada, considerar-se-á feita a citação na data em que ele ou seu advogado for intimado da decisão.
IV. Far-se-á a citação pessoalmente ao réu, ao seu representante legal ou ao procurador legalmente autorizado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

882Q36810 | Direito Civil, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ PB, IESES

Assinale a alternativa correta:

I. A doação feita de ascendentes a descendentes é considerada adiantamento de legítima, e devem ser apresentadas à colação no momento da abertura da sucessão, sob pena de sonegação.
II. A colação pode ser dispensada se o doador determinar no próprio título da liberalidade tal dispensa, não sendo permitido a inclusão posterior da dispensa de colação em testamento.
III. Se houver a renúncia dos direitos hereditários, o renunciante não precisa conferir as doações recebidas em vida para o fim de repor o que exceder a parte disponível.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

883Q832001 | Engenharia de Petróleo, Sistemas de Gás, MSGás Tecnico Contabilidade, IESES, 2021

Sobre a segurança do Gás Natural, conforme a MSGÁS, verifique as assertivas e assinale a correta. I. O benefício da segurança é um dos mais relevantes apresentados pelo Gás Natural. II. As condições gerais do Gás apresentam-no como uma das alternativas mais seguras como combustível. III. As suas características de densidade inferior a 1,0 atm, sendo, portanto, mais pesado que o ar, é de importância decisiva para a segurança na sua operação. IV. Em casos em que ocorram vazamentos do produto ele irá dissipar-se facilmente no ar. V. Na grande maioria, o fornecimento contínuo (sem a necessidade de estoque do produto) traz aos seus usuários segurança nas suas operações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

884Q36409 | Direito Notarial e Registral, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ MA, IESES

Quanto ao registro civil das pessoas jurídicas, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

885Q159613 | Programação, Conceitos básicos de programação, Assistente de Tecnologia da Informação, CRM DF, IESES

A programação de computadores corresponde à escrita, teste e manutenção de programas de computador. Sobre a programação de computadores é CORRETO afirmar:

I. Um algoritmo corresponde a uma sequência ordenada, e sem ambiguidade, de ações que levam à solução de um problema e, quando codificado em uma linguagem de programação, corresponde a um programa de computador.

II. Recursividade é uma técnica de programação eficaz para resolver um problema originalmente complexo, reduzindo-o em pequenas ocorrências do problema principal. Um algoritmo é dito recursivo quando chama a si mesmo ou chama uma sequência de outros algoritmos, e um deles chama novamente o primeiro algoritmo.

III. Um array é uma estrutura de dados heterogênea onde seus elementos individuais são acessados através de índices que indicam sua posição na estrutura.

IV. Procedimentos e funções são sub-algoritmos codificados como parte do desenvolvimento de um algoritmo para a solução de um problema particular.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

886Q21125 | Segurança e Saúde no Trabalho, Agente de Guarda Portuária, APSFS, IESES

Conforme o Quadro I – Dimensionamento Mínimo do Serviço Especializado em Segurança e Saúde do Trabalhador Portuário - SESSTP da NR-29, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

887Q835351 | Português, Morfologia, Prefeitura de Palhoça SC Técnico em Informática, IESES, 2021

Leia o fragmento a seguir apresentado, para responder à questão. 

     No dia seguinte, com efeito, ali pelas sete da manhã, quando o cortiço fervia já na costumada labutação, Jerônimo apresentou-se junto com ___ mulher, para tomarem conta da casinha alugada na véspera.


     A mulher chamava-se Piedade de Jesus; teria trinta anos, boa estatura, carne ampla e rija, cabelos fortes de um castanho fulvo, dentes pouco alvos, mas sólidos e perfeitos, cara cheia, fisionomia aberta; um todo de bonomia toleirona, desabotoando-lhe pelos olhos e pela boca numa simpática expressão de honestidade simples e natural.


     Vieram ambos ___ boleia da andorinha que lhes carregou os trens. Ela trazia uma saia de sarja roxa, cabeção branco de paninho de algodão e na cabeça um lenço vermelho de alcobaça.


     E os dois apearam-se muito atrapalhados com os objetos que não confiaram dos homens da carroça; Jerônimo abraçado a duas formidáveis mangas de vidro, das primitivas, dessas em que se podia ___ vontade enfiar uma perna; e a Piedade atracada com um velho relógio de parede e com uma grande trouxa de santos e palmas bentas. E assim atravessaram o pátio da estalagem, entre os comentários e os olhares curiosos dos antigos moradores, que nunca viam sem uma pontinha de desconfiança os inquilinos novos que surgiam.  


(Aluisio Azevedo. “O cortiço”.)

Considerando as classes gramaticais de vocábulos do texto, leia as assertivas:

I. Em “E os dois apearam-se muito atrapalhados”, o termo sublinhado é classificado como advérbio.

II. Em “Jerônimo abraçado a duas formidáveis mangas de vidro”, o termo sublinhado é classificado como substantivo próprio.

III. Em “dentes pouco alvos, mas sólidos e perfeitos”, o termo sublinhado é classificado como conjunção adversativa.

Pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

888Q36377 | Direito Tributário, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ MA, IESES

Leia com atenção as afirmações e assinale abaixo a única alternativa correta:

I. Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei, e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
II. A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo relevante igualmente, conforme o Código Tributário Nacional, a destinação legal do produto de sua arrecadação.
III. O Empréstimo Compulsório, conforme a Constituição Federal, somente pode ser instituído pela União, sendo que os Estados e os Municípios não podem exercer tal competência.
IV. Com a redação do art.145, III, CF, o critério da valorização deixou de ser importante para caracterizar o aspecto material da hipótese de incidência da Contribuição de Melhoria, sendo esta a orientação majoritária da doutrina e jurisprudência nacionais.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

889Q685378 | Português, Morfologia, Agente de Fiscalização em Posturas, Prefeitura de São José SC, IESES, 2019

Leia as assertivas abaixo:
I. Foram vistas centenas de pessoas esperando nas filas.
II. Não serão permitidas manifestações dentro do recinto.
III. Reconstruíram as casas após a grande enchente de 1980.
IV. Foi feita a entrega das flores para as homenageadas.
Assinale a alternativa que se aplica quanto à voz dos verbos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

890Q31900 | Português, Interpretação de Textos, Assistente de Tecnologia da Informação, CRM DF, IESES

Texto associado.
Transparência e integração de processos são destaques do Conip Judiciário 2010

Brasília será palco do mais importante evento de tecnologia da informação e comunicação focado no Poder Judiciário. Nos dias 01 e 02 de dezembro, o Conip Judiciário 2010 - Congresso de Inovação e Informática na Gestão Pública para o Poder Judiciário reúne os principais decisores de TI dos 92 Tribunais existentes no País para troca de experiências e apresentações de soluções. Em sua 5ª edição, o fórum apresenta uma programação temária variada na qual se destacam as iniciativas relacionadas à maior transparência na gestão pública e ao processo de integração dos processos eletrônicos.
A movimentação do governo, com abertura e acesso às informações sobre as finanças públicas e o acesso aos dados e performance dos tribunais tanto por parlamentares quanto pelo cidadão, por meio de um sítio na web, dentre outros, são alguns dos temas relativos à transparência a serem debatidos. Sobre a integração, o especialista em governo eletrônico, gerente do W3C* e coordenador geral do Conip Judiciário 2010, Vagner Diniz, adianta que o congresso é um espaço único para debater as tendências e desafios do setor, já que há inúmeros sistemas diferenciados e que exigem interoperabilidade. "A apresentação de cases por profissionais envolvidos no poder judiciário é a maneira mais eficaz de se levantar soluções viáveis para os órgãos públicos", afirma.
Com uma demanda crescente, que passa por uma ampla consideração acerca do modo como são realizadas as experiências em certas unidades e sua evolução, a transparência nos órgãos públicos é um dos principais aspectos a serem debatidos no Conip Judiciário. Indo além da polêmica que envolve a abertura de dados, como os salários pagos aos servidores públicos, pretende-se fomentar uma discussão mais ampla e que contemple, desde as experiências locais até os desafios encontrados para a disponibilização dos portais de transparência.
[...]
Por meio de uma proposta já consagrada em edições anteriores, o Congresso dá continuidade a um formato bem sucedido ao oferecer mais oportunidades para a apresentação de casos práticos, isto é, uma versão mais "hands-on" (para "colocar as mãos na massa"), daquilo que será debatido por diferentes especialistas. Tal modelo pode ser exemplificado conforme as apresentações que contemplam a questão da transparência e integração no poder judiciário.
Outro tema de destaque na programação do Conip Judiciário é a possibilidade de integração de processos internos e, por conseqüência, de melhor atendimento ao público através da desmaterialização dos processos, isto é, tornar os tribunais digitais, sem papel. Mais do que isso, a digitalização dos processos representaria uma sofisticação das plataformas que passariam a atender os requisitos de interoperabilidade dos sistemas governamentais.

Disponível em: http://www.segs.com.br/index.php? option=com_content&view =article&id=25276: transparencia-e-integracao-de-processos-sao-destaques-do- conip-judiciario-2010&catid=50:cat-demais&Itemid=331. Acesso em: 01/12/2010. Adaptado.

*W3C (World Wide Web Consortium) – consórcio internacional, responsável pela criação de normas que regem a Web.
Assinale a frase que, mesmo modificada, mantém o sentido original do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

891Q544182 | Física, Óptica, Perito Criminal Geral, Instituto Geral de Perícias SC, IESES

Considerando a lei do inverso do quadrado, em uma situação onde uma fonte de luz ilumina duas pessoas posicionadas a 1 m e 2 m de distância respectivamente. Quanto é a redução da potência da luz na pessoa que está a 2 m?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

892Q834248 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Ciências, IESES, 2021

Hão de chorar por ela os cinamomos,
Murchando as flores ao tombar do dia.
Dos laranjais hão de cair os pomos,
Lembrando-se daquela que os colhia.

As estrelas dirão — “Ai! nada somos,
Pois ela se morreu silente e fria...”
E pondo os olhos nela como pomos,
Hão de chorar a irmã que lhes sorria.

A lua, que lhe foi mãe carinhosa,
Que a viu nascer e amar, há de envolvê-la
Entre lírios e pétalas de rosa.

Os meus sonhos de amor serão defuntos...
E os arcanjos dirão no azul ao vê-la,
Pensando em mim: — "Por que não vieram juntos?"

(Alphonsus de Guimaraens. Hão de chorar por ela os cinamomos.). 
Assinale a alternativa que apresenta o tema principal abordado no poema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

893Q704464 | Direito Administrativo, Conceitos, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ SC, IESES, 2019

A Administração Pública em sentido subjetivo encerra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

894Q36856 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ PB, IESES

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2012 divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD demonstra que o Brasil ficou com IDH de 0,730, 85ª posição – no meio do caminho entre a Bélgica com IDH de 0,897 e a Índia com IDH de 0,554. O objetivo da criação do Índice de Desenvolvimento Humano foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Com relação ao Índice de Desenvolvimento Humano é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

895Q32005 | Medicina, Assistente Administrativo, CRM SC, IESES

É correto afirmar:

I. O Diretor Técnico, principal responsável pelo funcionamento dos Estabelecimentos de Saúde, terá obrigatoriamente sob sua responsabilidade a supervisão e coordenação de todos os serviços técnicos do estabelecimento, que a ele ficam subordinados hierarquicamente.
II. Face as peculiaridades das instituições, é proibido ao médico o exercício simultâneo das funções de Diretor Técnico e de Diretor Clínico.
III. A prestação de assistência médica nas instituições públicas ou privadas é de responsabilidade exclusiva do Diretor Técnico, o qual, no âmbito de suas respectivas atribuições, responderá perante o Conselho Regional de Medicina pelos descumprimentos dos princípios éticos, ou por deixar de assegurar condições técnicas de atendimento, sem prejuízo da apuração penal ou civil.
IV. Em caso de afastamento ou substituição do Diretor Técnico ou do Diretor Clínico, aquele que deixa o cargo tem o dever de imediatamente comunicar tal fato, por escrito, ao Conselho Regional de Medicina.

Analisando as proposições, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

896Q30729 | Direito Administrativo, Agente Administrativo, CRA SC, IESES

A entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, instituída mediante autorização legislativa e registro em órgão próprio para exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam, em sua maioria, à União ou a entidade da Administração indireta caracteriza uma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

897Q7178 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Soldado da Polícia Militar, Policia Militar SC, IESES

O mercado de créditos de carbono começou a funcionar antes mesmo da entrada em vigor do Protocolo de Kyoto, considerado o tratado internacional de maior importância sobre meio ambiente. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Cada tonelada de CO2 não emitida pelos países do Anexo II pode ser “vendida” para as nações industrializadas do Anexo I.

II. O objetivo principal do tratado é reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

III. As empresas que conseguem reduzir a emissão de gases além da meta ficam impossibilitadas de comercializar o excedente, gerando assim um mercado de compra e venda de créditos de carbono entre empresas e setores da economia.

IV. A principal ferramenta de emissão dos créditos é o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que consiste justamente na implementação de projetos que se utilizem de práticas e tecnologias capazes de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

A alternativa que apresenta os itens corretos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

898Q36364 | Direito Constitucional, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ MA, IESES

No que tange ao habeas data, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

899Q36370 | Direito Constitucional, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ MA, IESES

Conforme a Constituição Federal compete à União explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão, entre outros, os serviços relacionados abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

900Q45331 | Informática, Auxiliar Pericial, IGP SC, IESES

No Microsoft Excel uma fórmula deve sempre ser iniciada pelo caractere:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.