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Questões de Concursos IF ES

Resolva questões de IF ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q955012 | Engenharia de Software, Gerência de Configuração, Técnico de Tecnologia da Informação, IFES, IF ES, 2025

No contexto dos Princípios Fundamentais na Engenharia de Software em um ambiente de TI, qual alternativa está alinhada ao princípio fundamental "Gerencie Mudanças"?
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122Q911803 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Administração, IFES, IF ES, 2024

O Controle da Qualidade Total (TQC) é uma filosofia de gestão que envolve um compromisso coletivo com a excelência, integrando práticas de qualidade em todas as operações e processos. Qual das seguintes afirmações melhor descreve o TQC?
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123Q911805 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Administração, IFES, IF ES, 2024

Os modelos de controle de qualidade são fundamentais para a produção de bens e serviços. A escolha do modelo adequado depende das necessidades específicas e dos objetivos de melhoria da organização. Abaixo estão listados cinco modelos de gestão de qualidade e cinco características ou enfoques específicos de cada modelo. Relacione cada modelo com sua característica correspondente:

Modelo de controle de qualidade:
I. Controle Estatístico de Processo (CEP)
II. Six Sigma
III. Lean Manufacturing
IV. ISO 9001
V. Total Quality Management (TQM)

Características:
( ) Foco na eliminação de desperdícios e na melhoria contínua, utilizando ferramentas como 5S, Kaizen e Just-In-Time (JIT).
( ) Implementação de um sistema de gestão da qualidade conforme um padrão internacional, enfatizando processos documentados e melhorias contínuas.
( ) Utilização de uma abordagem estruturada baseada em dados para reduzir defeitos e variabilidade nos processos, conhecida como DMAIC - Define (Definir), Measure (Medir), Analise (Analisar), Improve (Melhorar) e Control (Controlar).
( ) Aplicação de ferramentas estatísticas para monitorar e controlar variações em processos de produção em tempo real.
( ) Envolvimento de todos os funcionários na busca pela melhoria contínua em todos os aspectos da organização.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo:
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124Q902134 | Banco de Dados, Computação, IFES, IF ES, 2024

A importância de padrões de projeto na criação de sistemas complexos foi há muito tempo reconhecida em outras disciplinas da engenharia. E, especificamente, as arquiteturas orientadas a objetos estão cheias de padrões. Abaixo há uma relação de alguns padrões de projeto comumente utilizado, ou seja, é difícil encontrar um sistema orientado a objeto que não use pelo menos dois desses padrões, e grandes sistemas usam quase todos eles.

1. Abstract Factory
2. Builder
3. Strategy
4. Facade
5. Observer

Analise as características dos padrões relacionadas abaixo, assinalando a alternativa que corresponde aos padrões associados de acordo com sua característica de cima para baixo:
( ) Este padrão fornece uma interface para criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes sem especificar suas classes concretas.

( ) Este padrão separa a construção de um objeto complexo da sua representação, permitindo que o mesmo processo de construção crie diferentes representações.
( ) Este padrão permite que uma família de algoritmos seja definida e encapsulada em classes separadas, permitindo que os algoritmos possam ser trocados de forma intercambiável.
( ) Este padrão oferece uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema. Ele define uma interface de nível mais alto que torna o subsistema mais fácil de usar.
( ) Este padrão define uma dependência um-para-muitos entre objetos, na qual, quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes são notificados e atualizados automaticamente.
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125Q901894 | Biologia, Relações ecológicas, Biologia, IFES, IF ES, 2024

Os cupins consomem madeira e para auxiliar na digestão esses insetos possuem em seu sistema digestivo espécies de protozoários que são capazes de consumir a lignina e celulose, disponibilizando nutrientes para o cupim. A relação estabelecida entre os cupins e os protozoários é uma relação de:
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126Q903193 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

Avalie as seguintes afirmações sobre a evolução da web e sua aplicação no contexto educacional:

I. Na Web 1.0, é possível disponibilizar material didático estático, onde os alunos acessam conteúdos de forma passiva e unidirecional.
II. A Web 2.0 permite uma maior colaboração e interação, facilitando a criação de comunidades de aprendizagem nas quais estudantes e educadores podem compartilhar e cocriar conteúdos educacionais através de wikis, blogs e redes sociais integradas.
III. A Web 3.0 está em transição na atualidade, integrando tecnologias semânticas e de inteligência artificial, proporcionando experiências de aprendizagem personalizadas, em que os AVAs serão utilizados exclusivamente para criar simulações e experiências virtuais de aprendizagem no metaverso.

Está(ão)CORRETA(S):
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127Q919110 | Contabilidade de Custos, Custeio por Absorção ou Integral, Técnico em Contabilidade, IFES, IF ES, 2025

Uma empresa industrial, que atua na produção e comercialização de cadeiras (produto/modelo único), iniciou o exercício social sem saldo em suas contas de estoques. Ao término do referido exercício social, haviam sido produzidas 10.000 cadeiras (não restaram produtos em fase de elaboração), das quais 80% foram comercializadas por R$ 200 cada. Os custos e despesas do referido período foram os seguintes: custos variáveis (R$ 65 por unidade); despesas fixas (R$ 200.000); despesas variáveis (R$ 10 por unidade); custos fixos (R$ 250.000); e tributos sobre vendas (25% sobre a receita bruta de vendas).
Assinale a alternativa que apresenta, RESPECTIVAMENTE, a margem de segurança em unidades (custeio variável) e o resultado bruto em valores totais (custeio por absorção):
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128Q901750 | Meio Ambiente, Ambiental, IFES, IF ES, 2024

Leia o texto:

O Nordeste tem a menor quantidade de recursos hídricos do Brasil, em contrapartida tem uma alta densidade demográfica, o que dificulta o abastecimento de água. 40% da população rural da região Nordeste sofre com a falta de água (ACTIONAID, 2021) e, muitas vezes, a única fonte de água doce é a água subterrânea, apesar de 70% dos poços da região semiárida do Brasil ter águas salobras ou salinas.
Fonte: https://www.aguasustentavel.org.br/conteudo/blog/160-agua-na-regiao-nordeste


A Resolução CONAMA 357/2005 classifica águas salinas e salobras, respectivamente, como sendo aquelas que possuem
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129Q901770 | Meio Ambiente, Avaliação de Impactos Ambientais, Ambiental, IFES, IF ES, 2024

As metodologias de Avaliação de Impactos Ambientais representam uma abordagem sistemática de identificar, quantificar e mitigar os impactos potenciais de implantação e operação de atividades ou empreendimentos econômicos no meio ambiente. Dentre as metodologias, as Matrizes de Interações são amplamente utilizadas, com destaque para a Matriz de Leopold (Leopold, 1971), a mais abrangente, aplicável a quase todos os tipos de projetos para avaliação dos impactos associados. Acerca da Matriz de Leopold, é CORRETO afirmar:
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130Q902554 | Filosofia, Teorias do Sujeito na Filosofia Moderna, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

“Todavia, logo depois, percebi que, enquanto, desse modo eu queria pensar que tudo fosse falso, era preciso necessariamente que eu, que pensava isso, fosse alguma coisa. E, notando que esta verdade: eu penso, logo existo, era tão firme e tão segura que todas as mais extravagantes suposições dos céticos não eram capazes de abalá-la, julguei que podia aceitála sem escrúpulo como o princípio da filosofia que eu procurava”
Fonte: Descartes. Discurso sobre o método. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Do Humanismo a Descartes. Volume 3. São Paulo: Paulus, 2023.

Descartes, considerado por muitos como o fundador da filosofia moderna, é tema recorrente nas aulas de Filosofia do Ensino Médio. Para nós, professores de Filosofia, é praticamente impossível deixar os alunos sem conhecer elementos fundamentais da obra do pensador francês. Assinale a alternativa que NÃO apresenta incorreções sobre a Filosofia Cartesiana:
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131Q902565 | Filosofia, Filosofia e Conhecimento, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

Identifique os termos que completam CORRETA e respectivamente as lacunas do trecho a seguir:



“O conceito é o começo da filosofia, mas o ______ é a sua instauração. (…) é um plano de ___________ que constitui o solo absoluto da filosofia (…) sobre os quais ela cria seus ______.”


Fonte: Deleuze; Guattari, 2010, p. 58.

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132Q902618 | Geografia, Geografia, IFES, IF ES, 2024

Na obra “Multiversos: ciências humanas - globalização, tempo e espaço: ensino médio” quando abordados os temas Globalização, Território e Economia, os autores trazem um estudo sobre a origem de termos, as consequências do processo de globalização da economia e do desenvolvimento socioeconômico. Sobre esses temas, é CORRETO afirmar que:
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133Q902133 | Sistemas Operacionais, Computação, IFES, IF ES, 2024

secat ifes | grep Ensino | cut -d : -f4 > decomm -12 se de"> Os comandos a seguir foram testados em um sistema Linux Ubuntu, mas são aplicáveis a qualquer distribuição Linux moderna. Considere um arquivo chamado 'ifes' com o seguinte conteúdo:

Vitoria:Ramal Geral:1111:0000
Vitoria:Diretor:Geral:1111-2222
Vitoria:Diretor:Ensino:1111-3333
Vitoria:Diretor:Pesquisa:1111-4444
Serra:Ramal Geral:2222:0000
Serra:Diretor:Geral:2222-1111
Serra:Diretor:Ensino:2222-3333
Serra:Diretor:Pesquisa:2222-4444
Cachoeiro:Ramal Geral:3333:0000
Cachoeiro:Diretor:Geral:3333-1111
Cachoeiro:Diretor:Ensino:3333-3333
Cachoeiro:Diretor:Pesquisa:3333-4444
Colatina: Ramal Geral: 4444:0000
Colatina:Diretor:Geral:4444-1111
Colatina:Diretor:Ensino:4444-3333
Colatina:Diretor:Pesquisa:4444-4444

Após a execução dos comandos abaixo, qual das alternativas corresponde à saída exibida no terminal?

cat ifes | grep Serra | cut -d : -f4 > se cat ifes | grep Ensino | cut -d : -f4 > de comm -12 se de
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134Q902138 | Redes de Computadores, HTTP Hypertext Transfer Protocol, Computação, IFES, IF ES, 2024

Qual é o identificador (nome) do método da interface HttpServletResponse (javax.servlet.http) que pode ser utilizado para redirecionar uma resposta HTTP para outro recurso (servlet, jsp, html, entre outros)?
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135Q902145 | Programação, Computação, IFES, IF ES, 2024

Acerca da Teoria da Computação, observe as afirmações abaixo e assinale a opção que apresenta as afirmações VERDADEIRAS.



I. Uma linguagem é chamada de uma linguagem regular se nenhum autômato finito a reconhece.


II. Uma linguagem é regular se e somente se alguma expressão regular a descreve.


III. Qualquer linguagem que pode ser gerada por alguma gramática livre-do-contexto é chamada uma linguagem livre-do-contexto (LLC).

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136Q902734 | História, PréHistória Brasileira Legado de povos nativos, História, IFES, IF ES, 2024

“Indígenas, negros e mulheres estão entre os atores históricos menos reconhecidos. Não que não tenham sido importantes, não que não tenham influenciado sua própria geração e as seguintes: simplesmente não foram por muito tempo objeto da atenção dos pesquisadores”
Texto extraído de: JALES, Luanna. Visibilidade histórica para mulheres, negros e indígenas. In: PINSKY, Jaime;
PINSKY, Carla Bassanezi.Novos combates pela história: desafios-ensino. São Paulo: Contexto, 2021, p. 201.

O parágrafo acima do capítulo escrito pela historiadora Luanna Jales traduz seu diagnóstico quanto à forma como os grupos minoritários foram vistos por longo período por historiadores. Sobre essa questão, conforme o olhar da autora, julgue as afirmativas abaixo:

I. Os grupos minoritários (ou sub-representados) têm em comum o fato de, por longos períodos, não terem sido vistos como cidadãos ou terem sido considerados apenas cidadãos de segunda classe. Trata-se, hoje, de pessoas que raramente ocupam um número significativo de posições políticas, profissões consideradas de elite e protagonismo em peças publicitárias e produções midiáticas.
II. A visão de que apenas pessoas vitoriosas, de grandeza, de importância e de genialidade incomparável merecem ser estudadas na escola dificulta a percepção de que todos, independentemente de posição social e capacidade de liderança, podem ser agentes históricos e influenciar de alguma forma o meio em que vivem.
III. Estudar as minorias nas escolas deve ocorrer não apenas por uma questão de representatividade, mas porque elas são historicamente importantes. Por isso, é primordial identificar a força de atuação dos grupos minoritários dentro da história do país e mostrar que as minorias são mais do que ícones eleitos por essa ou aquela militância.
IV. É importante estudar as minorias de modo a reforçar o conhecimento das habilidades extraordinárias de personagens que emergiram de camadas sociais consideradas inferiores, possibilitando ao aluno compreender que personagens protagonistas emergem não apenas das camadas sociais mais abastadas.

Estão CORRETAS:
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137Q954959 | Algoritmos e Estrutura de Dados, Algoritmos de Ordenação, Técnico de Laboratório / Área Informática, IFES, IF ES, 2025

Considere o algoritmo de ordenação para um vetor de inteiros em linguagem Javascript descrito a seguir:

sort = (array) => { if (array.length <= 1) { return array; } const pivot = array[array.length - 1]; const left = []; const right = []; for (let i = 0; i < array.length - 1; i++) { if (array[i] < pivot) { left.push(array[i]); } else {
right.push(array[i]); } } return [...sort(left), pivot, ...sort(right)];
}

Considerando n como o tamanho do vetor, assinale a alternativa CORRETA que corresponde à complexidade média de tempo do algoritmo na notação Big-O:
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138Q902735 | História, Fundamentos da História Tempo, História, IFES, IF ES, 2024

Pedro Paulo Funari, em capítulo escrito sobre anacronismos e apropriações, demonstra como a história pode ser alvo de grupos interessados em manipular informações e relatos em favor de ideias machistas, racistas e até xenófobas. Abaixo trazemos algumas de suas possíveis assertivas. Considerando-as, identifique-as como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F):

Texto de apoio: FUNARI, Pedro Paulo. Anacronismos e apropriações. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. Novos combates pela história: desafios-ensino. São Paulo: Contexto, 2021.

( ) Alguns estudiosos utilizam-se do termo recepção para retratar a tomada de contato direta de algo antigo, por meio de simples reprodução (a exemplo de textos gregos antigos, que foram estudados e apreciados).
( ) O termo recepção acabaria sendo questionado e, em seu lugar, passou-se a preferir o termo apropriação, ou seja, tornar algo próprio, tomar algo para si mesmo. No caso da História, tornar próprio no presente algo do passado.
( ) O conceito de apropriação tem ganhado força frente ao de recepção por enfatizar que o “tornar próprio” parte sempre do presente e de quem se apropria de algo. A ênfase aqui sai do elemento do passado apropriado para o momento da apropriação.
( ) A História aprendida na escola se apropria do passado, fazendo uma releitura, tendo como objetivo os interesses dos Estados nacionais, o que impede que as reivindicações de movimentos sociais, trabalhadores e grupos étnicos sejam atendidas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
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139Q901755 | Meio Ambiente, Ambiental, IFES, IF ES, 2024

Podemos considerar que a atmosfera se torna poluída quando é alterada pela adição de partículas sólidas ou líquidas, de compostos gasosos e de formas de energia que não estão presentes normalmente na atmosfera. É um equipamento de controle para material particulado em suspensão:
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140Q901757 | Meio Ambiente, Ambiental, IFES, IF ES, 2024

A mitigação dos impactos negativos de atividades humanas em bacias hidrográficas pode ser incentivada a partir de um mecanismo baseado na compensação de ações de conservação, que torna a gestão de bacias hidrográficas mais eficiente em relação ao princípio poluidor pagador, estabelecido pela Política Nacional de Meio Ambiente. O texto trata do
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