Início

Questões de Concursos IF ES

Resolva questões de IF ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q561201 | Informática, Memória, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

Em computação, memória é um termo que designa todo dispositivo que armazena temporária ou permanentemente os dados. Sobre os diversos tipos de memória, marque a afirmativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q321489 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

“A Sociologia das Ausências é um procedimento transgressivo, uma sociologia insurgente para tentar mostrar que o que não existe é produzido ativamente como não-existente, como uma alternativa não-crível, como uma alternativa descartável, invisível à realidade hegemônica do mundo” (SANTOS, 2007, p.28-29).

Na sociologia ocidental, as ausências seriam produzidas por meio de cinco modos ou “monoculturas”: a monocultura do saber e do rigor; a do tempo linear; a da naturalização das diferenças; a da escala dominante; e, finalmente, aquela do produtivismo capitalista. Nesse quadro, tudo que não é produtivo no contexto capitalista é considerado “improdutivo”, produzindo ausências que deixam de lado, como não-existentes, diversas formas de experiências sociais.

Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA em relação aos modos de produção de ausências.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q553167 | Informática, Word, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

No Microsoft Word, é possível imprimir apenas uma parte do texto. Marque a opção INCORRETA sobre a impressão parcial de um documento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q321087 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

A elaboração de um currículo integrado baseado no trabalho como princípio educativo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q562250 | Informática, PowerPoint, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

Sobre a ferramenta Microsoft PowerPoint 2007, marque a afirmativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q320502 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

Com base na teoria pós-colonialista do currículo, NÃO é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q435121 | Direito Constitucional, Ciência e Tecnologia, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

Em relação ao tópico Ciência e Tecnologia, previsto na Constituição Federal, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q332175 | Matemática, Cálculo Aritmético, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

Em um aniversário há 80 crianças, das quais 40% são meninas. A média aritmética das idades apenas entre as crianças do sexo feminino é de 10 anos e a média aritmética das idades apenas entre as crianças do sexo masculino é de 14 anos. A média aritmética geral das idades de todas as crianças presentes no aniversário é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q428012 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais e Objetivos, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

Quanto à organização político-administrativa da República Federativa do Brasil, é CORRETO afirmar que, o único ente que detém a soberania é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q334488 | Matemática, Cálculo Aritmético, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

O achocolatado Bom Sabor era comercializado com conteúdo de 1 kg e vendido por R$ 5,00. A partir do mês de maio de 2015, a empresa que o produz optou por comercializá-lo com nova embalagem, contendo 800 gramas e vendido ao mesmo preço de R$ 5,00. O aumento percentual no preço de cada achocolatado foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q440262 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

A casa, segundo a Constituição Federal, é considerada o asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, EXCETO nos seguintes casos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q902547 | Filosofia, Sócrates e a Maiêutica, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

“Aquela que, provavelmente, é uma sabedoria humana. Com efeito, desta provém o fato de que talvez eu seja mesmo sábio. Ao contrário, aqueles de que há pouco eu falava, ou serão sábios de uma sabedoria superior em relação à humana, ou eu não sei o que dizer. Eu, certamente, não conheço essa sabedoria. E quem diz, ao invés, que eu a conheço, mente; e diz isso para caluniar-me.”
Fonte: Platão, Apologia de Socrátes. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Filosofia Pagã Antiga. Volume 1. São Paulo: Paulus, 2023.

Sobre a Filosofia de Sócrates, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q558032 | Informática, Virus, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

Malware são programas maliciosos especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador. Sobre esses códigos maliciosos, marque a afirmativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q901890 | Biologia, Herança ligada ao sexo, Biologia, IFES, IF ES, 2024

Nas células, o ácido desoxirribonucleico (DNA) apresenta uma importante função, o armazenamento da informação genética, codificada na forma de nucleotídeos organizados em uma sequência específica. Por ser único para cada indivíduo, com exceção de clones ou gêmeos univitelinos, ele pode ser utilizado em técnicas de perícia criminal, na elucidação de crimes ou em testes de paternidade. Além do núcleo celular, o DNA pode ser extraído de organelas da célula.
Indique, nas alternativas a seguir, aquela que cita CORRETAMENTE as organelas que podem ser utilizadas para extração de DNA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q443231 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

São direito sociais elencados na Constituição Federal, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q919097 | Matemática, Progressão Geométrica, Técnico em Contabilidade, IFES, IF ES, 2025

No dia 28 de fevereiro, o número de reclamações recebidas pelo Serviço de Atendimento ao Cliente de uma empresa atingiu o patamar máximo previsto no planejamento estratégico da empresa para esse mês. Jarbas, um funcionário dedicado da empresa, notou que, durante o mês de fevereiro, o número de reclamações dobrava a cada dia. Se Jarbas estiver certo, em qual dia de fevereiro o número de reclamações atingiu metade do patamar máximo previsto no planejamento estratégico da empresa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q901915 | Biologia, Biomas brasileiros, Biologia, IFES, IF ES, 2024

Este bioma é encontrado em grande parte da América Central, na Bacia Amazônica, no Congo, no sul da África Ocidental, no lado leste de Madagascar, no Sudeste Asiático e na costa nordeste da Austrália. Entretanto, em muitos desses locais, grande parte da floresta foi destruída para a obtenção de madeira e para abrir espaço para a agricultura. Nesse bioma, a diversidade das espécies é maior do que em qualquer outro local na Terra.


Adaptado de: Economia da Natureza, RICKLEFS, Robert E.; RELYEA, RICK. A. Guanabara Koogan, 8ª Edição.



Assinale a alternativa que apresenta o nome desse bioma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q901910 | Biologia, Introdução aos estudos das Plantas, Biologia, IFES, IF ES, 2024

Entre os vegetais, muitas espécies contêm substâncias que podem ser utilizadas no tratamento de doenças. Essas substâncias podem estar presentes nas diferentes partes da planta, como folhas, caules e raízes. Em alguns casos, a utilização da planta implica na retirada de parte da casca, processo que pode comprometer a sobrevivência do vegetal, em especial quando é retirado um anel completo em torno da circunferência do caule, pois afeta a circulação de seiva nos tecidos condutores.

Nas opções abaixo, indique a alternativa INCORRETA sobre a absorção de nutrientes e a circulação de seiva na planta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q901776 | Meio Ambiente, Resíduos Líquidos, Ambiental, IFES, IF ES, 2024

O lançamento de esgotos domésticos não tratados ou de matéria orgânica no corpo d’água representa um problema de poluição ambiental, o qual leva ao crescimento de bactérias e oxidação da matéria orgânica em ritmo que depende da carga lançada no corpo hídrico. Sabese que os corpos hídricos possuem uma capacidade de assimilação e de recuperação da sua qualidade. Esse processo é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.