Início

Questões de Concursos IF ES

Resolva questões de IF ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q903207 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

Modular Object Oriented Distance Learning (Moodle) é um software livre utilizado para gerenciamento de cursos em um ambiente virtual. Também é conhecido como Learning Management System (LMS) ou Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Considerando o uso da ferramenta Moodle 3.9, avalie as seguintes afirmações sobre a reutilização de uma sala virtual:

I. O Moodle 3.9 permite que um professor reutilize sua própria sala virtual para uma nova turma, utilizando a opção de importação no bloco de gerenciamento de curso, considerando que a sala original e a nova estejam na mesma versão do Moodle.
II. O Moodle 3.9 permite que um professor reutilize uma sala criada por outro professor, desde que ambas as salas estejam na mesma versão do Moodle. Para isso, basta utilizar a opção de importação no bloco de gerenciamento do curso.
III. O Moodle 3.9 permite que um professor reutilize sua própria sala virtual, mesmo se a sala foi criada em uma versão diferente do Moodle (por exemplo, Moodle 3.1). Para isso, o professor deve fazer um backup da sala na versão antiga, realizar o download do arquivo e, em seguida, usar a opção restaurar do bloco de gerenciamento do curso e fazer o upload do arquivo de backup.

Está(ão) CORRETA(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q902706 | Marketing, Gestão, IFES, IF ES, 2024

A gamificação é “um método poderoso de aumentar o engajamento dos consumidores” (KOTLER et al, 2017). Nesse contexto, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q902551 | Filosofia, Provas da Existência Divina Ontologia, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

“Tomemos um exemplo. Alguém diz que em alguma parte do oceano há uma ilha que, por causa da finalidade, ou melhor, da impossibilidade de encontrar aquilo que não existe, alguns chamam ‘Perdida’. Eles fabulam que, muito mais do que se diz das ilhas afortunadas, esta ilha é opulenta pela sua inestimável abundância de todo tipo de riqueza e de toda delícia; e eu, sem possuidor ou habitante qualquer, seja superior pela superabundância de bens a todas as outras terras habitadas em todo lugar pelos homens. Que alguém me diga tudo isso, e eu compreenderei facilmente este dizer, no qual não há nenhuma dificuldade”
Fonte: Anselmo. Proslogion. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Patrística e Escolástica. Volume 2. São Paulo: Paulus, 2023.

A Ilha Perdida é uma metáfora que antepôs o Liber pro Insipiente de Gaunilon (e retomado por Tomás) e o Liber Apologeticus de Anselmo (e retomado por Descartes). Sobre a prova a priori da existência de Deus, como defendida por Anselmo no argumento ontológico, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q902558 | Filosofia, A Política, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

“O operário torna-se tanto mais pobre quanto mais produz riqueza, quanto mais sua produção cresce em potência e extensão. O operário torna-se uma mercadoria tanto mais barata quanto mais cria mercadorias. Com a valoração do mundo das coisas cresce em relação direta a desvalorização do mundo dos homens. O trabalho não produz apenas mercadorias; ele produz a si próprio e ao trabalhador como uma mercadoria, precisamente na proporção em que produz mercadorias em geral” (Marx. Obras filosóficas da juventude. In: Reali, G. & Antiseri,D. História da Filosofia – Do Romantismo ao Empiriocriticismo. Volume 5. São Paulo: Paulus,
2023).


Sobre a Filosofia do Materialismo Histórico e Dialético, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q902854 | Veterinária, Medicina Veterinária, IFES, IF ES, 2024

A placenta se forma pela justaposição do endométrio com as membranas fetais permitindo trocas fisiológicas entre mãe e feto. Nas espécies domésticas, a estrutura da superfície corioalantóide e suas interações com o endométrio permitem caracterizar a placenta como sendo: zonária, difusa, cotiledonária, difusa microcotiledonária e discoidal. Relacione o tipo de placenta com a espécie correspondente:

I. Zonária
II. Difusa
III. Cotiledonária
IV. Difusa Microcotiledonária
V. Discoidal

( ) Equinos
( ) Caprinos
( ) Felinos
( ) Roedores
( ) Suínos

A sequência CORRETA, de cima para baixo, está indicada em:


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q902626 | Geografia, Solo, Geografia, IFES, IF ES, 2024

Para a Geografia, em particular a Pedologia, o solo corresponde à parte natural e integrada à paisagem que dá suporte às plantas que nele se desenvolvem. Sobre esse tema, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q1065993 | Administração Pública, Eficiência, Técnico de Laboratório Área Administração, IF ES, IF ES, 2023

César, servidor público que atua na área de Administração, sabe que os objetivos desempenham uma função importante no processo de planejamento, proporcionando um senso de direção. Numa reunião de planejamento, César afirmou que um objetivo deve transmitir com clareza e objetividade qual é o resultado esperado, qual o nível de desempenho desejado e o alvo a ser atingido. Neste caso, a qual característica do objetivo César estava se referindo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q901897 | Biologia, Sistema Esquelético e Muscular Humano, Biologia, IFES, IF ES, 2024

A contração muscular, que ocorre nas células do tecido muscular, promove um aumento de tensão na fibra muscular e, com isso, os movimentos, como os movimentos peristálticos, importantes para o funcionamento do tubo digestivo. A contração muscular ocorre através da interação de dois tipos de proteínas.
Indique a alternativa que cita CORRETAMENTE as proteínas que atuam na contração muscular:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q903198 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

Cada sentença a seguir apresenta características de algumas tecnologias aplicadas ao ensino. Marque a alternativa que associa CORRETAMENTE o nome das tecnologias às lacunas (1), (2), (3) e (4):

No contexto da educação, a ____________ (1) cria um ambiente imersivo digital onde os alunos podem interagir, proporcionando um ambiente rico em detalhes, que pode ser explorado de maneira dinâmica.
A ____________ (2) adiciona camadas de informações digitais sobrepostas ao ambiente, permitindo que os alunos interajam com objetos reais, enquanto recebem informações adicionais, como modelos 3D ou dados contextuais.
A ____________ (3) utiliza algoritmos avançados para personalizar o aprendizado e adaptar o conteúdo, de acordo com o desempenho e perfil de cada aluno.
A _____________ (4) é especialmente útil para atividades externas, como excursões, nas quais informações virtuais podem ser integradas, fornecendo um suporte visual e informativo, enriquecendo as aulas práticas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q954930 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Técnico de Laboratório / Área Gastronomia, IFES, IF ES, 2025

Fundos culinários são preparações aromáticas e concentradas de sabores específicos, obtidas a partir da fervura de água com ingredientes como: ossos bovinos, de peixe ou aves, hortaliças, temperos e ervas. Para a obtenção de um bom produto, alguns cuidados devem ser levados em consideração. Qual item expressa CORRETAMENTE exemplos desses cuidados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q919098 | Informática, Procedimento de Segurança e Back up, Técnico em Contabilidade, IFES, IF ES, 2025

Em um ambiente corporativo, a prevenção contra códigos maliciosos é essencial para manter a integridade dos sistemas e dados. Qual das seguintes medidas NÃO é recomendada para minimizar os riscos de infecção por malware?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q902739 | História, História, IFES, IF ES, 2024

“A Unesco [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura] foi idealizada durante as reuniões da Conferência de Ministros Aliados da Educação (CMAE), ocorridas entre 1942 e 1945, e foi oficialmente criada na cidade de Londres, em uma conferência das Nações Unidas, em 16 de novembro de 1945, tendo sua Constituição fundadora assinada pelos representantes de 3 países.”
Texto extraído de: PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. História da educação: de Confúcio a Paulo Freire. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2021, p.251.

Sobre a relação da Unesco com o Brasil, conforme Piletti e Piletti, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
( ) O Brasil é membro da Unesco desde 1946, tendo sido um dos primeiros vinte países a ratificar sua constituição. Desde 1964, pleiteia uma representação oficial da organização em seu território, uma unidade administrativa descentralizada, para elaborar estratégias, programas e atividades em maior sintonia com as diversidades nacionais.

( ) No Brasil, a Unesco utiliza-se de recursos tais como publicações, instrumentos normativos, avaliações, pesquisas e estatísticas para realizar diversas ações através de projetos e programas tais como Criança Esperança, Brasil Alfabetizado, programa Nacional de Educação Ambiental, gestão de Transformações Sociais, entre outros.
( ) Entre 1964 e 1985, a Unesco afastou-se dos governos brasileiros, pois condenou os abusos cometido durante o Regime Militar contra os direitos humanos. Após a redemocratização do Brasil, houve a retomada da cooperação entre ambos, com a celebração do Acordo Básico de Assistência Técnica, via aperfeiçoamento de pessoal técnico do Ministério da Educação.
( ) As elaboração do Plano Decenal Brasileiro, coordenado pela Secretaria de Ensino Fundamental do MEC, contou com o apoio direto da Unesco. O texto final, que seguiu as orientações do chamado “Compromisso Nacional de Educação para Todos”, assinado pelo MEC e pela Unesco, foi apresentado e aprovado em Nova Delhi, Índia, em 1993.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q902744 | História, República Oligárquica, História, IFES, IF ES, 2024

“[...] os depoimentos de Luzias e Saquaremas [...] nos mostram [...] a distinção que ambos estabeleciam entre os movimentos levados a efeito pela ‘flor da sociedade brasileira’ [...] e os demais, da ‘escória da população [...].”
Texto extraído de: MATTOS, Ilmar Rohloff. O tempo Saquarema. São Paulo: Hucitec, 2004, p. 124.

Sobre as relações e os conflitos sócio-políticos no Império brasileiro, tendo como perspectiva a análise de Ilmar Mattos, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q954463 | Contabilidade Pública, Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnico em Contabilidade, IFES, IF ES, 2025

De acordo com a NBC TSP 05 – “Contratos de Concessão de Serviços Públicos: Concedente”, a entidade concedente deve reconhecer um ativo fornecido pela concessionária e/ou uma melhoria em seus ativos preexistentes como ativo da concessão de serviços na seguinte situação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q954467 | Contabilidade Pública, Balanço Orçamentário, Técnico em Contabilidade, IFES, IF ES, 2025

Em se tratando de Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, indique o demonstrativo composto por: Quadro Principal; Quadro da Execução dos Restos a Pagar Não Processados; e Quadro da Execução dos Restos a Pagar Processados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q901766 | Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Ambiental, IFES, IF ES, 2024

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA), se bem aplicado, deve contribuir para uma atuação da empresa ou organização alinhada à legislação ambiental, e com o compromisso de implementar melhorias que superem as exigências das regulamentações ambientais vigentes. Considerando um ambiente organizacional, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q901771 | Meio Ambiente, Ambiental, IFES, IF ES, 2024

A vulnerabilidade ambiental é muito preocupante nas últimas décadas, e parece continuar sendo nos dias futuros se a humanidade não reduzir o consumo e a demanda por recursos naturais. Nesse contexto, qualquer análise deve fundamentar-se na avaliação das taxas de extração e de regeneração dos recursos naturais. Para reverter a vulnerabilidade ambiental, é CORRETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q902552 | Filosofia, Provas da Existência Divina Ontologia, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

“Portanto, diga que esta proposição ‘Deus existe’ em si mesma é por si evidente, porque o predicado se identifica com o sujeito; Deus, com efeito, como veremos a seguir, é seu próprio ser: porém, como ignoramos a essência de Deus, para nós não é evidente, mas necessita ser demonstrada por meio das coisas que nos são mais conhecidas, apesar de que por si sejam menos evidentes, isto é, por meio de efeitos”.
Fonte: São Tomás. A Suma Teológica, volume I. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Patrística e Escolástica. Volume 2. São Paulo: Paulus, 2023.

Tomás de Aquino apresenta cinco vias a posteriori para demonstrar a existência de Deus. O tomismo, por “repousar” no aristotelismo, parte dos entes do mundo para remontar o Princípio que é Deus. Sobre as Cinco Vias de Tomás de Aquino, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q902557 | Filosofia, A Consciência e os Limites do Conhecimento, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

“A fenomenologia do espírito se conclui justamente com o ser como absolutamente mediado. No curso da fenomenologia, o espírito prepara para si próprio o elemento do saber. Neste elemento, os momentos do espírito se desdobram na forma da simplicidade, a qual sabe o próprio objeto como si própria. Aqui os momentos não caem mais um fora do outro na oposição entre ser e saber, mas permanecem juntos na simplicidade do saber, são o verdadeiro na forma do verdadeiro, e sua diversidade é apenas diversidade do conteúdo. Seu movimento, que no elemento do verdadeiro em forma de verdadeiro se estrutura em todo orgânico, constitui a lógica ou filosofia especulativa”
Fonte: Hegel. Fenomenologia do Espírito. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Do Romantismo ao Empiriocriticismo. Volume 5. São Paulo: Paulus, 2023.

A “Ciência do aparecer do espírito” ou a Fenomenologia em Hegel representa um processo de elevação até o saber absoluto e em meio à dialética. Sobre a Filosofia hegeliana, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q902563 | Filosofia, Aspectos da Filosofia Contemporânea, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

“A descoberta da resistência é o primeiro passo para sua superação. Desenvolve-se, assim, no quadro do trabalho analítico, uma arte da interpretação, cujo frutuoso emprego, para ter sucesso, requer tato e experiência, mas que não é difícil de ser aprendida. O método da livre associação, além do fato de ser menos cansativo, apresenta vantagens muito grandes em relação ao precedentemente usado”.


Fonte: Freud. Minha vida e a psicanálise. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – De Freud à atualidade. Volume 7. São Paulo: Paulus, 2023.



São muitas as correntes filosóficas contemporâneas que têm recorrido a uma aproximação com a Psicanálise, seja de orientação freudiana ou não. Assinale a alternativa CORRETA sobre os conceitos psicanalíticos presentes na obra de Freud:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.