Início

Questões de Concursos IF ES

Resolva questões de IF ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q902571 | Pedagogia, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

Com base em Kuhn (2017), como o conceito de mudança de paradigma pode ser aplicado ao ensino de filosofia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q954944 | Arquitetura de Computadores, Memória, Técnico de Laboratório / Área Informática, IFES, IF ES, 2025

Considere as especificações de um computador apresentadas a seguir:
Intel® Core™ i7-13650HX, 16GB DDR5 4800MT/s, 512GB PCIe NVMe M.2, NVIDIA® GeForce® RTX™ 4050, Full HD de 15.6" (1920 x 1080), 120Hz, 250 nits.

Com base nessas especificações, o item 16GB DDR5 4800MT/s refere-se à configuração de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q954957 | Algoritmos e Estrutura de Dados, Algoritmos de Busca, Técnico de Laboratório / Área Informática, IFES, IF ES, 2025

Considere o código de uma árvore implementado na linguagem Javascript, descrito a seguir:

class TreeNode { constructor(value) { this.value = value; this.children = []; } addChild(child) { this.children.push(child); } } class Tree { constructor(value) { this.root = new TreeNode(value); }
compute(value) { if (!this.root) return null; const queue = [this.root]; while (queue.length > 0) { const current = queue.shift(); if (current.value === value) { return current; } for (const child of current.children) { queue.push(child); } } return null; } }

O método compute do código é conhecido pelo acrônimo em inglês:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q901759 | Meio Ambiente, Resíduos Sólidos, Ambiental, IFES, IF ES, 2024

A compostagem é um processo de tratamento biológico aeróbico que transforma resíduos orgânicos em um material estabilizado, chamado de composto ou húmus. As tecnologias de compostagem podem ser divididas em três grupos, são eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q902856 | Veterinária, Medicina Veterinária, IFES, IF ES, 2024

Em se tratando de anatomia, determinados termos descritivos são empregados para indicar precisamente e sem ambiguidades a posição ou a direção de partes do corpo do animal. O tórax dos mamíferos domésticos tem o formato de um cone truncado, achatado lateralmente, sendo que o seu ápice aponta para a cabeça, e a sua base, para a cauda (KÖNIG; LIEBICH, 2021).
Considerando os planos anatômicos, quais posicionamentos devem ser utilizados para realização de uma radiografia torácica em um cão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q903158 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

Para Maria da Glória Gohn, “(...) podemos dizer que a respeito dos movimentos sociais temos as seguintes correntes teóricas: a histórico-estrutural, a culturalista-identitária e a institucional/organizacional-comportamentalista.” (2014. p. 27). Com base nas ideias da autora, qual das alternativas abaixo melhor representa a corrente teórica histórico-estrutural?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q902925 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024

De acordo com Martinelli (2019), o conceito de inovação educacional compreende um “conjunto de intervenções, decisões e processos, com carga que intencionalidade e sistematização, que tratam de modificar atitudes, ideias, culturas, conteúdos, modelos e práticas pedagógicas [...]"
A respeito da inovação na educação, analise as afirmativas abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F):


( ) O conceito de inovação é aplicado de forma homogênea, sem levar em consideração a diversidade de contextos sociais e culturais na educação.
( ) A inovação tecnológica tem sido essencialmente concentrada nas universidades desde a década de 1990.
( ) As mudanças na educação são facilmente integradas, pois o conceito de inovação é simples de aplicar.
( ) A ideia de inovação no campo da educação abrange tanto aspectos tecnológicos quanto aspectos sociais e culturais.
( ) A abordagem de inovação no texto sugere que a tecnologia é a única forma de melhorar o sistema educacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q902705 | Gestão de Pessoas, Gestão, IFES, IF ES, 2024

Takeuchi e Nonaka (2008) descrevem, com base em pesquisas e envolvimento em iniciativas reais de criação de conhecimento organizacional, os seguintes Promotores do Conhecimento, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q903224 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

O Moodle 3.9 disponibiliza algumas opções de atividades ou recursos que podem ser adicionados aos “tópicos” ou “semanas”. Sobre esses recursos e suas descrições, marque a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q901762 | Meio Ambiente, Ambiental, IFES, IF ES, 2024

A Resolução CONAMA 430/2011, que dispõe sobre as condições e os padrões de lançamento de efluentes, traz, no Art. 4º, inciso VIII, a definição de Fator de Toxicidade como sendo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q920210 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Técnico em Enfermagem, IFES, IF ES, 2025

De acordo com o artigo 13 do ECA, Lei nº 8.069/90, a suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus tratos contra criança ou adolescente deverão ser obrigatoriamente comunicados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q902548 | Filosofia, Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

“São semelhantes a nós, disse. Com efeito, acreditas, em primeiro lugar, que vejam de si e dos outros outra coisa, a não ser as sombras que o fogo projeta sobre a parte da caverna diante deles?”
Fonte: Platão. República. In: In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Filosofia Pagã Antiga. Volume 1. São Paulo: Paulus, 2023.

O mito da Caverna talvez seja uma das alegorias mais repetidas em sala de aula por professores de filosofia, no mundo inteiro, para explicar alguns dos aspectos mais importantes da Filosofia Platônica. Existem níveis de compreensão e significado desse importante mito alegórico. Sinalize um nível ou significado CORRETO desse mito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q901782 | Meio Ambiente, Ambiental, IFES, IF ES, 2024

O processo dinâmico de oxigenação e desoxigenação é responsável por manter a qualidade da água dos corpos hídricos compatível com a presença de carga orgânica, e possibilitar a vida aquática. O modelo matemático que descreve esse processo simultâneo no corpo d’água é escrito na forma de Dd/dt = (k1L – k2D), onde D é déficit de oxigênio dissolvido e L, a concentração da matéria orgânica. Na equação, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q902550 | Filosofia, Provas da Existência Divina Ontologia, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

“Depois desta era Deus repousará como no sétimo dia, fazendo nele repousar aquele mesmo sétimo dia que seremos nós. Seria demasiado longo neste ponto examinar atentamente cada uma dessas eras; todavia, esta sétima será o nosso sábado, cujo fim não será o declínio, e sim o dia do Senhor, como que um oitavo dia da vida eterna, o qual foi consagrado na ressurreição de Cristo, prefigurando o repouso eterno do espírito e do corpo. Aí repousaremos e veremos, veremos e amaremos, amaremos e louvaremos. Isso será no fim, e não haverá fim! Que outra coisa é nosso fim, senão chegar ao reino que não tem fim?”
Fonte: Agostinho. A Cidade de Deus. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Patrística e Escolástica. Volume 2. São Paulo: Paulus, 2023.

Agostinho representa, indubitavelmente, o apogeu da Patrística. Suas obras e ideias apontam como os ideários apologistas do cristianismo conservaram as primeiras tradições hermenêuticas dos textos considerados sagrados, os entendimentos dogmáticos e a influência e adaptação da filosofia greco-platônica. Assinale a alternativa CORRETA sobre a Filosofia de Agostinho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q902567 | Filosofia, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

Leia o excerto a seguir e responda à questão:
“A sociedade moderna está baseada na ideia de que as inteligências são desiguais e que a construção de uma sociedade democrática, republicana, precisa proceder a uma ‘redução’ dessa desigualdade. Daí a construção dos sistemas de instrução pública, como forma de levar a emancipação intelectual a todos e a cada um.”
Fonte: Gallo, 2020, p. 87.

De acordo com o excerto e com a reflexão realizada pelo autor, qual é a crítica principal que ele desenvolve?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q902622 | Geografia, Sistemas agrícolas, Geografia, IFES, IF ES, 2024

De acordo com a obra “Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização” (2016, vol. 3), a Agricultura Familiar é formada por membros da família que administram a propriedade e os investimentos necessários às decisões sobre o que e como produzir, sejam eles donos ou não da Terra. Sobre essa temática, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q902915 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024

Conforme a Lei Federal nº 13.415/2017, que reformula o ensino médio no Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é responsável por estabelecer os direitos e objetivos de aprendizagem para essa etapa de ensino, organizando-os em áreas do conhecimento específicas. Assinale a alternativa CORRETA que indique quais são essas áreas do conhecimento, conforme definidas pela BNCC, em consonância com as diretrizes do Conselho Nacional de Educação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q902924 | Pedagogia, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024

Na obra de Campos e Blikstein (2019), Martinelli reflete sobre a inovação na educação a partir de dois conceitos fundamentais que abordam tanto a introdução de novos projetos e práticas pedagógicas quanto a resposta a demandas de grupos de interesse específicos. Considerando essa perspectiva, assinale a perspectiva CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q903211 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

A gamificação é definida como a utilização de diversos elementos de um jogo fora dos elementos de jogo, isto é, na vida real. Nesse contexto, avalie os elementos a seguir:

I. Recompensa financeira direta por completar determinada tarefa.
II. Criação e uso de jogos completos para aprendizado.
III. Tentativa e erro e conflitos.

Entre as opções, NÃO se enquadra(m) no conceito de gamificação aplicada à educação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q919107 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial, Técnico em Contabilidade, IFES, IF ES, 2025

De acordo com a NBC TG 29 (R2) – “Ativo Biológico e Produto Agrícola”, um ativo biológico refere-se a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.