Início

Questões de Concursos IF MT

Resolva questões de IF MT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q888739 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Assistente em Administração, IFMT, IF MT, 2024

Leia atentamente a definição abaixo: “Regime de contratação de obras e serviços de engenharia em que o contratado é responsável por elaborar e desenvolver o projeto executivo, executar obras e serviços de engenharia, fornecer bens ou prestar serviços especiais e realizar montagem, teste, pré-operação e as demais operações necessárias e suficientes para a entrega final do objeto”.

Nos termos da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, identifique qual das alternativas abaixo contém o regime de contratação a que se refere a definição acima apresentada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1071738 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

Considerando a concepção de justiça de Aristóteles e Tomás de Aquino, podemos afirmar, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q1073574 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

O livro O ensino de filosofia como problema filosófico (2009), de Alejandro Cerletti, apresenta a ideia de que o ensino de filosofia é indissociável da própria filosofia, expressando uma mudança de perspectiva nasreflexões sobre o ensino filosófico. A obra obteve grande repercussão no Brasil, tornando-se um texto de referência para a área. A respeito da investigação sobre o ensino de filosofia realizada por Cerletti, analise as afirmativas.

I - O ensino de filosofia é filosófico na medida em que cria um espaço para o filosofar independente da história da filosofia.

II - O ensino de filosofia está isento de opções teóricas por parte do professor, uma vez que se pauta pela transmissão da tradição filosófica consolidada.

III - O ensino de filosofia deve constituir-se na exposição e verificação do conteúdo.

IV - O ensino de filosofia envolve duas dimensões entrelaçadas, a repetição e a criação.

V - O ensino de filosofia implica questionamentos conceituais, e não apenas pedagógicos.

Está CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1073577 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

“Em comparação com Portugal, a evolução do pensamento filosófico no Brasil Colônia se fez de maneira bastante lenta na sua fase inicial, e de maneira muito mais rápida e radical na sua fase final. Isso foi assim porque na Colônia as novidades chegavam muito depois de terem sido conhecidas ou implantadas na Metrópole, e, além disso, a resistência à divulgação ou implantação delas por parte da administração lusitana era maior no Brasil do que em Portugal. As coisas melhoraram um pouco durante o Ciclo do Ouro, no século XVIII, quando surgiu na região das Minas Gerais uma sociedade mais arejada do que a do engenho de açúcar no Nordeste. Mas os avanços filosóficos introduzidos foram muito modestos e acabaram sendo contrabalançados não só pela crise educacional resultante da expulsão dos jesuítas em 1759, mas também pela fracassada reforma pedagógica que aqui se tentou implantar depois disso. Essa situação de atraso foi subitamente rompida – e de maneira absolutamente radical – pela transferência da Corte ao Brasil”.

(MARGUTTI, P. História da Filosofia do Brasil. O período colonial (1500-1822). São Paulo: Loyola, 2013, p. 355)

Considerando o texto acima e as características da filosofia brasileira no período colonial apontadas por Paulo Margutti, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q907345 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

A LDB afirma, em seu art. 2º, que “a educação é dever da família e do Estado”, nesta ordem, o que leva muitos estudiosos a investigar os elementos que compõem essa parceria para potencialização do processo ensino-aprendizagem, por serem família e escola os principais contextos de desenvolvimento humano, e comunidade, o contexto geral em que todos estamos inseridos. Epstein (1989) desenvolveu a Teoria do Envolvimento Parental, que diz respeito à parceria efetiva entre família, escola e comunidade nos processos educacionais dos estudantes. O autor relaciona seis tipos de envolvimento para potencializar o desenvolvimento educacional dos alunos, sendo eles:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1065820 | Administração Pública, Governabilidade, Administração, IF MT, IF MT, 2023

A governança pública é uma prática crescente que vem ganhando espaço na gestão pública contemporânea. O Decreto 9.203, de 22 de novembro de 2017, e o Tribunal de Contas da União (2014) definem a governança no setor público como “um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade”.
São princípios da governança pública, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1071740 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

O que pode ser observado sobre a diferença entre a física de Aristóteles e a física moderna:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1071727 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

O filósofo austríaco, Ludwig Wittgenstein (1889-1951), no decorrer de sua obra investigou a relação entre pensamento e linguagem, sobre a teoria de Wittgenstein e a filosofia analítica considere as opções abaixo.

I - A filosofia analítica buscou criticar a visão metafísica da modernidade, que acreditava ser possível conhecer a verdade por meio da racionalidade do sujeito.

II - A virada linguística foi a tentativa dos modernos de frear o novo paradigma epistemológico da filosofia analítica.

III - Wittgenstein entendia ser necessário estudarmos a filosofia dentro da lógica de nossa linguagem e considerando os limites dela.

IV - Para o filósofo austríaco, o “giro linguístico” seria uma contradição se usado na análise do pensamento e da linguagem.

V - A Segunda fase de Wittgenstein foi marcada pela tentativa de entender o significado das expressões linguísticas.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1071731 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

“[...] Nas aulas de filosofia onde se promove experiência filosófica o professor não professa. Ele não apregoa, não é depositário de verdades. O professor de filosofia é um super-herói às avessas: ele cria problemas. Mas também é ele quem vai orientar sua solução. Seus poderes mágicos são sua convicção filosófica e educacional. Esse professor tem a chave de um espaço singular onde os alunos poderão entrar para ter ali sua experiência filosófica. O modo de relacionar-se consigo mesmo, com os outros, com texto, dentro desse espaço, será um modo diferente, será um modo filosófico”. (ASPIS, Renata Pereira Lima. O professor de Filosofia: O Ensino de Filosofia no Ensino Médio como experiência filosófica.

Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 02 de setembro de 2018. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 305-320, set/dez. 2004, p. 310).

Partindo do entendimento do texto, citado anteriormente, e do papel da Filosofia no Ensino Médio, considere as afirmações abaixo.

I - A experiência filosófica é o momento no qual os alunos não somente conhecem a história da filosofia, mas colocam em dúvida seus pensamentos e ações.

II - O Ensino de Filosofia que contribuí para a autonomia dos sujeitos é aquele em que o professor ensina o aluno a memorizar as frases filosóficas.

III - O professor que busca a emancipação de seus alunos sempre apresenta a verdade de forma provisória, enquanto uma construção histórica.

IV - O espaço singular, que se refere Aspis, é aquele onde o aluno se apresenta como o sujeito que não tem conhecimento para contribuir no processo de construção do saber.

V - A relação que se constrói no espaço da sala de aula é mediada por uma verticalidade em que os alunos estão apenas para aprender.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1071735 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

Por que, segundo Aristóteles, devemos afirmar que o homem é um animal político?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1073573 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

“Imagine a multiplicidade dos jogos de linguagem por meio destes exemplos e outros:

Comandar, e agir segundo comandos –

Descrever um objeto conforme a aparência ou conforme medidas –

Produzir um objeto segundo uma descrição (desenho) –

Relatar um acontecimento –

Conjecturar sobre o acontecimento –

Expor uma hipótese e prová-Ia –

Apresentar os resultados de um experimento por meio de tabelas e diagramas –

Inventar uma história; ler –

Representar teatro –

Cantar uma cantiga de roda –

Resolver enigmas –

Fazer uma anedota; contar –

Resolver um exemplo de cálculo aplicado –

Traduzir de uma língua para outra –

Pedir, agradecer, maldizer, saudar, orar.

– É interessante comparar a multiplicidade das ferramentas da linguagem e seus modos de emprego, a multiplicidade das espécies de palavras e de frases com aquilo que os lógicos disseram sobre a estrutura da linguagem.”

(WITTGENSTEIN, L.. Investigações filosóficas. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999, p. 35 - 36)


Considerando o trecho acima e a concepção de linguagem na obra citada, assinale a afirmativa INCORRETA

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q1073578 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

O filósofo argentino Enrique Dussel (1934-2023), um dos expoentes da filosofia da libertação, questiona as dimensões eurocêntricas presentes na história e na filosofia. Com relação à crítica de Dussel ao eurocentrismo, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) O helenocentrismo é um dos componentes da visão ideológica da história da filosofia.

( ) O discurso filosófico crítico sobre as origens da modernidade deve incluir a filosofia elaborada na península ibérica e na América Latina nos séculos XVI e XVII.

( ) A transmodernidade, como projeto filosófico crítico ao eurocentrismo, implica a negação de todos os elementos da modernidade.

( ) O eurocentrismo confunde universalidade abstrata com mundialidade concreta hegemonizada pela Europa.

Assinale a sequência CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1071726 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

“Os homens fazem a sua própria história; contudo, não a fazem de livre e espontânea vontade, pois não são eles que escolhem as circunstâncias sob as quais ela é feita, mas estas lhes foram transmitidas assim como se encontram. A tradição de todas as gerações passadas é como um pesadelo que comprime o cérebro dos vivos. E justamente quando parecem estar empenhados em transformar a si mesmos e as coisas, em criar algo nunca antes visto, exatamente nessas épocas de crise revolucionária, eles conjuram temerosamente a ajuda dos espíritos do passado, tomam emprestados os seus nomes, as suas palavras de ordem, o seu figurino, a fim de representar, com essa venerável roupagem tradicional e essa linguagem tomada de empréstimo, as novas cenas da história mundial” (MARX, Karl. O 18 de brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011. p. 25-26).

Karl Marx (1818-1883) é um dos mais importantes pensadores da filosofia, seja por possuir até os dias atuais adeptos de sua teoria, ou por sofrer críticas ferrenhas sobre as suas afirmações. Junto com Friedrich Engels (1820-1895) formulou o materialismo histórico, que buscava entender como era concebido o real. Considerando as ideias do materialismo histórico e o trecho citado anteriormente, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q1073581 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

A chamada Escola de Frankfurt, representada por pensadores como Theodor Adorno (1903-1969), Max Horkheimer (1895-1973), Erich Fromm (1900-1980) e Hebert Marcuse (1898-1979), apresentou um conjunto fundamental de reflexões sobre a noção de esclarecimento, a política, a personalidade autoritária e a indústria cultural. Com relação às características da Escola de Frankfurt e de seus principais representantes, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q1071733 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

A filosofia grega tipifica a racionalidade humana e o conhecimento a partir de elementos naturais que representam a luz; conhecer envolve um discernimento relacionado à visão e nitidez, como podemos perceber nas citações abaixo, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q1071741 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

“Dos poderes humanos o maior deles é aquele que é composto pelos poderes de vários homens, unidos por consentimento de uma só pessoa, natural ou civil, que tem o uso de todos os seus poderes na dependência de sua vontade.” Leviatã, Thomas Hobbes (1588-1679)

Na filosofia política de Thomas Hobbes, percebe-se que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q1071737 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

Sobre a filosofia medieval, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q1073579 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

Karl Popper (1902-1994) é um dos principais filosófos da ciência do século XX. Em seus estudos, discutiu sobre a lógica e a metodologia da ciência, o princípio de indução e os critérios para a caracterização das teorias científicas. Considerando a concepção de Karl Popper sobre a pesquisa científica, analise as afirmativas.

I - O conhecimento científico é produzido por meio do método indutivo.

II - As hipóteses científicas derivam de fatos observáveis.

III - Enunciados científicos são sempre provisórios.

IV - A ciência é o domínio de conhecimentos falseáveis.

Está CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1071739 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

No que diz respeito às questões do conhecimento, podemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1081229 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Edital n 81, IF MT, IF MT, 2024

De acordo com a Lei Federal nº 10.098/2000, as vias públicas, os parques e os demais espaços de uso público existentes, assim como as respectivas instalações de serviços e mobiliários urbanos, deverão ser adaptados, obedecendo-se a uma ordem de prioridade que vise à maior eficiência das modificações, no sentido de promover mais ampla acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Para tanto, do total de brinquedos e equipamentos de lazer existentes nestes locais, parte deles devem ser adaptados e identificados, tanto quanto tecnicamente possível, para possibilitar sua utilização pelas pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, no percentual mínimo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.