Início

Questões de Concursos IF MT

Resolva questões de IF MT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q1070093 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

Leia trecho do texto a seguir:

“Um cidadão integral pode ser definido por nada mais nada menos que pelo direito de administrar a justiça e exercer funções públicas; algumas destas, todavia, são limitadas quanto ao tempo de exercício, de tal modo que não podem de forma alguma ser exercidas duas vezes pela mesma pessoa, ou somente podem sê-lo depois de certos intervalos de tempo prefixados; para outros encargos, não há limitações de tempo no exercício de funções públicas (por exemplo, os jurados e os membros da assembleia popular.”


(ARISTÓTELES, Política. 3ª ed. Brasília: Editora da UnB, 1997. p. 78).


Sobre a Filosofia Política de Aristóteles de Estagira (384-322 a.C.), é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q951280 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Vestibular, IFMT, IF MT, 2018

"Estabelecida na passagem do século XVI11 para o século XIX, a Revolução Industrial representou uma profunda alteração social que incidiu sobre os tradicionais ritmos da vida coletiva. Encerrou séculos de domínio do mundo rural e liberou o potencial produtivo das sociedades humanas, permitindo, assim, a multiplicação acelerada e ilimitada de homens, mercadorias e serviço”.

(Fonte: Campos, F. & Et. Al. Oficina de História. Vol.3. 2. Ed. São Paulo: Leya, 2016. p.16.)

Sobre a Revolução Industrial, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q951282 | Geografia, Agricultura brasileira, Vestibular, IFMT, IF MT, 2018

Seleção em Quito: Estreia de Tite terá altitude e rival em crise

Quase toda a delegação da seleção brasileira desembarcou na noite deste domingo em Quito, onde a equipe enfrentará o Equador na quinta-feira, às 18h de Brasília, pelas Eliminatórias da Copa de 2018. O jogo contra os vice-líderes da competição marcará a estreia de Tite no comando da seleção brasileira. O treinador abriu mão dos treinos no Brasil para se adaptar à altitude equatoriana e pretende se aproveitar de um momento delicado da equipe adversária.

(Acesso em 03/01/2018 - Disponível em: https://www.itaberaba.net/selecao-em-quito-estreia-de-tite-tera-altitude-e-rival-em-crise/)

Sempre que a Seleção Brasileira joga em cidades como Quito e La Paz, dizemos que ela joga contra dois adversários, um deles é a altitude. Isso ocorre, principalmente, porque a atmosfera dessas cidades, quando comparada à das cidades brasileiras, apresenta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q951287 | Biologia, Sistema Digestório Humano, Vestibular, IFMT, IF MT, 2018

Aproximadamente 30 horas após a fecundação, a célula ovo inicia a primeira divisão, dando origem a dois blastômeros. Entre o terceiro e o quarto dia após a fecundação o embrião apresenta-se no estágio de mórula. Posteriormente, forma-se a blástula, também chamada de blastocisto, que chega ao útero.

(Lopes e Rosso. Bio: Volume Único - 3ª ed. Ed. Saraiva. Pg. 664-667. 2013)

Em um caso de gestação normal, quais as próximas etapas e seus respectivos eventos? Marque a única alternativa que indica a ordem correta de acontecimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q907338 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

“[...] é um instrumento político, filosófico e teórico-metodológico que norteará as práticas acadêmicas da Instituição de Nível Superior (IES), tendo em vista sua trajetória histórica, inserção regional, vocação, missão, visão e objetivos gerais e específicos” (Brasil, 2006).

O conceito acima se refere:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q951272 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular, IFMT, IF MT, 2018

Texto V: base para a questão.

Epitáfio para um banqueiro

NEGÓCIO

EGO

ÓCIO

CIO

O

(José Paulo Paes)

No texto há uma relação semântica (significado) do título com o conteúdo propriamente dito. Assim, da leitura do poema em destaque, podemos apreender que:

I - O eu-lírico explora, ao máximo, a decomposição do significante da palavra negócio em ego, ócio, cio, 0 (zero), porém elas não se relacionam com a ideia de epitáfio.

II - As palavras estão relacionadas com o epitáfio, ou seja, a homenagem post mortem dada a alguém, no caso o banqueiro, que sintetiza o seu estilo de vida passada.

III - Podemos entender que, para o eu-lírico, os negócios de um banqueiro são formados pelo ego (individualismo do mundo dos negócios), ócio (típicos daqueles que especulam, não produzem e se fartam nas inutilidades), cio (libertinagem sexual) e o zero (o valor do capital do banqueiro após a morte), ou seja: negócios + individualismo + ociosidade + sexo = 0.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q951284 | Geografia, Vestibular, IFMT, IF MT, 2018

Texto I

Conferência que consagrou a importância da temática ambiental para a política internacional, o que foi acompanhado por um grande número de chefes de Estado e de governo presentes na circunstância. Também firmou o conceito de "desenvolvimento sustentável", descrito no relatório "Nosso futuro comum", de 1987, como "Aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades".

Texto II

Primeira grande conferência governamental sobre meio ambiente, foi influenciada pelo pensamento neomalthusiano e marcada pelo embate entre preservacionistas e desenvolvimentistas. Países centrais defendiam as teses do "zerismo" ou crescimento zero como forma de preservar o meio ambiente da degradação do desenvolvimento econômico. Já os países periféricos defendiam o direito ao desenvolvimento e ao crescimento econômico para diminuir as disparidades entre Norte e Sul. Desse embate surgiu a ideia de conservacionismo, no qual o modelo de desenvolvimento a ser empregado pelos países deve ser utilizado de forma a alcançar crescimento econômico, mas sem atingir níveis de degradação ambiental insustentáveis.

Os textos acima referem-se às grandes conferências internacionais sobre o meio ambiente, denominadas, respectivamente, como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q907341 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

O panorama atual de desenvolvimento desenfreado das tecnologias promove uma revolução digital que redefine não somente todo o modo como vivemos e nos comunicamos, mas também influencia transformações intensas na maneira como ensinamos e aprendemos. No contexto do design ágil, abordado por Bates (2017), as tecnologias da informação (TIC) não são apenas ferramentas aprimoradas para velhas práticas existentes, mas um meio dinâmico e eficiente de explorar novos horizontes educacionais, que devem mudar nossa prática docente, tendo em conta que as tecnologias, ao evoluírem, desencadeiam novas possibilidades para atividades educacionais inovadoras, tanto na modalidade presencial quanto a distância. O design ágil na educação implica, muitas vezes, a flexibilidade dos objetivos específicos ao longo do tempo. Isso ocorre, segundo Bates (2017), devido a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q907334 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

“O ensino híbrido, na sua concepção básica, combina e integra atividades didáticas em sala de aula com atividades em espaços digitais visando oferecer as melhores experiências de aprendizagem a cada estudante” (Moran, 2021). Nesse sentido, o ensino híbrido também pode ser compreendido como a combinação da carga horária na modalidade presencial com carga horária na modalidade a distância. No Brasil, a forma do de curso híbrido de graduação é aquele que contém atividades on-line nos cursos presenciais, por meio componentes curriculares parcial ou totalmente a distância. Nesse sentido, com base na Portaria MEC 2.117, de 6 de dezembro de 2019, cada curso de graduação presencial pode ofertar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q888733 | Arquivologia, Definições / Fases da Gestão de Documentos, Assistente em Administração, IFMT, IF MT, 2024

Em relação à gestão e técnicas arquivísticas, analise as proposições abaixo:

I. A Tabela de Temporalidade e de Destinação de Documentos - TTDD é um instrumento arquivístico que tem por objetivo definir os prazos de guarda e a destinação final dos documentos, com vistas a garantir o acesso a informação.

Il. Informação com restrição de acesso é aquela que, devido ao processo de classificação de sigilo, tem acesso proibido, pelo seu caráter secreto ou ultrasecreto. Somente os envolvidos pela guarda e classificação podem ter acesso aos documentos classificados como restritos.

Ill. Documento digitalizado é o documento digital criado originariamente em meio eletrônico. Fonte: Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Diretrizes para a digitalização de documentos de arquivo nos termos do Decreto n. 10.278/2020, 2021. Disponivel em: https://www.gov.br/conarg/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/publicacoes-conarg.

Está(do) CORRETA(S) a(s) assertiva(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

61Q907335 | Pedagogia, Gestão Democrática, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

Segundo Veiga (1998), “a abordagem do projeto político-pedagógico (PPP), como organização do trabalho da escola como um todo, está fundada nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita”.

São princípios norteadores do PPP:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q907340 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

Em relação ao uso das tecnologias da informação e da comunicação, Silva (2000 p. 15) destaca: “É preciso enfatizar: o essencial não é a tecnologia, mas um novo estilo de pedagogia sustentado por uma modalidade comunicacional que supõe interatividade, isto é, participação, cooperação, bidirecionalidade e multiplicidade de conexões entre informações e atores envolvidos. Mais do que nunca o professor está desafiado a modificar sua comunicação em sala de aula e na educação. Isso significa modificar sua autoria enquanto docente e inventar um novo modelo de educação”. Posto isso, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I- Os professores precisam buscar inserir, em suas aulas, atividades mais dinâmicas, que envolvam o uso de tecnologias, bem como capacitar-se, para que possam explorar mais e com qualidade os recursos advindos das tecnologias da informação e comunicação (TIC).

II l- Os professores representam um elo fundamental entre a tecnologia e o estudante, mas ainda há grande resistência por parte deles em aceitar as novas ferramentas de ensino e aprendizagem.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q907342 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

A contemporaneidade é marcada pela discussão acerca das políticas e programas de formação docente, por desempenharem papel vital na construção e moldagem do sistema educativo em resposta aos desafios sociais que enfrentamos atualmente, como o uso das TIC, inclusão, entre outras. Emerge a necessidade crucial da avaliação dessas políticas e programas, como uma ferramenta para entender não apenas sua eficácia e efetividade, mas também para avaliar a equivalência com os propósitos e valores que as fundamentam, pois, segundo Fernandes (2013), a avaliação de programas ocorre como um procedimento intencional e organizado de inspecionar os métodos e/ou os resultados de uma medida específica de política ou programa. Nesse contexto, a avaliação se revela como um processo complexo, que abrange desde a formulação até a análise de resultados e consequências, fornecendo subsídios para decisões informadas e aprimoramento contínuo.

Com base nas teorias do autor citado, assinale a alternativa incorreta sobre o que é e não é a avaliação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q907347 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, estabelecidas em conformidade com a Lei 10.639/20083, são instrumentos importantes para promover a valorização da diversidade étnico-racial e combater a discriminação na educação brasileira. Essas diretrizes indicam pontos como a valorização da história, cultura, saberes e contribuições dos povos africanos e afrodescendentes não só para a sociedade brasileira, mas também mundial e, para tal, orientam acerca das ações que as instituições de ensino devem realizar sobre o assunto. Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1070096 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

René Descartes (1596-1650) é considerado o “pai da filosofia moderna” por estabelecer as bases da discussão filosófica posterior e colocar em xeque os pressupostos do conhecimento filosófico produzido até então. Considerando a Filosofia de Descartes, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1070097 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

O filósofo empirista John Locke (1632-1704) buscou em sua obra Ensaio sobre o entendimento humano estabelecer a essência, a origem e o alcance do conhecimento. Sendo um crítico do racionalismo, parte do pressuposto de que o conhecimento verdadeiro deriva da experiência. Tendo no horizonte o pensamento de Locke, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q907333 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (Lei 9.394/1996), em seu art. 35, o ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de 3 (três) anos, terá como finalidades, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q907344 | Pedagogia, Gestão Democrática, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

Segundo Paro (2007, p. 81), “nunca é demais lembrar que a democratização da escola não se reduz à instituição de eleições para diretor. (...) se previssem instituições e práticas que garantissem a participação efetiva tanto dos servidores (professores e demais funcionários) quanto dos usuários (alunos e pais) nas decisões da escola”. Com base na afirmação do autor, assinale a alternativa correta acerca do que deveria ser uma escola com gestão democrática:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q951289 | Inglês, Vestibular, UNESPAR, IF MT, 2018

O texto cita vários impactos negativos que a poluição pode causar à saúde humana. Assinale a alternativa cuja informação NÃO está citada no referido texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1070098 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

Thomas Hobbes (1588-1679), John Locke e Jean-Jacques Rousseau são considerados contratualistas, já que estabeleceram a existência de um pacto social que define como os sujeitos vivem ao saírem do estado de natureza. Na discussão contratualista, os pensadores buscam estabelecer de que forma acontece a legitimidade do Estado. Considerando o pensamento destes filósofos, analise as afirmações abaixo.

I - Segundo Hobbes, o direito de natureza é a liberdade que cada homem possui de usar seu próprio poder, buscando a preservação da sua própria natureza.

II - Os indivíduos deixados no seu estado natural, vivendo na insegurança, na angústia, na guerra, são lobos de outros homens, segundo Locke.

III - Para Locke, o poder legislativo age como um poder fiduciário, agindo apenas para certos fins, podendo ser removido pelo povo.

IV - Rousseau entende que não é o número de votos que generaliza a vontade, mas, sim, o interesse comum que une os diferentes cidadãos.

V - O pacto social para Rousseau não estabelece entre os cidadãos uma igualdade, pois não exige o mesmo grau de comprometimento de todos os sujeitos.

Estão CORRETAS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.