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Questões de Concursos IF MT

Resolva questões de IF MT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


71Q1071725 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

“A razão humana, num determinado domínio dos seus conhecimentos, possui o singular destino de se ver atormentada por questões, que não pode evitar, pois lhe são impostas pela sua natureza, mas às quais também não pode dar resposta, por ultrapassarem completamente suas possibilidades” (KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010. p. 3).

Kant entendia ser necessário colocarmos a razão em um tribunal onde se determinaria as possibilidades do conhecimento. Tendo no horizonte o pensamento kantiano, assinale a alternativa correta.

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72Q888735 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, Assistente em Administração, IFMT, IF MT, 2024

O Diretor-Geral de um Campus do IFMT e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - PROPESSOAS, preocupados com as relações interpessoais, o trabalho em equipe e a gestão de conflitos naquela unidade, identificaram que há diferentes tipos e áreas de conflito.

Em relação aos tipos de conflito, relacione a coluna 1 à coluna 2:

Coluna 1

Coluna 2

1. Conflitos latentes

( ) são os conflitos não declarados, nos quais as partes dos elementos envolvidos não têm uma clara consciência de sua existência.

2, Conflitos percebidos

( ) são os conflitos declarados, influentes e percebidos no ambiente, pois já atingiram as partes.

3. Conflitos sentidos

( ) são os conflitos cuja existência os elementos envolvidos percebem racionalmente, mas ainda não os declaram de forma aberta.

4. Conflitos manifestos

( ) são os conflitos conscientes e que suscitam reações emotivas.

Fontes:VIANNA, manifestos Vânia Alves. Gestão de pessoas; módulo 5. Brasília; são ENAP/DDG, 2013, p. 36. NASCIMENTO, Eunice Maria; EL SAYED, Kassem Mohamed. Administração de conflitos. Gestão do Capital Humano, Coleção Gestão Empresarial, FAE Business School, Curitiba, Editora Gazeta do Povo, 2022, p. 48.

A ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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73Q907339 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

De acordo com a Lei 11.741/2008, que altera dispositivos da LDB (Lei 9.394/1996), que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Profissional e Tecnológica, analise as afirmativas a seguir:

I- Os cursos de educação profissional e tecnológica deverão ser organizados exclusivamente por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino.

II - A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento.

III- O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

IV - A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas: articulada com o ensino médio e subsequente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.

V- Os diplomas de cursos de educação profissional técnica de nível médio, quando registrados, terão validade nacional, mas não habilitarão ao prosseguimento de estudos na educação superior.

De acordo com a Lei 11.741/2008, assinale a alternativa correta:

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74Q907346 | Pedagogia, Gestão Democrática, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

A extensão é uma das dimensões do tripé que norteia a educação superior no Brasil: ensino, pesquisa e extensão. As atividades de extensão têm como objetivo promover a inter-relação entre a instituição de ensino e a sociedade, como modo de dividir o conhecimento com quem não está nas salas de aula, ou seja, aplicar o conhecimento acadêmico em benefício da comunidade, além de auxiliar os estudantes a colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Posto isso, relacione as duas colunas a seguir:

Princípios da extensão

Definição

I - Interdisciplinaridade

II - Participação comunitária

III - Formação cidadã integral do estudante

IV - Ações culturais e artísticas

V - Parcerias e colaborações

( ) A extensão contribui para uma formação integral dos estudantes à medida que possibilita a prática dos seus conhecimentos, de modo interprofissional e interdisciplinar.

( ) Incentiva-se a formação de rede de colaborações entre instituições de ensino e outros setores da sociedade, como empresas e organizações da sociedade civil.

( ) A comunidade externa à escola tem a possibilidade de envolver-se em projetos e atividades que atendam às necessidades reais da sociedade e promovam o desenvolvimento local.

( ) As atividades de extensão, habitualmente, integram diferentes áreas do conhecimento para resolver problemas complexos, além de interagir com o ensino e a pesquisa.

( ) As ações de extensão também abrangem outras atividades além das científicas e tecnológicas, respeitando e promovendo a interculturalidade.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

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75Q888731 | História e Geografia de Estados e Municípios, Assistente em Administração, IFMT, IF MT, 2024

A geomorfologia mato-grossense possui diversos tipos de formações, desde as muito antigas às mais jovens. Assinale a alternativa que apresenta a informação incorreta em relação à geomorfologia de Mato Grosso:

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76Q907348 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

A integração entre a educação ambiental e a educação profissional tecnológica (EPT) é fundamental na formação de profissionais capacitados tanto nas áreas de atuação, como também conscientes e engajados com a sustentabilidade ambiental. Um assunto importante que permeia os dois campos do conhecimento é a agricultura familiar, uma vez que as instituições de ensino técnico e tecnológico podem promover projetos e práticas que incentivem a sustentabilidade ambiental, como a implementação de medidas de economia de energia, gestão de resíduos, uso de materiais recicláveis, entre outras iniciativas, com foco na agricultura familiar. Qual das seguintes afirmações melhor descreve a interseção entre educação ambiental, a EPT e agricultura familiar?

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77Q1065821 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Administração, IF MT, IF MT, 2023

De acordo com a notícia publicada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) em dezembro de 2022, na 11ª edição do The World Cooperative Monitor (WCM), produzido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e o Instituto Europeu de Pesquisa em Cooperativas e Empresas Sociais (Euricse), foram elencadas as 300 melhores cooperativas do mundo, separadas em duas categorias: volume de negócios e faturamento sobre PIB per capita.
No relatório, constam 22 cooperativas brasileiras, representando um crescimento de mais de 200% em relação ao ano anterior, sendo que algumas delas estão posicionadas entre as 50 maiores da categoria também.
Disponível em: https://www.somoscooperativismo.coop.br/noticia/23233/brasil-tem-22-cooperativas-entre-as-300-maiores-do-monitor-global e https://monitor.coop/sites/default/files/2022-11/WCM_2022.pdf. (Adaptado). Acesso em: 24 mar. 2023.

A respeito das organizações das cooperativas, marque a alternativa CORRETA:
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78Q907336 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

Na busca pela equidade e pela qualidade da educação em um país em que a diversidade e a desigualdade se fazem presentes, as políticas públicas de Estado, em articulação entre os entes federativos, podem ser essenciais. Nesse sentido, o Plano Nacional de Educação (PNE) é composto por 20 metas. De acordo com a Lei 13.005, de 2014, que dispõe sobre o Plano Nacional de Educação, a Meta 10 prevê:

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79Q907343 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

O projeto pedagógico de curso (PPC) é um documento educacional norteador e delineador das diretrizes, ementa, objetivos, metodologias e outros elementos essenciais na execução de um curso, em qualquer nível e modalidade. Alguns autores destacam a relevância da compreensão e aprimoramento desse importante instrumento educacional, que deve ser dinâmico e reflexivo, como base para o direcionamento e aperfeiçoamento contínuo dos processos educacionais. Libâneo e suas teorias ajudam-nos a refletir sobre a importância do planejamento da ação pedagógica na escola. Com base nas contribuições deste autor, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta:

I- Destaca a alta relevância do PPC na concepção da prática pedagógica docente, ressaltando a importância da coerência entre os fundamentos teóricos e a efetivação das ações educativas.

II- Aborda o PPC como uma ferramenta secundária importante na efetivação da proposta pedagógica de um curso, evidenciando sua função prática na construção do conhecimento.

III - Em uma gestão escolar democrática, a participação da comunidade escolar é importante na construção do PPC, definindo, através do diálogo da coletividade, suas diretrizes, objetivos e funcionamento.

IV - O PPC é um instrumento teórico-metodológico que deve refletir o processo de organização do curso.

V- E um documento obrigatório e burocrático, que deve, necessariamente, refletir a realidade da instituição e do curso, fornecendo diretrizes claras para as ações pedagógicas, mesmo que, ao final, não sejam realizadas na sua completude.

VI- O PPC deve ser neutro em suas concepções e conter o significado social e político para as ações planejadas, refletindo criticamente as determinações a serem alcançadas, a médio e a longo prazos.

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80Q888736 | Gestão de Pessoas, Assistente em Administração, IFMT, IF MT, 2024

Em muitas organizações, o trabalho em equipe é fundamental. Na Administração Pública não é diferente, contudo é muito importante que cada servidor e agente público também tenham a presença do ethos público como elemento central de atuação, colocando o interesse coletivo como elemento principal. Para Emmendoerfer (2019), o ethos da administração pública está expresso nos 11 princípios básicos do art. 37 da Constituição Federal de 1988.

Fontes: Fontes: EMMENDOERFER, Magnus Luiz. Inovação e empreendedorismo no setor público. Brasília: ENAP, 2019. CHIAVENATO, lIdalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 201.

A respeito do trabalho em equipe, marque a alternativa INCORRETA.

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81Q888737 | Administração Geral, Administração de Recursos Humanos em Administração Geral, Assistente em Administração, IFMT, IF MT, 2024

Leia atentamente o texto abaixo:

"À medida que aumenta a complexidade interna na empresa e no ambiente em que ela atua, o processo de tomada de decisão tende a tornar-se, também, mais complexo. Para atender a essa situação de maneira adequada, os executivos necessitam de sistemas de informação eficientes e eficazes, que processem o grande volume de dados gerados e produzam informações válidas." (OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial - 21. ed. - São Paulo: Atlas, 2013, p. 23).

Na coluna da esquerda, estão elencados alguns termos comuns no campo de estudo denominado “Organização, sistemas e métodos” e na da direita as suas definições, conforme proposto por Oliveira (2013). Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Dado

( ) é o processo de transformação de dados em informações.

2. Informação

( ) é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz à compreensão de determinado fato ou situação.

3. Sistema de informações

( ) é o dado trabalhado que permite ao executivo tomar uma decisão.

Fonte: OLIVEIRA (OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial - 21. ed. - São Paulo: Atlas, 2013. pp. 24-25).

Assinale a sequência CORRETA, de cima para baixo:

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82Q888732 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente em Administração, IFMT, IF MT, 2024

Mato Grosso: um estado cada vez mais produtivo e sustentável

Iniciativas lançadas pelo governo nos últimos dois anos buscam conciliar a preservação das florestas com o crescimento econômico. Os resultados já começam a aparecer. “Para nós, a produção agropecuária é tão importante quanto a conservação de florestas”, destaca Mauren Lazzaretti, secretária estadual de Meio Ambiente.

Disponivel em: https://exame.com/brasil/mato-grosso-um-estado-cada-vez-mais-produtivo-e-sustentavel/. Acesso em: 15 jan. 2024

A notícia acima se refere a um modo de produção sustentável, que, por sua vez, está intrinsicamente ligado ao termo "desenvolvimento sustentável", que é definido como:

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83Q888734 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Assistente em Administração, IFMT, IF MT, 2024

Leia a situação hipotética abaixo e marque a alternativa INCORRETA:

Certo dia, Pedro Paulo, ao acessar o Instagram, viu uma postagem do IFMT (Oifmt oficial) informando que as inscrições do processo seletivo para o Curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (instalador de sistemas fotovoltaicos), do Programa Qualifica Mais ENERGIFE, com duração de aproximadamente um semestre, estavam abertas e que os alunos selecionados receberiam uma bolsa de R$ 400,00 e material didático para frequentar o curso.

Muito animado com a notícia, Pedro Paulo imediatamente acessou o site do IFMT, fez a leitura das regras da seleção, efetuou a inscrição e se preparou para o processo seletivo. Algum tempo depois, na data fixada para divulgação do resultado, Pedro Paulo acessou novamente o site e viu que ficou classificado na 99º posição das 100 vagas disponíveis.

Com a notícia da aprovação, os pais e amigos de Pedro Paulo se reuniram no final de semana e fizeram um almoço especial em comemoração, pois sabiam que o curso no IFMT seria uma ótima oportunidade de melhorar a sua qualificação e de inserção no mercado de trabalho.

Na segunda-feira, Pedro Paulo foi um dos primeiros a comparecer na Secretaria Escolar do IFMT/Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, onde apresentou os documentos exigidos e efetuou a matrícula. Após iniciadas as aulas, Pedro Paulo se dedicou ao máximo ao curso, fez grandes amizades com os colegas da turma, com os servidores da Instituição e demais colaboradores. Adorava as aulas práticas de montagem de sistemas fotovoltaicos e sobre os estudos de viabilidade de negócio.

Ao final, Pedro Paulo concluiu o curso com excelentes notas e foi considerado um dos cinco melhores alunos da turma. Diante do bom desempenho no curso e mesmo antes de receber o Certificado de Conclusão do Curso, ele foi contratado por uma das grandes empresas da região (Sol&Sol Energia Solar), porém foi-lhe exigida a apresentação do comprovante de conclusão do curso.

Tempos depois, a Diretoria da Sol&Sol Energia Solar, muito satisfeita com o profissionalismo e conhecimento técnico do Pedro Paulo, ofereceu-lhe a oportunidade de assumir o cargo de supervisor, mas com a condição de que continuasse a estudar. Com a proposta, ele não pensou duas vezes e, assim que o IFMT noticiou a abertura de um novo processo seletivo, Pedro Paulo fez a sua inscrição, mas agora para o Curso de Graduação em Engenharia Elétrica do Campus Cuiabá.

Fontes: Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Diretrizes para a digitalização de documentos de arquivo nos termos do Decreto n. 10.278/2020, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/conarg/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/publicacoes-conarg. Arquivo Nacional. Tabela de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior - IFEs. Disponível em https:/Awww.gov.br/arquivonacional/pt-br/servicos/gestao-de-documentos/orientacao-tecnica-l /codigo-de-classificacaoe-tabela-de-temporalidade-e-destinacao-de-documentos-de-arquivo/copy of portaria n0922011 tabela de temporalidade e destinao.pdf IFMT, Manual de Redação Oficial, Cuiabá: IFMT, 2018.

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84Q1071729 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

Edmund Husserl buscou construir, por meio da fenomenologia, um entendimento sobre a intencionalidade do ser, afirmando que toda a consciência tende para algo. Não havendo, segundo ele, pura consciência como acreditavam os racionalistas. Considerando o pensamento husserliano, analise as afirmativas abaixo.

I - Partindo da redução fenomenológica Husserl identifica vários graus de depuração da consciência, o que exige a desconexão do que é estranho ao “eu”, inclusive a dimensão social dos “outros eus”.

II - Husserl orienta uma investigação fenomenológica que nega a subjetividade transcendental.

III - Segundo Husserl, todo o filósofo deve virar-se para si próprio, tentando derrubar todas as ciências até conseguir reconstruí-las.

IV - A epoché suspende todos os nossos valores, tendo em seu horizonte sempre a atitude espontânea das nossas vivências.

V - A aplicação da epoché é a negação da atitude natural, essa negação busca a reorientação do sentido de que a atitude natural é o ser absoluto.

Assinale a alternativa que contempla todas as afirmações corretas.

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85Q1073580 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

Jean-Paul Sartre (1905-1980), em obras como O ser e o nada e O existencialismo é um humanismo, apresentou concepções fundamentais do existencialismo. A respeito do existencialismo sartreano, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) O cogito cartesiano é a verdade absoluta da consciência que apreende a si mesma.
( ) O homem é o responsável total por sua existência, o que implica não se responsabilizar pelos outros.
( ) O conceito de natureza humana pressupõe que a essência precede a existência.
( ) A angústia é o sentimento que leva à inação.
Assinale a sequência CORRETA:
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86Q1070089 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

Os filósofos da Phisis são considerados os primeiros filósofos ocidentais, vivendo na Grécia Antiga por volta do século VI a.C. até por volta do século IV a.C. Realizando suas investigações no campo da natureza, são conhecidos também como naturalistas. Por meio da discussão da arkhé, buscam estabelecer a origem de todas as coisas. Um dos principais filósofos desse período é Heráclito de Éfeso (544-484 a. C), que defendia a realidade enquanto mudança. Considerando o pensamento de Heráclito de Éfeso, assinale a alternativa INCORRETA:
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87Q1070091 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

Os pensadores sofistas são responsáveis pela mudança de interesse quanto aos problemas filosóficos, saindo das discussões cosmológicas para discussões centradas no ser humano e suas relações com a sociedade. Tendo em vista a Filosofia Sofista, análise as afirmações abaixo.

I - Segundo Protágoras de Abdera (485-411 a. C.), o lógos não é algo divino, mas, sim, o resultado da capacidade de racionalização do ser humano.

II - O filósofo sofista Górgias de Leontine (485-380 a. C.) era um cético, defendendo que nada pode ser verdadeiramente conhecido; por essa razão, entende que o ser não existe, porque, se existisse algo, nãopoderíamos conhecer.

III - Protágoras entende que as coisas tendem a modificar-se constantemente, concordando com Heráclito e criticando as teorias eleáticas.

IV - Para Protágoras, no debate público os cidadãos deverão buscar sempre estabelecer verdades imutáveis.

V - Segundo Górgias, a retórica tem como finalidade a persuasão, não a verdade em si.

Estão CORRETAS:

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88Q1071734 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

Para Platão, a ideia de Bem torna-se o escopo do que seja verdadeiro e belo, podemos afirmar sobre o pensamento do filósofo, EXCETO:

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89Q888739 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Assistente em Administração, IFMT, IF MT, 2024

Leia atentamente a definição abaixo: “Regime de contratação de obras e serviços de engenharia em que o contratado é responsável por elaborar e desenvolver o projeto executivo, executar obras e serviços de engenharia, fornecer bens ou prestar serviços especiais e realizar montagem, teste, pré-operação e as demais operações necessárias e suficientes para a entrega final do objeto”.

Nos termos da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, identifique qual das alternativas abaixo contém o regime de contratação a que se refere a definição acima apresentada:

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90Q1070092 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

Platão (428-347 a. C.) foi um dos principais filósofos gregos, exercendo influência em toda a discussão filosófica posterior. Um dos conceitos fundamentais da Filosofia Platônica é o de Dialética. Considerando seus conhecimentos da Filosofia de Platão e do conceito de dialética platônica, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) Na Alegoria da Caverna, Platão apresenta o seu conceito de dialética, definindo que existem graus de conhecimento.

( ) A Dialética Platônica define que a dóxa é a forma de conhecimento verdadeiro, baseada na realidade intelectiva.

( ) Segundo Platão, a epistéme nos permite acessar o mundo sensível, responsável pela intuição intelectiva.

( ) O mundo inteligível é alcançado por meio da dialética ascendente, fazendo com que a alma se eleve às ideias unas e imutáveis.

( ) No mundo sensível, segundo Platão, existe a multiplicidade, capaz de gerar as ideias gerais, que são essências imutáveis.

Assinale a alternativa CORRETA:

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