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Questões de Concursos IF PE

Resolva questões de IF PE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q932787 | Biologia, VESTIBULAR Primeiro semestre IF PE, IF PE, IF PE, 2017

TEXTO 16
TRABALHADORES VÍTIMAS DE SILICOSE SÃO CONDENADOS PARA O TRABALHO
O pneumologista Valderio do Valle Dettoni já cuidou de, aproximadamente, 60 trabalhadores que adoeceram de silicose nas pedreiras do Norte do Espírito Santo. Por isso, sabe como poucos os efeitos da doença no organismo e no meio social onde os trabalhadores vivem. “A silicose não tem tratamento e pode ser progressiva mesmo depois que o operário se afasta do trabalho, porque a poeira que ele inala vai ocasionar uma ação inflamatória pulmonar e esse processo reduz a capacidade de oxigenação”, explica. Quando diagnosticados com a doença, os trabalhadores precisam se afastar imediatamente das pedreiras. 
Disponível em:< http://www.gazetaonline.com.br/noticias/economia/2017/01/trabalhadores-vitimas-de-silicosesao-condenados-para-o-trabalho-1014019183.html>. Acesso: 09 out. 2017.

Como podemos observar no TEXTO 16, a silicose é uma doença progressiva, que afeta trabalhadores da mineração, extração de rochas, entre outros. Essa doença afeta as células e especificamente uma organela celular. Assinale abaixo a resposta que indica a organela que destrói a célula de forma irreversível no processo patogênico denominado silicose.
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42Q932378 | Geografia, VESTIBULAR Primeiro semestre IF PE, IF PE, IF PE, 2017

TEXTO 19
Um número cada vez maior de pessoas fora de seu país 
O relatório Tendências Globais (ou Global Trends) divulgado pelo Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados – ACNUR mostra que batemos um recorde de pessoas forçadas a deixar seus países em todo o mundo. Ao final de 2014, este número atingiu o nível recorde de 59,5 milhões de pessoas,
comparado com os 51,2 milhões registrados no final de 2013 e os 37,5 milhões verificados há uma década. O relatório mostra que as populações refugiadas e de deslocamentos internos cresceram em todas as regiões do mundo. Nos últimos cinco anos, estes foram os lugares que mais forçaram pessoas a saírem de seus países: na África, foi Costa do Marfim, República Centro Africana, Líbia, Mali, Nigéria, República Democrática do Congo, Sudão do Sul e Burundi; no Oriente Médio, foram Síria, Iraque e Iêmen; na Europa, apenas Ucrânia; e, na Ásia, o problema está no Quirguistão, Mianmar e Paquistão. Poucas soluções foram apresentadas e novos deslocamentos continuam acontecendo. Em 2014, apenas 126,8 mil refugiados conseguiram retornar para seus países de origem, o menor número em 31 anos. Para uma época de deslocamento massivo sem precedentes, necessitamos de uma resposta humanitária também sem precedentes, afirmou António Guterres, presidente da ACNUR. E a situação é ainda mais grave, pois 
GEOGRAFIA metade dos refugiados no mundo é formada por jovens e crianças até 18 anos de idade, mostrando que a problemática afeta o grupo responsável pela renovação etária desses países.
Relatório Tendências Globais, divulgado pela ACNUR em 15 jun 2015. Disponível em < http://www.acnur.org/portugues/noticias/noticia/relatorio-do-acnur-revela-60-milhoes-de-deslocados-no-mundopor-causa-de-guerras-e-conflitos/ >. Acesso em: 08 out 2017 (adaptado).

Mediante os argumentos contidos no TEXTO 19, aponte os fatores que ligam essas nações citadas e que justifiquem a razão de tantas pessoas estarem se deslocando entre esses países.
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43Q693831 | Legislação Federal, Técnico em Assuntos Educacionais, IF PE, IF PE, 2019

O Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017, regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB), que trata da educação a distância. Sobre essa modalidade de ensino, de acordo com as legislações mencionadas, está CORRETO:
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44Q164364 | Raciocínio Lógico, Auxiliar de Biblioteca, IF PE, IF PE

Cinco amigos de uma turma decidem dividir uma pizza de seis fatias e combinam que o mais novo pagará pela pizza, enquanto o mais velho ganhará uma fatia extra. Alex é 2 meses mais velho do que Bruno, que é 3 meses mais novo do que Carlos. Davi é 1 mês mais velho do que Bruno, e Eduardo é 2 meses mais velho do que Alex. Assinale a alternativa que indica quem vai pagar a pizza e quem vai ganhar a fatia extra.

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45Q691728 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, IF PE, IF PE, 2019

Leia o TEXTO 1 para responder à questão.
TEXTO 1 
(1) Uma instituição centenária e, ao mesmo tempo, inovadora. Duas expressões que traduzem o perfil do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), cujas origens remontam ao ano de 1909, quando foi criada a Escola de Artífices do estado, e ao surgimento das escolas agrotécnicas federais ao longo da primeira metade o século XX. Hoje, essa tradição secular é ressignificada numa proposta pedagógica que está à frente do seu tempo.
(2) No IFPE, as atividades de ensino estão diretamente associadas à pesquisa e à extensão. O envolvimento com trabalhos científicos é incentivado desde as etapas iniciais através de bolsas, programas e eventos acadêmicos. Os pesquisadores são amparados por uma ampla e moderna infraestrutura de salas e laboratórios especializados com equipamentos de última geração. Os últimos anos têm sido dedicados, especialmente, ao fomento de pesquisa aplicada e de novas tecnologias. Produtos desenvolvidos por docentes e estudantes do IFPE são, atualmente, patenteados e absorvidos pelo mercado, contribuindo para avanços nas mais diversas áreas.
(3) Os projetos de extensão, por sua vez, cumprem o papel de fazer com que o conhecimento ultrapasse, de fato, os muros da instituição. São ações que realizam uma intervenção direta na comunidade, socializando saberes, experiências e, sobretudo, permitindo trocas. A cultura do empreendedorismo, da inovação e da economia criativa são dimensões que também pautam toda a comunidade escolar e acadêmica. No IFPE, o estudante ainda encontra um ambiente propício para a prática de atividades esportivas e o envolvimento com atividades artísticas e culturais, elementos também intrínsecos à formação profissional e à cidadã.
(4) É graças a essa atuação pluricurricular, sistêmica e conectada às demandas do mercado e da sociedade que o IFPE, hoje, tem um papel estratégico nas cidades onde os campi estão instalados e no cenário socioeconômico de Pernambuco. No litoral sul, atua fortemente na qualificação da mão de obra que atende ao porto de Suape e suas empresas. No lado norte, contribui para o abastecimento das indústrias automobilística e fármaco-química com a mão de obra local, permitindo que os moradores da região aproveitem a oportunidade gerada pela chegada desses empreendimentos aos seus municípios.
(5) No Agreste, Sertão e Zona da Mata, é mantido o olhar especial à agricultura e à pecuária, sempre pautado pela sustentabilidade, mas a isso se junta um novo foco voltado aos novos arranjos produtivos e às transformações sociais vivenciadas por essas localidades. Em 2014, a terceira fase da expansão do IFPE permitiu o desembarque em mais seis municípios da Região Metropolitana (Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Jaboatão, Olinda e Paulista), além de Palmares, na Mata Sul, formando uma rede de suporte à região com o maior PIB do estado.
(6) Ao longo de sua história, o IFPE se consolidou como um espaço ofertante de uma educação pública, gratuita e de qualidade. Uma casa de educação que contribui diretamente com o desenvolvimento econômico local, mas sobretudo para a formação e inclusão de milhões de cidadãos. Uma instituição sólida, eficiente, renomada, em permanente estado de expansão e evolução.
Disponível em: https://portal.ifpe.edu.br/acesso-a-informacao/institucional. Acesso em: 18 jun. 2019. Adaptado. 
A atenção às regras de concordância e de regência permite, respectivamente, que haja correspondência harmoniosa entre os constituintes de um sintagma e que sejam respeitadas as suas relações de dependência. Sobre sintaxe de concordância e de regência nominal e verbal no TEXTO 1, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. No excerto “Os últimos anos têm sido dedicados, especialmente, ao fomento de pesquisa aplicada e de novas tecnologias” (2º parágrafo), o acento diferencial foi utilizado para indicar a pluralização do verbo em destaque, promovendo a concordância com o seu sujeito. II. Em “contribui para o abastecimento das indústrias automobilística e fármaco-química” (4º parágrafo), a expressão destacada está pluralizada, mas poderia estar no singular (realizado o devido paralelismo) para concordar apenas com “automobilística”, elemento mais próximo. III. A forma verbal “remontam” (1º parágrafo), rege, naquele contexto, um objeto indireto, função desempenhada pelos complementos “ano” e “surgimento”, nomes determinados pelo artigo “o”. A substituição desses termos por formas femininas determinadas pelo artigo “a” provocaria a ocorrência da crase. IV. Em “elementos também intrínsecos à formação profissional e à cidadã” (3º parágrafo), a regência do termo em destaque exige que ele se ligue, pela preposição “a”, aos seus complementos, que são determinados pelo artigo “a”, o que justifica o uso do acento grave. V. Em “as atividades de ensino estão diretamente associadas à pesquisa e à extensão” (2º parágrafo), a forma verbal no particípio torna facultativo o uso do acento grave indicativo de crase, uma vez que sua regência é alterada por compor uma locução verbal.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições
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46Q932449 | Física, VESTIBULAR Primeiro semestre IF PE, IF PE, IF PE, 2017

Gás natural veicular (GNV) é um combustível disponibilizado na forma gasosa, a cada dia mais utilizado em automóveis como alternativa à substituição do consumo de gasolina e álcool. Uma das técnicas para obter um abastecimento do gás natural preenchendo com mais conteúdo o cilindro é o resfriamento do gás. Suponha que um automóvel possua um cilindro de 15m3 e que, ao utilizar-se o processo de abastecimento com resfriamento, o gás retido no cilindro esteja a 7 ºC, com pressão de 140 atm. Após um certo tempo decorrido, ao final do abastecimento, as trocas de calor entre o gás, o cilindro e o ambiente externo fazem com que a temperatura interna do cilindro passe a 17 oC. Determine a pressão do gás GNV dentro do cilindro a 17oC, sabendo que a transformação gasosa em seu interior consiste numa transformação isovolumétrica.
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47Q693072 | Legislação Federal, Técnico em Assuntos Educacionais, IF PE, IF PE, 2019

A Educação Básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores (BRASIL, 1996). De acordo com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB), na Educação Básica,
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48Q244139 | Raciocínio Lógico, Técnico Secretariado, IF PE, IF PE

Qual o algarismo que ocupa a milésima sexta casa decimal na dízima periódica 0,123454321234543212345432...?

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49Q931695 | Português, Figuras de Linguagem, Vestibular Segundo Semestre IF PE, IF PE, IF PE, 2017

TEXTO 6
Piaimã
A inteligência do herói estava muito perturbada. Acordou com os berros da bicharia lá em baixo nas ruas, disparando entre as malocas temíveis. E aquele diacho de sagui-açu (...) não era saguim não, chamava elevador e era uma máquina. De-manhãzinha ensinaram que todos aqueles piados berros cuquiadas sopros roncos esturros não eram nada disso não, eram mas cláxons campainhas apitos buzinas e tudo era máquina. As onças pardas não eram onças pardas, se chamavam fordes hupmobiles chevrolés dodges mármons e eram máquinas.
O herói aprendendo calado. De vez em quando estremecia. Voltava a ficar imóvel escutando assuntando maquinando numa cisma assombrada. Tomou-o um respeito cheio de inveja por essa deusa de deveras forçuda, Tupã famanado que os filhos da mandioca chamavam de Máquina, mais cantadeira que a Mãe-d’água, em bulhas de sarapantar. Então resolveu ir brincar com a Máquina pra ser também imperador dos filhos da mandioca. Mas as três cunhãs deram muitas risadas e falaram que isso de deuses 
era gorda mentira antiga, que não tinha deus não e que com a máquina ninguém não brinca porque ela mata. A máquina não era deus não, nem possuía os distintivos femininos de que o herói gostava tanto. Era feita pelos homens. Se mexia com eletricidade com fogo com água com vento com fumo, os homens aproveitando as forças da natureza. Porém jacaré acreditou? nem o herói! 
[... ]
Estava nostálgico assim. Até que uma noite, suspenso no terraço dum arranhacéu com os manos, Macunaíma concluiu: — Os filhos da mandioca não ganham da máquina nem ela ganha deles nesta luta. Há empate.
ANDRADE, Mário. Macunaíma, o herói sem nenhum caráter. Belo Horizonte: Itatiaia, 1986. p. 110.

O livro Macunaíma, de Mário de Andrade, é um marco do Modernismo brasileiro. A passagem transcrita é significativa do estranhamento provocado pela cidade grande e por suas máquinas no protagonista da obra. Além disso, o trecho é bastante representativo da grande variedade de figuras de linguagem utilizadas pelo autor para construção da narrativa. As máquinas, muitas passam, então, à condição de antagonistas dos homens brancos, os “filhos da mandioca”. Como se pode ver no trecho: “Os filhos da mandioca não ganham da máquina nem ela ganha deles nesta luta. Há empate”, embora em muitos trechos Macunaíma divinize a máquina, em outros, ele a humaniza, através da figura de linguagem classificada como
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50Q932239 | Matemática, VESTIBULAR Primeiro semestre IF PE, IF PE, IF PE, 2017

TEXTO 9
A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de energia em julho será amarela, o que significa um acréscimo de R$ 2 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o fator que determinou o acionamento da bandeira amarela foi o aumento do custo de geração de energia elétrica. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.
Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2017-06/bandeira-tarifaria-de-julho-seraamarela>. Acesso em: 09 de out. 2017.

A conta de energia na residência de Pedro informa que, no mês de julho, foram consumidos 200kWh. O valor total da conta de energia elétrica (E), na cidade em que Pedro reside, é calculado através do produto do consumo ativo (em kWh) pelo valor da tarifa do kWh. Ao resultado obtido, soma-se o valor da bandeira tarifária definido pela Aneel para o mês de referência da conta de energia elétrica. Considerando os dados apresentados e sabendo que, para o mês de julho, o valor do kWh foi de R$0,3982, qual será o valor da conta de energia elétrica (E) da residência de Pedro?
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51Q932966 | Biologia, Vestibular Segundo Semestre IF PE, IF PE, IF PE, 2017

As teorias da evolução das espécies reúnem uma série de evidências. Nas frases relacionadas abaixo, podem ser observadas algumas afirmações sobre as evidências do processo evolutivo. Analise-as e marque a alternativa CORRETA.
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52Q681602 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IF PE, IF PE, 2019

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) pode ser considerado a própria essência do trabalho pedagógico da escola. Sobre o PPP, é CORRETO afirmar que
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53Q249349 | Informática, Técnico de Laboratório Informática, IF PE, IF PE

Qual das alternativas abaixo define o uso da ferramenta Batch no Photoshop?

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54Q682922 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IF PE, IF PE, 2019

Leia o TEXTO 6 para responder à questão:
TEXTO 6
Esse princípio se refere ao enfrentamento dos preconceitos e das discriminações, garantindo que diferenças não sejam transformadas em desigualdades. O princípio jurídico-liberal de igualdade de direitos do indivíduo deve ser complementado, então, com os princípios dos direitos humanos da garantia da alteridade entre as pessoas, grupos e coletivos. Dessa forma, igualdade e diferença são valores indissociáveis que podem impulsionar a equidade social.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 8, de 6 de março de 2012. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Disponível em: http://www.prograd.ufu.br/sites/prograd.ufu.br/files/media/documento/4.1-_dcn_-dir.humanos_- _parecer_cne-cp_08-2012.pdf . Acesso em: 26 jul.2017.
Conforme o disposto no Parecer CNE/CP nº 8 de 6 de março de 2012, o TEXTO 6 faz referência ao seguinte princípio:
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55Q932187 | Biologia, Vestibular Segundo Semestre IF PE, IF PE, IF PE, 2017

TEXTO 11
CÉLULAS-TRONCO CONSEGUEM TRATAR DOENÇAS MITOCONDRIAIS, DIZ ESTUDO
Cientistas revelaram terem dado um passo fundamental para a terapia com células-tronco no tratamento de doenças mitocondriais raras, passadas de mãe para filho.
Eles "corrigiram" mitocôndrias nocivas em células da pele retiradas de pacientes para criarem células-tronco pluripotentes - células saudáveis versáteis que podem se diferenciar em qualquer célula do tecido no corpo, segundo a equipe.
"Esta descoberta prepara o terreno para a substituição de tecidos doentes em pacientes e abre as portas para o mundo da medicina regenerativa, onde os médicos são capazes de tratar doenças humanas que são atualmente incuráveis", explicou um comunicado da Oregon Health & Science University, cujos cientistas participaram do estudo.
Disponível em:<http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/07/celulas-tronco-conseguem-tratar-doencasmitocondriais-diz-estudo.html> Acesso: 07 maio 2017.

O TEXTO 11 refere-se a modificações realizadas em mitocôndrias, que podem solucionar doenças relacionadas a estas organelas, as quais, na célula, possuem a seguinte função:
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56Q932675 | Português, Interpretação de Textos, VESTIBULAR Primeiro semestre IF PE, IF PE, IF PE, 2017

TEXTO 4
NO MEIO DO CAMINHO
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
ANDRADE, Carlos Drummond de. No meio
do caminho
. Disponível em:
http://www.algumapoesia.com.br/drummond/
drummond04.htm. Acesso: 12 out. 2017.

TEXTO 5
POEMA DE SETE FACES

Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.
O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu
coração.
Porém meus olhos
não perguntam nada.
O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do bigode.
  
Meu Deus, por que me
abandonaste
se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco.
Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma
solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.
Eu não devia te dizer
mas essa lua
mas esse conhaque
botam a gente comovido como
o diabo.
ANDRADE, Carlos Drummond de.
Poema de sete faces. Disponível em: http://www.poesiaspoemaseversos.co
m.br/poema-das-sete-faces-carlosdrummond-de-andrade/. Acesso: 12out. 2017.
  
Os TEXTOS 4 e 5 apresentam poemas de Carlos Drummond de Andrade, importante poeta do Modernismo brasileiro. Acerca deste significativo movimento da literatura brasileira, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. Drummond integrou a 2ª Geração Modernista Brasileira, a qual, ao contrário da 1ª Geração, mostrava consolidação e amadurecimento na literatura do Brasil.
II. Juntamente com Oswald de Andrade e Mário de Andrade, Drummond de Andrade fez parte da 1ª Geração Modernista, e os TEXTOS 4 e 5 demonstram a insatisfação e a rebeldia frente ao comportamento das pessoas no Brasil daquela época.
III.Drummond fez parte da 3ª Geração Modernista, a “Geração de 45”, e, por se tratar de um período menos conturbado em relação ao vivenciado pelas Gerações anteriores, a produção literária tinha espaço para suscitar reflexões acerca do comportamento da sociedade.
IV. Os poemas que constituem os TEXTOS 4 e 5 abordam temáticas cotidianas e fazem uso da linguagem coloquial, características recorrentes nas produções literárias dessa fase do Modernismo brasileiro.
V. O uso de versos livres e brancos nos poemas dos TEXTOS 4 e 5 corresponde à tendência das produções literárias do Modernismo brasileiro nesta fase: com evidente desprendimento de formatos clássicos e limitadores para se fazer poesia.
  
Estão CORRETAS, apenas, as proposições
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57Q932388 | Matemática, VESTIBULAR Primeiro semestre IF PE, IF PE, IF PE, 2017

TEXTO 11
“Rosário,
A Língua foi sua pátria,
A vida sua escola
Os/as alunos/as seus/suas amigos/as
Os/as amigos filhos/as
Do marido ao companheiro,
Dos filhos aos frutos
Das aulas ao Instituto
De Pesqueira ao mundo,
Dos valores,
À imortalidade!
Você continuará viva em nossas memórias e em nossos corações!
O céu está mais iluminado, ganhou uma estrela”.
Cláudia Sansil – Professora e Ex-Reitora do IFPE
Disponível em: < http://www.ifpe.edu.br/campus/pesqueira/noticias/ifpe-campus-pesqueira-faz-homenagempostuma-a-professora-maria-do-rosario-sa-barreto-1/view>. Acesso em: 09 de out. 2017.

Gil, estudante da Licenciatura em Matemática do IFPE Campus Pesqueira, observou que RIOROSA é um anagrama da palavra ROSARIO, nome de sua ex-professora de Língua Portuguesa. Ainda desejando saber outros anagramas da palavra ROSARIO, Gil lança um desafio a seus colegas de sala. Quantos são os anagramas da palavra ROSARIO em que as vogais e as consoantes sempre fiquem alternadas?
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58Q932406 | Geografia, Vestibular Segundo Semestre IF PE, IF PE, IF PE, 2017

A despeito de o Nordeste do Brasil ser mais identificado como a região que concentra a maior parcela de pobreza entre todas as regiões brasileiras, há alguns subespaços regionais que são marcados pelo dinamismo de suas atividades econômicas e que funcionam como a face da modernização no contexto da economia regional. Identifique quais são os núcleos modernizados do Nordeste nas alternativas seguintes.

I. Produção de soja no Oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão, formando, com o vizinho estado do Tocantins, a zona de fronteira agrícola denominada Matopiba.
II. Fruticultura irrigada no médio Vale do São Francisco (PE/BA), no Vale do Açu (RN) e Baixo Jaguaribe (CE).
III.Produção fumageira no Recôncavo Baiano, polo cítrico em Sergipe e produção de cacau, no sul da Bahia.
IV.Implantação de infraestrutura turística em espaços litorâneos, com forte incremento da urbanização turística.
V. Extrativismo da carnaúba, no Meio Norte; produção cafeeira na Chapada Diamantina (BA); Complexo Industrial Portuário de Suape (PE) e Pecém (CE).

As atividades que compõem os núcleos de modernização econômica do Nordeste estão contempladas totalmente nas alternativas
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59Q932905 | Biologia, Vestibular Segundo Semestre IF PE, IF PE, IF PE, 2017

Analise os sistemas excretores dos animais.
I. Glândulas verdes localizadas próximo às antenas que se abrem para o exterior através de um poro excretor.
II. Rede de túbulos com células-flama ou solenócitos.
III Nefrídios, que removem excreções da cavidade pericárdica e dos vasos sanguíneos.
IV.Excreções lançadas por difusão.

Quanto à evolução da fisiologia, a sequência do sistema excretor do mais primitivo para o mais evoluído é
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60Q686538 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Assuntos Educacionais, IF PE, IF PE, 2019

Leia o TEXTO 2 para responder a questão.
TEXTO 2
Em meio à pluralidade de ideias, o diálogo só é possível quando se assume que não há uma verdade única e absoluta sobre nada.
Rayane Santos
  No mundo, há diversas sociedades. Cada uma delas é composta por diversas culturas, com valores e crenças específicos. E mesmo dentro de um grupo há diversidade, considerando a individualidade de cada ser humano. Portanto, é natural que pessoas tenham opiniões diferentes entre si.
  “A verdade é subjetiva porque cada pessoa constrói a sua de um jeito”, explica a antropóloga e ex-presidente da Associação Brasileira de Antropologia Carmen Rial. “Além do grupo cultural, a classe social, a escolaridade, o gênero e a educação fazem com que cada pessoa veja o mundo de uma forma particular”.
  Apesar de a Constituição Federal legalizar a manifestação do pensamento – considerando a democracia que se vive no Brasil – é possível observar uma onda de desrespeito a opiniões opostas.
  “Mas este não é só um problema nacional, e sim mundial. Um grande desafio humano”, aponta o psicólogo transpessoal José Luís Morado. “Não levar a opinião do outro em consideração já deu origem a muitas guerras, e apesar de melhorarmos enquanto civilização, ainda precisamos resolver este problema”.
  Imprescindível para a vida em sociedade, saber respeitar opiniões divergentes é o primeiro passo para melhorias individuais e sociais.
   É comum e saudável, em conversas no cotidiano, ouvir afirmações e não concordar com elas. O problema existe quando não se respeita o que é dito ou quem o diz, justamente por dizê-lo.
SANTOS, Rayane. Em meio à pluralidade de ideias, o diálogo só é possível quando se assume que não há uma verdade única e absoluta sobre nada. Jornal do Trem, 20 mar.2015. Disponível em: jornaldotrem.com.br/capa/aolidar-com-a-opiniao-alheia-e-possivel-discordar-sem-desrespeitar-ninguem/. Adaptado.
Quanto à leitura e à compreensão do TEXTO 2, considere as informações que seguem.
I. Há uma visível incompatibilidade entre as ideias suscitadas no título e o conteúdo desenvolvido no texto, já que aquele fala sobre “uma verdade” e este, sobre “opiniões diferentes”. II. No que diz respeito à tipologia textual, trata-se de um texto predominantemente argumentativo, porque a autora expõe os pontos de vista de uma antropóloga e de um psicólogo quanto à temática abordada. III. O conteúdo pode ser sintetizado, sem prejuízo semântico, neste segmento linguístico: ‘Respeitar é não tentar fazer com que o outro assuma a mesma opinião que a sua’. IV. Segundo a autora, um país que se deseja democrático deve valorizar as diferenças, embora tais diferenças promovam problemas sociais, políticos e econômicos. V. Mesmo estando no primeiro parágrafo, o período “Portanto, é natural que pessoas tenham opiniões diferentes entre si.” expressa uma conclusão que se obtém a partir das ideias expressas no texto.
É VERDADEIRO apenas o que se afirma em:
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