Questões de Concursos: IF PR

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: IF PR. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q947507 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Nível Médio, IFPR, IF PR

O cientista político norte-americano Samuel Huntington entende a “globalização” como processo de expansão da cultura ocidental e do sistema capitalista sobre os demais modos de vida e de produção do mundo, que conduz, inevitavelmente, a um “choque de civilizações”. Sobre esse assunto, estabeleça a correspondência das colunas:
Coluna I 1) KYOTO. 2) GATT. 3) SCHENGEN. 4) DAVOS. 5) NAFTA.
Coluna II ( ) Protocolo de __________, Acordo para Redução de Gases de Efeito Estufa. ( ) __________, Acordo de Livre Comércio da América do Norte. ( ) __________, Acordo Geral de Tarifas e Comércio. ( ) __________, convenção de países da União Européia para abertura de suas fronteiras entre seus membros. ( ) __________, local onde se realiza o Fórum Econômico Mundial.

Assinale sequência correta, de cima para baixo.

32 Q947513 | Geografia, Nível Médio, IFPR, IF PR

Segundo o IBGE, entre 1940 e 2010, a população brasileira que mora em cidades teve um ______ aumento principalmente na região __________, área de concentração de ____________.
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase acima.

33 Q947494 | Português, Figuras de Linguagem, Nível Médio, IFPR, IF PR

Assinale a alternativa que substitui a expressão “Mas até que”, em negrito (2o parágrafo), sem alterar o sentido do texto.

34 Q947516 | Biologia, Relações ecológicas, Nível Médio, IFPR, IF PR

Ao entrar no organismo, o alimento percorre diferentes órgãos em que sofre várias transformações. Assinale a alternativa que descreve corretamente o local e a transformação correspondente.

35 Q947491 | Português, Coesão e coerência, Nível Médio, IFPR, IF PR

Considerando apenas os elementos negritados nos textos das alternativas abaixo, retirados da revista Capricho, identifique onde a norma padrão está sendo respeitada.

36 Q947496 | Matemática, Áreas e Perímetros, Nível Médio, IFPR, IF PR

Ao resolver um problema matemático, verificou-se que todos os números irracionais compreendidos entre os números 2 e 3 formam o conjunto solução desse problema. Sendo assim, temos que uma das soluções é:

37 Q947503 | História, República Oligárquica, Nível Médio, IFPR, IF PR

De acordo com uma pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), entre 2006 e 2017, o percentual de homens de Curitiba que apresentaram diagnóstico médico de diabetes passou de 4,8% para 7,4% e das mulheres cresceu 40% no mesmo período. É correto afirmar que o percentual de homens de Curitiba com o diagnóstico de diabetes aumentou, nesse período, aproximadamente:

38 Q947505 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Nível Médio, IFPR, IF PR

O “Regime Militar Brasileiro”, entre 1964 e 1985, foi marcado pelos cerceamentos das liberdades individuais e do amplo exercício da cidadania. Contudo, entre 1969 e 1973, o país atravessou o chamado “milagre brasileiro”, que estimulou o crescimento do PIB na média anual acima de 10%. Sobre esse período, assinale a alternativa correta.

39 Q947517 | Física, Dinâmica, Nível Médio, IFPR, IF PR

Os seres vivos dependem do meio em que vivem. Além do ar, da água, do solo e da luz, também dependem das relações com outros seres vivos. Nessas relações ecológicas, podem ocorrer benefícios para todos os seres vivos ou apenas para uns e prejuízos para outros. Assinale a alternativa que define corretamente o tipo de relação ecológica.

40 Q947486 | Português, Significação Contextual de Palavras e Expressões Sinônimos e Antônimos, Nível Médio, IFPR, IF PR

Texto associado.
Os infelizes cálculos da felicidade (fragmento),
Mia Couto.

O homem da história é chamado Julio Novesfora. Noutras falas o mestre Novesfora. Homem bastante matemático, vivendo na quantidade exata, morando sempre no acertado lugar. O mundo, para ele, estava posto em equação de infinito grau. Qualquer situação lhe algebrava o pensamento. Integrais, derivadas, matrizes para tudo existia a devida fórmula. A maior parte das vezes mesmo ele nem incomodava os neurónios*:
– É conta que se faz sem cabeça.
Doseava o coração em aplicações regradas, reduzida a paixão ao seu equivalente numérico. Amores, mulheres, filhos: tudo isso era hipótese nula. O sentimento, dizia ele, não tem logaritmo. Por isso, nem se justifica a sua equação. Desde menino se abstivera de afetos. Do ponto de vista da álgebra, dizia, a ternura é um absurdo. Como o zero negativo. Vocês vejam, dizia ele aos alunos: a erva não se enerva, mesmo sabendo-se acabada em ruminagem de boi. E a cobra morde sem ódio. É só o justo praticar da dentadura injetável dela. Na natureza não se concebe sentimento. Assim, a vida prosseguia e Julio Novesfora era nela um aguarda-factos*. Certa vez, porém, o mestre se apaixonou por uma aluna, menina de incorreta idade. Toda a gente advertia: essa menina é mais que nova, não dá para si*.
– Faça as contas mestre.
Mas o mestre já perdera o cálculo. Desvalessem os razoáveis conselhos. Ainda mais grave: ele perdia o matemático tino. Já nem sabia o abecedário dos números. Seu pensamento perdia as limpezas da lógica. Dizia coisas sem pés. Parecia, naquele caso, se confirmar o lema: quanto mais sexo menos nexo. Agora, a razão vinha tarde de mais*. O mestre já tinha traçado a hipotenusa à menina. Em folgas e folguedos, Julio Novesfora se afastava dos rigores da geometria. O oito deitado é um infinito. E, assim, o professor ataratonto, relembrava:
– A paixão é o mundo a dividir por zero.

*grafia usada em Moçambique
Analisando o contexto em que é empregada a expressão: “A paixão é o mundo a dividir por zero”, assinale a alternativa que melhor a explica.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.