Início

Questões de Concursos IF SUDEST MG

Resolva questões de IF SUDEST MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q948880 | Química, Grandezas massa, Primeiro Semestre, IF Sudeste MG, IF SUDEST MG, 2017

. Acesso em: 07 set. 2017. Adaptado. A respeito da substância água, marque a alternativa INCORRETA. "> A importância da água na vida do planeta é enorme, uma vez que é um composto essencial para a sobrevivência de animais e vegetais na Terra. Nesse sentido, quando falta água, a vida está ameaçada, pois ela é a fonte de vida do planeta. Estamos tão acostumados à presença da água que só damos conta da sua importância quando ela nos faz falta.
A importância da água. Toda Matéria. Disponível em:<https://www.todamateria.com.br/a-importancia-da-agua/>. Acesso em: 07 set. 2017. Adaptado.

A respeito da substância água, marque a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q946417 | Química, Eletroquímica Oxirredução, Segundo Semestre, IF Sudeste MG, IF SUDEST MG, 2018

Joias de ouro são fabricadas a partir de ligas contendo, comumente, além desse metal, prata e cobre. Isso porque o ouro é um metal muito macio. Ouro 18 quilates, por exemplo, contém 75% de ouro, sendo o restante usualmente prata e cobre. Considerando uma pulseira que pesa 26,376g, contendo 19,700g de ouro, 4,316g de prata e 2,540g de cobre, a proporção de átomos de cada elemento (Au : Ag : Cu) nessa liga será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q946416 | Química, Grandezas massa, Segundo Semestre, IF Sudeste MG, IF SUDEST MG, 2018

Das alternativas abaixo, assinale aquela que representa CORRETAMENTE um fenômeno físico, ou seja, onde não acontece uma transformação química.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q948872 | Matemática, Primeiro Semestre, IF Sudeste MG, IF SUDEST MG, 2017

Um reservatório cúbico de 1 metro de profundidade está completamente vazio. Para enchêlo, será utilizado um balde cilíndrico para transportar a água até o reservatório. Sabendo-se que o balde tem 50 cm de altura e o raio da base medindo 20 cm, qual é o número mínimo de baldes necessários para encher completamente o reservatório? (Use π = 3)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q946399 | Português, Interpretação de Textos, Segundo Semestre, IF Sudeste MG, IF SUDEST MG, 2018

Leia o poema e as afirmativas a seguir.

O filho do século


Nunca mais andarei de bicicleta

Nem conversarei no portão

Com meninas de cabelos cacheados

Adeus valsa "Danúbio Azul"

Adeus tardes preguiçosas

Adeus cheiros do mundo sambas

Adeus puro amor

Atirei ao fogo a medalhinha da Virgem

Não tenho forças para gritar um grande grito

Cairei no chão do século vinte

Aguardem-me lá fora

As multidões famintas justiceiras

Sujeitos com gases venenosos

É a hora das barricadas

É a hora da fuzilamento, da raiva maior

Os vivos pedem vingança

Os mortos minerais vegetais pedem vingança

É a hora do protesto geral

É a hora dos vôos destruidores

É a hora das barricadas, dos fuzilamentos

Fomes desejos ânsias sonhos perdidos, M

Misérias de todos os países uni-vos

Fogem a galope os anjos-aviões

Carregando o cálice da esperança

Tempo espaço firmes porque me abandonastes.


MENDES, Murilo. O Visionário. In: Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994, p. 239-240.


I. Pode-se dizer que o poema apresenta dois momentos distintos: o primeiro se refere à época anterior à chegada do novo século e o segundo, ao século XX.

II. Todas as situações mencionadas no poema evocam um mundo em que a vida é simples e prazerosa, parecendo ser proveniente da inocência e da ingenuidade.

III. O novo século é caracterizado ao longo do poema pela dor, pelo sofrimento, pela violência e pela morte e desmonta-se em cenas de desesperança.

IV. No verso “Atirei ao fogo a medalhinha da Virgem” representa-se a descrença espiritual ou o abandono da religião, já que a fé de nada adianta, considerando a realidade que se impõe.


Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q946393 | Literatura, Escolas Literárias, Segundo Semestre, IF Sudeste MG, IF SUDEST MG, 2018

Leia atentamente o fragmento I-Juca-Pirama.

Em fundos vasos d'alvacenta argila

Ferve o cauim;

Enche-se as copas, o prazer começa,

Reina o festim.


O prisioneiro, cuja morte anseia,

Sentado está,

O prisioneiro, que outro sol no ocaso

Jamais verá!


A dura corda, que lhe enlaça o colo,

Mostra-lhe o fim

Da vida escura, que será mais breve

Do que o festim!


Contudo os olhos d'ignóbil pranto

Secos estão;

Mudos os lábios não descerram queixas

Do coração.


Mais um martírio, que encobrir não pode

Em rugas faz

A mentirosa placidez do rosto

Na fronte audaz!


Que tens, guerreiro? Que temor te assalta

No passo horrendo?

Honra das tabas que nascer te viram,

Folga morrendo.


Folga morrendo; porque além dos Andes

Revive o forte,

Que soube ufano contrastar os medos

Da fria morte.


GONÇALVES, Dias. Poesia e Prosa Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1998, p. 380-381.


Considerando o poema como um todo e seu conhecimento sobre o Romantismo brasileiro, assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q948878 | Física, Física Térmica, Primeiro Semestre, IF Sudeste MG, IF SUDEST MG, 2017

Um estudante viaja com sua família para uma praia pouco povoada. Numa das tardes ensolaradas, ele ficou conversando com um pescador da comunidade e depois de muito ouvir sobre pescaria, funcionamento do barco e localização de cardumes, o pescador faz uma pergunta que há algumas semanas o intrigava. Qual seria a altura da torre de telefonia que haviam instalado recentemente na comunidade? O estudante respondeu que era fácil calcular o valor da altura se ele o ajudasse a fazer algumas medidas. Para isso, pegou uma vara, com um comprimento(L) de 2m, que estava encostada no barco. Usando este instrumento o estudante mediu a sombra da torre contando 22L, em seguida mediu a altura e a sombra do pescador, obtendo 3L/4 e 0,55L, respectivamente. Com esses dados, o estudante mostrou ao pescador a altura da torre. Em qual princípio físico o estudante se apoia para realizar tal procedimento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q946403 | Raciocínio Lógico, Segundo Semestre, IF Sudeste MG, IF SUDEST MG, 2018

To answer question, read the following text.


The movies that rose from the gave

It may disappear for a while, stay out of sight, out of mind, but sooner or later it will rise again, and no matter what we do, or how hard we try, it will never, ever die. A zombie? Hardly, rather our own fascination with what popular culture now refers to as “the living dead”.

Zombies have dominated mainstream horror for more than half a decade. They’re everywhere: movies, books, videogames, comics, even a new Broadway musical adaptation of Sam Raimi’s The Evil Dead. Not only have they replaced previous alpha-monsters such as vampires and werewolves, (1) ___________ are continuing to generate more interest (and revenue) than almost all other creatures put together. Given that several years ago the living dead were considered an obscure and largely underground sub-genre, it would not be an exaggeration to state that they have enjoyed a spectacular rebirth (2) ___________ anything in the history of modern horror.

Where did these creatures come from? Why are they so popular now? And when, if ever, will their reign of terror cease?

(3) ___________ many cultures have their own myths concerning the raising of the dead (one going as far back as the epic of Gilgamesh), the word “zombie” can trace its origins back to west Africa. The legend involves a “houngan” (wizard) using a magical elixir to transform a living human into a mobile, docile and obedient corpse. The fact that this legend is deeply rooted in reality (Haitian zombie powder was discovered to contain a powerful neuro-toxin that caused a live victim to behave like a resurrected corpse) may explain why, when African slaves were brought to the Americas, European colonists also embraced the notion of the living dead.

For several centuries the voodoo zombie remained the staple of tall tales, stage productions, and even early Hollywood movies (4) ___________White Zombie (1932) and I Walked With a Zombie (1943). It wasn’t until 1968 that up-and-coming film maker George A Romero gave us a whole new reason to be afraid. Night of the Living Dead replaced the image of a harmless voodoo-created zombie with a hostile, flesh-eating ghoul that swelled its numbers to pandemic proportions. This new ghoul was the result of science, not magic, specifically radiation from a returning space probe. This new ghoul could, likewise, only be dispatched by a scientific solution: destroying the brain or severing it from the rest of the body. This new ghoul obeyed no one, (5) ___________its own insatiable craving for living, human flesh. In fact, this new ghoul was only referred to throughout the movie as a ghoul. The word zombie was never mentioned.

Available at :< https://www.theguardian.com/film/2006/nov/10/1>. Acess on: 23 mar. 2018.


Check the alternative that shows the sequence of words that CORRECTLY fill in the spaces 1-5.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q946415 | Química, Transformações Químicas, Segundo Semestre, IF Sudeste MG, IF SUDEST MG, 2018

Em uma transmissão televisiva de uma partida de futebol, a qual ocorria em um dia chuvoso, o comentarista de arbitragem alertou sobre o risco da manobra conhecida como carrinho, em que o jogador desliza deitado ao chão objetivando alcançar, com os pés, a bola que está de posse do adversário. Com a grama molhada, segundo o comentarista, o jogador que executa o carrinho pode atingir seu adversário com uma velocidade maior do que comumente chegaria, podendo contundir o outro atleta. Para analisar essa informação, considere um atleta de 80kg correndo com velocidade de 21,6 km/h (6 m/s), que se atira ao chão e desliza por 1m executando a manobra descrita. Se os coeficientes de atrito cinético, entre o jogador e a grama seca e molhada, são, respectivamente, 1 e 0,6, quanto, aproximadamente, a velocidade do jogador na grama molhada é maior do que a velocidade do mesmo atleta na grama seca, após o deslocamento de 1m durante o carrinho? (Use √6 = 2,4)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q948862 | Inglês, Preposições Prepositions, Primeiro Semestre, IF Sudeste MG, IF SUDEST MG, 2017

Leia o seguinte trecho de um artigo, ignorando os espaços vazios (1-5) por enquanto. Em seguida, verifique a alternativa que mostra a sequência em que todos os verbos foram usados CORRETAMENTE :
O envelhecimento da população


O número de homens e mulheres nos EUA com 60 anos ou mais que ainda trabalham (1) __________ por mais de uma década. Economistas (2) __________ uma série de razões para essa tendência. Primeiro, desde 1985 a economia dos Estados Unidos (3) __________, portanto, tem havido um aumento da demanda por mão de obra. Ao mesmo tempo, o custo de alguns serviços, como cuidados de saúde, (4) __________, portanto, os trabalhadores precisam ganhar mais dinheiro mais tarde na vida. Além disso, as mudanças nas regras de benefícios da seguridade social (5) __________ um efeito considerável sobre os padrões de trabalho. (…)
VINCE, M. Macmillan English grammar in context. Macmillan, Londres. 2008. p. 23

Verifique a alternativa CORRETA .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q948886 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeiro Semestre, IF Sudeste MG, IF SUDEST MG, 2017

Leia as afirmações abaixo sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q946410 | Biologia, Uma visão geral da célula, Segundo Semestre, IF Sudeste MG, IF SUDEST MG, 2018

Síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos. O Tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. O Tipo 2 aparece em cerca de 90% das pessoas e se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar. O Tipo 3 se manifesta durante a gravidez, desaparecendo, na maioria dos casos, logo depois do parto. Estamos falando da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q946411 | Biologia, Sistema Nervoso Humano, Segundo Semestre, IF Sudeste MG, IF SUDEST MG, 2018

Admite-se que organelas como cloroplastos e mitocôndrias tenham se originado de células procariontes. Algumas teriam desenvolvido mecanismos para captar a energia solar e utilizá-la para sintetizar compostos orgânicos e outras transformar esses compostos, na presença de oxigênio, em energia. Sobre essas organelas, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q946422 | História, República Oligárquica, Segundo Semestre, IF Sudeste MG, IF SUDEST MG, 2018

Leia o fragmento da canção seguinte composta por Maugeri Neto e Fernando Azevedo de Almeida. Assinale a afirmativa CORRETA que identifica o contexto histórico ao qual a música está associada.
Varre, varre,varre vassourinha! Varre, varre a bandalheira! Que o povo já tá cansado De sofrer dessa maneira (...).
RIBEIRO, Marcus Venicio; ALENCAR, Chico; CECCON, Claudius. Brasil vivo: uma nova história da nossa gente. Vol. 2. Petrópolis: Vozes, 1988. p. 182.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q946423 | Matemática, Porcentagem, Segundo Semestre, IFNMG, IF SUDEST MG, 2018

Leia o texto a seguir.

Ela era transmitida essencialmente pelos parasitas, principalmente as pulgas e os ratos. Era uma doença exótica, contra a qual os organismos dos europeus não tinham defesas. Veio da Ásia pela rota da seda. Veja: a epidemia, essa catástrofe, é, portanto, também um dos efeitos do progresso, do crescimento.

DUBY, Georges. Ano 1000, ano 2000: na pista dos nossos medos. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p, 81.


Partindo das considerações de Georges Duby, a epidemia da Peste Negra, matando 1/3 da população europeia no verão de 1348, foi atribuída pelo autor como um efeito das transformações ocorridas com o desenvolvimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q948887 | Biologia, Uma visão geral da célula, Primeiro Semestre, UFRGS, IF SUDEST MG, 2017

Em Atenas, berço da democracia grega, os cidadãos tinham na ágora (praça pública) um espaço para discutir e deliberar sobre temas ligados à justiça, às obras públicas, à vida cultural e etc. Porém, nem todas as pessoas estavam aptas a participar das decisões na pólis, já que não eram considerados cidadãos. Assinale a alternativa que indique os grupos excluídos da democracia ateniense.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q946402 | Inglês, Segundo Semestre, IF Sudeste MG, IF SUDEST MG, 2018

Read the article “The Olympic Games”, to answer question.


The Olympic Games

The ancient Olympic Games were originally a festival, or celebration of and for Zeus; later, events such as a footrace, a javelin contest, and wrestling matches were added. The Olympic Games were a series of athletic competitions among representatives of city-states and one of the Panhellenic Games of ancient Greece. They were held in honor of Zeus, and the Greeks gave them a mythological origin. The first Olympics is traditionally dated to 776 BC. They continued to be celebrated when Greece came under Roman rule, until the emperor Theodosius I suppressed them in AD 393 as part of the campaign to impose Christianity as the State religion of Rome. The games were held every four years, or olympiad, which became a unit of time in historical chronologies.

During the celebration of the games, an Olympic Truce was enacted so that athletes could travel from their cities to the games in safety. The prizes for the victors were olive leaf wreaths or crowns. The games became a political tool used by city-states to assert dominance over their rivals. Politicians would announce political alliances at the games, and in times of war, priests would offer sacrifices to the gods for victory. The games were also used to help spread Hellenistic culture throughout the Mediterranean. The Olympics also featured religious celebrations. The statue of Zeus at Olympia was counted as one of the seven wonders of the ancient world. Sculptors and poets would congregate each olympiad to display their works of art to would-be patrons.

The ancient Olympics had fewer events than the modern games, and only freeborn Greek men were allowed to participate, although there were victorious women chariot owners. As long as they met the entrance criteria, athletes from any Greek citystate and kingdom were allowed to participate, although the Hellanodikai, the officials in charge, allowed king Alexander I of Macedon to participate in the games only after he had proven his Greek ancestry. The games were always held at Olympia rather than moving between different locations as is the practice with the modern Olympic Games. Victors at the Olympics were honored, and their feats chronicled for future generations.

Available at:<https://en.wikipedia.org/wiki/Ancient_Olympic_Games> . Access on: 23 mar. 2018.


The previous text does not contain information to answer the following question:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q948867 | Matemática, Função de 2 Grau ou Função Quadrática e Inequações, Primeiro Semestre, IF Sudeste MG, IF SUDEST MG, 2017

Uma loja de colchões deseja obter uma relação do número de colchões vendidos com sua despesa mensal. Sabe-se que existe uma despesa fixa mensal de R$ 1500,00 que engloba despesas com funcionários, luz dentre outros. Além disso, estimou-se também mais R$ 200,00 de despesa para cada colchão vendido. Considerando-se essas informações, para que o dono da loja estime seu gasto baseado no número de colchões vendidos, qual equação representa esse levantamento de despesa, no qual y é a despesa do mês e x é o número de colchões vendidos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q946392 | Literatura, Escolas Literárias, Segundo Semestre, IF Sudeste MG, IF SUDEST MG, 2018

Leia o seguinte soneto.

RECORDO AINDA...

Recordo ainda... e nada mais me importa...

Aqueles dias de uma luz tão mansa

Que me deixavam, sempre, de lembrança,

Algum brinquedo novo à minha porta...


Mas veio um vento de Desesperança

Soprando cinzas pela noite morta!

E eu pendurei na galharia torta

Todos os meus brinquedos de criança...


Estrada afora após segui... Mas, aí,

Embora idade e senso eu aparente

Não vos iludais o velho que aqui vai:


Eu quero os meus brinquedos novamente!

Sou um pobre menino... acreditai!...

Que envelheceu, um dia, de repente!...


QUINTANA, Mário. Nariz de vidro. São Paulo: Moderna, 2003, p. 42.


Marque a alternativa que identifica CORRETAMENTE o eu lírico do soneto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q948864 | Matemática, Problemas, Primeiro Semestre, IF Sudeste MG, IF SUDEST MG, 2017

. Acesso em: 15 Set. 2017.We can conclude that, as a whole, it is about:">

Read the lyrics below.

Don’t laugh at me

Mark Wills


I’m a little boy with glasses

The one they call the geek

A little girl who never smiles

’Cause I’ve got braces on my teeth

And I know how it feels

To cry myself to sleep


I’m that kid on every playground

Who’s always chosen last

A single teenage mother

Tryin’ to overcome my past

You don’t have to be my friend

But is it too much to ask


Don’t laugh at me

Don’t call me names

Don’t get your pleasure from my pain

In God’s eyes we’re all the same

Someday we’ll all have perfect wings

Don’t laugh at me (…)


Disponível em:<https://www.vagalume.com.br|> . Acesso em: 15 Set. 2017.



We can conclude that, as a whole, it is about:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.