Questões de Concursos IF SUL MG

Resolva questões de IF SUL MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q950979 | Física, Calorimetria, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Um certo dia, registrou-se na cidade de Muzambinho os seguintes valores de temperaturas: 13 °C e 28 °C. Essa variação de temperatura na escala Fahrenheit é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q950976 | Química, Eletroquímica Oxirredução, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

A dipirona (C13H16N3O4SNa) é um medicamento muito utilizado para aliviar a dor e para baixar a febre. Ana ao observar que seu filho João de 3 anos estava com febre, por indicação médica, diluiu 10 gotas do medicamento de concentração 500 mg/mL em água e deu ao seu filho. Qual a quantidade de moléculas de dipirona ingeridas por João?

Dados: 1mL = 20 gotas; Constante de Avogrado = 6x1023 moléculas/mol C=12g/mol; O=16g/mol; N=14g/mol; S=32g/mol; H=1g/mol; Na=23g/mol.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q946209 | Física, Calorimetria, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Um pássaro típico, por exemplo, um beija-flor, quando em voo, para cada 1 g de gordura oxidada devido ao voo, libera, aproximadamente, 4 x 104 J de energia. Considerando-se que, em média, a eficiência muscular dessas aves é de 25%, qual será a quantidade de gordura consumida pelo beija-flor ao voar durante 1 min com uma potência mínima de 0,7 W?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q946198 | Matemática, Áreas e Perímetros, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

As referências dos pronomes its e which, destacados no 3º parágrafo, são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q950978 | Química, Cadeias Carbonicas e Atomo do Carbono, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

HABER-BOSCH: O PROCESSO RESPONSÁVEL POR ALIMENTAR

MUITA GENTE NESTE PLANETA

Estima-se que aproximadamente 45% da população mundial só estão aqui em função do desenvolvimento do processo Haber-Bosch e da produção de amônia. Sem os fertilizantes nitrogenados, nós não teríamos condições de produzir a quantidade de alimentos necessária para alimentar a população que temos hoje no mundo, que está em torno de 7,3 bilhões de pessoas, com tendência a chegar a 9 ou 10 bilhões por volta de 2050. O processo Haber-Bosh descreve uma técnica para obtenção da amônia a partir do nitrogênio do ar atmosférico e do hidrogênio e de fatores como altas temperaturas e pressão.

Disponível em:<https://www.acontecenoticias.com.br/single-post/2017/09/27/Haber-Bosch-O-Processo-Respons%C3%A1velpor-Alimentar-Muita-Gente-Neste-Planeta>. Acesso em: 01/04/18.

A equação não balanceada que descreve a reação de produção de amônia é mostrada a seguir:

N2(g) +H2(g) ⇌ NH3(g)

Ao reagir 50 mols de N2 e 30 mols de H2, qual a quantidade de NH3 produzida em gramas se a reação de síntese for completa?

Dados: N=14 g/mol; H=1g/mol

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q950971 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

A ILHA DO LITORAL DE SÃO PAULO COM A SEGUNDA MAIOR

CONCENTRAÇÃO DE COBRAS DO PLANETA

A ilha da Queimada Grande, conhecida como ilha das cobras, é habitada quase que exclusivamente por uma espécie de cobra, a jararaca-ilhoa (Bothrops insularis). Segundo o pesquisador e especialista em animais peçonhentos Vidal Haddad Júnior, o isolamento e as condições geográficas da ilha lentamente modificaram as características das cobras em relação às jararacas continentais, criando a nova espécie. "Sua cauda adquiriu capacidade preensil (de se agarrar a algo) e a dentição ganhou um aspecto mais curvo, para prender as aves mais facilmente e não soltá-las enquanto o veneno age". "Para subir em árvores, sua pele se tornou mais elástica do que a de suas parentes do continente", explica Otávio Marques, pesquisador e diretor do Laboratório de Ecologia e Evolução do Instituto Butantan.

Evanildo da Silveira BBC Brasil (adaptado) 24 fevereiro 2018

Disponível em:<http://www.bbc.com/portuguese/geral-43115867> .

A forma como o texto apresenta as modificações ocorridas no animal aplica-se à teoria:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q946205 | Biologia, Relações ecológicas, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

O processo de fermentação é utilizado para a fabricação de pães, produção de vinhos e cervejas. O fermento biológico e as leveduras são fungos! Inicialmente a fermentação foi observada no fungo Saccharomyces e, posteriormente, verificou-se que mamíferos também podiam realizar esse processo, inclusive o ser humano. Assinale a alternativa INCORRETA referente à fermentação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q950969 | Matemática, Álgebra Linear, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Calcule o quinto termo de uma PA cuja soma dos n primeiros termos é expressa por Sn = n2 + 4n, para todo n natural.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q950959 | Português, Interpretação de Textos, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Após a sua leitura da obra de Mário de Andrade, “Amar, verbo intransitivo”, assinale a alternativa que está de acordo com o seu enredo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q950982 | História, República Oligárquica, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Observe o texto abaixo:

A vida de aprendiz era dura. [...] Dormiam num quarto sujo e gelado, levantavam-se antes do amanhecer, saíam para executar tarefas o dia inteiro, tentando furtar-se aos insultos do patrão (mestre) e nada recebiam para comer, a não ser sobras. Achavam a comida especificamente mortificante. Em vez de jantar à mesa do patrão, tinham de comer os restos de seu prato na cozinha. Pior ainda, o cozinheiro vendia, secretamente, as sobras, e dava aos rapazes comida de gato – velhos pedaços de carne podre que não conseguiam tragar e, então, passavam para os gatos, que os recusavam”.

DARNTON, R. O grande massacre de gatos e outros episódios da história cultural francesa”. Rio de Janeiro, 1986. p. 103-104.

Desde o final da Idade Média, o artesanato passou a conviver com outro modelo de produção, o sistema doméstico. Neste sistema surge a figura do intermediário entre o artesão e o mercado. Considerando a leitura do texto de Darnton e seus conhecimentos sobre o processo de transição do trabalho doméstico para a fábrica, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q946194 | Inglês, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Texto associado.
Texto para a questão.

Brazil National Museum: as much as 90% of collection destroyed in fire
Building was not insured, the museum’s deputy director said, but some pieces survived including the Bendegó meteorite.

As much as 90% of the collection at Brazil’s National Museum was destroyed in a devastating fire on Sunday and – compounding the disaster – the building was not insured, according to the museum’s deputy director.
Some pieces survived, including the famous Bendegó meteorite and a library of 500,000 books – including works dating back to the days of the Portuguese empire – which was kept in a separate annex, Cristiana Serejo told reporters in front of the building’s blackened shell.
But it was still not possible to say how much of the collection had escaped the flames, Serejo said. “It could be 10%, it could be 15, it could be 20,” she said. “We had a very big loss.”
The museum’s Egyptology collection was completely destroyed, Serejo said.
Researchers who were able to enter one area of the building in Rio de Janeiro are starting to catalogue what little is left, said Serejo, who appealed to members of the public to return any items they found.
Asked if the museum was insured, she screwed up her face in mock anguish, and shook her head.
“I hope we learn from this,” she said. “Other public buildings are in the same situation.”

Disponível em: <https://www.theguardian.com/world/2018/sep/04/brazil-national-museum-fire-collection-destroyed-notinsured> Acesso em 07 set. 2018 (Adaptado)
A questão se refere ao conto “Maria do Rosário Imaculada dos Santos”, de Conceição Evaristo.
Leia o trecho abaixo, retirado do conto “Maria do Rosário Imaculada dos Santos”
“A lembrança do dia em que fui roubada voltava incessantemente. Às vezes, com todos os detalhes, ora grosseiramente modificada. Na versão modificada, eu-menina era jogada no porão de um navio pelo casal que tinha me roubado de casa”. EVARISTO, Conceição. “Maria do Rosário Imaculada dos Santos”. p.4
Apesar de se tratar de uma reconstrução dos fatos, por meio do sonho ou da imaginação, a nova versão para o rapto mostra-se coerente com algumas experiências vividas por Maria do Rosário, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q950963 | Inglês, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

A referência da palavra “them” em "Headlight technology has advanced considerably in recent years, but while that may be better for the drivers of those particular vehicles, it is presenting an unwanted, new road safety risk for anyone driving towards them or even trying to pull out at a junction.” (6th paragraph) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q946187 | Português, Coesão e coerência, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Texto associado.
A questão se refere ao texto I.

Texto I
Autismo

Ludwig Wittgenstein, gênio da filosofia, começou a falar só aos 4 anos. Estudou com tutores particulares em sua casa, em Viena, até os 14 anos. Sem conseguir passar no vestibulinho do colegial, foi parar em 1903 na escola técnica de Linz (a mesma de Adolf Hitler, de quem não foi colega, pois o futuro ditador estava dois anos atrasado nos estudos). Mas ele simplesmente não se interessava pelos colegas. A solidão e a dislexia fizeram dele um perfeito alvo de bullying. “Nunca consegui expressar metade do que queria. Na verdade, não mais que um décimo”, contou em suas memórias.

Assim foi o jovem Wittgenstein. Mas sua excentricidade e o fato de ter revolucionado a filosofia no século 20 não são uma contradição, segundo o professor Michael Fitzgerald, do Trinity College, em Dublin. O psiquiatra vê em sua biografia sintomas que caracterizam a síndrome de Asperger – um tipo de autismo que, aliado a um intelecto avantajado, pode ser a base da genialidade.

Todo autista se foca obsessivamente em interesses muito específicos, tem comportamentos repetitivos e não se interessa em interagir com outras pessoas. Mas, enquanto a imagem mais comum é a da criança ensimesmada balançando para a frente e para trás, o espectro do autismo vai desde o atraso mental até o desenvolvimento linguístico e cognitivo completo – caso da síndrome de Asperger. Quem tem essa síndrome não se interessa em dividir experiências e emoções, tem padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento e de interesses e não abre mão de sua rotina. Isso torna o convívio difícil – mas pode ter um efeito colateral inesperado.

“Muitas características da síndrome de Asperger aumentam a criatividade”, escreve Fitzgerald em Autism and Creativity (Autismo e Criatividade). “Pessoas assim têm uma capacidade extraordinária para focar-se em um tópico por um longo período – dias, sem interrupção nem mesmo para as refeições. Não desistem diante de obstáculos.” E não é apenas a concentração. A forma como entendem o mundo é diferente. Quando veem uma coisa, apreendem o detalhe para então sistematizar como funciona o geral – enquanto a maioria das pessoas apreende o geral para depois se afunilar em detalhes. Isso é um enorme ponto positivo para engenheiros, físicos, matemáticos, músicos.

Não que não haja um lado negativo. Portadores da síndrome de Asperger também têm dificuldade em aceitar e adotar regras sociais. Por isso, muitas vezes parecem ter personalidade infantil. Quando entrou para a faculdade de engenharia, Wittgenstein se fascinou pela obra Os Princípios da Matemática, de Bertrand Russell. Em 1911, mudou-se para a Universidade de Cambridge para estudar com Russell. Nos primeiros dias, chegava à sala do mestre à noite e seguia até a manhãzinha desdobrando suas ideias como que em um monólogo. Em 1926, quando terminou a defesa oral de sua tese de doutorado, deu um tapinha nos ombros dos examinadores. “Não se preocupem. Eu sei que vocês nunca conseguirão entender”, disse. Wittgenstein começou então a dar aulas. Em seus seminários, era como se não houvesse uma audiência. Lutava com seus pensamentos e volta e meia caía em silêncios que nenhum estudante ousava interromper. Qualquer comentário que considerasse estúpido era retrucado brutalmente.

Para escrever Investigações Filosóficas, sua maior obra, ficou isolado numa cabana na Irlanda. Certa vez, o caseiro, que o havia visto conversando, perguntou-lhe se tivera uma boa companhia. A resposta foi: “Sim, falei muito com um ótimo amigo – eu mesmo”. Numa carta a Bertrand Russell, escreveu: “Estar sozinho me faz um bem infinito, e não acho que agora poderia suportar a vida entre pessoas”. O único grande prazer social do filósofo era discutir seus interesses – lógica, linguística e música. O mundo real pouco lhe importava.

HORTA, Maurício. “O lado bom das coisas ruins”, Superinteressante, São Paulo, nº 302, março 2012. Disponível em: https:// super.abril.com.br/comportamento/o-lado-bom-das-coisas-ruins/. Acesso em: 23 set.2018.
O texto Autismo faz parte da matéria “O lado bom das coisas ruins”, a qual apresenta aspectos positivos relacionados a síndromes, doenças e comportamentos considerados negativos. No texto em questão, Marcos Horta, retoma certos aspectos da vida de Wittgenstein para defender esse posicionamento. Assinale a alternativa na qual há um argumento presente no texto para sustentar o ponto de vista defendido pelo autor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q946201 | Matemática, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Numa lanchonete, estavam dois amigos. Carlos comeu dois salgados e bebeu um refrigerante e a sua conta totalizou R$ 8,00. Bruno, o outro amigo, estava com muita fome e acabou comendo três salgados e bebendo dois refrigerantes. Nesse caso a sua conta ficou em R$14,00.
Realizando cálculos com esses dados é mais provável que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q950956 | Português, Interpretação de Textos, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Considerando a leitura integral do texto I, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q946191 | Português, Interpretação de Textos, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

A questão se refere ao livro Clara dos Anjos, de Lima Barreto:

Leia o trecho abaixo, retirado do romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto:

“Cassi Jones de Azevedo era filho legítimo de Manuel Borges de Azevedo e Salustiana Baeta de Azevedo. O Jones é que ninguém sabia onde ele o fora buscar, mas usava-o, desde os vinte e um anos, talvez, conforme explicavam alguns, por achar bonito o apelido inglês.

Era bem misterioso esse seu violão; era um elixir ou talismã de amor. Fosse ele ou fosse o violão, fossem ambos conjuntamente, o certo é que, no seu ativo, o Senhor Cassi Jones, de tão pouca idade, relativamente, contava perto de dez desfloramentos e a sedução de muito maior número de mulheres casadas”

BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. p.7

Nesse trecho, Cassi Jones é apresentado ao leitor por meio do narrador que antecipa a ausência de caráter do jovem moço. A construção do perfil desse “malandro dos subúrbios” dá-se, ao longo da narrativa, por meio de ações e comportamentos de Cassi Jones, tais como:

I – a sedução da jovem Clara dos Anjos, iniciada na festa de aniversário desta, e concretizada por meio da troca de cartas de amor, intermediada por Meneses.

II – a incapacidade para o exercício profissional, em virtude da ausência de conhecimento e da falta de dedicação do jovem.

III – a criação de galos de briga, para disputas e comercialização, como forma de obter algum dinheiro.

IV – a elaboração e execução de um plano para assassinar o seu opositor, padrinho de Clara, o Sr. Marramaque.

V – a prática de furtos de objetos de pouco valor, nos bondes do centro do Rio de Janeiro, a fim de vendê-los no comércio local.

VI – o rompimento das relações familiares, e o consequente isolamento, a fim de que pudesse viver o estilo de vida escolhido, sem dever satisfações aos seus.

Mostra-se INCOERENTE com a narrativa, o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q946211 | Atualidades, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

A miopia é um defeito de visão apresentado por pessoas que possuem um globo ocular comprido demais ou uma córnea com uma curvatura exagerada. Com efeito, míopes não conseguem focalizar corretamente na retina imagens de objetos distantes. As lentes corretivas de miopia deverão proporcionar às pessoas que as utilizam a visualização de objetos impróprios. Dessa forma, para um objeto “situado no infinito”, as lentes deverão conjugar uma imagem virtual, posicionada no ponto remoto do olho (maior distância na qual um míope consegue enxergar nitidamente). Portanto, a lente de correção deverá ter distância focal (f) igual ao módulo da distância do ponto remoto do olho míope (|D|), isto é: f = |D|. Considere um olho míope no qual o ponto remoto está a 50 cm de distância. Qual será o tipo de lente (convergente ou divergente) e a sua vergência (V) que corrigirá essa miopia? Considere desprezível a distância entre a lente e o olho; define-se vergência de uma lente como sendo o inverso de sua distância focal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q950958 | Português, Interpretação de Textos, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Entretanto, estamos aqui nos não tão distantes anos 1960, em uma Virgínia segregada e com poucos afro-americanos exercendo profissões que exigem um perfil lógico. Por isso mesmo, as vidas de Katherine, Dorothy e Mary foram triplamente difíceis justamente pela raça e gênero a que pertencem.”

No trecho acima, os termos grifados indicam relações semânticas de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q950964 | Raciocínio Lógico, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Celinho é o técnico do time de basquete de sua cidade. No seu time, os cinco titulares possuem altura média de 1,88 m. No campeonato que o time de Celinho vai disputar, os jogadores dos outros times têm, em média, 1,91 m. Para aumentar a altura média do seu time, Celinho tirou o jogador mais baixo do time, de altura de 1,79 m. Se quiser igualar à média de altura dos outros times, o jogador que entrará no time deverá ter altura igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.