Início

Questões de Concursos IF TO

Resolva questões de IF TO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q883955 | Biologia, Introdução aos estudos das Plantas, Área Ciências da Natureza, IF TO, IF TO, 2024

Herbário é a coleção de espécies vegetais desidratados e catalogados, compondo assim, uma biblioteca vegetal. Amostras das plantas depositadas no herbário são montadas de forma especial, em folha de cartolina de tamanho padronizado, na qual se fixa uma etiqueta com informações sobre a planta que deu origem ao exemplar. Sobre o processo de prensagem é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q1071392 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF TO, IF TO

Logos: discurso, relato, razão, definição, faculdade racional, proporção. Uma das maiores dificuldades na interpretação do logos é determinar como esta palavra grega comum e amorfa é usada em um sentido técnico e especializado.
PETERS , F.E. E BARBOSA, B. R.. Termos filosóficos gregos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,1974, p.11(adaptado).

Para Heráclito o logos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q1071393 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF TO, IF TO

Argumentação Dedutiva: é a operação própria da inteligência que consiste em inferir uma consequência a partir de ponderações anteriores, que se chamam antecedentes. Diferentemente da Indução, ela tem a pretensão de não ficar na probabilidade porque parte de princípios gerais evidentes por si. A partir desse ponto de vista a lógica visa as regras que possibilitam o pensamento de forma correta.
KELLER, C. L. B. V.. Aprendendo Lógica. Petrópolis RJ: Vozes, 1991, p.41.

Assinale a alternativa abaixo que não contem princípios algum que fundamenta a lógica formal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q1071395 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF TO, IF TO

Iluminismo: linha filosófica caracterizada pelo empenho em estender a razão como crítica e guia a todos os campos da experiência humana.
ABBAGNANO, N.. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p.545.

Para Immanuel Kant, o Iluminismo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q895153 | Enfermagem, Assistente Social, IF TO, IF TO, 2024

A Portaria nº 2.446/2014, do Ministério da Saúde, redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Nessa, estão estabelecidos 09 (nove) princípios, que vão direcionar e conduzir as ações da PNPS. Marque a alternativa que contempla, corretamente, todos estes princípios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q1071294 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF TO, IF TO, 2021

“Chamo transcendental a todo o conhecimento que em geral se ocupa menos dos objetos, que do nosso modo de os conhecer, na medida em que este deve ser possível a priori.” In: KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. 5.ed. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. § B25

No trecho acima, Kant define o sentido do termo transcendental. Nesse sentido, é correto afirmar que o transcendental é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q1071295 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF TO, IF TO, 2021

“Que é a metafísica? Comecemos com um esclarecimento do termo. É sabido que "metafísica" não é termo aristotélico (talvez tenha sido cunhado pelos peripatéticos, se não nasceu por ocasião da edição das obras de Aristóteles feita por Andrônico de Rodes, no século I a.C). Aristóteles usava, normalmente, a expressão filosofia primeira ou também teologia em oposição à filosofia segunda ou física. Mas o termo metafísica é certamente mais significativo, ou melhor, foi sentido como mais significativo e preferido pela posteridade, e assim definitivamente consagrado. A metafísica aristotélica é, com efeito, como logo veremos, a ciência que se ocupa das realidades que estão acima das físicas, das realidades transfísicas ou suprafísicas, e, como tal, opõe-se à física. E metafísica foi denominada definitivamente e de maneira constante, na trilha do pensamento aristotélico, toda tentativa do pensamento humano de ultrapassar o mundo empírico para alcançar uma realidade meta-empírica.” In: REALE, Giovanni. História da filosofia antiga II. Platão e Aristóteles. Trad: Henrique Claudio de Lima Vaz e Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 1994. p.335
Em relação à Metafísica, no contexto do pensamento aristotélico, está incorreto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q1071303 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF TO, IF TO, 2021

“O verdadeiro problema da razão pura contém-se nesta pergunta: como são possíveis os juízos sintéticos “a priori"?
KANT. Emanuel. Crítica da razão pura. p.10. Disponível em <https://www.dca.fee.unicamp.br/~gudwin/ftp/ia005/critica_da_razao_pura.pdf> acesso 29 de set. 21.
.
Sob inspiração do fragmento acima e no conjunto da filosofia Kantiana, diz-se que Kant não se perguntava apenas pela possibilidade da ciência, mas também como é possível
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q1071306 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF TO, IF TO, 2021

O Estado é uma prudente organização que visa proteger os indivíduos uns dos outros: se exageramos no seu enobrecimento, o indivíduo será enfim debilitado e mesmo dissolvido por ele – isso frustrará o objetivo do Estado.
NIETZSCH, Friedrich. Humano, demasiado humano. Cia da letras, 2005, p.150

Considerando a perspectiva da filosofia de Nietzsche e o contexto filosófico apresentado no texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Os socialistas querem o bem-estar para o maior número de pessoas.

PORÉM
Se a pátria permanente desse bem-estar, o Estado perfeito, fosse alcançada, esse próprio bem-estar destruiria o terreno em que brota o intelecto, em outras palavras: a humanidade se tornaria fraca demais para produzir o gênio se esse Estado fosse alcançado. .

A respeito das asserções apresentadas acima, assinale a opção correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q1071308 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF TO, IF TO, 2021

Em sua famosa obra Sein und Zeit (1927), Heidegger definia a filosofia “como ε҆πιστήμη τιϛ τῆϛ ἀληϑείαϛ, ciência da verdade [...] caracterizada como uma ὲπιστήμη, ἢ ϑεωρεῖ τὸ ὂν ᾖ ὂν, como ciência que considera o ente como ente, isto é, com respeito a seu ser” (HEIDEGGER, 1967, p. 213). A acusação feita pelo filósofo alemão é a de que a filosofia ocidental esqueceu (ou se apartou) da questão fundamental, qual seja, a questão do Ser. No entanto, depois de perceber que a tarefa fundamental da filosofia é a questão do significado do Ser, filosofia é, para ele, o pronunciamento “da coisa mais original que existe” ele percebe que o homem é o único que pode fazer a si mesmo essa pergunta. Portanto, perguntar-nos sobre o Ser implica indagar sobre quem faz essa pergunta. Assim, passamos da dúvida sobre o Ser à questão do que é o homem. Do exposto, segue-se que a reflexão de Heidegger em Sein und Zeit se desenvolve nos campos da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q895201 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Técnico em Assuntos Educacionais, IF TO, IF TO, 2024

Conforme estabelecido no art. 22 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), a educação básica tem por finalidades:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q895203 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Técnico em Assuntos Educacionais, IF TO, IF TO, 2024

Conforme disciplinado no art. 7º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:

I. Cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino.
II. Elaboração e reforma dos estatutos e regimentos em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular.
III. Autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público.
IV. Implementação de programas de educação continuada para os profissionais de educação dos diversos níveis.
V. Capacidade de autofinanciamento, ressalvado o previsto no art. 213 da Constituição Federal.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q1080082 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Assistente de Alunos, IF TO, IF TO, 2022

Considerando a importância da Política da Pessoa com Deficiência e das diversas disposições legais que a integram, acerca dos crimes previstos na Lei nº 7.853 de 24 de outubro de 1989, que dispõe sobre o apoio às pessoas com deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração de Pessoa com Deficiência – Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos e difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes e dá outras providências, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q883991 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, IF TO, IF TO, 2024

As doenças e agravos de notificação compulsória são listadas pelo Ministério da Saúde em função das suas características epidemiológicas e do impacto para o Sistema Único de Saúde, a periodicidade da notificação considera fatores de disseminação e de controle da doença ou evento, assinale a alternativa que apresenta corretamente doenças de notificação imediata:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q900119 | Informática, Analista de Tecnologia da Informação, IF TO, IF TO, 2024

Computadores possuem uma série de programas que são responsáveis por seu funcionamento básico e avançado, dentre eles, temos os Sistemas Operacionais, Softwares Básicos e Softwares Aplicativos. Atualmente existem computadores para várias finalidades, desde usos meramente pessoais até os que controlam vários sistemas industriais. Nesse contexto, a alternativa em que encontramos somente sistemas operacionais é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q900132 | Sistemas Operacionais, Linux, Analista de Tecnologia da Informação, IF TO, IF TO, 2024

Em relação a sistemas operacionais podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q1071397 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF TO, IF TO

De onde provêm as ideias que temos? São elas reproduções de objetos externos a nós ou, antes, criações de nossa mente? Pode-se pensar que as ideias são exclusivamente fruto da ação do objeto sobre nós, ou vice-versa, que são o resultado somente da ação do sujeito, ou finalmente, que elas são devidas à ação conjunta do sujeito e do objeto.
MONDIN, B.. Introdução à Filosofia. Edições Paulinas, p.21.

O texto acima se baseia na Teoria do Conhecimento. Dentro desta mesma linha filosófica de raciocínio, Kant explica quer o conhecimento sensível quer o intelectivo, dados em parte pelo sujeito e em parte pelo objeto. Nesse caso, o objeto provê a matéria e o sujeito a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q1086787 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Matemática, IF TO, IF TO, 2021

Um barco com 6 assentos identificados pelas letras A, B, C, D, E e F será ocupado por um grupo de cinco pessoas, das quais, apenas duas estão habilitadas a conduzir a embarcação. A ocupação deve obedecer aos seguintes critérios:

I. o assento A deve ser, obrigatoriamente, ocupado por um condutor habilitado;

II. os demais assentos devem ter, no máximo, uma pessoa por assento; I

II. não é permitido passageiros em pé.

De quantas maneiras diferentes essas cinco pessoas podem ocupar a embarcação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q1071304 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF TO, IF TO, 2021

O verdadeiro é o todo. Mas o todo é somente a essência que se implementa através do seu desenvolvimento. Sobre o absoluto, deve-se dizer que é essencialmente resultado.
HEGEL, G.W.F. Fenomenologia do espírito. Vozes, 1992, p. 31.

Para Hegel, a verdade última de seu “Ser” se encontra na articulação que cada coisa concreta exerce com o “espírito absoluto” – a essa articulação Hegel chamou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q1071305 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF TO, IF TO, 2021

Sócrates — Assim, Glauco, com certa dificuldade e ao término de uma longa discussão, diferenciamos os filósofos daqueles que o não são.
Glauco — Talvez não conseguíssemos fazê-lo numa breve discussão.
Sócrates — Talvez. E acredito até que teríamos chegado a um mais alto grau de evidência se tivéssemos podido discorrer apenas a respeito desse ponto e não existissem muitas outras questões a tratar, para vermos em que difere a vida do homem justo da do homem injusto.
Glauco — De que iremos tratar depois disso?
Sócrates — O que vem logo a seguir? Como estabelecemos que são filósofos aqueles que podem chegar ao conhecimento [...]
Platão. A República, Livro VI.

Considerando a perspectiva dos diálogos platônicos e o contexto filosófico apresentado no texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
São filósofos aqueles que podem chegar ao conhecimento do imutável.

PORQUE
É possível que uma alma covarde e inferior exerça relação com a verdadeira filosofia. A respeito das asserções apresentadas acima, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.