Questões de Concursos IGEDUC

Resolva questões de IGEDUC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

281Q898312 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

Considere o excerto abaixo:

"Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho."

Fonte: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDB) - Lei nº 9.394/1996.

A LDB estabelece princípios para a organização do sistema educacional brasileiro. Um desses princípios refere-se à garantia de igualdade de condições de acesso e permanência na escola. Qual dos elementos abaixo representa uma ação concreta que promove a equidade no âmbito da Educação Básica, considerando a legislação vigente e políticas públicas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

282Q1075231 | Legislação de Trânsito, Lei N 9 503 de 1997, Guarda Municipal, Prefeitura de Ibirajuba PE, IGEDUC, 2024

Texto associado.
A Lei Federal nº 9.503/1997, conhecida como Código de Trânsito Brasileiro, é a legislação que regulamenta todas as normas e procedimentos de trânsito no Brasil. Ela estabelece diretrizes detalhadas para garantir a segurança, organização e fiscalização das vias públicas, abrangendo desde a circulação de veículos e pedestres até a formação de condutores e penalidades para infrações. Com uma estrutura abrangente, o Código busca promover um trânsito mais seguro e eficiente, contribuindo para a segurança nas vias terrestres do país.

Considerando o contexto apresentado, julgue o item a seguir:

As disposições do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) são abrangentes e aplicam-se a todos os veículos, sejam eles de origem nacional ou estrangeira, assim como aos seus proprietários e condutores. Isso significa que qualquer pessoa envolvida na condução ou posse de um veículo, independentemente de sua nacionalidadeou da origem do veículo, está sujeita às regras e regulamentos estabelecidos pelo CTB.

  1. ✂️
  2. ✂️

283Q975918 | Direito Constitucional, Analista Legislativo, Câmara Municipal de Parnamirim PE, IGEDUC, 2025

De acordo com o art. 14 da Constituição Federal 88, quais são as formas de exercício da soberania popular, além do voto direto e secreto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

284Q975921 | Português, Consultor Legislativo, Câmara Municipal de Parnamirim PE, IGEDUC, 2025

Texto associado.
Por que o oceano está ficando mais escuro?

Mais de um quinto dos oceano global ficou mais escuro nas últimas duas décadas, segundo pesquisa da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, publicada na revista Global Change Biology.

De acordo com o estudo, 21% dos oceanos no mundo escureceram entre 2003 e 2022.

Esse processo acontece quando mudanças na camada mais superficial do oceano dificultam a penetração de luz na água.

É nessa camada superior, chamada de "zona fótica", que vive cerca de 90% da vida marinha — vital para manutenção dos ciclos biogeoquímicos.

Segundo a pesquisa, as causas do escurecimento dos oceanos vão desde mudanças na dinâmica dos florescimentos de algas até variações na temperatura da superfície do mar.

O escurecimento é visto com frequência em regiões costeiras, onde águas ricas em nutrientes sobem à superfície e o aumento das chuvas arrasta os sedimentos e resíduos agrícolas para o mar, alimentando florescimentos de plâncton.

Episódios de chuvas intensas têm se tornado mais comuns e mais fortes em muitos locais do mundo, impulsionados pelas mudanças climáticas.

Já no oceano aberto, o escurecimento pode estar relacionado ao aumento da temperatura da superfície do mar, o que pode levar ao aumento de plâncton, que bloqueia a luz.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/c0qg3jkk952o fragmento
"De acordo com o estudo, 21% dos oceanos no mundo escureceram entre 2003 e 2022."
Na Língua Portuguesa, há diversas regras que regem a concordância verbal e nominal. No trecho apresentado, observa-se o emprego adequado de uma das regras. Com base nisso, analise os enunciados a seguir e assinale a alternativa em que um dos critérios não foi empregado corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

285Q975938 | Direito Constitucional, Consultor Legislativo, Câmara Municipal de Parnamirim PE, IGEDUC, 2025

Nos termos do art. 38, inciso V, da Constituição Federal de 1988, o servidor público ocupante de cargo na administração direta, autárquica ou fundacional, eleito para mandato eletivo e segurado de regime próprio de previdência social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

286Q1033565 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Eletricista, Prefeitura de Japaratinga AL, IGEDUC, 2025

Em um campeonato com 32 competidores, após a 1ª rodada, metade dos atletas são eliminados, e a cada nova rodada, a metade dos competidores da rodada anterior continua na disputa. Considerando esse processo de eliminação pela metade a cada rodada, quantas rodadas serão necessárias até que reste apenas 1 competidor como vencedor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

287Q872049 | Conhecimentos de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais, Câmara de São José do Belmonte PE, IGEDUC, 2024

Carlos é responsável pela limpeza e higienização dos banheiros de uma escola. Assim, analise as alternativas abaixo que descrevem os passos necessários para garantir que o banheiro esteja sempre limpo e livre de germes:

I.Carlos deve limpar a pia e a torneira diariamente com desinfetante em gel.
II.Os tapetes de borracha do banheiro podem ser lavados com desinfetante e escova.
III.Para evitar odores, Carlos deve aplicar água sanitária diariamente nos ralos após cada uso.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

290Q1014185 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item que se segue.

No processo de aquisição da LIBRAS pela criança surda, a mesma passa por vários estágios, sendo que no estágio das primeiras combinações, que se inicia por volta dos dois anos de idade, ela já começa a utilizar palavras nas ordens gramaticais: sujeito-verbo, verbo-objeto e sujeito-verbo-objeto.
  1. ✂️
  2. ✂️

291Q871855 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Câmara de São José do Belmonte PE, IGEDUC, 2024

Durante uma aula de direção defensiva, o instrutor explica que algumas práticas são essenciais para prevenir acidentes. Analise abaixo:

I. Antecipar-se às ações de outros condutores.
II. Manter velocidade acima do limite da via.
III. Reduzir a velocidade em condições adversas.
IV. Usar o celular no semáforo.

Quais das práticas são características da direção defensiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

292Q916953 | Direito Administrativo, Início e interessados no processo administrativo, Tarde, CRBio5ª Região, IGEDUC, 2025

A Lei nº 9.784/1999, que disciplina o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, estabelece princípios e regras para garantir a legalidade, eficiência e transparência nos atos administrativos. Com base nessa legislação, analise as alternativas a seguir e assinale a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

293Q916955 | Legislação Federal, Tarde, CRBio5ª Região, IGEDUC, 2025

A Lei nº 12.846/2013, conhecida como Lei Anticorrupção, é um marco importante no combate à corrupção no Brasil, ao dispor sobre a responsabilização objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira. Com base no citado regramento, analise as afirmativas abaixo:

I.As disposições da Lei Anticorrupção serão aplicadas somente às Sociedades Limitadas e Sociedades Anônimas, vedada a aplicação às sociedades despersonificadas.

II.Na esfera administrativa, serão aplicadas às pessoas jurídicas consideradas responsáveis pelos atos lesivos previstos na Lei Anticorrupção, as seguintes sanções: a) multa; e b) publicação extraordinária da decisão condenatória.

III.A cooperação da pessoa jurídica para a apuração das infrações será levada em consideração na aplicação das sanções.

IV.Na esfera administrativa, a responsabilidade da pessoa jurídica não afasta a possibilidade de sua responsabilização na esfera judicial.

Está CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

295Q916971 | Biologia, Resoluções dos Conselhos Regionais de Biologia, Tarde, CRBio5ª Região, IGEDUC, 2025

A Resolução nº 675, de 8 de dezembro de 2023, determinou que os Biólogos portadores das doenças especificadas no art. 3º, poderão fazer jus a um desconto de noventa por cento do valor da anuidade, temporária ou definitivamente, com base em conclusão da medicina especializada, devidamente comprovadas mediante a apresentação de laudo médico. São doenças que podem conceder o desconto as referidas abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

296Q916977 | Biologia, Resoluções dos Conselhos Regionais de Biologia, Tarde, CRBio5ª Região, IGEDUC, 2025

No que se refere ao cancelamento do registro ou cadastro de Pessoa Jurídica, com base nas disposições da Resolução nº 570, de 13 de novembro de 2020, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

297Q916979 | Biologia, Resoluções do Conselho Federal de Biologia, Tarde, CRBio5ª Região, IGEDUC, 2025

A Resolução nº 597, de 15 de outubro de 2021, Instituiu as Diretrizes de Fiscalização para o Sistema CFBio/CRBios, para fins de planejamento e desenvolvimento das atividades de fiscalização no âmbito dos Conselhos Regionais. São diretrizes para fiscalização do Sistema CFBio/CRBios, conforme a referida Resolução, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

298Q916995 | Biologia, Tarde, CRBio5ª Região, IGEDUC, 2025

A Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979, regulamenta as profissões de Biólogo e Biomédico no Brasil, além de criar o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e Biomedicina. O artigo 25 dessa lei estabelece as penalidades disciplinares aplicáveis aos profissionais registrados nessas categorias, detalhando as sanções, os procedimentos para aplicação e as possibilidades de recurso. De acordo com o artigo 25, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

299Q916489 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

No que diz respeito a Vigilância Sanitária, analise a afirmativa abaixo:

A(o)_________é uma autarquia sob regime especial que tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

Assinale alternativa que preenche corretamente a lacuna correspondente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

300Q1015565 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Surubim PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


O pronome de primeira pessoa (EU) nem sempre é sinalizado em Libras, pois vários verbos incorporam o argumento que está na posição sintática de sujeito por meio do movimento. Além disso, parte-se da premissa de que aquele que sinaliza é sempre da primeira pessoa, a menos que o sinalizante indique outra pessoa do discurso como sujeito do verbo. Dessa forma, o parâmetro de sujeito nulo é possível em Libras, bem como o parâmetro pro-drop (tanto o sujeito quanto o objeto podem ser omitidos na sinalização com o uso de um verbo direcional).

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.