Início

Questões de Concursos INEP

Resolva questões de INEP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1401Q667294 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

TEXTO I
O Heliocentrismo não é o "meu sistema", mas a Ordem de Deus.
COPÉRNICO, N. As revoluções dos orbes celestes [1543].
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1984.
TEXTO II
Não vejo nenhum motivo para que as ideias expostas neste livro (A origem das espécies) se choquem com as ideias religiosas.
DARWIN, C. A origem das espécies [1859]. São Paulo: Escala, 2009.
Os textos expressam a visão de dois pensadores — Copérnico e Darwin — sobre a questão religiosa e suas relações com a ciência, no contexto histórico de construção e consolidação da Modernidade. A comparação entre essas visões expressa, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1402Q929963 | Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

A interferência do homem no meio ambiente tem feito com que espécies de seres vivos desapareçam muito mais rapidamente do que em épocas anteriores. Vários mecanismos de proteção ao planeta têm sido discutidos por cientistas, organizações e governantes. Entre esses mecanismos, destaca–se o acordado na Convenção sobre a Diversidade Biológica durante a Rio 92, que afirma que a nação tem direito sobre a variedade de vida contida em seu território e o dever de conservá–la utilizando–se dela de forma sustentável.
A dificuldade encontrada pelo Brasil em seguir o acordo da Convenção sobre a Diversidade Biológica decorre, entre outros fatores, do fato de a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1403Q930232 | Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.

Texto para as questões 112 e 113.

Tampe a panela

Parece conselho de mãe para a comida não esfriar,

mas a ciência explica como é possível ser um cidadão

ecossustentável adotando o simples ato de tampar a

panela enquanto esquenta a água para o macarrão ou

para o cafezinho. Segundo o físico Cláudio Furukawa,

da USP, a cada minuto que a água ferve em uma panela

sem tampa, cerca de 20 gramas do líquido evaporam.

Com o vapor, vão embora 11 mil calorias. Como o

poder de conferir calor do GLP, aquele gás utilizado no

botijão de cozinha, é de 11 mil calorias por grama, será

preciso 1 grama a mais de gás por minuto para aquecer

a mesma quantidade de água. Isso pode não parecer

nada para você ou para um botijão de 13 quilos, mas

imagine o potencial de devastação que um cafezinho

despretensioso e sem os devidos cuidados pode provocar

em uma população como a do Brasil: 54,6 toneladas

de gás desperdiçado por minuto de aquecimento da

água, considerando que cada família brasileira faça um

cafezinho por dia. Ou 4 200 botijões desperdiçados.

O contato com textos exercita a capacidade de reconhecer os fins para os quais este ou aquele texto é produzido. Esse texto tem por finalidade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1404Q930026 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Estamos testemunhando o reverso da tendência histórica da assalariação do trabalho e socialização da produção, que foi característica predominante na era industrial. A nova organização social e econômica baseada nas tecnologias da informação visa à administração descentralizadora, ao trabalho individualizante e aos mercados personalizados. As novas tecnologias da informação possibilitam, ao mesmo tempo, a descentralização das tarefas e sua coordenação em uma rede interativa de comunicação em tempo real, seja entre continentes, seja entre os andares de um mesmo edifício.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2006 (adaptado).

No contexto descrito, as sociedades vivenciam mudanças constantes nas ferramentas de comunicação que afetam os processos produtivos nas empresas. Na esfera do trabalho, tais mudanças têm provocado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1405Q930042 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

"Enquanto houver um só assassino pelas ruas, nossos filhos viverão para condená–lo por nossas bocas."
Hebe de Bonafini, líder das Mães da Praça de Maio, apud SOSNOWLKI, A. O Estado de São Paulo, 27 maio 2000.
O movimento das Mães da Praça de Maio foi criado na Argentina durante o período da Ditadura Militar (1976–1983).
A declaração resume o objetivo do movimento, demonstrando que sua causa foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1406Q930565 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

O problema central a ser resolvido pelo Novo Regime era a organização de outro pacto de poder que pudesse substituir o arranjo imperial com grau suficiente de estabilidade. O próprio presidente Campos Sales resumiu claramente seu objetivo: "É de lá, dos estados, que se governa a República, por cima das multidões que tumultuam agitadas nas ruas da capital da União. A política dos estados é a política nacional".

Nessa citação, o presidente do Brasil no período expressa uma estratégia política no sentido de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1407Q929830 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Então, a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua. Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas. Ao passo que a outra o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças, e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado; árvore sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante...
CUNHA, E. Os sertões. Disponível em: http://pt.scribd.com Acesso em: 2 jun. 2012.

Os elementos da paisagem descritos no texto correspondem a aspectos biogeográficos presentes na

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1408Q931388 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2019

Saudado por centenas de militantes de movimentos sociais de quarenta países, o papa Francisco encerrou no dia 09/07/2015 o 2o Encontro Mundial dos Movimentos Populares, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Segundo ele, a “globalização da esperança, que nasce dos povos e cresce entre os pobres, deve substituir esta globalização da exclusão e da indiferença”.
Disponível em: http://cartamaior.com.br. Acesso em: 15 jul. 2015 (adaptado).
No texto há uma crítica ao seguinte aspecto do mundo globalizado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1409Q929867 | Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Negrinha

Negrinha era uma pobre órfã de sete anos. Preta? Não; fusca, mulatinha escura, de cabelos ruços e olhos assustados. Nascera na senzala, de mãe escrava, e seus primeiros anos vivera-os pelos cantos escuros da cozinha, sobre velha esteira e trapos imundos. Sempre escondida, que a patroa não gostava de crianças.
Excelente senhora, a patroa. Gorda, rica, dona do mundo, amimada dos padres, com lugar certo na igreja e camarote de luxo reservado no céu. Entaladas as banhas no trono (uma cadeira de balanço na sala de jantar), ali bordava, recebia as amigas e o vigário, dando audiências, discutindo o tempo. Uma virtuosa senhora em suma "dama de grandes virtudes apostólicas, esteio da religião e da moral", dizia o reverendo.
Ótima, a dona Inácia.
Mas não admitia choro de criança. Ai! Punha-lhe os nervos em carne viva.
[...]
A excelente dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças. Vinha da escravidão, fora senhora de escravos e daquelas ferozes, amigas de ouvir cantar o bolo e estalar o bacalhau. Nunca se afizera ao regime novo essa indecência de negro igual.
LOBATO, M. Negrinha. In: MORICONE, I. Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000 (fragmento).

A narrativa focaliza um momento histórico-social de valores contraditórios. Essa contradição infere-se, no contexto, pela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1410Q929928 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

A cada 80 dias, 20 mil gravatas chegam a uma lojinhado Brás, bairro comercial de São Paulo. É o fim de uma viagem e tanto para elas ? navegam por um mês desde Shengzhou, uma cidade no leste chinês. Mas a parada no Brás não deve demorar. Pelo menos se depender de Márcio, o dono da loja. Ele costuma vender todo o estoque até a chegada da carga seguinte. Márcio não conhece muito de Shengzhou, mas sabe de algo importante: "Lá estão as gravatas mais baratas do mundo. Na Índia, são 15% mais caras. Na Europa, 300%". Superinteressante. Nº 271, nov. 2009. A coesão é uma estratégia espacial adotada pelas indústrias para reduzir o custo de comercialização.

No caso chinês, a interação socio espacial ocorre com diversas partes do mundo, inclusive com São Paulo. De acordo com as informações da reportagem, é possível identificar essa coesão na

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1411Q931228 | Educação Física, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
    É possível considerar as modalidades esportivas coletivas dentro de uma mesma lógica, pois possuem uma estrutura comum: seis princípios operacionais divididos em dois grupos, o ataque e a defesa. Os três princípios operacionais de ataque são: conservação individual e coletiva da bola, progressão da equipe com a posse da bola em direção ao alvo adversário e finalização da jogada, visando a obtenção de ponto. Os três princípios operacionais da defesa são: recuperação da bola, impedimento do avanço da equipe contrária com a posse da bola e proteção do alvo para impedir a finalização da equipe adversária.
DAOLIO, J. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos –
modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer. Revista Brasileira de Ciência e Movimento,
out. 2002 (adaptado).
Considerando os princípios expostos no texto, o drible no handebol caracteriza o princípio de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1412Q929748 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

As ruínas do povoado de Canudos, no sertão norte da Bahia, além de significativas para a identidade cultural, dessa região, são úteis às investigações sobre a Guerra de Canudos e o modo de vida dos antigos revoltosos.

Essas ruínas foram reconhecidas como patrimônio cultural material pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) porque reúnem um conjunto de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1413Q931360 | Espanhol, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Trujillo, feb. 25 (ANDINA). Tras limpiar los escombros del saqueo colonial y de las excavaciones de los últimos años en huaca de la Luna, este año se intervendrá la plaza ceremonial del frontis norte, en donde se ubica la gran fachada del sitio arqueológico ubicado en Trujillo, La Libertad, informaron hoy fuentes culturales. Después de varias semanas de trabajo, el material fue sacado del sitio arqueológico para poder apreciar mejor la extensión y forma del patio que, según las investigaciones, sirvió hace unos 1 500 como escenario de extraños rituales.
El codirector del Proyecto Arqueológico Huacas del Sol y la Luna, Ricardo Morales Gamarra, sostuvo que con la zona limpia de escombros, los visitantes conocerán la verdadera proporción de la imponente fachada, tal y como la conocieron los moches. Por su parte, el arqueólogo Santiago Uceda, también codirector del proyecto, dijo que las excavaciones se iniciarán este año para determinar qué otros elementos componían dicha área. “Hace poco nos sorprendió encontrar un altar semicircular escalonado. Era algo que no esperábamos. Por lo tanto, es difícil saber qué es lo que aún está escondido en la zona que exploraremos”, señaló Uceda a la Agencia Andina.
La huaca de la Luna se localiza en el distrito trujillano de Moche. Es una pirámide de adobe adornada, en sus murales, con impresionantes imágenes mitológicas, muchas de ellas en alto relieve.
Disponível em: www.andina.com.pe. Acesso em: 23 fev. 2012 (adaptado).
O texto apresenta informações sobre um futuro trabalho de escavação de um sítio arqueológico peruano. Sua leitura permite inferir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1414Q929831 | Matemática, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Cinco times de futebol (A, B, C, D e E) ocuparam as

primeiras colocações em um campeonato realizado em

seu país. A classifi cação fi nal desses clubes apresentou

as seguintes características:

• O time A superou o time C na classifi cação;

• O time C fi cou imediatamente à frente do time E;

• O time B não fi cou entre os 3 últimos colocados;

• O time D fi cou em uma classifi cação melhor que a

do time A.

Assim, os dois times mais bem classifi cados foram

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1415Q935771 | Literatura, Teoria Literária, INEP, INEP, 2022

Texto associado.

Esaú e Jacó

Bárbara entrou, enquanto o pai pegou da viola e passou ao patamar de pedra, à porta da esquerda. Era uma criaturinha leve e breve, saia bordada, chinelinha no pé. Não se lhe podia negar um corpo airoso. Os cabelos, apanhados no alto da cabeça por um pedaço de fita enxovalhada, faziam-lhe um solidéu natural, cuja borla era suprida por um raminho de arruda. Já vai nisto um pouco de sacerdotisa. O mistério estava nos olhos. Estes eram opacos, não sempre nem tanto que não fossem também lúcidos e agudos, e neste último estado eram igualmente compridos; tão compridos e tão agudos que entravam pela gente abaixo, revolviam o coração e tornavam cá fora, prontos para nova entrada e outro revolvimento. Não te minto dizendo que as duas sentiram tal ou qual fascinação. Bárbara interrogou-as; Natividade disse ao que vinha e entregou-lhe os retratos dos filhos e os cabelos cortados, por lhe haverem dito que bastava.

— Basta, confirmou Bárbara. Os meninos são seus filhos?

— São.

ASSIS, M. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

 

No relato da visita de duas mulheres ricas a uma vidente no Morro do Castelo, a ironia — um dos traços mais representativos da narrativa machadiana — consiste no

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1416Q944731 | Gerência de Projetos, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

O gerenciamento de projetos pode ser visualizado como um conjunto de operações conduzidas, em certa sequência, para atingir determinados objetivos. As operações que participam em um projeto, consumindo tempo e recursos, são chamadas de atividades. Para representar essas atividades e a ordem em que são efetuadas, utiliza-se o chamado Diagrama de Rede. Para obter a duração de cada atividade, determinar o caminho crítico, calcular a duração do projeto e a folga de cada atividade em particular são utilizadas as técnicas Program Review and Evaluation Technique (PERT) e Critical Path Method (CPM).
MOREIRA, D. A. Administração de Produção e Operações. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013 (adaptado).

A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. O CPM é empregado em projetos cujas atividades têm uma certa imprecisão na duração, convencionalmente com três estimativas de tempo: otimista, mais provável e pessimista.
II. O PERT é utilizado em projetos em que se pode ter estimativas bem acuradas de tempo, tendo cada atividade apenas uma medida de tempo.
III. O caminho crítico de um projeto é definido por meio da técnica PERT.


É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1417Q930170 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Os últimos séculos marcam, para a atividade agrícola, com a humanização e a mecanização do espaço geográfico,uma considerável mudança em termos de produtividade: chegou-se, recentemente, à constituição de um meio técnico-cientifico-informacional, característico nãoapenas da vida urbana, mas também do mundo rural, tanto nos países avançados como nas regiões mais desenvolvidas dos países pobres.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal.
Rio de Janeiro: Record, 2004 (adaptado).

A modernização da agricultura está associada ao desenvolvimento cientifico e tecnológico do processoprodutivo em diferentes países. Ao considerar as novas relações tecnológicas no campo, verifica-se que a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1418Q930484 | Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Quando os portugueses se instalaram no Brasil o país era povoado de índios. Importaram, depois, da África, grande número de escravos. O Português, o Índio e o Negro constituem, durante o período colonial, as três bases da população brasileira. Mas no que se refere à cultura, a contribuição do Português foi de longe a mais notada.

Durante muito tempo o português e o tupi viveram lado a lado como línguas de comunicação. Era o tupi que utilizavam os bandeirantes nas suas expedições. Em 1694, dizia o Padre Antonio Vieira que as "as famílias dos portugueses e índios em São Paulo estão tão ligadas hoje umas com as outras, que as mulheres e os filhos se criam mística e domesticamente, e a língua que nas ditas famílias se fala é a dos Índios, e a portuguesa a vão os meninos aprender à escola."
TEYSSIER, P. História da língua portuguesa. Lisboa:
Livraria Sá da Costa, 1984 (adaptado).

A identidade de uma nação está diretamente ligada à cultura de seu povo. O texto mostra que, no período colonial brasileiro, o Português, o Índio e o Negro formaram a base da população e que o patrimônio linguístico brasileiro é resultado da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1419Q666588 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Sem acessórios nem som
Escrever só para me livrar
de escrever.
Escrever sem ver, com riscos
sentindo falta dos acompanhamentos
com as mesmas lesmas
e figuras sem força de expressão.
Mas tudo desafina:
o pensamento pesa
tanto quanto o corpo
enquanto corto os conectivos
corto as palavras rentes
com tesoura de jardim
cega e bruta
com facão de mato.
Mas a marca deste corte
tem que ficar
nas palavras que sobraram.
Qualquer coisa do que desapareceu
continuou nas margens, nos talos
no atalho aberto a talhe de foice
no caminho de rato
FREITAS FILHO, A. Máquina de escrever: poesia reunida e revista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.
Nesse texto, a reflexão sobre o processo criativo aponta para uma concepção de atividade poética que põe em evidência o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1420Q931297 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
TEXTO I
Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até o esgotamento completo. Vencido palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados.
CUNHA, E. Os sertões. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987.
TEXTO II
Na trincheira, no centro do reduto, permaneciam quatro fanáticos sobreviventes do extermínio. Era um velho, coxo por ferimento e usando uniforme da Guarda Católica, um rapaz de 16 a 18 anos, um preto alto e magro, e um caboclo. Ao serem intimados para deporem as armas, investiram com enorme fúria. Assim estava terminada e de maneira tão trágica a sanguinosa guerra, que o banditismo e o fanatismo traziam acesa por longos meses, naquele recanto do território nacional.
SOARES, H. M. A Guerra de Canudos. Rio de Janeiro: Altina, 1902.
Os relatos do último ato da Guerra de Canudos fazem uso de representações que se perpetuariam na memória construída sobre o conflito.
Nesse sentido, cada autor caracterizou a atitude dos sertanejos, respectivamente, como fruto da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.