Início

Questões de Concursos INEP

Resolva questões de INEP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q930016 | Inglês, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

The six–year molars
The six–year molars are the permanent teeth. They are the "keystone" of the dental arch. They are also extremely susceptible to decay.
Parents have to understand that these teeth are very important. Over 25% of 6 to 7 year old children have beginning cavities in one of the molars.
The early loss of one of these molars causes serious problems in childhood and adult life. It is never easy for parents to make kids take care of their teeth. Even so, parents have to insist and never give up.
O texto aborda uma temática inerente ao processo de desenvolvimento do ser humano, a dentição.
Há informação quantificada na mensagem quando se diz que as cáries dos dentes mencionados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q266239 | Zootecnia, Zootecnista, ENADE, INEP

A sustentabilidade ambiental e econômica de pequenas propriedades rurais prioriza a utilização, de forma racional e adequada, da terra e dos recursos naturais disponíveis, mantendo o potencial produtivo da propriedade.

Nesse contexto, considerando a apicultura uma atividade econômica e ecologicamente importante para o desenvolvimento de sistemas sustentáveis de agricultura familiar, avalie as afirmações que se seguem.

I. A apicultura gera inúmeras vantagens à agricultura familiar e à própria vegetação, pois as abelhas atuam na polinização de diversas espécies vegetais.

II. A apicultura se adapta a quaisquer condições climáticas e consiste em uma atividade intimamente ligada aos recursos naturais, dependendo de sua manutenção e incentivando a proliferação das espécies vegetais melíferas.

III. A apicultura pode ser atividade econômica principal ou complementar, sendo que seus produtos (mel, geleia real, própolis, pólen, cera e apitoxina) e serviços de polinização (aluguel de colmeias) podem alcançar valores superiores aos de muitos produtos da agricultura familiar.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q930759 | Português, Coesão Textual Coesão Referencial, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Há qualquer coisa de especial nisso de botar a cara na janela em crônica de jornal — eu não fazia isso há muitos anos, enquanto me escondia em poesia e ficção. Crônica algumas vezes também é feita, intencionalmente, para provocar. Além do mais, em certos dias mesmo o escritor mais escolado não está lá grande coisa. Tem os que mostram sua cara escrevendo para reclamar: moderna demais, antiquada demais. Alguns discorrem sobre o assunto, e é gostoso compartilhar ideias. Há os textos que parecem passar despercebidos, outros rendem um montão de recados: “Você escreveu exatamente o que eu sinto”, “Isso é exatamente o que falo com meus pacientes”, “É isso que digo para meus pais”, “Comentei com minha namorada”. Os estímulos são valiosos pra quem nesses tempos andava meio assim: é como me botarem no colo — também eu preciso. Na verdade, nunca fui tão posta no colo por leitores como na janela do jornal. De modo que está sendo ótima, essa brincadeira séria, com alguns textos que iam acabar neste livro, outros espalhados por aí. Porque eu levo a sério ser sério… mesmo quando parece que estou brincando: essa é uma das maravilhas de escrever. Como escrevi há muitos anos e continua sendo a minha verdade: palavras são meu jeito mais secreto de calar.
LUFT, L. Pensar é transgredir. Rio de Janeiro: Record, 2004.
Os textos fazem uso constante de recursos que permitem a articulação entre suas partes. Quanto à construção do fragmento, o elemento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q211761 | Farmácia, Farmácia, ENADE, INEP

O Governo Federal tem se empenhado para introduzir a prática da prescrição de plantas medicinais e fitoterápicos para os usuários do sistema público de saúde. Nesse sentido, o Ministério da Saúde (MS) implementou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (2006), o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (2009) e, por meio da Portaria nº 886, de 20 de abril de 2010, instituiu a Farmácia Viva no âmbito do SUS.

Considerando as informações acima e com relação às plantas medicinais e fitoterápicos, avalie as afirmações a seguir.

I. A política defendida pelo MS considera a necessidade e a ampliação da oferta de fitoterápicos e de plantas medicinais que atendam às demandas e às necessidades locais.

II. A Farmácia Viva fica sujeita ao disposto em regulamentação sanitária e ambiental específicas, a serem emanadas pelos órgãos regulamentadores afins.

III. Plantas regionais, nativas e obtidas por extrativismo devem fazer parte do conjunto de plantas que constituem a Farmácia Viva de todas as regiões do País.

IV. A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS apresenta o preceito da pluralidade na saúde brasileira, baseandose no princípio de que cidadãos socialmente iguais, em direitos e deveres, podem ser diferentes, em percepções e necessidades para a promoção de sua saúde.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q181912 | Enfermagem, Enfermagem, ENADE, INEP

Um levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ligada ao Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), revelou que cerca de 370 mil brasileiros de todas as idades usaram regularmente crack e(ou) similares (pasta base, merla e óxi) nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, ao longo de, pelo menos, seis meses, em 2012. Esses resultados ratificam a necessidade do fortalecimento da estratégia de Redução de Danos, a qual consiste em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q929835 | Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto 1

José de Anchieta fazia parte da Companhia de Jesus, veio ao Brasil aos 19 anos para catequizar a população das primeiras cidades brasileiras e, como instrumento de trabalho, escreveu manuais, poemas e peças teatrais.

Texto 2

Todo o Brasil é um jardim em frescura e bosque e não se vê em todo ano árvore nem erva seca. Os arvoredos se vão às nuvens de admirável altura e grossura e variedade de espécies. Muitos dão bons frutos e o que lhes dá graça é que há neles muitos passarinhos de grande formosura e variedades e em seu canto não dão vantagem aos rouxinóis, pintassilgos, colorinos e canários de Portugal e fazem uma harmonia quando um homem vai por este caminho, que é para louvar o Senhor, e os bosques são tão frescos que os lindos e artificiais de Portugal ficam muito abaixo.
ANCHIETA, José de. Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões do Padre Joseph de Anchieta. Rio de Janeiro: S.J., 1933, 430–31 p.

A leitura dos textos revela a preocupação de Anchieta com a exaltação da religiosidade. No texto 2, o autor exalta, ainda, a beleza natural do Brasil por meio

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q239469 | Serviço Social, Serviço Social, ENADE, INEP

O aumento da demanda e a escassez de verbas levam os profissionais a desempenhar a tarefa de selecionar aqueles que terão acesso ao serviço, através do levantamento de informações sobre a vida do usuário. Assim coloca-se uma contradição, ainda que os profissionais procurem socializar as informações na perspectiva da universalidade dos serviços sociais, na hora de repassar o recurso material, sua ação se pauta num processo de seletividade dos serviços. Isso mostra que o direcionamento do discurso profissional não é suficiente para romper a lógica fragmentária dos serviços assistenciais. A perspectiva do direito social, ainda que seja enfatizada no discurso do profissional que repassa o recurso, é atropelada pela seletividade imposta pela instituição.

TRINDADE, R. L. P. Ações Profissionais, procedimentos e instrumentos no trabalho dos assistentes sociais. In: SANTOS, C. M. et al (orgs). A dimensão Técnico-operativa no Serviço Social. 2012, p. 75 (adaptado).

É no cotidiano da prática do assistente social que as dimensões da profissão se confrontam, se entrecruzam e se complementam. Com base nas reflexões apresentadas, as duas dimensões evidenciadas são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q200295 | Agronomia, Conservação Solos, Agrônomo, ENADE, INEP

O preparo convencional, caracterizado por mobilização intensiva, causa degradação das propriedades do solo, principalmente de sua estrutura, favorecendo a erosão hídrica e o assoreamento de rios e lagos.

Com relação a esse tema, avalie as afirmações a seguir. I. Uma das principais causas da degradação em áreas cultivadas é a compactação do solo, devido ao intenso tráfego de máquinas, aos implementos agrícolas e ao pisoteio animal.
II. A compactação modifica várias propriedades do solo, como a retenção de água, a densidade e a resistência à penetração.
III. As práticas de manejo devem proporcionar boas condições físicas ao solo, sem afetar sua condutividade hidráulica.
IV. O plantio direto é prática comum no Brasil, apesar de implicar a degradação do solo a longo prazo, por diminuir o conteúdo de matéria orgânica.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q181918 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, ENADE, INEP

A Agenda 21 é um programa de ação que busca promover um novo padrão de desenvolvimento, conciliando proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. É um documento consensual, com contribuições de 179 países, e que foi oficialmente divulgada na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMA(D), em 1992, no Rio de Janeiro, conhecida por ECO-92.

O capítulo 8 da Agenda 21 prevê métodos para a integração entre meio ambiente e desenvolvimento na tomada de decisões. Assinale a opção que corresponde às áreas de programas do capítulo 8 da Agenda 21.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q184854 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

Considerando as perspectivas para a Educação Física como componente curricular, situando seus conteúdos no âmbito da cultura de movimento, destaca-se a preocupação com o ensino do esporte de forma não hegemônica, visando situar as práticas esportivas além dos elementos técnicos e estimular uma compreensão mais plural sobre o próprio fenômeno esportivo.
LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
NÓBREGA, T.P. Corporeidade e educação física: do corpo objeto ao corposujeito. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2005.

A partir dessas perspectivas, o professor de Educação Física Escolar, em suas intervenções pedagógicas, deve

I. considerar que o processo de ensino-aprendizagem necessita do trânsito entre os saberes.
II. organizar o conhecimento pedagógico da Educação Física de forma a garantir efetiva aprendizagem os conteúdos por parte dos alunos.
III. observar que a lógica da progressividade no desenvolvimento do esporte, como conteúdo da Educação Física escolar, ocorre de forma única no processo ensino-aprendizagem.
IV. utilizar o esporte como um dos conteúdos na Educação Física Escolar, por induzir a modificações na atividade externa e interna do sujeito, nas suas relações com o ambiente físico e social.
V. entender que as aprendizagens decorrentes das práticas pedagógicas do esporte como conteúdo da Educação Física Escolar devem ser um instrumento para a ampliação da compreensão dos alunos em relação às práticas corporais e à sua própria cultura de movimento.

É correto apenas o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q171552 | Ciências Sociais, Antropologia, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Laudos antropológicos que se baseiam no conceito de etnicidade devem levar em conta as especificidades culturais das populações analisadas.

PORQUE

Os laudos devem ser redigidos com ênfase na etnografia do modo de viver dessas comunidades, na busca de uma chave de leitura que permita retratar a continuidade cultural, social e histórica desses grupos.

Considerando a relação proposta entre essas asserções, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q930435 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, História do Brasil, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Dali avistamos homens que andavam pela praia, obra de sete ou oito. Eram pardos, todos nus. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Não fazem o menor caso de encobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têmtanta inocência como em mostrar o rosto. Ambos traziam os beiços de baixo furados e metidos neles seus ossosbrancos e verdadeiros. Os cabelos seus são corredios.
CAMINHA, P. V. Carta. RIBEIRO, D. et al. Viagem pela história do Brasil: documentos.
São Paulo: Companhia das Letras, 1997 (adaptado).

O texto é parte da famosa Carta de Pero Vaz de Caminha,documento fundamental para a formação da identidade brasileira. Tratando da relação que, desde esse primeiro contato, se estabeleceu entre portugueses e indígenas, esse trecho da carta revela a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q930619 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

No século XIX, para alimentar um habitante urbano, eram necessárias cerca de 60 pessoas trabalhando no campo. Essa proporção foi se modificando ao longo destes dois séculos. Em certos países, hoje, há um habitante rural para cada dez urbanos.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Edusp, 2008.
O autor expõe uma tendência de aumento de produtividade agrícola por trabalhador rural, na qual menos pessoas produzem mais alimentos, que pode ser explicada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q173513 | Odontologia, Dentista, ENADE, INEP

A adequada orientação durante a erupção e o desenvolvimento das dentições decídua, mista e permanente é um componente fundamental da atenção à saúde bucal integral voltada para todos os pacientes odontológicos pediátricos. Essa orientação deve contribuir para o desenvolvimento de dentição permanente que tenha oclusão estável, funcional e esteticamente aceitável. O diagnóstico precoce e o tratamento bem-sucedido de desenvolvimento de má oclusão podem ter, ambos, os benefícios de curto e de longo prazos, enquanto se alcançam os objetivos da harmonia oclusal e a função e estética dentofacial.

AAPD - American Academy of Pediatric Dentistry.Guideline on Management of the Developing Dentition and Occlusion in Pediatric Dentistry: Clinical Guidelines - Reference Manual. v. 34, n.6, 2009, p. 241-251.

Muitos fatores podem afetar os arcos dentários em desenvolvimento, como hábitos orais que podem aplicar forças nos dentes e nas estruturas dentoalveolares, causando más oclusões. Considerando essas informações, é importante compreender e informar aos pacientes que

I. a relação entre hábitos orais e desenvolvimento dental e facial desfavoráveis é mais associativa que de causa e efeito.

II. o tempo de duração da força de um hábito é mais importante que a sua magnitude.br>
III. as pressões de repouso de lábios, bochechas e língua têm o menor impacto na posição do dente, pois são forças constantes na maior parte do tempo.

IV. os hábitos de sucção não nutritiva têm sido associados à diminuição da largura do arco maxilar, aumento do trespasse horizontal, diminuição do trespasse vertical, mordida aberta anterior e mordida cruzada posterior.

V. as pressões intermitentes de curta duração, resultantes do contato da língua ou dos lábios com os dentes, durante a mastigação, têm impacto significativo na posição dos dentes.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q118752 | Sistemas de Informação , Analista de Sistemas, ENADE, INEP

Métricas de confiabilidade de software dizem respeito à probabilidade de um componente de software produzir uma saída incorreta. Originalmente as métricas de confiabilidade foram criadas para componentes de hardware, consistindo em desgaste mecânico, aquecimento elétrico e fatores físicos relacionados aos componentes. Não há desgaste em componentes de software, que podem, inclusive, continuar operando mesmo após a produção de um resultado incorreto. Observe os quadros a seguir, a fim de identificar algumas métricas de confiabilidade e disponibilidade de um dado sistema SIST.

Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, aos valores das métricas disponibilidade (em porcentagem), taxa de ocorrência de falha (em porcentagem) e tempo médio entre falhas (em unidade de tempo).
 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q171068 | Biologia, Biólogo, ENADE, INEP

Mais de 50% dos resíduos sólidos gerados em hospitais do Brasil são descartados de maneira irregular, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e, em vez de serem destinados a uma seleção especial, os dejetos, muitas vezes, têm como destino os lixões comuns, colocando em risco a saúde pública.
A destinação final de todo lixo hospitalar no Brasil deveria ser a incineração.

PORQUE

Não existe tecnologia adequada para a disposição de lixo hospitalar em aterros sanitários ou para a reciclagem. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q266133 | Zootecnia, Zootecnista, ENADE, INEP

A vantagem nutricional dos ovos está associada à qualidade do produto oferecido ao consumidor, que é determinada por um conjunto de características que podem influenciar na aceitabilidade comercial do produto. A qualidade do ovo é uma medida das características desejadas e valorizadas pelos consumidores, considerando aspectos nutricionais, sanitários e a ausência de resíduos químicos, entre outros.

ALCÂNTARA, J.B. Qualidade físico-química de ovos comerciais: avaliação e manutenção da qualidade. 2012. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012 (adaptado).

A respeito da qualidade do ovo, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q182591 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

Avalie as duas asserções a seguir.

As teorias/propostas pedagógicas para Educação Física começam a surgir no final da década de 80, depois da abertura política, e representam um divisor de águas no interior dessa área, uma vez que, para cada uma delas, foi elaborada uma teoria. Nesse sentido, vários autores mostraram como os anos 80 do século passado marcaram um momento especial da Educação Física brasileira. Em grande parte da produção teórica daquela época, procurou-se estabelecer princípios que orientassem o professor em sua prática pedagógica. No entanto, há evidências de que os professores conhecem muito superficialmente as proposições pedagógicas elaboradas pelo então movimento renovador.

PORQUE

Persiste, atualmente, apesar do surgimento de novas propostas metodológicas em Educação Física, o modelo esportivizado, cuja escolha por parte dos professores decorre, entre outros fatores, da formação tecnicista desses docentes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q666412 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2017

Garcia tinha-se chegado ao cadáver, levantara o lenço e contemplara por alguns instantes as feições defuntas. Depois, como se a morte espiritualizasse tudo, inclinou-se e beijou-a na testa. Foi nesse momento que Fortunato chegou à porta. Estacou assombrado; não podia ser o beijo da amizade, podia ser o epílogo de um livro adúltero [...].

Entretanto, Garcia inclinou-se ainda para beijar outra vez o cadáver, mas então não pôde mais. O beijo rebentou em soluços, e os olhos não puderam conter as lágrimas, que vieram em borbotões, lágrimas de amor calado, e irremediável desespero. Fortunato, à porta, onde ficara, saboreou tranquilo essa explosão de dor moral que foi longa, muito longa, deliciosamente longa.

ASSIS, M. A causa secreta. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 9 out. 2015.

No fragmento, o narrador adota um ponto de vista que acompanha a perspectiva de Fortunato. O que singulariza esse procedimento narrativo é o registro do(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q185357 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Elétrico, ENADE, INEP

Em uma fábrica de automóveis, foi solicitado a um Engenheiro de Controle e Automação a especifi cação de robôs manipuladores para uma célula de produção, onde seriam feitas montagens e soldagens em partes internas e externas de veículos. Após a análise do problema, o engenheiro especifi cou robôs manipuladores com 6 (seis) graus de liberdade do tipo articulado (antropomorfo) com punho do tipo esférico, e com a opção de controle de impedância para salvaguardar a destruição de peças durante as etapas de montagens e soldagem.

Na solução adotada pelo Engenheiro para o problema,

I. seis é o número mínimo de graus de liberdade que possibilita um robô manipulador alcançar um conjunto posição + orientação, especifi cado em uma tarefa de montagem ou soldagem.

II. a estrutura dos graus de liberdade de posicionamento é de três juntas revolucionárias (RRR), enquanto a estrutura de orientação é de uma junta revolucionária e duas prismáticas (RPP).

III. o controle de impedância faz uso do conceito de impedância mecânica para controlar a força de contato aplicada pelo robô manipulador.

IV. os graus de liberdade estão divididos em três graus para o posicionamento e três graus para a orientação.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.