Início

Questões de Concursos INEP

Resolva questões de INEP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2001Q930423 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

A convecção na Região Amazônica é um importante mecanismo da atmosfera tropical e sua variação, em termos de intensidade e posição, tem um papel importante na determinação do tempo e do clima dessa região. A nebulosidade e o regime de precipitação determinam o clima amazônico.

FISCH, G., MARENGO, J.A.; NOBRE, C. A. Uma revisão geral sobre o clima da Amazônica. Acta Amazônica. v.28, n.2, 1998 (adaptado)

O mecanismo climático regional descrito está associado à característica do espaço físico de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2002Q930454 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Mas plantar para dividir
Não faço mais isso, não.
Eu sou um pobre caboclo,
Ganho a vida na enxada.
O que eu colho é dividido
Com quem não planta nada.
Se assim continuar
vou deixar o meu sertão,
mesmo os olhos cheios d´água
E com dor no coração
Vou pro rio carregar massas
Pros pedreiros em construção.
Deus está ajudando:
está chovendo no sertão!
Mas plantar pra dividir,
Não faço mais isso, não.

No trecho da canção, composta na década de 1960, retrata-se a insatisfação do trabalhador rural com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2003Q929692 | Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Aquecimento global, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

A seca extrema que atingiu a região amazônica em 2005 provocou problemas de saúde em 90% da população pobre de Rio Branco (AC). A principal causa foi a fumaça liberada, em grandes quantidades, pelas queimadas, que se intensificaram devido ao clima. A concentração de fumaça ficou três vezes maior que o limite crítico estabelecido pelo Ministério do Meio Ambiente, e a de fuligem, mais do que dobrou.
Ciência hoje, Rio de Janeiro, v. 42, n.º. 252, p.54, set./2008 (adaptado)
A fumaça liberada pelas queimadas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2004Q929995 | Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

A cal (óxido de cálcio, CaO), cuja suspensão em água é muito usada como uma tinta de baixo custo, dá uma tonalidade branca aos troncos de árvores. Essa é uma prática muito comum em praças públicas e locais privados, geralmente usada para combater a proliferação de parasitas. Essa aplicação, também chamada de caiação, gera um problema: elimina microrganismos benéficos para a árvore.
Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 1 abr. 2010 (adaptado).

A destruição do microambiente, no tronco de árvores pintadas com cal, é devida ao processo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2005Q950262 | História, Civilizações PréColombianas Maias, manhã, UFC, INEP, 2018

O terceiro ciclo de repressão imposto pelos militares, que tomaram o poder no Brasil em 1964, ocorreu com a promulgação do Ato Institucional n° 5, o AI-5, o que consolidou o Estado de Segurança Nacional.
É CORRETO afirmar que na luta armada, entendida por parte da oposição ao Regime Militar como o único recurso contra a repressão, os movimentos guerrilheiros inspiravam-se nas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2006Q930303 | Matemática, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

O apresentador de um programa de auditório propôs aos participantes de uma competição a seguinte tarefa: cada participante teria 10 minutos para recolher moedas douradas colocadas aleatoriamente em um terreno destinado à realização da competição. A pontuação dos competidores seria calculada ao final do tempo destinado a cada um dos participantes, no qual as moedas coletadas por eles seriam contadas e a pontuação de cada um seria calculada, subtraindo do número de moedas coletadas uma porcentagem de valor igual ao número de moedas coletadas. Dessa forma, um participante que coletasse 60 moedas teria sua pontuação calculada da seguinte forma: pontuação = 60 ? 36 (60% de 60) = 24. O vencedor da prova seria o participante que alcançasse a maior pontuação.
Qual será o limite máximo de pontos que um competidor pode alcançar nessa prova?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2007Q930822 | Física, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2018

Texto associado.
O sonorizador é um dispositivo físico implantado sobre a superfície de uma rodovia de modo que provoque uma trepidação e ruído quando da passagem de um veículo sobre ele, alertando para uma situação atípica à frente, como obras, pedágios ou travessia de pedestres.
Ao passar sobre os sonorizadores, a suspensão do veículo sofre vibrações que produzem ondas sonoras, resultando em um barulho peculiar. Considere um veículo que passe com velocidade constante igual a 108 km/h  sobre um sonorizador cujas faixas são separadas por uma distância de 8 cm.
Disponível em: www.denatran.gov.br. Acesso em: 2 set. 2015 (adaptado).
A frequência da vibração do automóvel percebida pelo condutor durante a passagem nesse sonorizador é mais próxima de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2008Q929808 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto I

A nossa luta é pela democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso país. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras. Fazemos pressão por meio da ocupação de latifúndios improdutivos e grandes propriedades, que não cumprem a função social, como determina a Constituição de 1988. Também ocupamos as fazendas que têm origem na grilagem de terras públicas.
Disponível em: www.mst.org.br. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).

Texto II

O pequeno proprietário rural é igual a um pequeno proprietário de loja; quanto menor o negócio mais difícil de manter, pois tem de ser produtivo e os encargos são difíceis de arcar. Sou a favor de propriedades produtivas e sustentáveis e que gerem empregos. Apoiar uma empresa produtiva que gere emprego é muito mais barato e gera muito mais do que apoiar a reforma agrária.
LESSA. C. Disponível em: www.observadorpolitico.org.br Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).

Nos fragmentos dos textos, os posicionamentos em relação à reforma agrária se opõem. Isso acontece porque os autores associam a reforma agrária, respectivamente, à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2009Q930350 | Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

TEXTO I

João Guedes, um dos assíduos frequentadores do boliche do capitão, mudara—se da campanha havia três anos. Três anos de pobreza na cidade bastaram na cidade bastaram para o degradar. Ao morrer, não tinha um vintém nos bolsos e fazia dois meses que saíra da cadeia, onde estivera preso por roubo de ovelha.

A história de sua desgraça se confunde com a da maioria dos que povoam a aldeia de Boa Ventura, uma cidadezinha distante, triste e precocemente envelhecida, situada nos confins da fronteira do Brasil com o Uruguai.

MARTINS, C. Porteira fechada Porto Alegre: Movimento, 2001 (fragmento).

TEXTO II

Comecei a procurar emprego, já topando o que desse e viesse, menos complicação com os homens, mas não tava fácil. Fui na feira, fui nos bancos de sangue, fui nesses lugares que sempre são para descolar algum, fui de porta em porta me oferecendo de faxineiro, mas tava todo mundo escabreado pedindo referências, e referências eu só tinha de diretor do presídio.

FONSECA, R. Feliz Ano Novo. São Paulo: Cia das Letras, 1989 (fragmento).

A oposição entre campo e cidade esteve entre as temáticas tradicionais da literatura brasileira. Nos fragmentos dos dois autores contemporâneos, esse embate incorpora um elemento novo: a questão da violência e do desemprego. As narrativas apresentam confluência, pois neles o (a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2010Q931375 | Química, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Uma pessoa abre sua geladeira, verifica o que há dentro e depois fecha a porta dessa geladeira. Em seguida, ela tenta abrir a geladeira novamente, mas só consegue fazer isso depois de exercer uma força mais intensa do que a habitual.
A dificuldade extra para reabrir a geladeira ocorre porque o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2011Q930940 | Geografia, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Segundo a Conferência de Quioto, os países centrais industrializados, responsáveis históricos pela poluição, deveriam alcançar a meta de redução de 5,2% do total de emissões segundo níveis de 1990. O nó da questão é o enorme custo desse processo, demandando mudanças radicais nas indústrias para que se adaptem rapidamente aos limites de emissão estabelecidos e adotem tecnologias energéticas limpas. A comercialização internacional de créditos de sequestro ou de redução de gases causadores do efeito estufa foi a solução encontrada para reduzir o custo global do processo. Países ou empresas que conseguirem reduzir as emissões abaixo de suas metas poderão vender este crédito para outro país ou empresa que não consiga.
BECKER, B. AMAZÔNIA: geopolítica na virada do II milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
As posições contrárias à estratégia de compensação presente no texto relacionam-se à ideia de que ela promove
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2012Q930689 | Filosofia, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento. A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma condição estranha, continuem, no entanto, de bom grado menores durante toda a vida.
KANT, I. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? Petrópolis: Vozes, 1985 (adaptado).
Kant destaca no texto o conceito de Esclarecimento, fundamental para a compreensão do contexto filosófico da Modernidade. Esclarecimento, no sentido empregado por Kant, representa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2013Q931210 | Literatura, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Antiode
Poesia, não será esse
o sentido em que
ainda te escrevo:
flor! (Te escrevo:
flor! Não uma
flor, nem aquela
flor-Virtude – em disfarçados urinóis).
Flor é a palavra
flor; verso inscrito
no verso, como as
manhãs no tempo.
Flor é o salto
da ave para o voo:
o saltofora do sono
quando seu tecido
se rompe; é uma explosão
posta a funcionar,
como uma máquina,
uma jarra de flores.
MELO NETO, J. C. Psicologia da composição Rio de Janeiro Nova Fronteira, 1997 (fragmento)
A poesia é marcada pela recriação do objeto por meio da linguagem, sem necessariamente explicá-lo. Nesse fragmento de João Cabral de Melo Neto, poeta da geração de 1945, o sujeito lírico propõe a recriação poética de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2014Q935818 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, INEP, INEP

Empédocles estabelece quatro elementos corporais — fogo, ar, água e terra —, que são eternos e que mudam aumentando e diminuindo mediante mistura e separação; mas os princípios propriamente ditos, pelos quais aqueles são movidos, são o Amor e o Ódio. Pois é preciso que os elementos permaneçam alternadamente em movimento, sendo ora misturados pelo Amor, ora separados pelo Ódio.

SIMPLÍCIO. Física, 25, 21. In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

O texto propõe uma reflexão sobre o entendimento de Empédocles acerca da arché, uma preocupação típica do pensamento pré-socrático, porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2015Q929941 | Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida. Mas antes da pré história havia a préhistoria da pré historia e há via o nunca e havia o sim. Sempre houve. Não sei o que, mas sei que o universo jamais começou.
[...]
Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever. Como começar pelo incio, se as coisas acontecem antes de acontecer? Se antes de pré pré historia já havia os monstros apocalípticos? Se esta historia não existe, passara a existir. Pensar é um ato.Sentir é um fato. Os dois juntos sou eu que escrevo o que estou escrevendo [...]Felicidades? Nunca vi palavra mais doida, inventada pelas nordestinas que andam por aí aos montes.
Como eu ireis dizer agora, esta historia será o resultado de uma visao gradual há dois anos e meio venho aos poucos descobrindo os porquês. É visao da iminência de.De que? Quem sabe se mais tarde saberei. Como que estou escrevendo na hora mesma em que sou lido. Só não inicio pelo fim que justificaria o começo como a morte parece dizer sobre a vida porque preciso registrar os fatos antecedentes
LISPECTOR. C . A hora da estrala. Rio de Janeiro; Rocco 1998 (fragmentado).

A elaboração de uma voz narrativa peculiar acompanha a trajetoria literária de Clarice Lispector, culminada com a obra. A hora da estrela de 1977, ano da morte da escritora. Nesse fragmento, nota-se essa peculiaridade porque o narrador

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2016Q939678 | Matemática, Áreas e Perímetros, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP, 2019

A hipotenusa do triângulo retângulo de catetos (4 + √5) cm e (4 - √5) cm é igual ao lado de um quadrado de área x cm². Determine o valor de x.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2017Q930219 | Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

National Geographic News

Christine Dell?Amore
Published April 26, 2010

Our bodies produce a small but steady amount of natural morphine, a new study suggests. Traces of the chemical are often found in mouse and human urine, leading scientists to wonder whether the drug is being made naturally or being delivered by something the subjects consumed. The new research shows that mice produce the "incredible painkiller" - and that humans and other mammals possess the same chemical road map for making it, said study co-author Meinhart ?enk, who studies plant-based pharmaceuticals at the Donald Danforth Plant Science Center in St. Louis, Missouri.
Disponível em: www.nationalgeographic.com. Acesso em 27 jul. 2010

Ao ler a matéria publicada na National Geographic, para a realização de um trabalho escolar, um estudante descobriu que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2018Q930988 | Geografia, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2019

Texto associado.
   A reestruturação global da indústria, condicionada pelas estratégias de gestão global da cadeia de valor dos grandes grupos transnacionais, promoveu um forte deslocamento do processo produtivo, até mesmo de plantas industriais inteiras, e redirecionou os fluxos de produção e de investimento. Entretanto, o aumento da participação dos países em desenvolvimento no produto global deu-se de forma bastante assimétrica quando se compara o dinamismo dos países do leste asiático com o dos demais países, sobretudo os latino-americanos, no período 1980-2000.
SARTI, F.; HIRATUKA, C. Indústria mundial: mudanças e tendências recentes. Campinas: Unicamp, n. 186, dez. 2010.
A dinâmica de transformação da geografia das indústrias descrita expõe a complementaridade entre dispersão espacial e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2019Q945086 | Serviço Social, Políticas Sociais pós Constituição Federal, Serviço Social, MEC, INEP, 2022

A conjuntura brasileira das últimas décadas é marcada pela precarização, focalização e desfinanciamento das políticas públicas e sociais. A trajetória recente das políticas sociais brasileiras, profundamente conectadas à política econômica monetarista e de duro ajuste fiscal, enveredou pelos caminhos da privatização para os que podem pagar, da focalização/seletividade e políticas pobres para os pobres e da descentralização, vista como desconcentração e desresponsabilização do Estado.
BEHRING, E.; BOSCHETTI, I. Política Social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2006 (adaptado).

Considerando a relação entre a questão social e políticas sociais implementadas pelo Estado brasileiro, avalie as afirmações a seguir.
I. As políticas públicas e sociais são desdobramentos, respostas e formas de enfrentamento às expressões da questão social no capitalismo.
II. O ideário neoliberal brasileiro prioriza a privatização e a descentralização das políticas sociais.
III. O debate da questão social independe de componentes de resistência ao neoliberalismo e da luta por criação e implementação de políticas sociais.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2020Q944844 | Administração Geral, Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, MEC, INEP, 2022

A cultura organizacional é o jeito de ser e de fazer de uma empresa, o modo como ela resolve os problemas, como lida com a trama organizacional que sustenta ou não as vantagens competitivas do negócio. Apesar de muitas vezes invisível, a cultura orienta ou desorienta as ações na organização, alavancando resultados ou impedindo que eles sejam atingidos.
Disponível em: https://www.valor.com.br/carreira/5264285/quetal-tratar-da-cultura-corporativa-em-2018. Acesso em: 5 jul. 2022 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e a relação entre cultura e clima organizacionais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em sua essência, a pesquisa acerca do clima organizacional procura encontrar problemas e deficiências pontuais em relação ao conjunto de valores vigentes na empresa.
PORQUE
II. Uma cultura organizacional bem-definida garante consistência e coerência a ações e decisões, o que, efetivamente, proporciona melhores condições para o alcance de objetivos organizacionais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.